O que são Projetos Sociais?
Tipos de Projetos Sociais
Exemplos de Projetos Sociais
Qual a importância dos Projetos Sociais?
Qual o impacto que os Projetos Sociais podem gerar?
Desenvolva a sua Inteligência Emocional!

Conheça o que são os Projetos Sociais e qual a sua importância para a sociedade

Os Projetos Sociais são iniciativas que visam minimizar a desigualdade social levando educação e cultura para todos os âmbitos de uma sociedade.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Conheça o que são os Projetos Sociais e qual a sua importância para a sociedade

Participar de projetos sociais ajuda a ampliar a nossa visão de mundo, nos ajudando a perceber as diferentes perspectivas de vida existentes e nos torna mais humanos. Afinal, os projetos sociais são trabalhos voluntários que envolvem vários aspectos de deficiência dentro da comunidade.

Além disso, este é um ambiente com ótimas oportunidades para desenvolvermos a nossa inteligência emocional, por meio do exercício da empatia, que nos leva a ouvir com o coração e a nos conectarmos verdadeiramente com as pessoas.

Mas, por que isso é importante? E por que a sociedade não estaria completa sem esse trabalho?

Segundo a psicologia positiva, fazer o bem ao próximo traz resultados positivos para a nossa mente e para o nosso bem-estar, nos deixando mais felizes e, o mais importante, leva felicidade e esperança àqueles que alcançamos por meio das ações voluntárias.

Ficou interessado? Então veja ao longo desse artigo, sobre o que vamos conversar:

  • O que são Projetos Sociais?
  • Tipos de Projetos Sociais;
  • Exemplos de Projetos Sociais;
  • Qual a importância dos Projetos Sociais?
  • Qual o impacto que os Projetos Sociaispodem gerar?

Quer saber mais sobre esse assunto? Então continue lendo este artigo!

O que são Projetos Sociais?

Projetos sociais são trabalhos desenvolvidos sem fins lucrativos que visam o desenvolvimento social, econômico e cultural de uma comunidade ou grupo social.

Na maior parte das vezes, os projetos sociais possuem caráter voluntário, objetivando melhorar a qualidade de vida das pessoas impactadas por meio de ações educativas, culturais e, até mesmo, por meio da prestação de serviços médicos e de engenharia, por exemplo.

Esses projetos são regulamentados segundo a Lei n° 13.204, de 14 de dezembro de 2015 e são promovidos pelas Organizações da Sociedade Civil (OSC).

As OSC, também denominadas como terceiro setor, podem ser divididas em associações e fundações, que são instituições de direito privado, que financiam as atividades desse setor.

Tipos de Projetos Sociais

Existem diversos tipos de projetos que impactam a parte social de uma comunidade. Primeiramente, veja algumas temáticas e tipos possíveis:

  • Educação;
  • Preservação da natureza;
  • Cultural;
  • Reintegrativo (para crianças, adultos ou imigrantes);
  • ONGs;
  • Construção.

E muito mais… Eles não se limitam apenas ao que dissemos aqui, pois a cada necessidade que surge é uma oportunidade para a criação de um projeto social, por isso eles são tão necessários no cenário atual, suprindo aquilo que muitos não têm.

Vejamos agora, alguns exemplos de projetos.

Exemplos de Projetos Sociais

De acordo com o IPEA, existem mais de 820 mil organizações, como não conseguimos citar todas, aqui vão uns projetos e programas que você pode tomar interesse e participar!

ChildFund Brasil

O programa Childfund Brasil é um conjunto de projetos sociais atuando para proporcionar crescimento e qualidade de vida para crianças, adolescentes e jovens em situação vulnerável. Eles atuam através de 3 pilares principais: a educação, família e necessidades básicas.

FA.VELA

É focado na educação e aprendizagem empreendedora de forma tecnológica. Eles atuam em territórios com populações vulneráveis, trazendo uma chance e oportunidades àqueles da comunidade em diferentes formas: empregatícia, ambiental, social e mais.

Com mais de 10 mil pessoas impactadas diariamente, este projeto está em todas as 5 regiões do Brasil. Clique no nome a seguir e conheça mais sobre a FA.VELA.

