Olá caro leitor, preparado para ficar “morrendo” de vontade de sair procurando por um estágio de férias? Então, continue lendo e descubra os motivos para isso.

Passar as férias desempenhando alguma atividade enquanto poderia estar dando uma pausa dos livros e dos professores, viajando ou se tivertindo com os amigos não é para qualquer um.

Essa prática é muito comum na América do Norte e Europa, lá eles a chamam de Summer Job, nome adotado por algumas empresas brasileiras. No entanto, aqui no Brasil, nos acostumamos a chamar essa atividade de estágio de férias e está cada vez mais comum vermos anúncios dessa modalidade.

Nesse artigo, iremos dividir esse tema em alguns tópicos:

  • O que é o estágio de férias?
  • Como funciona o estágio de férias?
  • Dicas para aproveitar o seu estágio de férias!

Então, antes de mais nada, vamos ao conteúdo!

 

O que é o estágio de férias?

 

O estágio de férias são as atividades profissionais realizados por estudantes durante o período de recesso escolar das instituições educacionais. 

Essa modalidade de estágio é uma grande oportunidade para você conhecer por dentro aquela área de interesse sem precisar conciliar com os estudos, visto que esse é um enorme desafio para os alunos.

Além disso, para aqueles que se julgam sem nenhuma experiência profissional é uma excelente maneira de iniciar seu currículo, sem se comprometer por um grande período.

Normalmente, as empresas elaboram processos seletivos exclusivos para essas vagas e cobram critérios mais brandos, quando comparado com um estágio regular.

Mesmo assim, é muito importante que você esteja capacitado para conseguir desempenhar as funções propostas, por isso é essencial se capacitar com conhecimentos muito usuais no mercado de trabalho. 

Um deles é o conjunto de métodos ágeis, que estão dominando o dia a dia das empresas. Não sabe por onde começar? Nós temos a oportunidade perfeita.

O Scrum faz parte desse conjunto. É um framework muito utilizado no gerenciamento de projetos. O nosso curso de Formação de Scrum Master Exin é uma ótima forma para você começar a se envolver com esse instigante mundo ágil.

Acesse agora e se inscreva!

Curso Formação de Scrum Master Exin

Agora, que você conhece essa ótima forma de gerenciamento de projetos, vou te contar uma notícia que vai te deixar ainda mais satisfeito.

 

Como funciona o estágio férias?

 

A duração dos programas de estágio de férias varia conforme a empresa, geralmente, compreendem de 1 a 3 meses de duração. Eles podem ser tanto voluntário como remunerado.

Em função da pandemia de 2020, muitas empresas passaram a adotar o estágio de férias remoto, uma grande oportunidade para aqueles que não querem se mudar por um período tão curto de tempo.

Outro ponto interessante de ser mencionado e que muitas empresas adotam é que, normalmente, você é selecionado para um projeto fechado em função do tempo, ou seja, não realiza as atividades cotidianas da área. 

Isso acaba sendo em função do tempo, no entanto é uma ótima oportunidade para você demonstrar serviço e, até mesmo, receber uma oferta para migrar para o estágio regular da empresa.

 

Dicas para aproveitar o seu estágio de férias!

 

Independente do modelo do programa de estágio de férias, separamos algumas dicas imprescindíveis para o melhor aproveitamento dessa experiência. Confira abaixo:

 

1. Esteja disposto

 

Como já falamos, é muito importante que você queira abrir mão das suas férias para realizar uma atividade profissional. Ter a disponibilidade para se deslocar e realizar as tarefas é um ponto importantíssimo para o sucesso de toda a experiência. 

 

2. Seja proativo

 

O período de duração é realmente curto, é essencial que você tenha proatividade e também muita criatividade para a execução das tarefas e consequentemente realizar a entrega dos melhores resultados possíveis. Afinal, a equipe que está te acolhendo não pode ficar parada o tempo inteiro ajudando você.

 

3. Seja curioso

 

Enquanto você estiver tendo essa experiência, aproveite! Conheça os negócios realizados, áreas e pessoas que trabalham lá. Mesmo que você não queira seguir carreira naquele ramo, uma das chaves do sucesso profissional é cultivar um bom network.

 

4. Seja estudioso

 

Algumas atividades podem não ser do seu conhecimento imediato, por isso é muito importante estudar para conseguir aumentar a qualidade das suas entregas. Seja estudar sobre a empresa que você está entrando ou as ferramentas que possam te auxiliar. 

O mais importante, não tenha medo de pedir ajuda!

 

5. Tenha coragem

 

Muitos estudantes têm medo de tentar algo como o estágio de férias, primeiro pelo medo da mudança por um período curto de tempo e, em segundo, pela falta de experiência profissional

Bom, muitas empresas auxiliam nessa mudança temporária, também existem várias formas de se hospedar por aplicativos de estadia temporária como o Airbnb. Já no caso do receio pela falta de experiência, você só terá quando realizar alguma atividade. O estágio de férias é uma forma ideal para começar!

 

Dica bônus

 

Ter um planejamento de carreira é de extrema importância para aumentar a sua probabilidade de sucesso e também de um caminho mais estável. Ele pode ajudar até mesmo na escolha do melhor estágio de verão para que você alcance seus reais objetivos.

Pensando nisso, preparamos o Workshop de Planejamento de Carreira pensando em te auxiliar nessa difícil missão. 

Com ele, você será capaz de conhecer os 7 passos do planejamento de carreira, compreender melhor suas vontades e construir planos de ação efetivos para alcançar seus objetivos. 

Não perca tempo e comece agora clicando no banner abaixo!

Workshop Planejamento de Carreira