Pós-graduação
Programa de Trainee
Empreendedorismo
Concurso
Desenvolvimento profissional
Fazer outra graduação
O que não fazer depois de formado?
Quero um emprego e agora?

Para onde ir e o que fazer depois da graduação?

É normal se sentir frustrado e com dúvidas sobre o que fazer depois da faculdade, mas fique tranquilo, a Voitto preparou essas dicas incríveis que irão te ajudar a tomar a melhor decisão!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Para onde ir e o que fazer depois da graduação?

Você se formou e não sabe o que fazer depois da graduação? Questionamentos como "Será que devo buscar experiência profissional ou emendar outro curso?", "É melhor uma pós-graduação ou um mestrado?" são as dúvidas que mais atormentam os recém-formados.

Para saber o que fazer depois da graduação, a primeira coisa que você tem que fazer é se perguntar que tipo de profissional você quer ser. É de suma importância saber onde se quer chegar, que tipo de atividade quer desempenhar dentro de cada área de atuação.

Ao se formar, o profissional tem algumas opções de caminhos para seguir. Nesse artigo, veremos algumas das principais opções que todo recém-formado tem a sua frente para seguir:

  • Pós-graduação;
  • Programa de Trainee;
  • Empreendedorismo;
  • Concurso;
  • Desenvolvimento profissional;
  • Fazer outra graduação;
  • O que não fazer depois de formado?

Pós-graduação

Quando perguntados sobre o que fazer depois da graduação, muitos alunos escolheram, fazer uma pós-graduação. Essa escolha tem se tornado cada vez mais comum, devido à alta exigência do mercado de trabalhopor profissionais capacitados.

Outro ponto a se destacar é o crescente interesse de muitos jovens em seguir uma carreira acadêmica, o que os leva pelo caminho de complementar a formação obtida na graduação. Nesse ponto, costuma haver uma confusão entre pós-graduação, mestrado e doutorado.

Para esclarecer isso, precisamos entender que existem dois tipos de pós-graduação: lato sensu e stricto sensu.  Não se preocupe, vamos te explicar como funciona:

Lato Sensu

Nessa modalidade de pós-graduação é que se encaixam as especializações, e é aqui que entra o conhecido MBA (Master in Business Administration), que é voltado para a área de administração de empresas.

Os processos seletivos para esse tipo de pós-graduação envolvem entrevistas e análise curricular. Os cursos lato sensu são regulados pelo MEC e têm uma duração mínima de 360 horas. Após apresentação de uma monografia, o aluno recebe um certificado de conclusão.

Stricto Sensu

A pós-graduação stricto sensu é aquela que gera um diploma ao aluno, e não um certificado. Essa pós dá ao aluno o título de Mestre e Doutor em determinada área de conhecimento.

Ou seja, são os cursos de pós-graduação stricto sensu que recebem os nomes de mestrado e doutorado. São regulados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Esse tipo de curso geralmente é voltado para uma formação científica, embora tenha se tornado mais comum programas de mestrado voltados para uma formação mais profissionalizante.

Apesar de a duração variar de um programa para outro, a média de duração de um curso de mestrado é de 2 anos, por exemplo. Para obtenção do título, é necessário fazer uma defesa de dissertação (mestrado) ou tese (doutorado), que é realizada diante de uma banca de 3 a 7 pessoas com titulação mínima de doutor.

Lembre-se de que, independentemente de qual modalidade você escolha, deve sempre buscar por instituições de ensino confiáveis, certificadas pelo MEC.

Programa de Trainee

Uma alternativa cada vez mais comum após a graduação é o programa de trainee. Os salários chamativos e a possibilidade de um plano de carreira bem estabelecido fazem com que muitos jovens se dediquem a esses processos seletivos como sendo a grande meta de suas carreiras.

As excelentes vantagens de um programa de trainee fazem com que ele seja extremamente concorrido, com programas como o da Ambev chegando a ter 3.387 candidatos por vaga!

Mas fique tranquilo, pois aqui no nosso Blog você fica sabendo tudo o que as grandes empresas esperam de um trainee, inclusive com um pouco do depoimento pessoal do nosso diretor executivo Thiago Coutinho.

Não consegue diferenciar estagiário de trainee? Leia nosso artigo Você sabe qual é a diferença entre estágio e trainee? e entenda mais sobre essa possibilidade do que fazer depois da graduação.

Mas antes, a Voitto preparou um excelente material para você passar no Processo Seletivo com êxito, fique ligado!

Você se sente despreparado para participar de processos seletivos? Para se destacar dos concorrentes, você precisa ser estratégico e dar o melhor de si!

Com o curso Como ter sucesso em um Processo Seletivo, você aprenderá a reconhecer seus pontos fortes e se a vaga que está tentando é compatível com o seu perfil. Além disso, você também aprenderá a elaborar um currículo atraente, dentre outras habilidades para desenvolver uma autoconfiança diante do entrevistador e aumentar suas chances de ser contratado.

Esperamos você para estudar com a Voitto e, em seguida, publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para obter mais informações e obter um desconto de 50% no curso.

Como ter sucesso em um processo seletivo? Saiba já!

Empreendedorismo

O empreendedorismo é, com certeza, uma excelente alternativa quando falamos do que fazer depois da graduação, tendo recebido grande importância nos tempos atuais. Inclusive, se tornou disciplina obrigatória em um grande leque de cursos de ensino superior e até mesmo em várias escolas de ensino médio.