SOS Pantanal

Com toda certeza você já ouviu falar da SOS Pantanal, atuando na preservação e desenvolvimento sustentável do bioma Pantanal através da propagação de conhecimentos para empreendedores, governo, fazendeiros e a população como um todo.

SAWF

O SWAF é um projeto que atua em Nairobi, no Quênia, com intuito de trazer educação para as crianças em situações mais vulneráveis. Este projeto possui escola registrada para conseguir trazer o acesso básico à educação das crianças locais.

Qual a importância dos Projetos Sociais?

Os projetos sociais visam criar oportunidades que não são acessíveis a todos. Essas iniciativas tentam aliviar a carência e a miséria de determinadas camadas da população.

Para entendermos melhor a importância dos projetos sociais, vamos utilizar o exemplo de mais dois projetos, sendo eles, o Médico Sem Fronteiras (MSF) e o Engenheiro Sem Fronteiras (ESF).

O Médico Sem Fronteiras é uma instituição francesa fundada em 1971, que tem por objetivo levar serviços de saúde até comunidades vulneráveis, vítimas de guerras, de surtos epidemiológicos e também de tragédias ambientais.

Ele está presente em mais de 70 países e é composto por mais de 45 mil profissionais de diferentes áreas e nacionalidades.

O Engenheiro Sem Fronteiras no Brasil faz parte do Engineers Without Borders-International, presente em 65 países. Já impactou mais de 84 mil vidas e possui como pilares a engenharia, a sustentabilidade, a educação e o voluntariado.

A sua missão é promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia.

Conseguiram perceber como esses projetos são importantes e como eles podem mudar vidas? Cada uma de uma maneira única completa as necessidades de um grupo de indivíduos, além de empregar milhares de pessoas no ramo.

Se você ainda está em dúvida sobre como esses projetos, não se limitando apenas aos citados, podem fazer a diferença na sociedade, comece olhando o mundo ao seu redor. Veja quantas pessoas precisam de um simples gesto de afeto, carinho e atenção.

Uma boa forma de você começar a pensar nos projetos sociais é por meio da pirâmide de Maslow. Ela ajudará a compreender as necessidades das pessoas ao seu redor.

Qual a importância de apoiar Projetos Sociais?

Quando participamos de projetos sociais, o nosso senso de propósito é lapidado. É ali que pomos em prática ou desenvolvemos skills de comunicação, ou de áreas mais específicas, a depender do projeto.

O importante é saber que tudo é uma troca, ao mesmo tempo que você aprende e se desenvolve, você ajuda direta ou indiretamente as pessoas na comunidade ao redor. Formando um ciclo onde ambas as partes ganham!

Qual o impacto que os Projetos Sociais podem gerar?

Os impactos dos projetos sociais podem ser percebidos tanto para quem recebe as ações quanto para quem as pratica. Ou seja, todo mundo sai ganhando.

Muitas empresas investem em projetos sociais por conta do impacto positivo que essas ações causam na imagem das organizações.

Além disso, desde 1948, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, a alimentação, moradia, segurança, saúde e educação são direitos básicos para a vida.

Mas, sabemos que esses direitos ainda não são acessíveis a todos. Assim, os trabalhos desenvolvidos pelas entidades filantrópicas, ONGs e projetos sociais têm um papel fundamental ao levar o mínimo de dignidade a pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade.

Por último, mas não menos importante, os projetos sociais podem influenciar na nossa inteligência emocional.

Engajar-se em projetos que visam ajudar o próximo ajuda a fortalecer o nosso senso de empatia e propósito, nos leva a perceber o quanto as pessoas ao nosso redor precisam da nossa atenção.

Sendo mais estratégica, esses projetos trazem credibilidade social e profissional para a nossa vida.

Antes de finalizar este artigo, eu te convido a fazer alguma atividade apenas pelo prazer de ajudar o outro.

Após realizá-la faça uma autoanálise. Procure perceber quais foram as suas emoções ao realizar as atividades e como você se sente após a sua realização.

Desenvolva a sua Inteligência Emocional!

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

 Teste DISC, descubra qual é o seu perfil profissional. Faça agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Teste] Teste Disc, Descubra Qual é O Seu Perfil Profissional Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.