Como anda o mercado de trabalho para os jovens atualmente?
Por que é tão difícil a entrada dos jovens no mercado de trabalho?
Quais são as oportunidades para os jovens no mercado de trabalho em 2022?
Como se destacar no mercado de trabalho?
Super dica para você!

Você sabe quais são os desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho?

Entenda como é a entrada dos jovens no mercado de trabalho, e quais ações você pode adotar para enfrentar isso, e garantir sua vaga!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe quais são os desafios da inserção dos jovens no mercado de trabalho?

O principal desafio para os jovens hoje em dia, é muitas vezes conciliar os estudos a alguma atividade profissional que promova mais aprendizado e experiência, mediante as oportunidades do mercado de trabalho para o primeiro emprego.

A barreira que existe entre o mercado e os jovens é bem grande, há um impasse entre ter experiência, e qualificação técnica ao mesmo tempo, e são itens que são muito difíceis de serem encontrados quando se tratam de pessoas mais jovens.

E aí, os problemas começam a acontecer! Muitas empresas querem um profissional completo, requisitando uma lista de habilidades, e por outro lado, há muitos jovens com pouca experiência, mas com vontade e determinação para trabalhar.

Todos iremos passar por isso um dia, afinal para nos tornarmos profissionais extremamente competentes e qualificados precisamos enfrentar esse processo! Mas você sabe como pode criar mais oportunidades, e enfrentar isso?

Esse artigo é perfeito para você que deseja aprender mais sobre! Separamos alguns tópicos para apresentar aqui:

  • Como anda o mercado de trabalho para os jovens atualmente?
  • Por que é tão difícil a entrada dos jovens no mercado de trabalho?
  • Quais são as oportunidades para os jovens no mercado de trabalho em 2022?
  • Como se destacar no mercado de trabalho?
  • Super dica para você!

Antes de começarmos, temos uma dica para você!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A White Belt em Lean Seis Sigma da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no banner abaixo para saber mais a respeito!

Clique e saiba mais!

Como anda o mercado de trabalho para os jovens atualmente?

Existem diversos obstáculos que precisamos enfrentar durante nossa trajetória! E identificá-los e aprender como lidar com eles é o primeiro passo para enfrentar tudo isso de maneira produtiva!

Hoje em dia, os desafios ainda são os mesmos de muito tempo atrás! O mercado tem se mostrado cada vez mais rigoroso, mas por outro lado as oportunidades de capacitação e programas de incentivo são baixas.

O desemprego entre os jovens vem crescendo ano a ano, pesquisas mostram que o grupo jovem foi o mais prejudicado com a diminuição dos postos de trabalhos nos anos: 2019 e 2020, e impactando assim a inserção no mercado de trabalho

Embora existam alguns programas que incentivam as empresas a recrutar os jovens e auxiliarem na entrada do mercado de trabalho, devem existir mais recursos das políticas públicas e novos programas devem ser criados para fomentar isso!

Agora que sabemos como anda o mercado de trabalho, vamos entender porque o ingresso dos jovens pode ser tão difícil? Veja a seguir.

Por que é tão difícil a entrada dos jovens no mercado de trabalho?

O início da nossa carreira nem sempre é tão fácil, estamos cercados de medo e indecisão e ao mesmo tempo ansiedade para conquistar tudo aquilo que almejamos e sempre sonhamos!

Muitas vezes a nossa entrada no mercado de trabalho é decorrente da necessidade,  e por isso não estamos em posição de escolher por exemplo qual cargo atuar o qual empresa se encaixa mais em nosso perfil e nossa visão de mercado.

Isso com certeza impacta, em como nós lidamos com o trabalho que temos que desenvolver, e até mesmo na escolha da profissão em que desejamos atuar e se especializar.

Além disso existe um impasse entre as gerações, os mais velhos por exemplo demonstram resistência aos mais jovens, e muitas vezes os mais jovens possuem um ritmo tão acelerado que acabam não tendo tanta paciência.

