As 10 Startups que Mais Realizaram Demissões em Massa!

As startups brasileiras estão passando por uma onda de demissões. QuintoAndar, Loft e Ebanx estão entre as empresas que mais demitem!

Amanda Tartarotti
Por: Amanda Tartarotti
As 10 Startups que Mais Realizaram Demissões em Massa!

Você ficou sabendo de alguém que foi demitido recentemente? No LinkedIn, o status “Open to Work” nunca ficou tão popular entre os brasileiros que costumavam trabalhar para Startups.

Por que o Número de Demissão em Massa nas Startups Subiram? 

Muitas empresas estão tendo dificuldade em conseguir apoio dos investidores e cortar o número de funcionários é uma saída fácil para fechar as contas no fim do mês.

Alguns motivos que contribuem com o cenário são:

A Layoff Brasil fez um levantamento sobre as dez startups que mais realizaram demissões em massa esse ano. Confira a lista a seguir!

10. SumUp: 92 demissões

Maquinás de cartão da Sumup.


A SumUp é uma fintechalemã que tem atuação no Brasil e trabalha com soluções para pequenos empreendedores.

Embora tenha uma atuação internacional,  a “instabilidade econômica” do Brasil levou a empresa a diminuir seu time por aqui, gerando 92 demissões.

9. Liv Up: 100 demissões

Prato de comida saudável ao lado do slogan da LivUp, cuidado que transforma vidas.


A Liv Up é uma foodtech brasileira focada em alimentação saudável, oferecendo produtos congelados para aqueles que não têm tempo de cozinhar e, ainda, querem comer bem.

No começo do ano, a empresa cortou 15% do seu time de cerca de 700 pessoas, como uma resposta aos desafios do cenário macroeconômico.

8. Olist: 150 demissões

Ambiente de trabalho do escritório da Olist.


A Startup Olist é uma empresa de tecnologia que atua na expansão de pequenos, médios e grandes negócios conectando lojistas e marketplaces.

O jornal Estado de S. Paulo noticiou que a empresa realizou 150 demissões, mas o fundador da Startup alegou que o número é “muito menor”; a Olist não divulgou quantos desligamentos foram realmente feitos.

7. Loft: 159 demissões

Banner laranja da Loft com a frase welcome to the rooftop.


Loft é uma Startup focada no setor imobiliário, com atuação principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro.

Esse ano, a Loft optou por uma redução no seu time, desligando 159 pessoas do seu quadro de funcionários e realocando outros colaboradores em diferentes áreas da empresa.

6. QuintoAndar: 160 demissões

Banner azul da startup QuintoAndar com o slogan da empresa, casa nova sem drama.


QuintoAndar é uma Startup de tecnologia que atua no ramo imobiliário, trazendo soluções para tornar o processo de aluguel e compra de imóveis mais prático.

Em nota, a empresa disse que eles “anteciparam os ajustes nos times da empresa” tendo em vista os sinais de escassez que observados no mercado.

5. Favo: 170 demissões

Banner de divulgação da Favo mostrando pequenos produtores.


A Startup peruana Favo chegou ao Brasil em 2019 e trabalha com o comércio online de itens de mercado, conectando pequenos produtores com grandes indústrias.

Esse ano a empresa encerrou suas atividades no Brasil e demitiu 170 colaboradores, embora tenha a perspectiva de voltar a atuar no país “assim que as condições macroeconômicas permitirem.”

4. Vtex: 193 demissões

Banner rosa da Vtex com o slogan, the enterprise digital commerce platform.


Vtex é uma plataforma de e-commerce SaaSque oferece soluções para o comércio, marketplace e OMS tendo sua atuação a nível internacional.

Em maio a empresa fez a escolha de reduzir sua força de trabalho como parte de um “julgamento estratégico” para a empresa, demitindo 193 pessoas.

3. Facily: cerca de 200 demissões

Banner azul da Facily com o slogan, primeiro social commerce da América Latina.


A Facily funciona como um aplicativo de compras coletivas. Isso significa que as compras são feitas no atacado e os produtos saem por um preço mais barato para os consumidores.

A partir de Abril a empresa passou por uma redução em seu time, demitindo cerca de 60% do seu quadro de colaboradores (200 demissões).

2. Kavak: 300 demissões

Carro de luxo com a placa da Kavak.


A Kavak é uma startup mexicana que tem atuação no Brasil. O propósito da empresa é facilitar o processo de compra e venda de veículos usados.

Desde março, a Kavak demitiu cerca de 300 funcionários em suas unidades de negócio em São Paulo e Rio de Janeiro.

1. Ebanx: 340 demissões

Banner azul marinho da Ebanx com o slogan, be there anywhere.


A Ebanx é uma fintech brasileira focada em conectar empresas ao redor do mundo com consumidores da América Latina, resolvendo o problema de pagamentos internacionais.

Recentemente a empresa desligou cerca de 20% do seu time (340 colaboradores) e assumiu o top 1 entre as startups que mais demitiram esse ano.

Em nota, a Ebanx diz que o corte é uma resposta à recessão do mercado de tecnologia e ao cenário macroeconômico.


Gostou desse conteúdo? Então siga o blog Voitto, para ficar por dentro de notícias e artigos que te ajudarão a ser o profissional que sempre quis. Além disso, assine nossa newsletter abaixo e nos siga no Google News para não ficar por fora de nada!

Amanda Tartarotti

Amanda Tartarotti

Grad. em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Atua voluntariamente como Assessora de Comunicação na Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO). Possui formação White Belt em Lean Seis Sigma, certificação de Copywriting e Produção de Conteúdo para Web. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

kit empreendedorismo

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Empreendedorismo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.