O que é a ISO 9001:2015?
11 benefícios de se certificar na ISO 9001
DICA DE OURO!

Conheça os 11 principais motivos para você obter a certificação ISO 9001!

A certificação ISO 9001 trará diversos benefícios para sua carreira e para sua empresa. Neste artigo, você conhecerá 11 deles!

Larissa Nunes
Por: Larissa Nunes
Conheça os 11 principais motivos para você obter a certificação ISO 9001!

Você sabia que 72% das corporações certificadas no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001 afirmam que a certificação lhes garantiu grande vantagem competitiva, o que pôde ser constatado através do aumento do número de vendas.

Além disso, 69% das organizações que não possuem ISO 9001 relatam ter perdido uma venda para um concorrente que possui a certificação na norma.

Por aí, você já começa a ver que o negócio é bom, certo? Mas as vantagens da ISO 9001 só estão começando!

E, se você ainda está um pouco perdido em relação ao que é exatamente a ABNT NBR  ISO 9001, fique tranquilo, porque aqui você vai entender mais sobre esse conceito e como ele pode beneficiar a sua empresa. Vamos lá?

Para ajudá-lo ainda mais na busca pela qualidade, a Voitto está disponibilizando um kit gratuito de planilhas de gestão da qualidade para você baixar e utilizar em sua empresa!

Com ele, você terá em mãos 3 ferramentas valiosas para promover a melhoria contínua e a otimização dos seus resultados! Então, aproveite essa oportunidade e clique na imagem abaixo!


Com o kit de Gestão de Qualidade, você receberá 3 ferramentas que vão te auxiliar com planejamento e melhoria contínua da sua empresa.

As planilhas são: Controle de Documentos, FMEA (Análise dos modos de Falha e Seus Efeitos), MASP (Método de Análise e Solução de Problemas).

E aí? Bora baixar essa planilha recheada de conteúdos ricos!


Gestao da Qualidade

O que é a ISO 9001:2015?

ISO 9001


Primeiramente, vamos entender o que significa a sigla ISO.

ISO é uma abreviação para International Organization of Standardization, o que em português seria algo como "organização internacional para padronização".

Trata-se de uma organização independente, não governamental, situada na Suíça e conhecida em todo o mundo.

A ISO desenvolve normas internacionais baseadas em práticas e conhecimento de empresas e profissionais de classe mundial.

Suas principais normas são:

  • ISO 9000: Gestão da Qualidade
  • ISO 14000: Gestão Ambiental
  • ISO 26000: Responsabilidade Social
  • ISO 31000: Gestão de Riscos
  • ISO 22000: Gestão de Segurança Alimentar

Assim como a ISO 9000, a ISO 9001 também traz um guia para o SGQ, entretanto, enquanto a primeira trata de fundamentos e vocabulários, a ISO 9001 é a norma que direciona os requisitos do sistema de gestão.

Objetivos da ISO 9001: 2015:

"Fornecer um conjunto de requisitos em um padrão e ordem comum, aumentando a compatibilidade e integração com outros sistemas de gerenciamento."

Além disso, um dos objetivos da ISO 9001 é permanecer genérica, ou seja, aplicável a todos os tipos de organização e durar, pelo menos, 10 anos.

11 benefícios de se certificar na ISO 9001

Para você ter certeza que essa certificação é para você, separamos 11 dos principais benefícios de se certificar na ISO 9001. Confira abaixo:

1 - Aumento da eficiência / produtividade

Eficiência e produtividade


Para obter a certificação na ISO 9001:2015, as empresas estruturam os processos internos e eliminam desperdíciosde tempo, materiais, pessoas, movimentações, entre outros. O retrabalho e os erros também são reduzidos, o que aumenta a eficiência e produtividade da organização.

A partir disso, a empresa reduz os custos e o lead time de produção, aumentando, por outro lado, a qualidadedos produtos e serviços.

Uma vez que a certificação é alcançada, os processos são estabelecidos. Assim, são definidas diretrizes que podem ser facilmente seguidas por qualquer pessoa e que simplificam o fornecimento de treinamentos, a realização de transições de cargo e a solução de problemas.

2 - Aumento dos lucros 

Lucros


A empresa cujo sistema de gestão da qualidade é certificado pela ISO 9001, como vimos acima, aumenta a sua produtividade, através da eliminação de desperdícios e erros. Com isso, o custo de produção é reduzido, os preços podem se tornar mais baixos e a empresa se torna mais competitiva no mercado, superando os seus concorrentes.

Além de preços mais atrativos, com a melhora na qualidadedos produtos e serviços, o cliente se torna mais satisfeito e volta a consumir aquele produto. Com isso, as vendas da empresa aumentam e os lucros se tornam maiores!

3- Motivação e engajamento da equipe

Motivação e engajamento da equipe


A implementação da ISO 9001 garante que os papéis e responsabilidades dos colaboradores sejam bem definidos, assim como o impacto que possuem no sucesso do sistema de gestão.

Além disso, um dos princípios de qualidade em que a norma ISO 9001 se baseia é justamente o engajamento da equipe.  Assim, a empresa deve estabelecer ações voltadas para a motivação do funcionário e treinamentos para a sua capacitação, a fim de atender os requisitos da certificação.

4 - Reconhecimento Internacional

Reconhecimento internacional


Imagine apresentar um selo que reconhece a qualidade de produtos em todo mundo, inclusive por multinacionais que já estão estabelecidas no mercado há décadas?

