
Você sabia que hoje dia 20 de Novembro é comemorado o dia do esteticista(a)?
O mercado da beleza em geral vem ganhando muito destaque tanto por homens quanto mulheres! A quantidade de produtos e serviços vem se dinamizando e a cada dia que passa, os procedimentos vêm sendo procurados ainda mais.
Com essa nova realidade abriu se espaço para o mercado de trabalho da área, com isso a formação desse profissional vem se desenvolvendo ainda mais no mercado da beleza e saúde.
Com essa forte ascensão ao tema, para torná-lo oficialmente regulado diante do movimento de integração da profissão, foi criada uma data para homenagear e promover uma discussão acerca do tema.
Mas você sabe como a data surgiu, como funciona essa profissão e qual é a certificação necessária? Pois bem, ao longo desse artigo discutiremos sobre os seguintes tópicos:
Vamos começar!
O dia do esteticista é comemorado no 20 de Novembro e surgiu quando foi criado um projeto de lei nº 54, em 2006 como parte integrante do movimento de regulamentação da profissão esteticista.
Essa pauta foi levantada a fim de definir o perfil do profissional e direcioná-lo. Além dessa data, existe uma outra, na qual o dia do Esteticista também é comemorado devido ao projeto de 18 de Janeiro de 2012, nesse mesmo dia.
A lei foi instituída como lei federal, nº 12.592 é responsável por regulamentar a profissão de esteticista no Brasil. Antes da sua promulgação teve-se a data no dia 20 de Novembro, portanto o dia do esteticista é comemorado nas duas datas.
Resumindo a data é comemorado em 18 de Janeiro e 20 de novembro, ambas são reconhecidas por lei, a fim de fomentar melhor a área e promover discussão e espaço acerca do tema.
Ademais, esse fator tem grande relevância pois a regulamentação das atividades profissionais de Técnico em Estética, Tecnólogo em Estética e Esteticista, é um fator de inclusão e reconhecimento de milhares de profissionais qualificados.
Além disso, essa mudança no mercado de trabalho, representa também uma alteração na forma de pensar o conceito de estética na vida moderna, e assegura que as atividades sejam regulamentadas e realizadas com segurança.
Continue a leitura para descobrir o que o esteticista pode fazer!
O esteticista (a), pode atuar em diversas áreas e desenvolver trabalhos relacionados ao bem estar, saúde e estética. No entanto, no mercado existe uma divisão básica: mercado corporal e mercado facial.
É uma área que conta com diversos recursos, e trabalha com a autoestima! Ela precisa acompanhar a disposição e evolução dele, como: novas tecnologias, produtos, técnicas.
Com isso, as atividades realizadas podem ter cunho nessas duas especializações no qual a estética corporal resume-se ao tratamento de gordura localizada, celulite, massagens, limpeza, revitalização, etc.
Já as de cunho facial são voltadas para limpeza de pele, peeling, tratamento de acne, olheiras, manchas, rugas, revitalização, hidratação, clareamento, etc…
Grande parte dos profissionais trabalham por conta própria em algum espaço seu, ou atuam em salões, centros de estética, spa e clínicas no geral. Eles contam com produtos e maquinários diversos, que são oferecidos por marcas específicas.
Essa é uma área muito promissora, pois movimenta bilhões de dólares pelo mundo todo. Além disso, diversas marcas contratam esse profissional para expor seus produtos e divulgar a marca.
Continuando, por ser considerado um ramo promissor essa área tem dado as boas-vindas a diversos profissionais de áreas distintas, alaém disso, o mercado é ativo tanto para o sexo masculino como feminino.
Se você tem interesse na área, ou quer entender qual é o caminho para se tornar um esteticista, continue a leitura!
A formação necessária para se tornar um esteticista, você pode ter conhecimento a nível médio ou superior. Para adquirir um diploma você precisa escolher entre curso técnico, tecnólogo ou graduação.
Cada um deles possui um período e especialização distinto, no qual a graduação engloba um conceito maior. A grande diferença se dá pela grade curricular, duração e habilidades adquiridas.
Durante a sua formação você estudará sobre anatomia, química, biologia entre outras matérias. Toda grade é estruturada para que o aluno finalize o curso com boa formação e aprendizado.
O mercado de trabalho para essa área é considerado bem flexível, pois você escolhe suas áreas de atuação, onde, como e quais horários vai atender, e ainda pode ter sua remuneração de acordo com suas habilidades e capacitações!
Para finalizar, uma curiosidade! De acordo com a pesquisa feita pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal (ABIHPEC), o setor cresceu mais de 500% nos últimos anos. Me diz, você ainda tem dúvida se o mercado é promissor?
Muito legal, não é mesmo? Se você tem interesse em ler mais sobre, separamos uma notícia incrível para você, é só clicar aqui!
Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no blog!
Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.
Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.
Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".
Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.
Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.
Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.
Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!