O que é a sobrecarga de trabalho?
Quais são as causas da sobrecarga de trabalho?
Como identificar a sobrecarga de trabalho?
O que a sobrecarga de trabalho pode causar?
Como evitar a sobrecarga de trabalho?
Torne-se o líder um grande líder na melhoria do fluxo de produção!

Saiba identificar as principais causas da sobrecarga de trabalho e como evitá-las

Aprenda neste artigo o que é a sobrecarga de trabalho, quais são suas causas e consequências, além como identificar os seus sinais!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Saiba identificar as principais causas da sobrecarga de trabalho e como evitá-las

Buscar incessantemente pelos melhores resultados e atingir certas expectativas pode ser saudável, desde que seja de maneira equilibrada e saudável. Quando não, leva a chamada sobrecarga de trabalho. 

Essa condição é prejudicial para os colaboradores bem como para as empresas, já que sem o bem-estar do primeiro, os processos e projetos existentes são diretamente afetados de forma negativa. 

Desse modo, é importante saber identificar os principais fatores que levam a sobrecarga de trabalho, o que eles causam e como é possível evitá-los.

Por isso, abordaremos todos esses tópicos ao longo deste artigo nos seguintes tópicos:

  • O que é a sobrecarga de trabalho? 
  • Quais são as causas da sobrecarga de trabalho?
  • Como identificar a sobrecarga de trabalho? 
  • O que a sobrecarga de trabalho pode causar?
  • Como evitar a sobrecarga de trabalho?

O que é a sobrecarga de trabalho? 

A sobrecarga no trabalho é definida como o excesso de serviço depositado sobre os colaboradores, ultrapassando um limite saudável bem como aceitável de dedicação por parte deles.

Ou seja, quando há sobrecarga de trabalho, a produtividade que determinada empresa exige não pode ser alcançada sem que o bem-estar dos colaboradores seja comprometido. 

Dessa maneira, ela pode ser apresentada na forma de longas jornadas de trabalho, demandas grandes com exigência de serem executadas em um curto período de tempo, entre outras situações.

Além disso, existem alguns fatores importantes que levam a essa condição, e por isso não devem ser ignorados pelas companhias. Vamos então apresentá-los para você.

Quais são as causas da sobrecarga de trabalho?

As principais causas da sobrecarga de trabalho sobre colaboradores são:

Empresas desorganizadas

Quando uma empresa vivencia a constante desorganização, faz com que se torne difícil executar seus compromissos e como consequência, sobrecarrega os seus funcionários, fazendo com que eles excedam suas horas de trabalho para realizar demandas.

Equipes reduzidas

Outro fator relevante é que muitas vezes, equipes com um número pequeno de pessoas ficam responsáveis por uma quantidade enorme de tarefas.

Desse jeito, os colaboradores nunca conseguem dar conta das demandas, e o trabalho vai se acumulando cada vez mais, prejudicando tanto os funcionários quanto a própria empresa.

Metas inalcançáveis 

Algumas empresas têm o hábito de estipular metas que são inatingíveis para os profissionais. Isso, além de desmotivá-los, acaba exigindo um esforço fora do comum, o que gera desgaste e também um alto nível de estresse

Porém, nós sabemos que definir metas de maneira assertiva pode não ser nada fácil, e muitos pecam nisso por não saber como estabelecê-las.

Sendo assim, a Voitto criou um ebook de Definição de Metas para te ajudar a definir onde sua empresa quer chegar!

Confira agora o eBook Definição de Metas e Defina onde sua empresa quer chegar!

A importância de estabelecer metas vem justamente do questionamento: Para onde eu quero ir? Tanto no âmbito pessoal quanto profissional temos a necessidade de estabelecer as metas que retratam os nossos objetivos para o futuro. A meta é capaz de criar uma organização para seus objetivos de uma forma alinhada.

Ficou curioso? Baixe agora o nosso eBook!

definicao de metas

Até então, te apresentamos o conceito e as principais causas da sobrecarga no ambiente de trabalho. Mas você saberia identificá-la a partir de seus sinais? Vamos te ensinar agora!

Como identificar a sobrecarga de trabalho?

Para identificar se a sobrecarga de trabalho está acontecendo é importante ficar atento aos sinais que são apresentados pelos profissionais. São eles:

  • Não realizar nada para si mesmo por falta de tempo; 
  • Estresse constante e com frequência; 
  • Descontar em outras pessoas o estresse acumulado; 
  • Continuar assumindo novas responsabilidades mesmo já tendo várias para cumprir, ou seja, acúmulo de tarefas. 
  • Ficar doente frequentemente por conta de baixa imunidade causada pela queda das habilidades físicas e mentais; 
  • Sensação constante de falta de energia, se sentindo sempre esgotada; 
  • Vivenciar uma dificuldade de concentração, por conta do cansaço constante. 

