O que é Crowdfunding
Qual é o Principal Objetivo do Crowdfunding?
Principais Plataformas de Crowdfunding?
Exemplos de Sucesso com o Crowdfunding
O Financiamento Coletivo por meio do Crowdfunding ajuda muita gente!

Conheça o Crowdfunding e como funcionam os principais financiamentos coletivos

Em tempos de internet, a velha vaquinha para arrecadar dinheiro também ganhou o seu formato digital e passou a se chamar Crowdfunding. Vem aprender mais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça o Crowdfunding e como funcionam os principais financiamentos coletivos

Se você já ouviu falar na popular “vaquinha”, que nada mais é do que uma iniciativa para arrecadar dinheiro com o intuito de viabilizar um determinado projeto, você está a um passo de conhecer o termo Crowdfunding.

A vaquinha é um recurso válido que pode ajudar desde a realização de um churrasco com os amigos até a abertura de uma startup. Porém, como a internet já é onipresente em nosso dia a dia, não tardou para surgir o modelo da vaquinha online.

Pois então, quando a arrecadação financeira é realizada basicamente por sites especializados nesse segmento, ele recebe um nome que certamente você também já ouviu por aí. Sim, estamos falando do Crowdfunding.

Para você entender tudo sobre o assunto e sair daqui com todas as informações necessárias, separamos os seguintes tópicos:

  • O que é Crowdfunding
  • Qual é o principal objetivo do Crowdfunding? 
  • Tipos e modalidade;
  • Principais plataformas de Crowdfunding? 
  • Exemplos de sucesso;
  • O financiamento coletivo por meio do Crowdfunding ajuda muita gente!

O que é Crowdfunding

O Crowdfunding é uma modalidade que permite arrecadar fundos para os mais variados tipos de projetos. Ele pode ser feito por uma pessoa ou um grupo de pessoas. Para isso, é necessário acessar um site de Crowdfunding.

No atual contexto, em que o conceito da economia colaborativa está em destaque, essa ideia é bastante promissora e hoje em dia é bastante utilizada. Por meio de uma campanha de financiamento coletivo um projeto pode ser bem sucedido.

Qual é o Principal Objetivo do Crowdfunding?

O crowdfunding tem como objetivo arrecadar recursos ou financiamentos para um projeto, causa, empreendimento ou uma iniciativa. Nesse sentido, a divulgação do projeto tem por meta  receber contribuições de diversas pessoas ou investidores, geralmente via plataformas virtuais.

Por meio dessa técnica, é viável estabelecer uma comunicação mais próxima entre os gestores, os artistas, os produtores e os clientes. Dessa forma, é possível adquirir um valor antecipado que vai permitir a produção ou a execução do projeto.

Assim, a obtenção de financiamento pode ser realizada por indivíduos comuns que apreciam a organização ou demonstram grande interesse no produto ou serviço que será  oferecido. Dessa forma, é possível fugir dos modelos tradicionais de financiamento, como empréstimos bancários ou investidores institucionais. O projeto depende da ajuda de terceiros.

Tipos e Modalidades de Crowdfunding

Modalidades Crowdfunding


Só de pensar que o dinheiro é escasso, muitas iniciativas nascem e morrem nas mentes dos seus idealizadores. Porém, graças a uma ação de Crowdfunding bem divulgada é possível angariar grandes quantias de dinheiro.

A tal vaquinha online realmente é uma alternativa atraente especialmente quando ela é do tipo que envolve recompensas para quem contribui.

Exemplos disso são escritores, cineastas e músicos que lançam as suas obras por meio do Crowdfunding e oferecem brindes para quem, de alguma forma, ajudou contribuindo com uma determinada quantia.

Sendo assim, qualquer pessoa pode fazer uma campanha de Crowdfunding, seja o lançamento de um trabalho artístico, um evento cultural ou a abertura de uma empresa. Por isso, confira a seguir as modalidades mais usadas nesse segmento:

Doação

Ela é bastante utilizada para projetos realizados por empresas beneficentes, ONGs e campanhas institucionais. Nesse tipo de Crowdfunding não há a presença de recompensas.

Recompensa


É a modalidade mais comum de Crowdfunding. Por meio dela, quem contribui recebe algum tipo de recompensa. Um exemplo disso é a campanha de um escritor para publicar o seu livro, pois quem contribuiu doando uma quantia em dinheiro está apto a receber algum brinde.

crowdfunding recompensa

Debt Crowdfunding

Ele funciona nos mesmos moldes de um empréstimo, visto que o valor fornecido por quem contribuiu é devolvido após um determinado período de tempo com juros adicionados.

