Como o algoritmo do LinkedIn funciona?
Dica de Ouro!
5 dicas que vão ajudar na visibilidade do seu perfil no LinkedIn
Dica bônus!

Como se destacar na rede social profissional mais utilizada no mundo, o Linkedin

Entenda como o Linkedin pode ser um aliado quando o assunto é recolocação, ingresso ou novas oportunidades no mercado de trabalho.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Como se destacar na rede social profissional mais utilizada no mundo, o Linkedin

O LinkedIn é uma rede social utilizada por profissionais do mundo inteiro. Por meio dela, é possível que pessoas e empresas se conectem.

Muitas vezes, o que antes era necessário o envio de um currículo, hoje basta com o link do seu perfil nessa plataforma.

Com o LinkedIn, é possível que você escreva sobre as suas experiências e siga pessoas que compartilhem conteúdos de áreas do seu interesse.

Além disso, permite que você crie uma rede de network que potencialize o seu crescimento profissional e pessoal, abrindo os horizontes de atuação e novos conhecimentos.

Se agora você está vendo o quanto vale a pena participar ativamente do LinkedIn,  não deixe de conferir esse artigo até o final. Aqui você encontrará maneiras de se destacar através dos seguintes tópicos:

●     Como o algoritmo do LinkedIn funciona?

●     5 dicas que vão ajudar na visibilidade do seu perfil no LinkedIn.

Como o algoritmo do LinkedIn funciona?

Assim como a maior parte das redes sociais, o algoritmo do LinkedIn também busca sempre entregar para mais pessoas aqueles conteúdos autênticos, inovadores e que trazem consigo pensamentos fora da caixa.

Esses, em geral, possuem mais curtidas, compartilhamentos e comentários. Assim, com altas interações nestes fatores, o algoritmo entende que o conteúdo é interessante e deve ser visto por mais pessoas.

Outro ponto importante quando se trata de algoritmo do LinkedIn é a qualidade das conexões.

Se você estiver em uma rede mais próxima do nicho de mercado que você quer atuar, terá mais chances de ser visto nos mecanismos de busca em pesquisas sobre essa área.

Mas se você ainda não sabe como fazer para ter uma maior visibilidade, não se preocupe! Confira o próximo tópico com as dicas que farão com que você se destaque no LinkedIn.

Dica de Ouro!

Como você percebeu, o LinkedIn é um espaço onde você trará um resumo de seu percurso profissional. Mas você já dedicou um tempo para pensar sobre sua carreira e identificar seus objetivos para direcionar ações e certificações que lhe deixarão mais perto do tão sonhado cargo?

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5 dicas que vão ajudar na visibilidade do seu perfil no LinkedIn

O LinkedIn é a rede profissional mais utilizada ao redor de todo o mundo e por isso você deve estar sempre atento para causar a melhor impressão por ela. Afinal, esse pode ser um diferencial na hora da escolha de qual profissional a empresa irá contratar.

Para te ajudar nesse processo, separamos as 5 dicas que irão ajudar na visibilidade do seu perfil no LinkedIn.

1. Mantenha seu perfil atualizado

A atualização do perfil é um dos principais pilares para alcançar maior visibilidade nessa rede social. Por isso, sempre que fizer um novo curso, conseguir um novo trabalho ou uma promoção, não deixe de compartilhar no LinkedIn.

Por ser uma plataforma global, mesmo que você já esteja empregado, ter informações de maneira temporal pode ajudar a encontrar novas oportunidades de trabalho, network e até mesmo de mudança de carreira.

Vale lembrar, para quem está começando agora, que o LinkedIn também permite que sejam incluídas atividades como:

2. Curta, comente e compartilhe os conteúdos

“Quem não é visto, não é lembrado”, essa é uma frase que você já escutou. Mas o que talvez ainda não seja claro é o quanto ela deve ser levada em consideração quando o assunto são as redes sociais profissionais.

Através da constante utilização do LinkedIn, o algarismo entende que o usuário é ativo e por isso faz com que os seus conteúdos cheguem a mais pessoas.

Além disso, por meio de curtidas e comentários também é possível encontrar alguns profissionais que podem ajudar de alguma forma.

É importante lembrar que os artigos publicados nem sempre precisam ser de autoria sua. Afinal, compartilhar conteúdos faz com que o engajamento da sua página aumente.

3. Geração de conteúdo

O mecanismo de busca também favorece aquelas pessoas que produzem os seus próprios conteúdos. Para isso, a dica é muito simples: utilize o marketing pessoal como uma forma de trazer engajamento para o seu perfil.

Mais do que apenas compartilhar certificados, é fundamental tirar insights dos cursos que você fez. Afinal, isso mostra aos usuários o seu pensamento crítico e a capacidade de aplicação de conhecimentos.

Além disso, também faz parte mostrar situações corriqueiras do dia a dia, por exemplo, cases de boas experiências, visões de melhorias que podem ser feitas.

Sempre lembre-se de começar os textos com frases atrativas e acrescentar as palavras chave no decorrer e também nas hashtags.

4. Aumente sua rede de contatos

Outro ponto que vale a pena ser mencionado é a questão do número de conexões da sua rede. Apesar de muitos acreditarem que a quantidade é o mais importante, isso nem sempre é verdade.

Você deve usar a sua rede social para se conectar com profissionais de uma área de atuação que você se interesse, principalmente se estiver em busca de recolocação profissional.

Isso fará com que você tenha acesso a mais conteúdos para se desenvolver e a oportunidades de emprego que se encaixem com o almejado.

5. Indique pessoas e peça indicações

O perfil no LinkedIn possui foco em ser uma espécie de vitrine de profissionais, por isso explore as relações que você construiu no mercado de trabalho, na vida acadêmica e até mesmo em programas voluntários.

Há dois campos em que as pessoas podem atestar as suas soft e hard skills. O primeiro deles te dá a opção de você colocar quais são seus pontos de destaque e as pessoas, ao concordarem, podem marcar um check, mostrando que elas também enxergam essa qualidade em você.

Além disso, também há as recomendações escritas. Elas podem ser solicitadas para pessoas que atuaram diretamente com você em algum projeto, na mesma equipe ou em áreas com interface.

Dica bônus! 

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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