O que é JOMO?
Quais as vantagens do JOMO?
Como aplicar o JOMO?
Aprenda a desenvolver sua inteligência emocional com a Voitto!

Aprenda o que é o JOMO, suas vantagens e como aplicá-lo na sua vida

Saiba neste artigo o que é JOMO, quais são as suas principais vantagens e como começar a aplicá-lo hoje mesmo na sua vida.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é o JOMO, suas vantagens e como aplicá-lo na sua vida

Em um mundo conectado, de aparências e que cada vez exige mais das pessoas, é comum que muitas tenham sua inteligência emocional prejudicada. O JOMO por sua vez, busca resolver este tipo de problema.

Sua prática envolve a redução de diversos hábitos de produtividade, procrastinação e desenvolvimento de relações sociais.

Desta forma, é possível conseguir diversos benefícios para a saúde, principalmente para a saúde mental, evitando a comparação com outra pessoa e reduzindo as chances de sofrer depressão e ansiedade.

Deseja aprender mais sobre o que é o JOMO? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar no seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é JOMO?
  • Quais as vantagens do JOMO?
  • Como aplicar o JOMO?
  • Aprenda a desenvolver sua inteligência emocional com a Voitto!

Vamos à leitura?

O que é JOMO?

JOMO (Joy of Missing Out) é uma expressão da língua inglesa, em que sua tradução livre significa “Alegria de Perder Algo”. Embora a primeiro momento, ler essa frase possa parecer estranho e desconfortável, cada vez mais as pessoas se sentem felizes por não experimentar alguma coisa que teoricamente não deveriam. Mas o que de fato tem atraído tantas pessoas com a ideia do JOMO?

O JOMO funciona como se fosse um antídoto para o FOMO (Fear of Missing Out), que significa “Medo de Perder”. As pessoas que criaram este conceito levaram em conta que sempre pensar no que elas estavam perdendo as prejudicava bastante.

E foi aí que se deu o surgimento do JOMO, dando agora a permissão e o sentido para não se preocupar nas possíveis coisas que estariam perdendo.

Em um mundo onde as redes sociais fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, podemos facilmente encontrar pessoas fazendo algo melhor do que estamos fazendo e parecendo melhores do que nós, através de alguns cliques.

Desta forma, muitas pessoas sentem que passam mais tempo desejando fazer algo interessante do que realmente aproveitando as experiências das quais mergulham.

E foi exatamente por isso que o JOMO surgiu. Os praticantes desta técnica acreditam que pode ser que exista coisa melhor para fazer, porém todas as situações que estamos inseridos possuem algo a nos oferecer. Em geral, esta ideia se baseia bastante no mindfulness.

Portanto, as pessoas que conseguirem obter felicidade em se perder alguma coisa, tem maior facilidade para viver o momento presente.

Aplicar esta metodologia na sua vida pode garantir bastantes vantagens, como por exemplo, diminuir a ansiedade e o estresse! Mas vamos conferir suas vantagens mais detalhadamente no tópico seguinte?

Mas veja esse super material antes! 

Está gostando do artigo até aqui? Esperamos que sim! Ficaremos muito felizes em te ajudar nessa jornada de Autoconhecimento e Autogerenciamento emocional. Por esse motivo, gostaríamos de saber, você realmente sabe os impactos de ter sua inteligência emocional desenvolvida? Se não, olha só o que temos para você!

No nosso Ebook sobre A importância da Inteligência Emocional, você será capaz de entender a importância e porque você deve desenvolver a Inteligência Emocional. Ainda, você desenvolverá melhor suas habilidades em se conhecer melhor, em se colocar no lugar do outro, em gerir melhor suas emoções e sentimentos e aprimorar sua capacidade com sociabilidade.

Baixe gratuitamente agora mesmo clicando no botão abaixo e veja como aplicar a IE no dia a dia impacta positivamente no seu comportamento pessoal e profissional!

Entenda a importância da inteligência emocional! Clique e baixe o ebook!

Quais as vantagens do JOMO?

O JOMO fala sobre o ato de ter prazer em perder planos com os outros e isso significa aprender a dizer “não” a várias situações.

O Instagram principalmente nos faz acreditar que todos estão vivendo suas melhores vidas, mas muito provavelmente, essas pessoas não estão se divertindo tanto quanto parece. Além disso, a prática mostra que ficar em casa tem muitos benefícios.

Mais tempo para cuidar de si

Trabalhar horas e horas e sentir pressão durante boa parte do dia, sem dúvidas, acarretará em um maior esgotamento, sendo que isso cada vez está mais comum na sociedade.

