O Power BI vem revolucionando o mercado de Business Intelligence e é o assunto do momento nas empresas. Dominar o Power BI já é tão necessário no mundo empresarial quanto dominar o Excel.

Para quem não conhece, o Power BI é uma solução da Microsoft para análise de banco de dados. Ele permite que você crie relatórios, dashboards e ainda compartilhe-os com outras pessoas da sua organização, auxiliando na tomada de decisão.

Com ele você pode reunir um grande volume de dados em um único repositório e tratá-los de forma prática e eficiente. Também é possível criar análises e relatórios de forma visual (com uso de gráficos e tabelas automáticos), além de obter diversos indicadores e métricas que ajudam na tomada de decisão inteligente.

Se quiser saber mais sobre a importância de aplicar o Power BI, temos um artigo que mostra  9 motivos para começar a aprender agora mesmo! Sem mais delongas vamos as diferenças

 

Quais tipos de Power BI existem?

 

Muito se fala que o Power BI é uma solução gratuita, mas será isso mesmo?

Para entender melhor a estrutura do Power BI, vamos entender como funciona sua estrutura. Ele consiste basicamente em três partes:

  • Power BI Desktop;

  • Power BI Service;

  • Power BI Mobile.

 

Plataformas de acesso ao Power BI
As partes do Power BI

(https://docs.microsoft.com/pt-br/power-bi/fundamentals/power-bi-overview - acessado em 10/11/2019)

 

Power BI Desktop em si é um aplicativo gratuito que você instala no computador local onde conseguimos combinar diversas fontes de dados. Com ele é possível fazer diversos tipos de gráficos, tabelas e filtros, inserir imagens, trabalhar com figuras e transformar seus dados em informação visual. Você cria relatórios e dashboards que facilitam a análise e a tomada de decisão. Todo trabalho feito no Power BI Desktop é salvo no seu computador, mas pode ser visualizado online através do Power BI Service.

Power BI Service é o serviço online do Power BI. Através dele é possível compartilhar seus relatórios e dashboards com outros membros da organização.  Os relatórios podem ser apenas visualizados, ou editados por outros usuários autorizados, o que acelera o fluxo de informação dentro das organizações. 

Na sua interface é possível trabalhar com os relatórios vindos do Power BI Desktop ou criar relatórios novos, através da importação e trabalho das bases de dados diretamente nesta ferramenta. 

Power BI Mobile está disponível para dispositivos móveis com iOS, Android e Windows. Através dessa plataforma você consegue se conectar e interagir com os dados locais e da nuvem, ou seja, é possível acessar os relatórios criados no Power BI Desktop e no Power BI Service. Essa é a forma de ter o Power BI ao acesso da mão, no seu celular, ter as informações em tempo real é um grande diferencial na gestão dos negócios.

O Power BI possui acesso gratuito em sua versão Desktop, porém as demais versões são gratuitas apenas durante o período de teste. Após o período de teste você vai precisar do Power BI Pro.  Com o Power BI Pro é possível publicar os relatórios no Power BI Service, ou seja, com essa licença é possível conectar-se diretamente aos dados locais ou em nuvem, em tempo real. Além disso você compartilha seus relatórios com pessoas de dentro e fora da sua organização.

Existe também o Power BI Premium, uma espécie de upgrade na licença Power BI Pro. Este pacote é destinado a organização como um todo permitindo que ela tenha acesso a análise de Big Data, computação em nuvem dedicada e recursos de armazenamento aumentados. Ele permite que quaisquer usuários consumam o conteúdo do Power BI de forma online, sem que ele tenha necessariamente uma licença de edição (Power BI Pro).

Isso do ponto de vista de grandes empresas é um grande diferencial, pois existe um grande público que irá consumir os dados e relatórios gerados e poucos que precisaram realmente trabalhar com as bases para criar os relatórios. O Power BI Premium também possui acesso de administradores, que cuidam dos usuários com acesso às licenças, segurança, banco de dados e compartilhamentos.

 

Qual a diferença entre as versões do Power BI?

 

1. Power BI Free

Antes de detalharmos sobre o licenciamento em si, vale mencionar que a versão do Power BI Desktop não precisa de uma licença, ele permite criar modelos de dados e criar relatórios sem nenhum custo.
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente na Microsoft Store ou acessando este link: Download Power BI.

 

Mesmo no Power BI Free, é possível compartilhar seus relatórios de algumas formas, porém limitadas. Para isso é preciso que você tenha uma conta do Power BI na nuvem, que é o Power BI Service o que também pode ser cadastrado de forma gratuita.