Equity  Crowdfunding

Esse é o ideal para os empreendedores que querem tornar viável a abertura de uma startup, por exemplo. Nesse modelo, quem contribui atua como uma espécie de investidor.

Tudo ou nada

Nessa modalidade de Crowdfunding, o idealizador do projeto opta pela quantidade mínima que é a adequada para a viabilização do seu projeto.

Caso essa quantia não seja arrecadada dentro do prazo determinado o site onde a campanha é realizada promove a devolução de todo o dinheiro fornecido pelos doadores. A vantagem é que nenhum tipo de taxa é cobrada.

A modalidade do “Tudo ou nada” é bastante recomendada para projetos que necessitam de quantidades mínimas de investimento.

Flexível

Ele funciona do modo diferenciado do “Tudo ou nada”. Sendo assim, ainda que não haja uma quantidade mínima arrecadada, ao término do prazo o dinheiro é devolvido ao idealizador. Vale salientar que, nesse caso, são cobradas as taxas de cada site.

A modalidade Flexível é indicada para aqueles projetos que necessitam de qualquer quantidade de investimento para a realização do projeto. É interessante citar também o quanto é importante conhecer gestão financeira para aproveitar ao máximo as vantagens do Crowdfunding.

E já que estamos falando em dinheiro, que tal melhorar a sua relação com os seus ganhos com o nosso Kit de Gestão Financeira gratuita? É só clicar e baixar:

Planilhas de Gestão Financeira

Principais Plataformas de Crowdfunding

Hoje em dia é possível contar com uma variedade de sites que viabilizam a realização do Crowdfunding. Conheça a seguir os mais conhecidos e utilizados.

Catarse

É considerada a primeira plataforma destinada para a realização de projetos de financiamento coletivo. Ele é bastante utilizado por artistas de vários segmentos, seja da área da literatura, da música, cinema e inclusive histórias em quadrinhos.

Além disso, é possível encontrar ali também projetos nas áreas de empreendedorismo. Atualmente o Catarse é uma das primeiras opções para quem quer investir em um projeto via Crowdfunding.

Kickante

Fundada em 2013, essa plataforma também já ganhou bastante prestígio quando o assunto é financiamento coletivo.

Assim como o Catarse, o Kickante é um local que permite a realização de projetosvoltados tanto para áreas artísticas, bem como para trabalhos envolvendo esportes, ciência eempreendedorismo.

Idea.me

É uma plataforma de Crowdfunding que engloba os países da América Latina. Ela viabiliza projetos artísticos, empresariais, na área da educação, do meio ambiente, assim como vários outros segmentos.

Vale mencionar também outras plataformas de Crowdfunding. Algumas delas são a StartMeUp, a Benfeitoria e a Kria.

Exemplos de Sucesso com o Crowdfunding

Como prova de que a economia colaborativa traz várias vantagens nos dias de hoje, é importante levar em consideração alguns exemplos de projetos bem sucedidose que foram resultados de financiamentos coletivos.

Um exemplo é o lançamento de óculos de realidade virtual. O projeto foi feito pela Oculus VR. À época da realização da campanha, em 2012, a empresa angariou por meio de Crowdfunding mais de um milhão de dólares.

Outro exemplo ocorreu no cenário dos esportes, em que a paratleta Danielle Nobile teve êxito ao efetuar uma campanha para arrecadar recursos e adquirir uma nova handbike.

Já o campo artístico conta com vários exemplos de iniciativas envolvendo o financiamento coletivo. Um deles foi o financiamento para o lançamento do DVD da cantora Elza Soares.

O Financiamento Coletivo por meio do Crowdfunding ajuda muita gente!

Artistas, empresários, atletas, e qualquer pessoa com uma ideia na cabeça e pouco dinheiro no bolso encontra no Crowdfunding uma alternativa viável para ver o seu projeto se tornar realidade.

Porém, é importante saber divulgar bem a campanha e ter uma ideia bem estruturada para ser vendida ao mercado. Por isso, o Grupo Voitto criou o curso de  Formação Empreendedora, que traz conteúdos valiosos que abordam noções sobre divulgação e gestão de projetos.

Portanto, se você tem um projeto em mente, utilize a via do Crowdfunding e encontre maneiras eficientes para você se comunicar com o seu público e obter recursos para o seu sonho ou projeto se realizar.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

 Fundamentos Gestão Financeira

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Grátis] Fundamentos Gestão Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.