Como será a nossa relação com a inteligência artificial?
A inteligência artificial emocional
Como as empresas estão se beneficiando da inteligência emocional e da inteligência artificial?

Como a inteligência emocional e a inteligência artificial podem contribuir para as organizações?

Veja como a inteligência emocional e a inteligência artificial podem contribuir para o sucesso da sua organização e para um bom atendimento.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
Como a inteligência emocional e a inteligência artificial podem contribuir para as organizações?

A inteligência emocional e a inteligência artificial são assuntos de extrema importância e entender a relação entre esses dois tipos de inteligência, diferentes, porém complementares, é essencial para o futuro das organizações.

A inteligência emocional é a capacidade que nós, seres humanos, temos de entender e administrar as nossas próprias emoções e sermos empáticos com as emoções dos outros.

Essa habilidade possui impacto direto nas nossas tomadas de decisões, visto que elas exigem autocrítica, reflexão e bom senso.

A inteligência artificial pode ser definida como uma área da ciência e da tecnologia com propósito de criar máquinas e softwares inteligentes capazes de absorver, deduzir, criar e aprender conceitos e ideias.

Tendo essas definições em mente, muitos questionamentos surgem, incluindo a dúvida de muitos se, em algum momento, as máquinas substituirão o trabalho humano e como será a nossa relação com toda essa tecnologia.

Já podemos adiantar que essa relação exige muito da nossa inteligência emocional para que seja saudável.

Para sanar essas e outras dúvidas e entender como a inteligência artificial já está inserida em nosso cotidiano, veja o que vamos conversar ao longo deste artigo:

  • Como será a nossa relação com a inteligência artificial?
  • A inteligência artificial emocional
  • Como as empresas estão se beneficiando da inteligência emocional e da inteligência artificial?

Preparado(a) para essa conversa? Então vamos lá!

Como será a nossa relação com a inteligência artificial?

Muitos se perguntam se seremos substituídos completamente pelas máquinas, como naqueles filmes futuristas que chegam a dar medo.

A resposta a essa pergunta é que, muito provavelmente, não seremos substituídos. Porém, nossas habilidades sociais serão cada vez mais requeridas e valorizadas, visto que este é o nosso diferencial em relação à máquinas.

Aquelas atividades mecânicas, que podem ser executadas sem a necessidade de "raciocínio", podemos dizer, de um modo automático, serão realizadas por dispositivos que se utilizam da inteligência artificial.

Um exemplo disso é o atendimento ao cliente.

Recursos como chatbots e de assistência virtual tem feito parte do nosso cotidiano. Isso porque eles substituem as atividades mecânicas do atendimento, relacionadas a respostas de "sim" ou "não".

Já as assistências mais complexas que dependem de uma interação humana e toda a sua capacidade para a resolução de problemas devem ser exercidas por nós, seres humanos.

Sabe quando ligamos para uma operadora de serviços e o nosso primeiro contato é com uma atendente virtual? Então, essa já é uma aplicação da IA , a qual já estamos acostumadas.

Você, alguma vez na vida, já deve ter se estressado com um assistente virtual que não entendia a sua resposta e simplesmente repetia as mesmas perguntas, não é mesmo?

Isso acaba gerando uma dor no cliente que exige interação e inteligência emocional, o que é feito por pessoas, já que os robôs ainda não possuem a capacidade de entender as necessidades do consumidor.

Sendo assim, existem algumas soft skills importantes a serem desenvolvidas. Mas, antes de falar delas, eu convido você a assistir à nossa Websérie Soft Skills - As Habilidades do Profissional do Futuro.

São 5 episódios repletos de dicas práticas para você desenvolver suas habilidades cognitivas e se destacar no mercado de trabalho. Clique no banner abaixo e comece a assistir agora mesmo!

Websérie Soft Skills - As habilidade do profissional do futuro!


Vamos falar agora sobre 3 habilidades cognitivas que devem ser desenvolvidas para que nós, seres humanos, possamos nos destacar em relação à inteligência artificial. São elas:

A agilidade emocional se trata de como nós devemos identificar, compreender e aceitar os nossos comportamentos para poder mudá-los.

É a habilidade de reconhecer e aplicar as experiências boas e ruins de maneira consciente e produtiva.

Colaboração e consciência coletiva

Em uma organização, saber colaborar para o desenvolvimento das pessoas e da empresa e ainda ter consciência a respeito das suas atitudes e o que elas podem gerar nos outros é essencial.

Curiosidade

À medida que o tempo passa, a velocidade com que os conhecimentos são gerados e disseminados aumenta cada vez mais. Sendo assim, é necessário ter curiosidade para desbravar o novo, duvidar do seu conhecimento e aprender a reaprender.

Essas habilidades, por enquanto, são de exclusividade nossa. Mas por que por enquanto?

Vamos falar sobre isso no próximo tópico.

A inteligência artificial emocional

A inteligência artificial emocional é a evolução da inteligência artificial aliada ao machine learning, o que faz com que as tecnologias se tornem mais humanizadas.

Os conceitos de machine learning e deep learning estão sendo colocados em prática para identificar diversas expressões faciais e estados emocionais de pessoas de diferentes localidades, etnias, gêneros e idades.

Isso, visando diálogos mais humanos e personalizados a fim de interagir de uma melhor forma com o cliente.

Em alguns setores, como por exemplo no marketing, essa identificação de expressões faciais que podem demonstrar surpresa, alegria ou raiva, por exemplo, estão sendo usadas para identificar a reação do consumidor ao abrir uma embalagem.

É apenas questão de tempo para que esse tipo de tecnologia ganhe mais espaço e a inteligência artificial emocional faça parte de outros setores.

Como as empresas estão se beneficiando da inteligência emocional e da inteligência artificial?

Para as empresas, o ideal é desenvolver um atendimento híbrido. As máquinas ficam responsáveis pelo atendimento primário, com respostas rápidas e práticas, e as pessoas, com os próximos procedimentos que dependem das habilidades humanas para trazer uma melhor experiência para o cliente.

E como conseguir se beneficiar disso? Por meio do aprimoramento da inteligência emocional.

Você sabia que 87% das empresas demitem funcionários por problemas comportamentais, ou seja, que possuem o desempenho de baixo nível de inteligência emocional?
Pensando nisso, desenvolvemos um teste totalmente gratuito para te ajudar a identificar como anda a sua inteligência emocional, e te livrar dessa situação aliás você não precisa estar dentro dessa porcentagem! Então se liga nessa dica:
Faça agora mesmo o nosso teste e descubra quais competências melhorar.

Como está sua inteligência emocional?

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Ebook - A importância da inteligência emocional! Baixe agora!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

A Importancia Da Inteligencia Emocional

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.