É bem comum ouvirmos o termo “fatores de produção”, principalmente quando o assunto é economia. Mas, você sabe o que significa esse termo?

Nesse artigo você vai entender melhor qual é a definição dos fatores de produção e quais são as suas características e os seus diferentes conjuntos de elementos materiais

Veja abaixo quais tópicos serão abordados no texto:

  • O que são fatores de produção?
  • Quais são as características dos fatores de produção?
  • Quais são os fatores de produção?
  • Qual é a importância dos fatores produtivos na Engenharia de Produção?

E aí, vamos nessa?

 

O que são fatores de produção?

 

Os fatores de produção nada mais são do que o conjunto de componentes necessários à cadeia produtiva. Podemos observar o uso de fatores produtivos desde a matéria-prima até a distribuição dos produtos.

Uma das principais propriedades dos fatores produtivos é a sua escassez no mercado.

Neste caso, ter uma reserva limitada de insumos e uma alta demanda econômica, faz com que os preços sejam elevados e haja uma limitação ao atender aos requisitos dos consumidores.

Portanto, é a partir dos fatores de produção que conseguimos produzir qualquer bem ou serviço.

 

Quais são as características dos fatores de produção?

 

Como você acabou de ver no último tópico, os fatores de produção são finitos.

Isto é, os fatores produtivos são escassos e esse fato contribui para que a todo momento a sociedade tenha que tomar decisões acerca de como irão manejar os recursos disponíveis.

Pensando nisso, vamos listar três características que os fatores de produção possuem e que você precisa saber!

 

Adaptabilidade

A adaptabilidade ou versatilidade, como muitos chamam, é a capacidade de um fator se adaptar facilmente em diferentes contextos. 

Um exemplo de fator adaptável ou versátil é a energia.

 

Complementaridade

A complementaridade, como já é explicada pelo nome, se caracteriza pelo fato de que o  fator capital só pode ser empregado com o fator trabalho e vice-versa. 

Ou seja, ambos os fatores produtivos se tornam interdependentes para um determinado processo.

 

Substituibilidade

A substituibilidade é a atribuição que permite que o trabalho seja substituído por capital e vice-versa. 

Um exemplo claro de substituibilidade é a Indústria 4.0, em que nós conseguimos observar os homens sendo substituídos por máquinas em setores agrícolas.

E por falar em revolução industrial, já pensou em ampliar seu conhecimento avaliando como as empresa devem agir em relação aos cenários futuros da economia e suas incertezas? 

Nós temos uma planilha gratuita de Análises de Cenários e Expansão para você baixar!

Clique e confira a nossa planilha!

 

Quais são os Fatores de Produção?

 

Agora que você já sabe o que são os fatores produtivos, você vai descobrir quais são os três fatores mais conhecidos. 

Para a produção de bens ou serviços, são necessários fatores como a terra, o trabalho e o capital.

 

1. Terra

 

A terra é o fator produtivo mais abrangente em relação aos recursos naturais existentes. 

Todos os elementos provenientes da natureza e que são utilizados na produção podem ser considerados dentro do elemento “terra”, não somente solos e terrenos agrícolas. 

Como exemplos temos floresta, minas, água, solos e energia.

 

2. Trabalho

 

O trabalho é um fator que engloba os recursos humanos do processo. Como todo o esforço, tanto físico quanto mental, que o trabalhador exerce em um processo de produção.

Neste caso, o fator trabalho depende do tamanho da população economicamente ativa (PEA) de uma região.

Como exemplos, temos a técnica, a carga horária de trabalho e a capacidade mental e física do trabalhador.

 

3. Capital

 

Muitos pensam que o capital só se resume à dinheiro. Mas este fator engloba todos os bens que sustentam a produção, ou seja, bens que são utilizados para produzirem outros bens. 

Como exemplos temos ferramentas, máquinas industriais e meios de transporte.

Conheça os 3 fatores de produção e suas características

Vale lembrar que existem outros fatores de produção que algumas teorias econômicas consideram essenciais na cadeia produtiva, como a capacidade empresarial e tecnológica. Porém, ainda não há um consenso do uso desses fatores como fatores produtivos.

Agora que você já sabe quais são os principais fatores, que tal estudarmos como eles se relacionam com a carreira de Engenharia de Produção?

 

Qual é a importância dos fatores produtivos na Engenharia de Produção?

 

Como nós sabemos, a carreira de Engenharia de Produção é muito marcada na implementação de melhorias nos processos de um fluxo produtivo. 

E essas melhorias se dão por meio da utilização de uso de materiais, equipamentos e recursos naturais. Ou seja, os engenheiros de produção estão diariamente em contato direto com os fatores de produção. 

E como esses profissionais administram todos esses fatores produtivos na hora da tomada de decisão

Os engenheiros de produção fazem a intermediação entre as metas traçadas pela diretoria/administração das empresas e indústrias e a performance operacional do fluxo produtivo. 

Essa performance é ditada pelo planejamento e controle da produção (PCP), em que os engenheiros estão sempre em busca de aumentar a produtividade, reduzindo tempo e custos operacionais.  

A otimização dos sistemas de produção está ligada diretamente com a tomada de decisão do profissional de engenharia de produção. 

E essa decisão é tomada por meio de um planejamento e de uma análise sobre qual é a melhor combinação de disponibilidade de matérias-prima e de todos os recursos necessários à produção.

 

Conteúdo bônus

 

E aí, ficou interessado em saber mais sobre como o engenheiro de produção pode implementar e otimizar os sistemas de gestão?

Então essa é a sua chance!

Confira o nosso curso gratuito de Fundamentos de Planejamento e Controle da Produção!

Nele você será capaz de avaliar os processos de uma empresa quanto aos objetivos de desempenho, relacionar a estratégia da organização com o planejamento da produção e obter uma visão sistêmica do seu negócio!

Não perca essa oportunidade, é só clicar no botão abaixo:

  Clique e confira o nosso curso!