O que é a metodologia PBL?
Como funciona a metodologia PBL?
Vantagens da metodologia PBL
3 aplicações da metodologia PBL
Você já teve uma ideia que daria um bom empreendimento, mas não soube como transformá-la em negócio?

O que é PBL? Desenvolva suas habilidades por meio da resolução de problemas!

Descubra o que é a metodologia Problem Based Learning (PBL) e como ela pode ser aplicada para o desenvolvimento educacional e profissional.

Sávio Vale
Por: Sávio Vale
O que é PBL? Desenvolva suas habilidades por meio da resolução de problemas!

O PBL teve sua origem em 1969 na Universidade McMaster, na cidade de Hamilton no Canadá, e adotada, paralelamente, na Universidade Maastricht, na Holanda.

Já no Brasil, essa metodologia chegou na década de 90 e foi trazida pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA) e pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Quer saber do que se trata essa metodologia? Então confira o que você encontrará no texto:

  • O que é a metodologia PBL?
  • Como funciona a metodologia PBL?
  • Vantagens da metodologia PBL
  • 3 aplicações da metodologia PBL.

Leia até o final deste artigo para descobrir como essa metodologia pode ser aplicada no seu desenvolvimento acadêmico e profissional.

O que é a metodologia PBL?

PBL significa Problem Based Learning ou, em português, Aprendizagem Baseada em Problemas. É uma metodologia ativa, muito utilizada em escolas médicas, que tem como objetivo retirar o aluno ou o profissional da condição de receptores de informações e colocá-los como protagonistas no processo de aprendizagem.

Na prática, essa abordagem é feita em grupo, começando com a apresentação de um problema a ser resolvido por meio de discussões e ideias realizadas em conjunto.

Nessa metodologia, o aprendizado e o desenvolvimento de habilidades acontecem conforme as necessidades que surgem à medida que um problema precisa ser resolvido, os professores e instrutores atuam no papel de orientadores durante todo processo.

Uma dessas habilidades, por exemplo, é a comunicação e a oratória, haja vista que durante a construção do conhecimento, o aprendiz assume a função de transmissor de informação antes ocupada por um professor.

Durante o PBL o aprendiz é o locutor da informação. Mas o que isso quer dizer? Isso está relacionado à maneira como essa metodologia funciona e é o que você verá no próximo tópico.

Como funciona a metodologia PBL?

A metodologia do PBL é estruturada da seguinte forma:

  • Definição;
  • Esclarecimento;
  • Desenvolvimento;
  • Análise;
  • Alinhamento.

Essas são as 5 etapas da metodologia. Entenda cada uma delas agora mesmo.

1. Definição

Os mentores estabelecem os objetivos de aprendizagem e definem os problemas baseados em situações reais.

Ao resolverem esses problemas, os aprendizes ganham habilidades além das que iriam adquirir em uma metodologia de ensino tradicional.

2. Esclarecimento

Em seguida, o mentor do PBL deve fazer uma breve apresentação explicando o objetivo do problema e trazendo informações sobre alguns termos técnicos que os aprendizes podem encontrar durante a elaboração da solução.

3. Desenvolvimento

Os aprendizes são incentivados ao trabalho em equipe e à utilização da criatividade enquanto buscam resolver soluções para o problema-alvo.

Durante esse processo, eles devem consultar materiais indicados pelo mentor, construir protótipos e utilizar qualquer meio que considerem válido para resolver o problema.

4. Análise

O mentor analisa a solução de cada grupo e fornece um feedback construtivo para ser utilizado como ponto de melhoria na solução seguinte.

5. Alinhamento

No final, todos os aprendizes são reunidos e o mentor alinha o conhecimento teórico que eles utilizaram para construir as soluções.

Confira a imagem abaixo com um resumo das etapas:

Etapas da metodologia do Problem Based Learning PBL


Sei que você quer um exemplo, então vamos lá!

Imagine que um professor peça para você e sua turma se dividirem em grupos para desenvolver uma impressora 3D. Ele mostra alguns modelos e diz quais são as dimensões máximas de produtos que podem ser impressos.

Diante desse problema, provavelmente a primeira ação de você e seu grupo é pesquisar sobre o processo de construção dessa máquina.

