O que diz a ISO 14000?
Quais são as exigências para obter o certificado ISO 14000?
Quais os benefícios de se ter a ISO 14000?
Quais os impactos da ISO 14000 nos negócios?
Quais são os processos de uma auditoria de qualidade?

ISO 14000 e gestão ambiental: saiba tudo sobre essa dupla e como implementá-la!

Entenda a importância das normas do conjunto ISO 14000 para a credibilidade e posição de mercado da sua empresa ao adotar diretrizes para o meio ambiente.

Letícia Basso
Por: Letícia Basso
ISO 14000 e gestão ambiental: saiba tudo sobre essa dupla e como implementá-la!

A ISO 14000 é um conjunto de normas relacionadas à gestão ambiental de uma empresa. São práticas que auxiliam a organização a garantir a sustentabilidade e a produção verde.

Atualmente, com o mundo cada vez mais globalizado e tecnológico, é imprescindível os cuidados com a natureza, por questões sociais e até mesmo competitivas. Afinal, a sustentabilidade pode ser um diferencial no mercado para atrair consumidores e novos clientes.

As questões sociais envolvem os cuidados que todos nós devemos ter com o meio ambiente. Afinal, trata-se do planeta em que vivemos e conferências como a COP26 são providências tomadas por diversos países para promover mudanças relacionadas à preservação do meio ambiente.

A série ISO 14000 é separada por diversas normas, a única que é possível obter a certificação é a ISO 14001, as outras apenas auxiliam para alcançar o Sistema de Gestão Ambiental, são aspectos que devem ser levados em consideração.

Para você compreender melhor o assunto, o artigo está disposto nos seguintes tópico:

  • O que diz a ISO 14000?
  • Quais são as exigências para obter o certificado ISO 14000?
  • Quais os benefícios de se ter a ISO 14000?
  • Quais os impactos da ISO 14000 nos negócios?

O que diz a ISO 14000?

A ISO 14000 é uma série de normas internacionais desenvolvidas pela Organização Internacional de Normalização (ISO) que estabelece diretrizes e critérios para a gestão ambiental nas organizações.

A ISO 14000 é composta pelas normas:  14001, 14004, 14010, 14031, 14020, 14040 e 64. Todas estão relacionadas a questões ambientais que devem ser levadas em consideração para obtenção do certificado. Abaixo explicamos cada uma delas:

  • ISO 14001: trata-se da norma mais importante do conjunto ISO 14000, pois orienta como aderir ao Sistema de Gestão Ambiental, sendo a única em que é possível obter certificação;
  • ISO 14004: esta norma dá suporte para a equipe que está implementando o Sistema de Gestão Ambiental, ou seja, é para o uso interno na empresa;
  • ISO 14010: trata-se de uma ISO direcionada para as Auditorias Ambientais (procedimento de verificação para saber se a empresa realmente está de acordo com as normas impostas). Portanto, essa norma possui os principais pontos que devem ser fiscalizados em uma auditoria, garantindo um padrão de qualidade;
  • ISO 14031: a norma 14031 está associada ao desempenho ambiental, basicamente um indicador para aferir o nível de comprometimento da indústria com o meio ambiente;
  • ISO 14020: trata-se da rotulagem ambiental, ou seja, são orientações para inserir no rótulo do produto quais características o mesmo possui em relação ao meio ambiente: Por exemplo: ser reciclável;
  • ISO 14040: esta ISO está relacionada à análise do ciclo de vida, desde a extração do recurso natural até ao produto final, sendo avaliado cada processo que o produto passa e também após sua vida útil;
  • Guia ISO 64: esta ISO mostra os aspectos ambientais no Produto, basicamente um guia para elaboração de novos produtos ou processos que já levem em consideração o meio ambiente. 

Quais são as exigências para obter o certificado ISO 14000?

Como já foi mencionado, a única norma que realmente é auditável é a norma ISO 14001, as outras servem apenas de auxílio.

