Você sabia que 72% das corporações certificadas no Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001 afirmam que a certificação lhes garantiu grande vantagem competitiva, o que pôde ser constatado através do aumento do número de vendas

Além disso, 69% das organizações que não possuem ISO 9001 relatam ter perdido uma venda para um concorrente que possui a certificação na norma.

Por aí, você já começa a ver que o negócio é bom, certo? Mas as vantagens da ISO 9001 só estão começando!

E, se você ainda está um pouco perdido em relação ao que é exatamente a ABNT NBR  ISO 9001, fique tranquilo, porque aqui você vai entender mais sobre esse conceito e como ele pode beneficiar a sua empresa. Vamos lá?

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O que é a ISO 9001:2015?

 

Primeiramente, vamos entender o que significa a sigla ISO. 

ISO é uma abreviação para International Organization of Standardization, o que em português seria algo como “organização internacional para padronização”. 

Trata-se de uma organização independente, não governamental, situada na Suíça e conhecida em todo o mundo. 

A ISO desenvolve normas internacionais baseadas em práticas e conhecimento de empresas e profissionais de classe mundial. 

Suas principais normas são:

 

  • ISO 9000: Gestão da Qualidade
  • ISO 14000: Gestão Ambiental
  • ISO 26000: Responsabilidade Social
  • ISO 31000: Gestão de Riscos
  • ISO 22000: Gestão de Segurança Alimentar

 

Assim como a ISO 9000, a ISO 9001 também traz um guia para o SGQ, entretanto, enquanto a primeira trata de fundamentos e vocabulários, a ISO 9001 é a norma que direciona os requisitos do sistema de gestão. 

 

Objetivos da ISO 9001: 2015:

 

“Fornecer um conjunto de requisitos em um padrão e ordem comum, aumentando a compatibilidade e integração com outros sistemas de gerenciamento.”

 

Além disso, um dos objetivos da ISO 9001 é permanecer genérica, ou seja, aplicável a todos os tipos de organização e durar, pelo menos, 10 anos.

 

11 benefícios de se certificar na ISO 9001

 

1 - Aumento da eficiência / produtividade

 

 

Para obter a certificação na ISO 9001:2015, as empresas estruturam os processos internos e eliminam desperdícios de tempo, materiais, pessoas, movimentações, entre outros. O retrabalho e os erros também são reduzidos, o que aumenta a eficiência e produtividade da organização. 

A partir disso, a empresa reduz os custos e o lead time de produção, aumentando, por outro lado, a qualidade dos produtos e serviços. 

Uma vez que a certificação é alcançada, os processos são estabelecidos. Assim, são definidas diretrizes que podem ser facilmente seguidas por qualquer pessoa e que simplificam o fornecimento de treinamentos, a realização de transições de cargo e a solução de problemas. 

 

2 - Aumento dos lucros 

 

 

A empresa cujo sistema de gestão da qualidade é certificado pela ISO 9001, como vimos acima, aumenta a sua produtividade, através da eliminação de desperdícios e erros. Com isso, o custo de produção é reduzido, os preços podem se tornar mais baixos e a empresa se torna mais competitiva no mercado, superando os seus concorrentes. 

Além de preços mais atrativos, com a melhora na qualidade dos produtos e serviços, o cliente se torna mais satisfeito e volta a consumir aquele produto. Com isso, as vendas da empresa aumentam e os lucros se tornam maiores!

 

3- Motivação e engajamento da equipe

 

 

A implementação da ISO 9001 garante que os papéis e responsabilidades dos colaboradores sejam bem definidos, assim como o impacto que possuem no sucesso do sistema de gestão.

Além disso, um dos princípios de qualidade em que a norma ISO 9001 se baseia é justamente o engajamento da equipe.  Assim, a empresa deve estabelecer ações voltadas para a motivação do funcionário e treinamentos para a sua capacitação, a fim de atender os requisitos da certificação.

 

4 - Reconhecimento Internacional

 

 

Imagine apresentar um selo que reconhece a qualidade de produtos em todo mundo, inclusive por multinacionais que já estão estabelecidas no mercado há décadas? 

