Quais tipos de Power BI existem?
Qual a diferença entre as versões do Power BI?
Comece a praticar!
Pronto para se qualificar em Excel?

Conheça o Power BI Free desktop vs Power BI Pro e como utilizá-los para um melhor desempenho profissional!

Aprenda sobre o Power Bi Free desktop vs Power BI Pro e melhore suas habilidades organizacionais e estratégicas.

Raphael Nunes
Por: Raphael Nunes
Conheça o Power BI Free desktop vs Power BI Pro e como utilizá-los para um melhor desempenho profissional!

O Power BI vem revolucionando o mercado de Business Intelligence e é o assunto do momento nas empresas. Dominar o Power BI já é tão necessário no mundo empresarial quanto dominar o Excel.

Para quem não conhece, o Power BI é uma solução da Microsoft para análise de banco de dados. Ele permite que você crie relatórios, dashboards e ainda compartilhe-os com outras pessoas da sua organização, auxiliando na tomada de decisão.

Com ele você pode reunir um grande volume de dados em um único repositório e tratá-los de forma prática e eficiente. Também é possível criar análises e relatórios de forma visual (com uso de gráficos e tabelas automáticos), além de obter diversos indicadores e métricas que ajudam na tomada de decisão inteligente.

Se quiser saber mais sobre a importância de aplicar o Power BI, temos um artigo que mostra 9 motivos para começar a aprender agora mesmo! Sem mais delongas vamos as diferenças

Quais tipos de Power BI existem?

Muito se fala que o Power BI é uma solução gratuita, mas será isso mesmo?

Para entender melhor a estrutura do Power BI, vamos entender como funciona sua estrutura. Ele consiste basicamente em três partes:

  • Power BI Desktop
  • Power BI Service
  • Power BI Mobile.

Power BI

As partes do Power BI(https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/fundamentals/power-bi-overview - acessado em 10/11/2019)


O Power BI Desktop em si é um aplicativo gratuito que você instala no computador local onde conseguimos combinar diversas fontes de dados. Com ele é possível fazer diversos tipos de gráficos, tabelas e filtros, inserir imagens, trabalhar com figuras e transformar seus dados em informação visual. Você cria relatórios e dashboards que facilitam a análise e a tomada de decisão. Todo trabalho feito no Power BI Desktop é salvo no seu computador, mas pode ser visualizado online através do Power BI Service.

O Power BI Service é o serviço online do Power BI. Através dele é possível compartilhar seus relatórios e dashboards com outros membros da organização. Os relatórios podem ser apenas visualizados, ou editados por outros usuários autorizados, o que acelera o fluxo de informação dentro das organizações.

Na sua interface é possível trabalhar com os relatórios vindos do Power BI Desktop ou criar relatórios novos, através da importação e trabalho das bases de dados diretamente nesta ferramenta.

O está disponível para dispositivos móveis com iOS, Android e Windows. Através dessa plataforma você consegue se conectar e interagir com os dados locais e da nuvem, ou seja, é possível acessar os relatórios criados no Power BI Desktop e no Power BI Service. Essa é a forma de ter o Power BI ao acesso da mão, no seu celular, ter as informações em tempo real é um grande diferencial na gestão dos negócios.

O Software possui acesso gratuito em sua versão Desktop, porém as demais versões são gratuitas apenas durante o período de teste. Após o período de teste você vai precisar migrar para a versão Power BI Pro.

Com o Power BI Pro é possível publicar os relatórios no Power BI Service, ou seja, com essa licença é possível conectar-se diretamente aos dados locais ou em nuvem, em tempo real. Além disso, você compartilha seus relatórios com pessoas de dentro e fora da sua organização.

Existe também o Power BI Premium, uma espécie de upgrade na licença Power BI Pro. Este pacote é destinado à organização como um todo permitind, que ela tenha acesso a análise de Big Data, computação em nuvem dedicada e recursos de armazenamento aumentados. Ele permite que quaisquer usuários consumam o conteúdo do Power BI de forma online, sem que ele tenha necessariamente uma licença de edição (Power BI Pro).

Isso do ponto de vista de grandes empresas é um grande diferencial, pois existe um grande público que irá consumir os dados e relatórios gerados e poucos que precisarão realmente trabalhar com as bases para criar os relatórios. O Power BI Premium também possui acesso de administradores, que cuidam dos usuários com acesso a licenças, segurança, banco de dados e compartilhamentos.

Qual a diferença entre as versões do Power BI?

Entenda agora as principais diferenças entre essas duas funções do software.

1. Power BI Free

Antes de detalharmos sobre o licenciamento em si, vale mencionar que a versão do Power BI Desktop não precisa de uma licença, ele permite criar modelos de dados e criar relatórios sem nenhum custo. O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Microsoft Store.