É exatamente isso que a ISO proporciona!

A organização é reconhecida mundialmente como uma autoridade em gestão da qualidade e confere uma enorme credibilidade às empresas que certifica. Algo de grande valia, para quem deseja se destacar no mercado, não é mesmo?

5 - Tomada de decisões baseada em evidências

Tomada de decisão


Para ser certificado na ISO 9001, você tem que mostrar que sabe dizer o que faz, fazer o que diz e provar!

Assim, é necessário estabelecer instruções claras sobre as auditorias, manter as informações necessárias para o sistema de gestão da qualidade e monitorar o desempenhodos processos.

Isso ajuda na coleta de informações e em uma tomada de decisões mais embasada e assertiva, o que torna mais fácil o alcance de metas.

6 - Relacionamentos com fornecedores

Relacionamento com fornecedores


A documentação e os procedimentos de teste da ISO 9001 ajudam a garantir a qualidade das matérias-primas e, consequentemente, do produto final. Assim, o relacionamento com fornecedores e partes interessadas ganha confiabilidade e a avaliação de um novo provedor torna-se mais fácil.

Por outro lado, o fornecedor que possui a certificação também é privilegiado, visto que muitas empresas atualmente exigem a certificação como requisito para realizar acordos comerciais.

7 - Documentação

Documentação


Como o padrão da ISO requer documentação adequada de todos os processos e alterações feitas, assim como dos erros ou discrepâncias, ele ajuda a mitigar problemas e fornece estabilidade à empresa.

A documentação também garante que os registros rastreáveis estejam disponíveis no caso de produtos não conformes ou matérias-primas, permitindo que as correções sejam mais fáceis e efetivas.

8 - Padronização e organização

Padronização e organização


Como todos os processos são documentados e padronizados, os erros são minimizados. Até mesmo uma pequena alteração no processo deve ser documentada, o que garante que as mudanças sejam bem planejadas, a implementação seja feita da melhor maneira possível e as informações sejam passadas de um setor para outro de forma organizada.

9 - Satisfação do Cliente

Satisfação do Cliente


A ISO 9001 exige foco total no cliente. Assim, para estar de acordo com a norma, a empresa deve estar sempre em busca de fornecer as melhores soluções a ele, entender os seus pré-requisitos, as suas expectativas e a sua satisfação com o produto ou serviço que está sendo ofertado.

A partir dessa preocupação e do desdobramento de ações voltadas para melhor atender o cliente, a empresa certificada na ISO 9001 se torna capaz de fornecer produtos de alta qualidade e em conformidade com as necessidades do consumidor, o que permite alcançar níveis mais altos de satisfação.

10 - Processos de Melhoria

Processo de melhoria


A partir da documentação das informações sobre o sistema de gestão da qualidade, torna-se mais fácil identificar oportunidades de melhoria, saber onde se localizam os problemas e planejar ações corretivas. Com isso, a empresa consegue otimizar os seus processos, reduzir custos e aumentar a sua competitividade continuamente.

11 - Melhora da imagem perante o mercado

Imagem no mercado


Além de passar maior credibilidade devido ao reconhecimento internacional que ISO 9001 possui, a empresa que é certificada garante ao cliente uma preocupação maior com a qualidade de seus produtos e em melhor atendê-lo.

Imagine se você fosse no McDonald's e, em cada ida, o hambúrguer estivesse diferente da última vez em que foi. Certamente, você iria reduzir sua frequência de idas e teria uma imagem diferente dos produtos ofertados.

É por isso mesmo que o McDonald's investe na padronização de seus produtos e, em qualquer lugar do mundo, o hambúrguer possui o mesmo sabor.

Assim como ele, você deve investir em formas de padronizar o seu produto ou serviço e garantir a qualidade ao cliente, a fim de melhorar a sua imagem perante o mercado.

DICA DE OURO!

Você com certeza já ouviu falar sobre o ISO 9001, mas você sabe o que ele representa? Bem, o ISO 9001 é o famoso conjunto de normas da qualidade, que atestam que uma empresa atende os mais altos padrões do mercado .

Para que sua empresa possa se candidatar à certificação, é necessária uma pessoa com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria, principalmente quando tratamos da certificação ISO 9001. Portanto, com a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015, essa pessoa pode ser você!

Pensando nisso, esse curso foi montado para que você seja capaz de atingir essa tão importante certificação. Ou seja, para que você aprenda sobre os princípios da auditoria e competências necessárias para um auditor.

Além disso a Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015 pressupõe que todos os requisitos da norma devem ser atendidos, mantidos e auditados por um profissional capacitado.

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Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015

Larissa Nunes

Larissa Nunes

Grad. em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Possui certificação em Produção de Conteúdo Web e de Especialista em Marketing de Conteúdo. Trabalhou na empresa Mais Consultoria Jr. e participou de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFJF, como GET e a organização da Mostra de Extensão. Aprofundou seus conhecimentos sobre liderança participando de seminários no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa em Portugal. É especialista em Lean Manufacturing, Dashboards de gestão, Black Belt em Lean Seis Sigma e tambêm ê auditora do Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001. Está sempre em busca de novos conhecimentos para aplicar e se desenvolver em sua área. Especialista em geração de conteúdo do Grupo Voitto.

Formação de Auditores no Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001

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