Apesar de poderoso, utilizar uma licença gratuita do Power BI tem limitações. O principal é que as licenças gratuitas não podem compartilhar relatórios ou dashboards com outros usuários, nem podem exibir aqueles que foram compartilhados por outros usuários da licença Pro.

O único método de compartilhamento é através de um relatório aberto para usuários com licença gratuita é publicado na Web. Isso torna o relatório disponível publicamente em app.powerbi.com. Essa publicação na Web é ótima para compartilhar relatórios com todos na Internet, mas lembre-se de que não é segura e não deve ser usada para dados que você não deseja tornar públicos, que são praticamente todos os dados corporativos que devem ser mantidos em sigilo. Não existe um visualizador seguro anônimo para o Power BI, se você publicar um relatório na Web, ele é tornado público e qualquer pessoa na Internet pode pesquisar e encontrar os dados.

Também é possível compartilhar seus dados compartilhando o próprio arquivo do Power BI, mas também é um método que não garante a segurança, pois além dos Reports e Dashboards, você fornecerá também o banco de dados completo, podendo enviar informações e insights confidenciais.

Outro ponto importante é que você não pode integrar seus dados ao Office 365 ou exportar relatórios para o PowerPoint ou exportar dados para arquivos .csv

 

Para quem vale a pena?

  • Pequenos negócios e startups

  • Empresas com poucos dados para analisar

  • Empresas que não possuem budget para ferramentas de inteligência de negócios

  • Estudantes e analistas de dados

 

Sabendo da importância do Power BI e das facilidades dessa poderosa ferramenta, que tal começar a aprender gratuitamente com o nosso curso GRATUITO de Introdução ao Power BI. Assim você conhece a plataforma e ja começa a se capacitar. Clique e se inscreva!

 

Curso gratuito Introdução ao Power BI

 

2. Power BI Pro

A licença Pro do Power BI é cobrada por usuário, que atualmente custa USD9.99 por usuário por mês. Normalmente as empresas compram como um complemento para o Office 365, mas também pode ser adquirida de forma independente por usuários comuns.

Uma licença Pro possui todos os recursos da licença gratuita, 10 GB de armazenamento, tamanho máximo de relatório de 1 GB, 8 atualizações automáticas por dia, com um mínimo de 30 minutos entre atualizações etc. Mas a grande diferença é que os usuários do Pro podem compartilhar relatórios e painéis com outros usuários Pro.

Para compartilhar com segurança um Relatório, um usuário Pro pode compartilhar com outro usuário Pro ou colocar o Relatório em um Espaço de Trabalho Premium e compartilhá-lo com usuários com licença gratuita.

 

Para quem vale a pena?

  • Empresas de médio e grande porte

  • Corporações de utilizam Big Data

  • Empresas que trabalham com diversos setores

  • Profissionais que trabalham com análise de grandes volumes de dados

Você poderá experimentar a versão Pro por 30 dias quando fizer o cadastro, aconselho conhecer melhor a ferramenta antes de experimentar o Pro, para assim poder testar todos os benefícios em seu potencial.

 

3. Power BI Premium

Diferente de uma licença Free ou Pro, o Power BI Premium não é uma licença por usuário. Em vez disso, uma licença Premium fornece uma capacidade dedicada para todos os usuários da organização. Essa capacidade dedicada, um “Espaço de Trabalho Premium” ou “Premium Workspace”, pode ser usado para hospedar grandes conjuntos de dados, com até 50 GB de tamanho e oferece um total de 100 TB de armazenamento de dados.

Ele permite que relatórios e painéis sejam agrupados em um "aplicativo" e compartilhados com os usuários. Esses usuários precisam apenas de uma licença gratuita para visualizar o aplicativo. Ele também permite que Relatórios e Dashboards em um Espaço de Trabalho Premium sejam compartilhados com usuários com uma licença gratuita.

Fizemos uma tabela de comparação para cada tipo de licenciamento do Power BI:

Tabela comparativa de versões do Power BI

 

 

Pronto para se qualificar em Power BI?

Sabemos que o mercado está cada vez mais exigente e competitivo e por isso não há espaço para tomadas de decisões baseadas no “achismo”. Por isso, o Power BI surge como um mecanismo que guia a tomada de decisões baseada em análise de dados.

É fácil entender porque essa ferramenta tem sido adotada cada vez mais pelas empresas de todo porte no mundo.

E para não te deixar fora dessa evolução do mercado nós preparamos para você curso de Power BI Aplicado a Negócios, em que você terá um aprendizado mais profundo sobre todas as suas funcionalidades. Ao fazer o curso, você terá acesso ao certificado da Voitto, reconhecido em todo o Brasil. Então não perca tempo e venha se qualificar!
 

Curso Formação de Especialistas em Power BI