O que é taxa Selic?
Como funciona a taxa Selic?
Tipos de taxa Selic
Como é feito o cálculo da taxa Selic?
A importância da taxa Selic para economia
Qual o impacto da taxa Selic nos empréstimos e investimentos?
Aprenda ainda mais!

Taxa Selic: o que é e qual o seu impacto no cotidiano dos brasileiros

Saiba o que é taxa Selic, sua importância, os impactos de suas alterações e como esse um desses principais indicadores econômicos funciona.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Taxa Selic: o que é e qual o seu impacto no cotidiano dos brasileiros

Com certeza ao ver noticiários ou ler jornais, você já ouviu falar sobre a Taxa Selic. Esse é um dos nomes mais populares quando o assunto é economia. No entanto, muitas pessoas não sabem ao certo o que ele significa.

Porém, mesmo sem saber, os impactos dos valores da taxa Selic no cotidiano existem e são muitos! Os valores desse indicador podem afetar os preços praticados no supermercado e, até mesmo, a rentabilidade de investimentos.

Procurando esclarecer mais sobre esse assunto, organizamos as informações nos seguintes tópicos:

  • O que é taxa Selic?
  • Como funciona a taxa Selic?
  • Tipos de taxa Selic?
  • Como é feito o cálculo da taxa Selic?
  • A importância da taxa Selic para economia;
  • Qual o impacto da taxa Selic nos empréstimos e investimentos?

Vamos ao conteúdo!

O que é taxa Selic?

A taxa Selic é a sigla utilizada para designar o Sistema Especial de Liquidação e Custódia, um mecanismo financeiro coordenado pelo Banco Central do Brasil. Seu principal objetivo é mensurar as taxas de juros praticadas no Brasil.

Por isso, a taxa Selic pode ser considerada como taxa básica de juros da economia.

Ela é calculada a partir de operações financeiras de curto prazo realizadas quando uma instituição financeira empresta dinheiro a outra e tem como garantia títulos públicos.

Essa taxa é o referencial de quanto será cobrado aos tomadores de crédito e também qual será o valor de retorno de diversas aplicações financeiras.

Como você pode perceber, a taxa Selic repercute em várias áreas das finanças. Para que você possa estar sempre atento aos melhores investimentos, é preciso dominar assuntos de finanças. Para te ajudar nisso, trouxemos um curso para você!

O segredo para sustentabilidade de uma organização está em ter lucro sempre, certo?

Por isso, preparamos para você o curso Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira com as principais ações e procedimentos que envolvem planejar, analisar e controlar as atividades financeiras de uma empresa.

Com ele, você saberá o que é e como fazer um Demonstrativo de Resultados do Exercício e suas aplicações, entenderá o que é Balanço Patrimonial e como ele funciona, aprenderá a diferença entre despesa, gasto e custo, além de entender de forma mais profunda sobre Fluxo de Caixa, como superar os desafios e erros mais comuns da Gestão Financeira, e muito mais!

E então, que tal conhecer a plataforma Voitto e ainda aprender a controlar as finanças de sua empresa e crescer de maneira sustentável? É só inserir o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

fundamentos essenciais da gestão financeira


Mas, afinal, como funciona a taxa Selic? Confira no próximo tópico!

Como funciona a taxa Selic?

A taxa Selic é definida pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom). Esse órgão é conhecido por suas reuniões a cada 45 dias. Nelas são analisadas diversas questões econômicas, inclusive a definição do valor da Selic.

Com isso, a Selic é a taxa que mensura o andamento do país e por seus valores são tomadas medidas de incentivo ao desenvolvimento econômico ou a retração temporária.

Por outro lado, o valor dessa taxa define, também, quais são os melhores investimentos. Um comparativo, é a Taxa Selic hoje que está a 2% ao ano ao valor de 14% em 2016. Atualmente, a renda fixa é pouco atrativa, porém, no passado, essa situação era o inverso.

Se você está se perguntando se existem diferentes tipos de taxa Selic no Brasil e quer entender quais são eles, leia mais a seguir.

Tipos de taxa Selic

A taxa Selic possui oscilações entre os valores praticados e os estipulados nas reuniões do Copom. Devido a essa diferença, ela pode ser dividida em tipos: a taxa Selic Meta e a taxa Selic Over.

Para que você entenda melhor, confira as características e quais as principais diferenças entres elas.

Taxa Selic Meta

A taxa Selic Meta é a mais famosa entre os dois tipos, afinal o seu valor é definido pelo Copom em oito reuniões durante o ano e é amplamente divulgada.

Existe uma grande expectativa sobre esses momentos, pois eles ditam quais as medidas econômicas que serão tomadas durante o próximo período, até a reunião seguinte.

Taxa Selic Over

A taxa Selic Over é efetivamente a taxa básica de juros da economia brasileira. Afinal, ela representa o valor que realmente pode ser encontrado no mercado, de acordo com as transações financeiras em operação.

Na prática, essa é a taxa de juros pagas pelo empréstimo, entre instituições financeiras, quando os títulos públicos são usados como garantia. Por isso, o valor da taxa Selic Over é muito próximo ao CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

Qual a diferença entre a taxa Selic Over e a taxa Selic Meta?