A possibilidade de ter o próprio negócio e alcançar o sucesso através dos seus feitos atrai muitos recém-formados que sonham em colocar o seu nome em algo duradouro.

Outras vantagens, como ser seu próprio chefe e fazer seu horário também chamam atenção. Porém, isso tudo acarreta em muita responsabilidade, determinação e capacitação. Nesse ponto, um MBA pode ajudar bastante, embora não seja necessário.

Visando impulsionar seu negócio e fazer com que ele prospere, é necessário que o empresário tenha conhecimento de gestão financeira, além de possuir um bom networking. Vale ressaltar que grande parte desse networking é adquirido durante a faculdade.

Concurso

O clássico dos clássicos, o concurso público é sempre uma ótima escolha de carreira. Todo estudante já ouviu de alguém na família que o caminho do sucesso é passar em um concurso público, não é mesmo?

Embora os concursos não tenham mais o mesmo status de "o segredo do sucesso" como possuíam há alguns anos atrás, eles ainda são, sem nenhuma dúvida, uma das melhores opções de carreira para qualquer recém-formado que se questiona o que fazer depois da graduação.

Os salários vantajosos e a estabilidade profissional podem ser considerados as maiores vantagens de se escolher esse rumo. É preciso levar em consideração, entretanto, que há uma intensa disputa para conseguir passar em um concurso. Uma vez dentro, é só "correr para o abraço".

Desenvolvimento profissional

Como já vimos, na busca para saber o que fazer depois da graduação, muitos recém-formados optam por alguma especialização acadêmica. Mas não é só esse tipo de capacitação que o jovem que acaba de sair da faculdade tem a sua disposição, pois também é possível investir diretamente na capacitação profissional.

Durante a graduação não costuma sobrar muito tempo para realizar cursos de capacitação, assim como outros tipos de aprimoramento pessoal, como um curso de inglês, ou mesmo quando se faz um curso, conseguir se dedicar ao aprendizado do idioma.

Para você que é das áreas de engenharia e administração, para estar pronto para o nível de excelência que o mercado de trabalho exige, você precisa saber o que é Lean Manufacturing e metodologia Seis Sigma. Essas duas metodologias geralmente são aplicadas de forma combinada, dando origem ao Lean Seis Sigma.

Outra dica para quem não teve a oportunidade de fazer um intercâmbio durante a graduação é fazê-lo após formado. Realizar um intercâmbio pode trazer benefícios tanto para sua carreira quanto para sua vida pessoal, além de ser uma das melhores formas de se aprender e se tornar fluente em outro idioma.

Fazer outra graduação

Embora pareça amedrontador para muitos, essa opção é o caso de muitas pessoas que finalizam a faculdade, e isso acontece porque o estudante entra na universidade muito jovem e muitas vezes sem informação suficiente sobre o curso escolhido.

Aliado a esses fatores, temos também a pressão da família ou da sociedade para que esse estudante tenha um diploma de curso superior. Assim, muitos acabam finalizando a faculdade apenas pelo diploma, e logo já emendam em outro curso para obter a desejada realização pessoal e profissional.

Nesse ponto, deve-se ter cuidado para não cometer o deslize de começar a pular de curso em curso e nunca decidir qual rumo tomar na vida profissional. Lembre-se de que, geralmente, profissionais com experiência são mais reconhecidos no mercado do que aqueles que empilham diplomas, mas carecem de prática.

O que não fazer depois de formado?

Tão importante quanto saber o que fazer depois da graduação, é saber o que não fazer. Tenha cuidado de não cair no erro de se acomodar e achar que já se esforçou o suficiente, pois o caminho para o sucesso e crescimento profissional envolve dedicação constante.

Não estou dizendo que você deve se tornar obcecado com trabalho e esquecer de relaxar, porque isso não faz bem algum. Pelo contrário, é preciso saber relaxar e aproveitar os momentos de lazer, pois sua mente e seu corpo precisam desse tipo de descanso para funcionarem de forma adequada.

Afinal de contas, a faculdade pode ser bastante desgastante, não é verdade? Quantas horas de sono você ficou devendo ao longo do caminho? Devido a isso, você provavelmente não vê a hora de colocar esse sono em dia e não sou eu que vou te condenar por isso.

Volto a dizer que a questão é não relaxar demais e acabar se acomodando. Não ache que seus problemas acabaram, na verdade a sua vida está apenas começando.

Já sabe o que não fazer depois da graduação, mas ainda não definiu qual seu caminho depois de formado? Que tal ler nosso artigo As 4 trajetórias possíveis para um engenheiro de produçãoe saber qual delas tem mais a ver com sua personalidade?

Quero um emprego e agora?

Vivemos um mundo marcado pelo dinamismo, em que mudanças rápidas e constantes, com novas tecnologias e novos modos de gerenciamento surgindo a todo tempo.

Tendo em vista esse cenário,  é necessário desenvolver adaptabilidade e agilidade, que são trazidas pelo Scrum. Um framework simples e interativo que possibilita a otimização do desenvolvimento de qualquer projeto, dos mais simples aos mais complexos.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN , que aborda os fundamentos essenciais e ensina a lidar com as mudanças a fim de alcançar sucesso em seus projetos.

Além disso, te preparamos para ser um profissional certificado Agile Scrum Foundation (ASF) pela EXIN, com renome internacional. O que é realizado através de simulados e questões exclusivas.

Portanto, se você deseja se certificar, se inscreva agora no nosso curso Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN!

Preparatório para Certificação Agile Scrum EXIN

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Preparatório Para Certificação Agile Scrum Master Exin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.