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Seu perfil na rede
Esteja engajado em grupos e páginas
Fuja de polêmicas
Seja autêntico
Aproveite a oportunidade e dê continuidade em seu aprendizado!

Descubra quatro maneiras de se posicionar assertivamente no LinkedIn!

Entenda a seguir por meio de quatro dicas, os pontos-chave para alcançar visibilidade profissional no LinkedIn e chamar atenção de empregadores.

Paulo Augustinho
Por: Paulo Augustinho
Descubra quatro maneiras de se posicionar assertivamente no LinkedIn!

Não há outra rede social que apresente melhores possibilidades de crescimento profissional do que o LinkedIn. Essa plataforma permite não apenas que você encontre um novo emprego, mas também, tenha interação direta com pessoas-chave de empresas, além de poder se aperfeiçoar por cursos.

Embora ainda existam pessoas que não compreendem os benefícios que um perfil no LinkedIn bem estruturado pode trazer para sua carreira, ainda assim seu número de usuários não param de crescer. Ter um posicionamento por lá, é a chance que você se dar de abrir portas para oportunidades únicas em sua trajetória profissional.

Todavia, esse posicionamento é de suma relevância não só para aqueles que buscam melhores cargos, mas anseiam por prestígio profissional. Seu principal papel quando tratamos de posicionamento estratégico para conquistar emprego na plataforma, é deixar a venda seu talento para empresas que estão à procura.

Portanto, sabendo da dificuldade de muitos usuários em criar seu posicionamento assertivo, destaco na sequência o que você deve fazer para se posicionar online na rede e dar um grande impulso na carreira.

Vejam a seguir os principais tópicos abordados neste artigo:

  • Seu perfil na rede.
  • Esteja engajado em grupos e páginas.
  • Fuja de polêmicas.
  • Seja autêntico.

Bom aprendizado!

Seu perfil na rede

Primeiramente defina qual seu objetivo atual ao criar um perfil na plataforma. Caso seja a busca por emprego, na sequência certifique-se de fazer um compilado de seu histórico profissional, antes de disponibilizar alguma informação na rede.

Refletir se fazendo perguntas, como: por que as empresas devem me contratar? Quais são meus diferenciais? O que proporcionou resultados até aqui em cargos anteriores? – Poderá lhe ajudar na construção de uma narrativa forte e convincente para seu posicionamento final.

Após essa análise e escolha dos melhores momentos, poderá partir para a conquista do selo de “perfil campeão”, caso não o tenha.

A conquista do selo vem com o preenchimento das sessões básicas da rede e não significa que já ganhou destaque na plataforma, até porque é preciso movimentação e constância para isso.

Algumas práticas bacanas para se sair bem nessa fase, são:

  • Coloque uma foto que transmita confiança;
  • Tenha um título com palavras-chave que remeta a sua profissão;
  • Destrave configurações como a de visualização de conteúdo e foto;
  • Personalize sua URL com seu nome ou cargo;
  • Descreva sua trajetória enfatizando competências e conquistas no campo sobre; 
  • Liste suas experiências (ênfase para as atividades de cada uma), formação, certificações e tenha o máximo de 50 competências destacadas.

Esteja engajado em grupos e páginas

Uma vez que tenha ocorrido tudo bem no primeiro passo de preenchimento de seu perfil, é necessário a partir de então se envolver com a comunidade. Por isso, no campo de pesquisa, procure por grupos e páginas de sua área para participar.

No caso dos grupos, você terá a possibilidade de opinar, trocar conhecimento com outros colegas de profissão, além de estreitar relacionamentos, o que pode te gerar uma indicação futura de trabalho caso esteja buscando.

No que tange as páginas, siga e ative o sininho não somente das de emprego, mas de empresas em que tenha interesse em trabalhar. No entanto, não se prenda somente a essas ações, comentários, curtidas são movimentações válidas para que pessoas conheçam seu perfil.

Além disso, tome a frente de debates importantes nestes grupos, de assuntos em alta dentro da sua área de conhecimento. Priorize sempre a atenção a todos que interagirem com você, para terem a sensação de acolhimento e queira trocar contigo em outros momentos.

Por fim, traga aqueles que fizerem mais sentido para sua comunidade, lhes enviando uma solicitação de conexão personalizada e genuína. Assim aumentará as chances deles aceitarem.