É exatamente isso que a ISO proporciona!  

A organização é reconhecida mundialmente como uma autoridade em gestão da qualidade e confere uma enorme credibilidade às empresas que certifica. Algo de grande valia, para quem deseja se destacar no mercado, não é mesmo?  

 

5 - Tomada de decisões baseada em evidências

 

 

Para ser certificado na ISO 9001, você tem que mostrar que sabe dizer o que faz, fazer o que diz e provar!

Assim, é necessário estabelecer instruções claras sobre as auditorias, manter as informações necessárias para o sistema de gestão da qualidade e monitorar o desempenho dos processos.

Isso ajuda na coleta de informações e em uma tomada de decisões mais embasada e assertiva, o que torna mais fácil o alcance de metas.

 

6 - Relacionamentos com fornecedores

 

 

A documentação e os procedimentos de teste da ISO 9001 ajudam a garantir a qualidade das matérias-primas e, consequentemente, do produto final. Assim, o relacionamento com fornecedores e partes interessadas ganha confiabilidade e a avaliação de um novo provedor se torna mais fácil.

Por outro lado, o fornecedor que possui a certificação também é privilegiado, visto que muitas empresas atualmente exigem a certificação como requisito para realizar acordos comerciais. 

 

7 - Documentação

 

 

Como o padrão da ISO requer documentação adequada de todos os processos e alterações feitas, assim como dos erros ou discrepâncias, ele ajuda a mitigar problemas e fornece estabilidade à empresa. 

A documentação também garante que os registros rastreáveis ??estejam disponíveis no caso de produtos não conformes ou matérias-primas, permitindo que as correções sejam mais fáceis e efetivas. 

 

8 - Padronização e organização

 

 

Como todos os processos são documentados e padronizados, os erros são minimizados. Até mesmo uma pequena alteração no processo deve ser documentada, o que garante que as mudanças sejam bem planejadas, a implementação seja feita da melhor maneira possível e as informações sejam passadas de um setor para outro de forma organizada. 

 

9 - Satisfação do Cliente

 

 

A ISO 9001 exige foco total no cliente. Assim, para estar de acordo com a norma, a empresa deve estar sempre em busca de fornecer as melhores soluções a ele, entender os seus pré-requisitos, as suas expectativas e a sua satisfação com o produto ou serviço que está sendo ofertado. 

A partir dessa preocupação e do desdobramento de ações voltadas para melhor atender o cliente, a empresa certificada na ISO 9001 se torna capaz de fornecer produtos de alta qualidade e em conformidade com as necessidades do consumidor, o que permite alcançar níveis mais altos de satisfação.

 

10 - Processos de Melhoria

 

 

A partir da documentação das informações sobre o sistema de gestão da qualidade, torna-se mais fácil identificar oportunidades de melhoria, saber onde se localizam os problemas e planejar ações corretivas. Com isso, a empresa consegue otimizar os seus processos, reduzir custos e aumentar a sua competitividade continuamente.

 

11 - Melhora da imagem perante o mercado


 

Além de passar maior credibilidade devido ao reconhecimento internacional que ISO 9001 possui, a empresa que é certificada garante ao cliente uma preocupação maior com a qualidade de seus produtos e em melhor atendê-lo.

Imagine se você fosse no McDonald’s e, em cada ida, o hambúrguer estivesse diferente da última vez em que foi. Certamente, você iria reduzir sua frequência de idas e teria uma imagem diferente dos produtos ofertados. 

É por isso mesmo que o McDonald’s investe na padronização de seus produtos e, em qualquer lugar do mundo, o hambúrguer possui o mesmo sabor. 

Assim como ele, você deve investir em formas de padronizar o seu produto ou serviço e garantir a qualidade ao cliente, a fim de melhorar a sua imagem perante o mercado. 

 

E aí, viu como a ISO 9001 pode te beneficiar?

 

Agora que você viu todos os benefícios da ISO 9001, com certeza deve estar interessado em obter essa certificação para a sua empresa!

Para isso, é necessário ter um profissional capacitado, que possa direcionar a organização para atender os requisitos da norma e realizar auditorias internas, a fim de prepará-la para a certificação.

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