As empresas cada vez mais exigem maior desenvolvimento de suas soft skills e hard skills, o que acaba acarretando em problemas psicológicos.

Mas ter uma pausa e desacelerar é essencial para seu bem-estar físico e mental e sua autoconsciência, e isso não acontecerá na semana que tiver inúmeros compromissos sociais para fazer.

Independente qual for o autocuidado, uma aula de ioga ou uma caminhada, o JOMO certamente irá ajudar você a ter mais tempo para si mesmo e aumentar sua qualidade de vida.

Assistir sua série favorita sem se sentir culpado

Não há nada de errado em sentar na sala com uma taça de vinho e assistir a sua série favorita. Esqueça por um momento que você precisa estar fazendo outra coisa com o seu tempo e como a tecnologia vem mudando o mercado de trabalho, apenas aproveite o tempo e relaxe!

Maior economia

Economizar dinheiro é um dos maiores benefícios do Jomo. Pense em todo o dinheiro que você poderia economizar se não estivesse indo em baladas caras, jantares e utilizando o Uber. Use o dinheiro economizado para gastar em uma férias ou crie um fundo de poupança.

Foco

O JOMO dá a você mais tempo para fazer seus planos, realizar suas atividades, lutar pelos seus sonhos e objetivos e procurar por outros hobbies e interesses. Uma dica é colocar seu smartphone em modo avião e longe de você naqueles momentos onde o foco é necessário.

Experimente eliminar alguns compromissos indesejados do seu calendário e comece a praticar o JOMO agora mesmo! Abaixo separamos algumas dicas para aplicar essa metodologia na sua vida.

Como aplicar o JOMO?

Assistir um filme ou fazer uma refeição sozinho podem ser ótimas maneiras de passar mais tempo com você mesmo. Além disso, vamos mostrar algumas outras estratégias para aplicar o JOMO:

Se permita sentir-se desconfortável no início

Algumas pessoas possuem facilidade em ficar sozinhas, porém outras, nem tanto. Caso você não tenha certeza sobre tirar um tempo para si, comece devagar.

Sente-se 10 minutos em silêncio, fique longe do celular e faça pequenas caminhadas.

Se programe para desligar-se do mundo virtual

Procure definir um horário ao longo do seu dia para desligar seu celular e consequentemente desligar-se do mundo virtual, pode ser no fim de semana, horas antes de dormir ou no horário que melhor encaixa na sua rotina.

Se desconecte ao longo do dia

Estar conectado o tempo todo recebendo notificações pode não ser a melhor forma para colher os benefícios de ficar sozinho. Da mesma forma, tomar um tempo para ficar sozinho não está relacionado ao uso excessivo do twitter ou instagram.

Tente se manter longe do celular ou computador, por algumas horas ou um dia inteiro, aumentando um pouco o desafio cada vez mais, para que de fato você consiga se concentrar e refletir por conta própria.

Medite

A meditação é uma ótima maneira de ter um tempo para si. Ela pode ser praticada em apenas um minuto por dia.

Segundo pesquisas, esta prática é capaz de aliviar o estresse, beneficia o cérebro e reduz os riscos de ataque cardíaco e derrame. Na internet, é possível encontrar diversos artigos e vídeos que ensinam como começar essa prática.

Aprenda a desenvolver sua inteligência emocional com a Voitto!

A habilidade de saber identificar e lidar com emoções tem se tornado uma das mais procuradas em todo o mercado, uma vez que ela é responsável por aproximadamente 58% da nossa performance profissional. Aliado a isso, 90% dos profissionais com melhor desempenho em seus empregos possuem altos níveis de Inteligência Emocional.

Fica claro que o desenvolvimento desse conjunto de habilidades é fundamental tanto para ser um profissional que as empresas buscam quanto para potencializar o desempenho em suas tarefas.

Pensando nisso, desenvolvemos o curso Inteligência Emocional. Com ele, você será capaz de:

  • Entender suas próprias emoções e ter consciência de raciocinar perante elas para controlar suas ações.
  • Compreender como as pessoas ao seu redor se sentem.
  • Perceber as relações de comportamento de sua equipe de trabalho e entender o caminho de ações para melhorar as situações de convívio.
  • Influenciar Pessoas.
  • Se destacar e se tornar um líder inspirador capaz de motivar e potencializar o trabalho de toda uma equipe.

Ficou interessado em nosso treinamento? Então, clique na imagem abaixo e tenha maiores informações sobre o nosso curso Inteligência Emocional além de, com o cupom BLOG50, ter 50% de desconto no curso!

Clique e saiba mais!

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique e adquira o curso Inteligência Emocional com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Inteligência Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.