O que é e como surgiu a Roda da Vida?
As 12 áreas da Roda da Vida
Passo a passo para montar a sua Roda da Vida
Como colocar em prática meu primeiro plano de ação?

Entenda o que é a Roda da Vida e aprenda o passo a passo para montar a sua!

A utilização da Roda da Vida nos ajuda a ter clareza sobre qual o nosso nível de satisfação com a própria vida. Vamos aprender como utilizá-la?

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Entenda o que é a Roda da Vida e aprenda o passo a passo para montar a sua!

Você já ouviu falar em Roda da Vida? Ela é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e planejamento que nos ajuda a equilibrar e entender as diferentes áreas de nossas vidas.

Por conta da agitação cotidiana, algumas áreas de nossas vidas podem acabar recebendo menos atenção do que deveriam, às vezes, nos fazendo sentir desanimados, insatisfeitos ou até frustrados e, muitas vezes, nós não identificamos o motivo disso.

Neste artigo, vamos falar sobre a roda da vida, e como esta ferramenta pode te ajudar você a ter uma visão holística da sua vida e te auxiliar no desenvolvimento de sua inteligência emocional.

Confira os tópicos que serão abordados:

  • O que é e como surgiu a Roda da Vida?
  • As 12 áreas da Roda da Vida;
  • Passo a passo para montar a sua roda da vida.

Preparada(o) para colocar a sua vida em equilíbrio?

O que é e como surgiu a Roda da Vida?

A Roda da Vida é um instrumento de avaliação pessoal criado em 1960 por Paul John Meyer, embora algumas fontes citem o filósofo Aristóteles como a primeira pessoa a mencionar a roda da vida.

Ela nos ajuda a visualizar, de forma organizada, quais áreas da nossa vida precisam de mais atenção. Também nos ajuda a definir prioridades e a traçar planos de ação, que vão nos ajudar a colocar a nossa vida em harmonia.

Para que possamos alcançar a felicidade plena, as realizações pessoal e profissional, é necessário cuidar de todas as áreas da nossa vida.

Mas, com a correria do dia a dia, nem sempre isso é possível. Então, é que a roda da vida entra.

Quando alguma área da nossa vida não vai bem, isso impacta os demais âmbitos negativamente, o que, de certa forma, acaba limitando o nosso crescimento profissional, pessoal e emocional.

Para que essa desarmonia seja evitada, é preciso ter clareza dos nossos pontos de melhoria.

E uma das melhores formas de fazer isso é tornar o intangível em tangível. Ou seja, colocar as nossas emoções, sentimentos e perspectivas de forma visual. Vamos aprender a fazer isso por meio da roda da vida.

As 12 áreas da Roda da Vida

A roda da vida é composta por quatro categorias e dentro de cada uma delas existem três fundamentos.

Para ficar mais fácil de visualizar, veja a imagem abaixo:

Roda da vida


Vamos aprender um pouco sobre cada uma dessas áreas?

Tríade Pessoal

Uma das categorias em que a roda da vida é dividida é a Pessoal, onde são englobadas as áreas de Saúde e Disposição, Desenvolvimento Intelectual e Equilíbrio Emocional. Vamos entender um pouco mais sobre o que se trata cada uma dessas áreas?

1. Desenvolvimento Intelectual

Nessa parte, você avalia como está a sua carreira.

Quanto você tem investido no seu desenvolvimento intelectual? Você está aberta(o) a novos aprendizados, experiências e conhecimentos?

São perguntas como essas que você deve responder nessa fatia.

2. Saúde e Disposição

Aqui, vamos avaliar como está a nossa saúde, se temos separado um tempo para praticar exercícios físicos, praticar meditação ou qualquer outra atividade que faça o nosso corpo se movimentar e que nos conecte com o nosso eu.

Também podemos parar para analisar a nossa alimentação, se está sendo feita de modo balanceado ou se o fast-food tomou conta do nosso cotidiano.

Como está a sua disposição para ir ao trabalho? Você acorda motivada(o) e disposta(o)? Ou esse já se tornou um ato automático?

3. Equilíbrio Emocional

O equilíbrio emocional está relacionado com a forma como lidamos com os acontecimentos cotidianos, se somos flexíveis e nos adaptamos com facilidade a novas circunstâncias.

Você tem controle sobre os seus sentimentos? Sabe identificá-los?

Tríade Profissional

Outra das categorias da roda da vida é a Profissional, onde são englobadas as áreas de Recursos Financeiros, Contribuição Social e  Realização e Propósito. Abaixo vamos explicar um pouco mais sobre o que se trata cada uma dessas áreas.

4. Recursos Financeiros

Na parte de recursos financeiros, analisa-se o nível de satisfação com a sua vida financeira atual.

O retorno financeiro do seu trabalho está de acordo com o que você esperava? Você sabe administrar bem os seus recursos?

