Vá além do anúncio de vaga
Não seja apenas um candidato sendo entrevistado
Diversifique sua rede de contato
Invista no desenvolvimento pessoal

4 Dicas Poderosas para Encontrar seu Emprego em Empresas Diversas e Inclusivas

Descubra de uma vez como conquistar uma carreira de sucesso em corporações que promovem um local diverso e inclusivo para seus funcionários.

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
4 Dicas Poderosas para Encontrar seu Emprego em Empresas Diversas e Inclusivas

No mundo corporativo atual, a diversidade, equidade e inclusão (DEI) têm se tornado uma preocupação cada vez mais presente. No entanto, é importante reconhecer que, apesar de muitas empresas levantarem essa bandeira, nem sempre elas cumprem essa agenda internamente. Isso quando existe uma agenda.

Diante disso, torna-se crucial para pessoas LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, profissionais acima de 40 ou 50 anos, e outras minorias, buscarem identificar e integrar-se a processos seletivos de organizações que tenham uma abordagem real e estruturada de diversidade e inclusão.

Ocupar uma posição em um local de trabalho onde você é respeitado como indivíduo, acolhido com suas diferenças e limitações, certamente o tornará um profissional ainda melhor, mais feliz em seu trabalho e motivado a entregar os melhores resultados. Todos saem ganhando!

É por isso que este artigo foi criado: para explorar dicas poderosas que o ajudarão a identificar empresas que valorizam a inclusão das minorias e também fornecer estratégias para aumentar sua competitividade nesses processos seletivos.

O artigo cobrirá os seguintes tópicos principais:

  • Vá além do anúncio de vaga;
  • Não seja apenas um candidato sendo entrevistado;
  • Diversifique sua rede de contato;
  • Invista no desenvolvimento pessoal.

Vá além do anúncio de vaga

Não se prenda ou coloque todas as suas esperanças em anúncios de vagas que possuem descrições dizendo coisas como "somos uma empresa inclusiva" ou "essa vaga é para todos".

Procure obter um conhecimento mais aprofundado sobre a organização para evitar enviar seu currículo para um lugar onde você possa querer sair logo depois de ser contratado.

Entenda que pode haver uma grande discrepância entre o que está sendo anunciado e a cultura real da empresa. Por isso, pesquise o nome da empresa no Google e leia matérias jornalísticas sobre ela para entender se as informações se alinham com o anúncio da vaga e seu projeto de carreira.

Por outro lado, esteja ciente de que o site da própria empresa, embora possa fornecer informações mais abrangentes, como missão, visão e valores organizacionais, também pode se distanciar muito da realidade prática da empresa.

Portanto, é muito válido dialogar com profissionais que já trabalharam no grupoou empresa de seu interesse. Isso lhe dará uma visão mais realista de como é trabalhar na companhia e quais são suas práticas em relação aos temas discutidos neste artigo.

Outra boa prática é visitar sites como o Glassdoor, onde você pode ler os feedbacks dos colaboradores, que têm a oportunidade de falar sobre a cultura da empresa, liderança, benefícios e outros tópicos relevantes para sua decisão final de participar ou não do processo seletivo.

Portanto, ao realizar uma pesquisa aprofundada, explorando todos os mecanismos mencionados, você aumentará suas chances de tomar uma decisão acertada em relação ao seu futuro local de trabalho. Para que seja gratificante e alinhado com suas expectativas de um ambiente diverso e inclusivo.

Dica!

Você sabia que uma das habilidades mais requisitadas pelo mercado de trabalho é saber tomar decisões? Porém, para realizar uma decisão assertiva é preciso desenvolver o seu pensamento crítico e a eficácia de suas análises.

Com isso, você conseguirá se transformar em um profissional mais consistente e racional nas suas medidas.

Ao baixar esse material, você terá noção do seu nível de pensamento crítico e o quanto precisará desenvolver essa habilidade super importante. Além disso, poderá ter um maior auto conhecimento que te ajudará na sua jornada profissional!

Bora começar? Faça nosso teste e descubra agora qual o seu grau de pensamento crítico!

Qual seu nível de pensamento crítico?

Não seja apenas um candidato sendo entrevistado

Essa é uma oportunidade única para explorar se tudo o que você pesquisou faz sentido diante da conversa com o selecionador. Lembre-se de que a entrevista é uma via de mão dupla, onde você também avalia e busca informações para tomar uma decisão consciente. No entanto, é importante fazê-lo com moderação.

Por exemplo, imagine que uma pessoa com deficiência chegue para a entrevista e perceba a ausência de uma rampa de acessibilidade para entrar na empresa. Mesmo assim, ela contorna essa dificuldade e conversa com o recrutador, que enfatiza o quanto valorizam a inclusão.

No entanto, fica evidente que as palavras do recrutador não condizem com o suporte básico para acolher profissionais com necessidades especiais. Esse é apenas um exemplo que ilustra que nem sempre tudo é como é vendido.

Ao seguir essa linha de raciocínio, fazer perguntas como “Quantas pessoas com deficiências trabalham na empresa atualmente?”, “Com que frequência essas pessoas são promovidas?” ou “Qual foi o último projeto da empresa voltado para minorias?” pode ajudar a compreender a dinâmica da organização.

Diversifique sua rede de contato

Se você costuma se conectar apenas com pessoas da mesma região, por exemplo, explore a oportunidade de estabelecer relacionamentos com profissionais de outras regiões do país.

Participar de eventos, feiras e workshops relacionados aos temas discutidos também pode ser uma ótima chance de encontrar pessoas que atuam em empresas engajadas nessas questões, o que pode levar a indicações para a empresa dos seus sonhos.

Além disso, é crucial ter uma presença online nas redes sociais, como o LinkedIn, e se envolver em grupos específicos que defendem a valorização da diversidade e inclusão. Isso aumentará suas chances de se conectar com pessoas que compartilham da mesma causa e também suas oportunidades de emprego.

Outra alternativa interessante é buscar mentoria com profissionais que estão engajados com a inclusão em empresas que fornecem consultoria sobre práticas voltadas para o acolhimento desse público. Seu mentor pode ser uma valiosa fonte de indicações e orientações nesse sentido.

Por fim, esteja aberto a estabelecer conexões com pessoas de diferentes origens, etnias, gêneros e habilidades. Valorize a diversidade em sua rede de contatos, pois isso enriquecerá suas perspectivas e ampliará suas oportunidades.

Invista no desenvolvimento pessoal 

É equivocado pensar que, em vagas afirmativas ou processos inclusivos, o único critério de seleção é pertencer a um grupo minoritário. Outros requisitos, como graduação em um determinado curso ou área de conhecimento, também são considerados.

Neste momento, é crucial reconhecer a importância de investir no seu desenvolvimento se você deseja competir de maneira efetiva por essas vagas. O fato de uma vaga ser afirmativa ou fazer parte de um processo inclusivo não significa que você não será avaliado em termos técnicos e comportamentais.

Portanto, explore todas as oportunidades possíveis de qualificação e capacitação profissional para estar cada vez mais preparado para integrar os processos seletivos. Muitas empresas disponibilizam gratuitamente materiais, workshops, eventos e outras iniciativas que fornecerão conhecimento e habilidades relevantes.

Esteja aberto a aprender e crescer constantemente, buscando tanto o aprimoramento nas áreas técnicas relacionadas ao seu campo de atuação quanto o desenvolvimento de competências comportamentais essenciais. Dessa forma, você se tornará um candidato mais competitivo e preparado para enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual.

Fique atento a esta dica!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

ebook curriculo do papel ao linkedin

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Currículo: Do Papel Ao Linkedin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.