Fuja de polêmicas

Não queira emitir opinião sobre situações polêmicas através de publicações em seu LinkedIn. Lembre-se da narrativa anterior, você estar construindo uma imagem e um comentário errôneo basta para afastar oportunidades que há muito tempo pode estar lutando para conseguir.

Não pense que para conquistar visibilidade precise se envolver nestes assuntos ou ficar publicando memes. Como quem está no LinkedIn desde 2017, e recentemente ter sido premiado Top Voice Carreira 2023 pelo mesmo, digo com firmeza: “curtidas e comentários não é tudo”, ter um posicionamento vai muito além.

Com isso, esteja disposto a se envolver com questões positivas, não se vedando de problemas que estejam diretamente ligados com sua profissão. Posicionar-se é essencial, mas fazê-lo bem é indispensável.

Em suma, fique atento a tudo na sua comunidade e seja um disseminador de conhecimento, através dos diversos formatos disponíveis para iniciar uma conversa com suas conexões.

Seja autêntico 

Não queira ser no meio digital o profissional que não é no meio físico. Seja uma cópia fiel de você mesmo e resista à tentação de copiar terceiros. Não há nenhum problema em se inspirar, mas sim em querer fazer igual.

Todos têm uma luz própria e ela deve ser o seu farol rumo à concretização de seus objetivos. De nada vai adiantar você criar uma publicação no LinkedIn narrando uma situação ou apresentando a solução para um problema que não conseguirá sustentar na prática.

Autenticidade é a minha arma secreta de posicionamento no LinkedIn. Adoro conectar os outros através de minhas vivências, então estou sempre compartilhando minhas experiências. Dessa forma, posso fazer meu marketing pessoal de maneira leve, proporcionando benefícios para todos os que me seguem.

Por fim, mantenha-se paciente! Posicionamento não se constrói da noite para o dia. Para tudo há um tempo, um processo que precisa ser respeitado para que no final haja sucesso. E não se esqueça que essa competição deve ser com você.

Aproveite a oportunidade e dê continuidade em seu aprendizado!

Agora que você aprendeu quatro maneiras de se posicionar de forma estratégica no LinkedIn, que tal desenvolver ainda mais suas Soft Skills?

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Paulo Augustinho

Paulo Augustinho

Paulo Augustinho foi indicado ao Prêmio iBest 2023 na categoria de melhor influenciador de RH do país e foi reconhecido como LinkedIn Top Voice Carreira 2023. Ele também compôs a lista dos Top 100 Influenciadores de RH do país, pelo RH Summit.

Paulo é bacharel em Administração de Empresas, especialista em Gestão de Pessoas pela PUC/MG e está atualmente cursando pós-graduação em Psicologia Organizacional, Direito do Trabalho e Previdenciário. Com mais de meia década de experiência no mercado, ele tem se destacado na área de Recursos Humanos.

Ao longo de sua carreira, Paulo desenvolveu diversas atividades, como especialista em Carreira e Recolocação, recrutador, palestrante, escritor e colunista, sendo responsável pelo ingresso de centenas de profissionais em empresas nacionais e multinacionais.

Paulo já foi palestrante em diversos eventos e instituições renomadas, incluindo o CONGERHI 2023, a Faculdade do Sul da Bahia - FASB, a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG, a Escola do Legislativo da Paraíba, CREAjr-MG, o Colégio Polivalente de Caravelas, a TechnoServe, o ECD-Curitiba, o Evento Carreira em Foco e a Startup GO GRH, entre outros.

Como LinkedIn Creator, Paulo participou da primeira turma de aceleração do LinkedIn Brasil em 2022 e da Academia Itaú de Criadores no mesmo ano. Além disso, é um dos autores convidados do livro "Maior Programa de Emprego do Brasil", no qual escreveu um capítulo sobre Currículo Profissional Estratégico.

Paulo aceitou o convite do Grupo Voitto e atualmente é Embaixador da marca. Também é produtor de conteúdo no segmento de Carreira, Recolocação e Recrutamento e Seleção, com publicações em seu perfil do LinkedIn e Newsletters, que hoje contam com mais de 24 mil seguidores, acumulando mais de 1.800.000 visualizações. Milhões de pessoas e empresas impactadas.

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