5. Contribuição Social

Refletir sobre contribuição social não está relacionado apenas com atos de caridade ou com trabalho voluntário. Mas sim, no que você entrega para a sociedade.

O seu trabalho gera valor para as pessoas e para a sociedade na qual você está inserido(a)? O que você tem feito para tornar o mundo um lugar melhor?

Responder a essas perguntas também ajuda você a pensar ou a repensar o seu propósito de vida.

Pequenas ações podem contribuir muito para as pessoas. Não é necessário um grande feito, mas analise com carinho as suas atitudes e veja se tem algo que você pode fazer que contribuirá positivamente para as pessoas.

6. Realização e Propósito

Você se sente realizado com o seu trabalho? Ele está relacionado ao seu propósito de vida?

Responda a essas perguntas com calma e de um modo reflexivo.

Tríade da Qualidade de Vida

A terceira categoria da roda da vida que vamos entender é a Qualidade de Vida, onde são englobadas as áreas de Criatividade, Hobbies e Diversão, Plenitude e Felicidade e Espiritualidade. Vamos entender mais sobre cada uma dessas áreas?

7. Criatividade, Hobbies e Diversão

Para ter uma boa qualidade de vida, é essencial ter um tempo para fazer o que gosta, para praticar atividades novas, para se divertir e para relaxar.

Você tem feito isso com frequência ou tem deixado de lado os momentos de lazer em virtude do trabalho?

8. Plenitude e Felicidade

Você se sente completo e feliz com a sua vida?

Aqui, é importante avaliar o seu nível de autoconhecimento e o seu senso de propósito.

9. Espiritualidade

Esse campo está relacionado com uma reflexão sobre as nossas crenças, sejam essas religiosas ou não.

Tríade dos Relacionamentos

E, por fim, temos  a categoria de Relacionamentos, onde são englobadas as áreas de Vida Social, Relacionamento Amoroso e  Família. Vamos entender um pouco mais sobre as áreas dessa categoria?

10. Vida Social

É importante mantermos uma rede de amigos. Isso nos traz a sensação de pertencimento e é essencial para a nossa felicidade.

Você costuma separar um dia durante a sua semana para sair com os amigos?

11. Relacionamento Amoroso

Um relacionamento amoroso é um grande passo em nossas vidas. Um passo importante, que nos traz um sentimento de realização e de satisfação. Ele também demanda autoconfiança, autoconhecimento e muita comunicação, para que seja um relacionamento saudável para ambos envolvidos.

Considerando todos esses pontos, você sente que está em um relacionamento construtivo? Você está feliz ao lado do seu companheiro ou companheira?

Responder essas questões ajuda você a entender o seu grau de amadurecimento emocional.

12. Família

A família é a nossa base. É o nosso primeiro contato com o mundo exterior. A maior parte das nossas características, valores e crenças são formadas no meio familiar.

Por isso ela é tão importante. É importante termos a nossa família como uma âncora, porque, mesmo que alguma coisa não vá bem, sabemos que existem pessoas que nos apoiarão.

Nesse tópico, eu te convido a analisar o seu nível de relacionamento com os seus familiares.


Depois de conhecer cada uma das áreas da roda da vida, vamos montar a nossa?

Passo a passo para montar a sua Roda da Vida

Agora que já sabemos o que é a roda da vida e as suas áreas, está na hora de montar a nossa e descobrir qual área da nossa vida precisa de mais atenção.

1º Passo

Desenhe um círculo e o divida como se estivesse cortando uma pizza de calabresa em doze partes.

2º Passo

Desenhe dez círculos concêntricos ao maior. Assim, você estará montando uma escala de 0 a 10, a qual você utilizará para avaliar o seu nível de satisfação com aquela categoria da sua vida.

O ideal é que cada área analisada alcance, no mínimo, 60% de satisfação. Caso contrário, é preciso ficar atento(a) à essa área e trabalhá-la.

3º Passo

Agora que a roda da vida já está montada, chegou a hora de utilizá-la.

Pense com atenção e calma em cada área da sua vida, se for preciso, anote em um papel as suas observações. Isso pode te ajudar a ter mais clareza. Depois dê notas a cada categoria segundo as suas observações.

4º Passo

Reflita sobre os resultados obtidos. Qual(is) área(as) precisam da sua atenção? Qual delas é prioridade para este momento da sua vida? Quais dessas áreas se afetam?

Após responder a essas perguntas trace planos de ação.

É importante que, ao fazer a roda da vida, estejamos com o coração aberto e dispostos a mudar, por nós mesmos, para que a nossa qualidade de vida aumente.

Agora que você já montou a sua roda da vida e sabe quais áreas da sua vida merecem um pouco mais de atenção, é preciso se organizar para colocar em prática os planos de ação traçados.

Como colocar em prática meu primeiro plano de ação?

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.