O que é IoT?
Como ela se aplica na Indústria 4.0?
Exemplo de empreendedorismo com IoT que deu certo
Onde a Internet das Coisas pode ser usada?
Dica Bônus!

Veja como a Internet das Coisas pode ser usada no dia a dia

Aprenda o que é o termo chamado de Internet das Coisas (IoT), sua definição, como ela se aplica na indústria 4.0 e no cotidiano das pessoas.

Vinicius Piaceski
Por: Vinicius Piaceski
Veja como a Internet das Coisas pode ser usada no dia a dia

Sabemos que à medida em que a tecnologia avança, novas tendências, práticas e a visão de mundo e as dinâmicas empresariais se adaptam a ela, ao longo da última década, muitos foram os avanços principalmente aqueles voltados para a Indústria 4.0.

Dentre as mais importantes podemos citar o IoT - Internet of Things, uma pratica tecnológica que visa conectar tudo e todos, quer saber mais? Então veja o que este artigo reserva para você:

  • O que é IOT?
  • Como ela se aplica na Indústria 4.0?
  • Exemplo de empreendedorismo com IoT que deu certo
  • Como implementar a Internet das Coisas

O que é IoT?

Internet das Coisas ou "Internet of Things" (IoT) no inglês, significa que objetos, pessoas, casas inteligentes e dados estão conectados por meio da internet, permitindo trocas de informações sobre diversas coisas em tempo real.

Isso possibilita que os dispositivos se adaptem ao uso e rotina dos usuários e ainda possam prever tendências de comportamento, por exemplo.

O termo surgiu no ano de 1999 pelo pesquisador britânico Kevin Ashton, que desenvolveu um sistema de sensores capazes de conectar o mundo físico à internet enquanto trabalhava em um projeto de etiquetas eletrônicas para estoque usando a tecnologia de radiofrequência chamada RFID.

Como ela se aplica na Indústria 4.0?

A importância da Internet das Coisas na Indústria 4.0 está diretamente relacionada à capacidade da obtenção de uma infinidade de dados pelos sensores e o modo como os dispositivos ou máquinas podem se comunicar entre si.

Já é notável que esses recursos fazem parte da realidade das empresas, mas muito ainda deve ser feito. É esperado que no futuro próximo muitas outras empresas sejam beneficiadas por melhorias que já estão sendo desenvolvidas.

Na Indústria 4.0, espera-se que toda a comunicação e controle sejam feitos entre as máquinas que vão interagir entre si. Várias decisões como: quando ligar, desligar, acelerar ou reduzir a velocidade, solicitar novos suprimentos, serão feitas automaticamente, sem a necessidade de operadores humanos.

Aqui vão alguns benefícios da Internet das Coisas na Indústria 4.0:

  • Minimizar operações e paradas
  • Melhoria no desempenho da produção
  • Redução dos custos operacionais
  • Melhoria na capacidade de tomar decisões
  • Informação da produção barata
  • Transforma análise de dados em inteligência
  • Elimina erros e desperdícios
  • Fornece ganho de tempo
  • Redução de pessoal em atividades repetitivas
  • Detecção antecipada de problemas.

Você deseja ter a capacidade de entender a percepção de qualidade pelo seu cliente e ainda ser capaz de melhorá-la?

Então chegou a hora de adotar o Lean Manufacturing! Se você quer ter resultados como a Toyota, cujo resultado líquido subiu 29,4% e, após uso da metodologia, vendeu 7,4 milhões de carros, faça o nosso curso Fundamentos de Lean Manufacturing!

Com ele, você aprenderá a focar nas causas e soluções de um problema, além de gerir e metrificar processos de forma a alavancar os resultados de sua empresa!

Já que, você estará apto a aplicar os 5 princípios Lean, identificar os 8 desperdícios da sua empresa e quais processos agregam valor ao seu produto, aplicar as técnicas de 5W2H e PDCA para soluções de problemas, além de se tornar capaz de elaborar Histogramas, Diagramas de Fluxo, Gráfico de Pareto, Diagrama de Ishikawa e Carta de Controle e muito mais!

Então, que tal aprender mais sobre esse pensamento enxuto e ainda conhecer a plataforma da Voitto? É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e saiba mais!

Clique aqui e saiba mais!

Exemplo de empreendedorismo com IoT que deu certo

Em um cenário dominado pela Internet das Coisas, os dados captados no chão de fábrica vão ser transmitidos para a nuvem. Isso vai permitir que gestores tomem decisões e iniciativas que serão transformadas em melhorias e ganho de produtividade, com o apoio de tecnologias como a inteligência artificial e o Big Data Analytics, tendo seu uso possibilitado graças à conectividade gerada pela Internet das Coisas entre os dispositivos presentes na indústria.

Nuno Pinto Gonçalves fundador da Emitu, uma startup portuguesa que utiliza a IoT para oferecer soluções ágeis na indústria objetivando ajudar na tomada de decisão de instituições.

Se você quiser aprender mais sobre essa história de sucesso,  fique de olho no nosso canal do youtube, iremos lançar um episódio especial do Mundo Empreendedor, a conversa tem o propósito de explorar o empreendedorismo usando IoT em Portugal.

Onde a Internet das Coisas pode ser usada?

A internet das coisas (IoT), como o próprio nome sugere, se trata da multi conexão entre os aparelhos eletrônicos, dentre alguns usos mais comuns podemos listar:

  • Segurança: fechaduras eletrônicas, detectores de fumaças, sensores de movimento.
  • Saúde: smartwatches, conexão entre pacientes e médicos, rastreador de insulina.
  • Agricultura: sensores de humidade, maquinário agrícola, irrigadores automáticos.
  • Educação: aulas online, armazenamento da nuvem, acessibilidade para pessoas com deficiência. 

Dica Bônus! 

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Vinicius Piaceski

Vinicius Piaceski

Engenheiro Mecânico formado pela UTFPR - Campus Cornélio Procópio, atuando como especialista em SEO. Professor voluntário no projeto de extensão "Olhinhos Brilhantes", lecionando ciências para crianças de 1º a 4º série. Voluntário no projeto de extensão voltado para eficiência energética "Ecodelta" focado na construção de um veículo funcional para a competição Shell Eco-Marathon. Atuou como Assessor de Marketing & Vendas e Gerente de Vendas na empresa Jr. SmartMec Jr. Formação Black Belt Lean Six Sigma e certificação em SCRUM pela SCRUM FOUNDATION PROFESSIONAL CERTIFICATE órgão emissor CertiProf. Pretende impactar a comunidade global desenvolvendo pessoas e projetos como forma crescimento pessoal.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.