Mesmo no Power BI Free, é possível compartilhar seus relatórios de algumas formas, porém limitadas. Para isso é preciso que você tenha uma conta do Power BI na nuvem, que é o Power BI Service o que também pode ser cadastrado de forma gratuita.

Apesar de poderoso, utilizar uma licença gratuita do Power BI tem limitações. O principal é que as licenças gratuitas não podem compartilhar relatórios ou dashboards com outros usuários, nem podem exibir aqueles que foram compartilhados por outros usuários da licença Pro.

O único método de compartilhamento é através de um relatório aberto para usuários com licença gratuita é publicado na Web. Isso torna o relatório disponível publicamente em app.powerbi.com. Essa publicação na Web é ótima para compartilhar relatórios com todos na Internet, mas lembre-se de que não é segura e não deve ser usada para dados que você não deseja tornar públicos, que são praticamente todos os dados corporativos que devem ser mantidos em sigilo. Não existe um visualizador seguro anônimo para o Power BI, se você publicar um relatório na Web, ele é tornado público e qualquer pessoa na Internet pode pesquisar e encontrar os dados.

Também é possível compartilhar seus dados compartilhando o próprio arquivo do Power BI, mas também é um método que não garante a segurança, pois além dos Reports e Dashboards, você fornecerá também o banco de dados completo, podendo enviar informações e insights confidenciais.

Outro ponto importante é que você não pode integrar seus dados ao Office 365 ou exportar relatórios para o PowerPoint ou exportar dados para arquivos .csv


Para quem vale a pena?

  • Pequenos negócios e startups
  • Empresas com poucos dados para analisar
  • Empresas que não possuem budget para ferramentas de inteligência de negócios
  • Estudantes e analistas de dados

Comece a praticar!

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Power BI - [TEMPORARIAMENTE EXCEL]

2. Power BI Pro

A licença Pro do Power BI é cobrada por usuário, que atualmente custa USD9.99 por usuário por mês. Normalmente as empresas compram como um complemento para o Office 365, mas também podem ser adquiridas de forma independente por usuários comuns.

Uma licença Pro possui todos os recursos da licença gratuita, 10 GB de armazenamento, tamanho máximo de relatório de 1 GB, 8 atualizações automáticas por dia, com um mínimo de 30 minutos entre atualizações etc. Mas a grande diferença é que os usuários do Pro podem compartilhar relatórios e painéis com outros usuários Pro.

Para compartilhar com segurança um Relatório, um usuário Pro pode compartilhar com outro usuário Pro ou colocar o Relatório em um Espaço de Trabalho Premium e compartilhá-lo com usuários com licença gratuita.


Para quem vale a pena?

Você poderá experimentar a versão Pro por 30 dias quando fizer o cadastro, aconselho conhecer melhor a ferramenta antes de experimentar o Pro, para assim poder testar todos os benefícios em seu potencial.

3. Power BI Premium

Diferente de uma licença Free ou Pro, o Power BI Premium não é uma licença por usuário. Em vez disso, uma licença Premium fornece uma capacidade dedicada para todos os usuários da organização. Essa capacidade dedicada, um "Espaço de Trabalho Premium" ou "Premium Workspace", pode ser usada para hospedar grandes conjuntos de dados, com até 50 GB de tamanho e oferece um total de 100 TB de armazenamento de dados.

Ele permite que relatórios e painéis sejam agrupados em um aplicativo e compartilhados com os usuários. Esses usuários precisam apenas de uma licença gratuita para visualizar o aplicativo. Ele também permite que Relatórios e Dashboards em um Espaço de Trabalho Premium sejam compartilhados com usuários com uma licença gratuita.

Fizemos uma tabela de comparação para cada tipo de licenciamento do Power BI:

Tabela comparativa de versões do Power BI

Pronto para se qualificar em Excel?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Excel

Raphael Nunes

Raphael Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Faculdade Machado Sobrinho (Juiz de Fora - MG), com experiência de 3 anos em criação, automação, controle e análise de indicadores gerenciais e operacionais. Foi responsável pelo projeto de automação de mais de 800 indicadores em uma das maiores ferrovias do Brasil, a otimização reduziu cerca de 90% a quantidade de homem/hora que era despendida anteriormente para atualização dos mesmos, o projeto foi realizado utilizando um software de Business Inteligence. Hoje ê empreendedor, atua em negócios no ramo automotivo e hotelaria, e tambêm como consultor de B.I., ministrando cursos e treinamentos de sistemas para gestão de dados, como o QlikView, Power BI, Tableau, VBA e Excel.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Dashboards De Power Bi

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.