Uma das principais diferenças entre os tipos da Taxa Selic é o período de suas mudanças. Enquanto a Taxa Selic Meta permanece com o mesmo valor por pelo menos 45 dias, a taxa Selic Over tem sua mensuração diária.

Por meio da diferença entre os dois valores, o Banco Central consegue instituir medidas para o controle monetário do país. Com isso, para aproximar as duas taxas, ele pode comprar ou vender títulos da dívida pública pelo Tesouro Direto.

Em geral, é comum que a taxa Selic Over fique poucos pontos percentuais abaixo da taxa Selic Meta. Isso acontece devido a sua oscilação diária. No entanto, a pouca diferença não representa que a economia está em caminhos diferentes aos traçados no Copom.

Mas, afinal, como é feito o cálculo da taxa Selic?

Como é feito o cálculo da taxa Selic?

Ao contrário do que muitos pensam, não existe uma fórmula matemática específica quando o assunto é o cálculo da Taxa Selic. Isso porque ela pode se alterar devido a diversas variáveis. Por isso, o seu valor é definido pelas reuniões do Copom.

Nelas diversos especialistas em economia do Banco Central se reúnem e discutem questões econômicas e os seus impactos no cotidiano da população.

Dessa forma, define-se o valor ideal da taxa Selic para que o país alcance melhores resultados.

Como você já sabe, esse é o valor da taxa Selic Meta e ele direciona todos os incentivos monetários, por meio da compra de títulos públicos, para aumentar o patamar dos juros praticados. Ou venda, para diminuir o seu valor.

A importância da taxa Selic para economia 

Não é atoa que a taxa Selic é um dos principais indicadores do país. Afinal, ela pode ser considerada como um termômetro para medir a situação em que o Brasil se encontra em questões econômicos e financeiras.

É por meio dela que se entende como está o acesso ao crédito em um país, ou seja, a facilidade com que empresas e pessoas possuem em aderir empréstimos e financiamentos.

Essas são variáveis altamente ligadas ao consumo. Esse, por sua vez, indica o quanto a economia está aquecida ou não, em termos de movimentações de dinheiro, empregabilidade e investimento.

Se você quer entender mais detalhadamente qual o impacto da taxa Selic nos empréstimos e investimentos e como isso interfere no seu dia a dia, leia até o fim o próximo tópico.

Qual o impacto da taxa Selic nos empréstimos e investimentos?

A taxa Selic, por ser a mensuração da taxa básica de juros da economia, tem impactos na captação de crédito, ou seja, nas taxas de juros cobradas de financiamentos e empréstimos.

Entretanto, suas interferências não param por aí. A taxa Selic também impacta na rentabilidade de aplicações financeiras. Afinal, ela quem dita o que é um retorno atrativo diante do cenário econômico.

Veja com mais detalhes como acontece essa interferência, de acordo com o valor da taxa Selic.

Impacto da Taxa Selic nos empréstimos

Para qualquer pessoa que deseja pegar crédito em alguma instituição financeira, a taxa Selic será referência para o valor dos juros cobrados. Em geral, quando mais elevada ela está, maiores serão os custos dos financiamentos e dos empréstimos.

O oposto vale para quando a taxa de Selic está em patamares baixos. Nesse cenário, as linhas de crédito tendem a ser mais baratas.

Vale lembrar que, na segunda situação, é um bom momento para fazer portabilidade de crédito. Ou seja, trocar empréstimos e financiamentos com juros altos por linhas mais acessíveis, aproveitando esses cenários de baixa da taxa Selic.

Impacto da Taxa Selic nos investimentos

No Brasil, a grande maioria dos investimentos de renda fixa se baseiam nos valores percentuais da taxa Selic para a definição de sua rentabilidade.

Para os investimentos, a ideia é oposta aos empréstimos. Com isso, quanto maiores os níveis da taxa Selic, melhores serão as remunerações do capital aplicado. Nesse contexto, a renda fica se torna mais atrativa, sendo muitas vezes uma opção até mesmo mais rentável do que a renda variável.

Os títulos públicos negociados pelo Tesouro Direto e os CDBs, LCIs e LCAs emitidos pelas instituições financeiras são alguns dos tipos de investimento, que são impactados diretamente pelas alterações dos patamares da taxa Selic.

Aprenda ainda mais!

Neste artigo, você aprendeu sobre a taxa Selic e sua influência na vida cotidiana, em financiamentos e em investimentos. Se você quer dar aquele upgrade na sua vida financeira, mas ainda não tem muito conhecimento sobre, anote a dica abaixo!

Você já teve dúvidas na hora de escolher o melhor investimento para o seu dinheiro? Qual a melhor maneira de analisar qual investimento traz a melhor relação de risco e retorno? E como seria se você soubesse analisar essas variáveis na hora de escolher um investimento?

Com o curso de Gestão Financeira e Análise de investimentos você irá aprender conceitos importantes e acabar de uma vez com essas dúvidas!

Você irá aprender sobre como entender uma DRE, analisar um Balanço Patrimonial, Fluxo de Caixa e Gestão do Capital de Giro.

Também será capaz de compreender indicadores financeiros como ROA, ROI, entre outros, além de aprender um método passo a passo para analisar seus investimentos.

Cliquena imagem abaixo e se inscreva no curso de Gestão Financeira e Análise de Investimentos!

Gestão Financeira e Análise de Investimentos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Gestao Financeira Analise De Investimentos

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.