A certificação só irá ocorrer caso sua empresa siga todos os critérios estabelecidos pela ISO 14000. Sendo assim, segue uma breve lista de dicas e passos essenciais:

  • O primeiro passo é separar uma equipe dentro da sua indústria para cuidar desse projeto e tomar frente para realizar as melhorias necessárias;
  • Esse grupo deve ler a ISO 14000 e realizar cursos para ter o conhecimento completo e detalhado da norma;
  • Em seguida, deve-se avaliar quais mudanças serão necessárias para conseguir instituir o Sistema de Gestão Ambiental, avaliando todos os setores e processos;
  • Com uma estimativa das mudanças que devem ser realizadas, é possível iniciar o projeto de implementação, uma dica é utilizar a metodologia Scrum para facilitar e agilizar todo o processo;
  • Após toda a empresa já estar funcionando com o Sistema de Gestão Ambiental é possível iniciar o processo de certificação. Ele é realizado por Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão Ambiental que tenham sido acreditados pelo INMETRO;
  • Caso não seja viável realizar toda a implementação do Sistema de Gestão Ambiental com equipes internas, é possível contratar empresas que realizam consultoria ambiental, auxiliando todo processo.

Agora, confira quais as vantagens de implementar a ISO 14000 na sua empresa!

Quais os benefícios de se ter a ISO 14000?

As vantagens da implementação da ISO 14000 são inúmeras, as principais são:

Todas essas vantagens são devidamente comprovadas com a certificação, ou seja, mostram credibilidade em relação à responsabilidade ambiental que a empresa possui.

Para iniciar um projeto deste tamanho, é necessário possuir uma base forte, por isso vale a pena conhecer nosso curso sobre a ISO 9001 sobre “Sistema de Gestão da Qualidade”.

Quais os impactos da ISO 14000 nos negócios?

Falando especificamente dos impactos da adoção da ISO 14000 nos negócios, podemos pontuar cinco vantagens:

Melhoria da reputação

A certificação ISO 14001, que faz parte da ISO 14000, permite uma melhoria da reputação da empresa com os stakeholders, o que pode resultar em uma vantagem competitiva.

Conformidade legal

A implementação da ISO 14000 ajuda as empresas a garantir conformidade com as regulamentações ambientais aplicáveis. Isso reduz o risco de infrações e penalidades legais, bem como a possibilidade de danos à reputação decorrentes de violações ambientais.

Acesso a mercados e clientes

Muitos clientes, parceiros e fornecedores estão exigindo cada vez mais práticas de negócios sustentáveis e ambientalmente responsáveis.

Ao obter a certificação ISO 14000, as empresas podem atender a essas demandas e obter acesso a novos mercados, além de fortalecer as relações com os clientes existentes.

Eficiência operacional

A ISO 14000 incentiva as organizações a identificar práticas mais eficientes em termos de uso de recursos naturais, como água, energia e matérias-primas.

Gestão de riscos

Com a ISO 14000 as empresas podem melhorar sua capacidade de gerenciar e mitigar riscos ambientais, como poluição, derramamentos ou acidentes ambientais.

Quais são os processos de uma auditoria de qualidade?

Você deseja elevar os padrões da sua empresa e garantir a excelência para os seus consumidores em todos os aspectos?

Se sim, confira o nosso e-book gratuito Toolkit de Auditorias de Qualidade, um guia completo sobre as etapas vitais de uma auditoria que também explica sobre toda a documentação necessária!

Faça o download agora e comece a entender sobre o processo de transformação do seu negócio ainda hoje!

E-book Toolkit de Auditorias de Qualidade

Letícia Basso

Letícia Basso

Graduanda de engenharia mecânica na UTFPR, com intercâmbio acadêmico em Portugal no Instituto Politécnico de Viseu. Perfil de pesquisadora com iniciação científica sobre controle de vibrações de estruturas mecânicas e pesquisa sobre nanotecnologia e nanomateriais, participação na empresa júnior da UTFPR-CP SmartMec Jr. e projeto voluntário de ginastica rítmica para crianças da cidade. Certificações: Pacote Office, CopyWriting, Escrita para Web, Google ADS, SEO e Responsabilidade Social e Sustentabilidade.

AS 7 Ferramentas da Qualidade

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

7 Ferramentas Da Qualidade

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.