Além desses sinais que por si só já são consequências terríveis da sobrecarga de trabalho, existem algumas outras sequelas que esse problema pode desencadear. Veja a seguir quais são elas:

O que a sobrecarga de trabalho pode causar?

Síndrome de burnout 

A síndrome de burnout tem acometido diversos profissionais nos dias de hoje. Ela é considerada uma doença do trabalho, e é caracterizada pela sensação de esgotamento, sentimentos negativos relacionados ao trabalho e também a eficácia profissional reduzida.

Deu pra ver que todos os seus sintomas estão diretamente relacionados com a sobrecarga de trabalho, não é mesmo?

Além da síndrome, é comum o desenvolvimento de doenças graves como transtorno de ansiedade, depressão, entre outras.

Fadiga mental 

O excesso de atribuições, os prazos de entrega curtos e as metas inalcançáveis levam os colaboradores a se sentirem ansiosos e estressados, o que ocasiona um estado de fadiga mental.

Sensação de desmotivação

Quando se está sobrecarregado, as tarefas passam a não serem entregues nos prazos estabelecidos, surgindo atrasos e assim, a motivação dos colaboradores de darem continuidade a suas obrigações é comprometida.

Então, quando os profissionais sentem que não conseguem cumprir suas demandas e nem veem como isso é possível, a sensação de desmotivação é inevitável. 

Improdutividade recorrente 

Estar cansado, desmotivado e até mesmo doente leva a procrastinação que é uma das principais causas da improdutividade dos funcionários, pois, por mais que sejam habilidosos, nenhuma habilidade consegue suprir esses fatores reunidos.

Necessidade de retrabalho 

Todos os resultados anteriores podem gerar erros, o que provoca a necessidade de retrabalhoem uma equipe.

Deste modo, esse processo gera frustração, custos para a empresa, e até mesmo, dependendo dos casos, insatisfação dos clientes.


Visto todas essas consequências, fica evidente que é fundamental investir em ações que evitem a sobrecarga de trabalho, a fim de beneficiar tanto os colaboradores quanto as próprias empresas.

Portanto, vamos te apresentar algumas dicas de como fazer isso.

Como evitar a sobrecarga de trabalho?

Algumas estratégias para enfrentar as suas causas e evitar o excesso de trabalho são:

  • Melhor delegação das funções;
  • Investimento na organização da empresa, focando também no desenvolvimento organizacional;
  • Estabelecimento de metas atingíveis e que façam sentido e melhor organização dos objetivos; 
  • Reavaliação do fluxo de trabalho: é preciso mapear os processos, em seguida criar um bom planejamento e também, automatizar os processos que podem ser automatizados;
  • Oferecimento de treinamentos: aprimorando as habilidades dos colaboradores (tanto hard quanto soft skills) levam a chance de sobrecarga menores, pois geram a otimização do trabalho bem como profissionais mais emocionalmente estáveis. 
  • Definição de prioridades;
  • Incentivo a realização de exercícios físicos, que ajudam tanto na saúde mental quanto física dos funcionários, melhorando sua qualidade de vida. 

Como você pode perceber ao longo deste artigo, um planejamento da produção é um elemento essencial para evitar o trabalho excessivo e prejudicial e garantir uma maior qualidade e produtividade dentro de uma organização.

Pensando nisso, a Voitto desenvolveu o pacote Formação Especialista em Planejamento e Controle da Produção, perfeito para você que deseja se tornar um grande líder que proporciona a sua equipe um processo equilibrado e assertivo.

Preparado para conhecer mais a respeito?

Torne-se o líder um grande líder na melhoria do fluxo de produção! 

Se você quer experiência e prática para se tornar uma referência em Planejamento e Controle da Produção, nós temos a oportunidade para você: nosso curso de Formação de Especialistas em PCP!

Na formação, você terá acesso a 3 cursos que farão você entender o sistema de gestão operacional e como trazer bons resultados por meio do planejamento, controle e programação do fluxo produtivo.

Tá esperando o que? Inscreva-se na Formação de Especialista em Programação e Controle da Produção e aprenda métodos, práticas e ferramentas estruturadas para garantir maior qualidade e produtividade dentro de uma organização.

Cliquena imagem abaixo e tenha acesso a maiores informações sobre esse pacote!

Formação de Especialista em Programação e Controle da Produção

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Formação de Especialistas em PCP, inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Pacote] Formação De Especialistas Em Pcp

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.