Vocês encontrarão livros, vídeos de tutoriais e muitos trabalhos acadêmicos. Depois de tanta pesquisa, é possível definir a metodologia para desenvolver a máquina: dimensionamento da estrutura, mecanismos, motores, peças, materiais, fabricação e montagem.

Em seguida, vocês dividem as tarefas. Cada um estuda o suficiente para o projeto, vocês alinham as informações, tiram dúvidas com o orientador, constroem o conhecimento juntos e brigam quando alguém deixa de cumprir com as obrigações (resolver conflitos faz parte). No final...

Vocês conseguem entregar um protótipo que, apesar de algumas falhas, o projeto atende minimamente os requisitos iniciais. Depois de tudo, você lembra que a disciplina era do ciclo básico e que você foi muito além do esperado.

Essa é a principal vantagem do PBL: como protagonistas, os aprendizes podem aprofundar os conhecimentos de acordo com a capacidade deles.

Falando em vantagens, você verá outros benefícios dessa metodologia a seguir. Fique ligado!

Vantagens da metodologia PBL

As principais vantagens da aprendizagem baseada em problemas são:

  • Ensino sobre como procurar informações;
  • Desenvolvimento de autonomia e protagonismo;
  • Formação de responsabilidade;
  • Desenvolvimento do senso de melhoria;
  • Estímulo à lógica;
  • Incentivo à capacidade de resolver problemas;
  • Desenvolvimento de criatividade e liderança;
  • Trabalhar em grupo e desenvolver comunicação;
  • Incentivo à adaptabilidade;
  • Incentivo à interdisciplinaridade;
  • Fortalecimento do conhecimento sobre ciências básicas;
  • Aproximação entre a teoria e a prática.

A cereja do bolo dessa lista de vantagens é saber que a metodologia PBL pode ser aplicada como ferramenta de treinamento de profissionais e da educação 4.0 na formação de alunos de diferentes áreas.

Quer ver como? Então siga para o próximo tópico e veja!

3 aplicações da metodologia PBL

Conheça três áreas nas quais podemos aplicar o PBL:

1. Medicina e ciências da saúde

Muitas faculdades de medicina ao longo do país têm aplicado o PBL. Primeiramente, os alunos, divididos em grupos, analisam um caso clínico e apresentam para o orientador.

Em seguida, eles veem as teorias relacionadas ao caso avaliado. Por fim, com a teoria em mente e a familiaridade com o problema, eles são levados ao laboratório para aprimorar as análises. Esse processo acontece entre duas e três vezes por semana.

2. Engenharia

Na engenharia, a metodologia não é diferente, mas é comum o PBL ser traduzido como Project Based Learning(Aprendizagem Baseada em Projetos).

O aluno aprende enquanto desenvolve o protótipo de um projeto, como o exemplo da impressora 3D acima, lembra? Dessa forma, os alunos integram diferentes áreas para criar uma solução.

3. Na educação empreendedora

O PBL incentiva os aprendizes a terem proatividade e desenvolverem a capacidade de identificar oportunidades de criar soluções em diferentes áreas e setores da sociedade.

Isso lhe lembra algo? Estou falando do perfil empreendedor. As principais habilidades empreendedoraspodem ser fomentadas com pessoas treinadas seguindo a aprendizagem baseada em problemas.

Você já teve uma ideia que daria um bom empreendimento, mas não soube como transformá-la em negócio?

Então agora é a hora de aprender a definir propósitos para suas ideias e soluções, aprender como fazer análise de mercado, como fazer lançamento de produtos e como controlar e gerenciar um negócio.

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.

Clique e saiba mais!

Sávio Vale

Sávio Vale

Grad. em Engenharia Mecânica pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Foi bolsista PIBIC/CNPQ na área de Engenharia dos Materiais e voluntário em desenvolvimento de projetos de pesquisa. Participou do treinamento Sebrae Like A Boss para ideação de negócios e startups pelo SEBRAE/PI. É Líder de Projetos na equipe Sol do Equador Aerodesign/IFPI e atuou, inicialmente, como analista de Estabilidade e Controle. Voltado ao desenvolvimento de competências em liderança, gestão e tecnologia. Possui certificação em White Belt em Lean Seis Sigma, Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo para web e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Banner do curso "Introdução ao Agile Scrum"

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Introdução Agile Scrum

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.