Além desses fatores existem, alguns desafios que influenciam diretamente na entrada dos jovens no mercado de trabalho. Listamos abaixo, os principais desafios encontrados:

  • A falta de experiência;
  • Alinhar a visão de mundo pessoal com as empresas que oferecem vagas;
  • Identificar os pontos que precisam melhorar;
  • Trabalhar no desenvolvimento dos pontos fortes;
  • Construir um currículo adequado;
  • Buscar se destacar, mediante a falta de experiência;
  • Controlar ansiedade e nervosismo nos processos seletivos.

Mas calma que nem tudo são espinhos, para te auxiliar nesse processo separamos as principais oportunidades para os jovens ficarem de olho, continue a leitura para descobrir!

Quais são as oportunidades para os jovens no mercado de trabalho em 2022?

Fique de olho nas oportunidades que são divulgadas por meio dos programas criados pelo governo como Jovem Aprendiz, Menor Aprendiz, e Aprendiz Industrial por exemplo, especialmente nesse início de ano!

Acompanhe a divulgação das oportunidades de trabalho das empresas que você se identifica, todas as empresas de médio ou grande porte são amparadas pela lei 10.097/2000, que asseguram e promovem o direito da inserção dos jovens como aprendiz.

Existem também plataformas que oferecem trabalhos como freelance, por exemplo, essa é uma ótima maneira de adquirir experiência para a população jovem, e assim podem conseguir o trabalho sem tanta burocracia! É fácil e rápido.

Além disso, após a pandemia, diversas empresas têm oferecido o emprego de maneira home-office, pesquise diretamente nos sites delas para descobrir quais são os requisitos e poder se candidatar para alguma vaga!

Veja a seguir o que fazer para se destacar no mercado!

Como se destacar no mercado de trabalho?

O primeiro passo é entender qual é a sua visão de futuro, quais são os seus objetivos e onde você quer chegar! Para dessa forma conseguir alinhar quais são as ações que você precisa tomar para conquistar tudo isso.

Depois disso você já pode partir para a tomada das ações que te direcionem! Foque em se candidatar às vagas de emprego que você realmente deseja atuar! Para que não sejam desperdiçados os seus recursos mentais e não geram uma sobrecarga psicológica.

Afinal, direcionando isso, você consegue elaborar um currículo mais especializado e direto, e pode estudar mais sobre a vaga e empregá-la de maneira mais focada, e vai otimizar o seu tempo.

Para suprir as lacunas que existem devido a pouca idade, foque em buscar diferenciais que destacam o seu perfil que o jovem precisa ter, como:

  • Buscar networking;
  • Aprender a identificar quais são seus pontos fortes;
  • Acompanhar o mercado;
  • Buscar adquirir especializações para se desenvolver;
  • Controlar a ansiedade;
  • Se capacitar com cursos online gratuitos para se qualificar;
  • Buscar realizar um curso superior para obter formação profissional;
  • Adquirir experiência profissional;
  • Fazer trabalhos voluntários para adquirir experiência;
  • Participar de projetos acadêmicos que agreguem.

Sabemos que esse processo de inserção do jovem não é nada fácil! E seguir essas dicas que separamos para você pode colocar a frente de muitos candidatos! Não se esqueça de focar nas ações que possam alcançar os seus objetivos!

Foque em você e no seu desenvolvimento pessoal e profissional, afinal a única pessoa que pode mudar tudo isso,  e quem é o grande personagem responsável pelo seu sucesso é você! 

Super dica para você!

Está com dúvidas sobre como montar seu currículo ou entender qual é o melhor modelo para você?

Receba dicas de como ter um currículo de sucesso e se destacar nas vagas de emprego com o nosso eBook sobre o tema!


ebook curriculo do papel ao Linkedin

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Guia prático para ser um líder de alta performance

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Prático Para Ser Um Líder De Alta Performance

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.