O que é Linguagem Técnica?
Qual a importância da Linguagem Técnica?
Exemplos de Linguagem Técnica
Quais são os benefícios da Linguagem Técnica?
Como escrever um TCC nota 10?

Saiba o que é a Linguagem Técnica e qual a sua funcionalidade para os profissionais

Conheça a Linguagem Técnica, uma forma de falar objetiva e clara que tem como finalidade se referir a assuntos específicos de maneira concisa!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Saiba o que é a Linguagem Técnica e qual a sua funcionalidade para os profissionais

A linguagem técnica é utilizada geralmente em nichos específicos de estudo ou áreas correlatas. Ela tem como objetivo o uso de termos específicos para definir processos e causas com a finalidade de objetivar o contexto por meio de um significado.

O Direito, a engenharia, a medicina e todos os outros cursos existentes possuem uma linguagem técnica especifica para tratar de assuntos subjetivos da área.

Essa linguagem, por sua vez, pode ser definida por nomes complexos que visam nomear algum processo, causa ou termos familiares para delimitar novos significados às palavras já existentes.

Para saber mais sobre o assunto, fique com a gente e acompanhe os seguintes tópicos:

  • O que é Linguagem Técnica?
  • Qual a importância da Linguagem Técnica?
  • Exemplos de Linguagem Técnica
  • Quais são os benefícios da Linguagem Técnica?

Vamos lá?

O que é Linguagem Técnica?

A linguagem técnica é usada em campos específicos, como ciência, tecnologia, medicina, Direito, engenharia e muitos outros. Essa forma de comunicação é caracterizada por termos, vocabulário e conceitos que são precisos e específicos para um determinado domínio de conhecimento.

Ela tem o objetivo de transmitir informações de maneira clara e precisa entre profissionais que compartilham o mesmo campo de especialização.

Qual a importância da Linguagem Técnica?

A linguagem técnica é uma forma de manter uma comunicação formalentre os envolvidos em uma determinada área.

Além disso, ela tem o intuito de facilitar a compreensão dos significados e atribuir novas palavras ao dicionário para delimitar de forma clara o que significa cada termo.

Afinal, a cada dia temos mais inovações e descobertas no campo científico. Isso significa que precisaremos atribuir novos termos para o que significam essas novas descobertas. É aí que a linguagem técnica entra.

Logo, a sua importância está na facilidade de se compreender termos entre as pessoas do mesmo nicho, atribuindo significados detalhados para novas palavras que serão implantadas no vocabulário de acordo com as novas descobertas do mundo da ciência e da educação.

Legal, não é mesmo? A linguagem técnica é um requisito importante para ser aprendido, e como sempre está em constante mudança, é necessário bastante atenção!

Agora, voltando ao assunto, vamos saber alguns exemplos de linguagem técnica? Vem com a gente!

Exemplos de Linguagem Técnica

Se ficou difícil visualizar o que de fato pode ser uma linguagem técnica, trouxemos alguns exemplos que podem ajudá-lo a entender de forma mais clara o que de fato ela é.

Confira quatro áreas de estudo e os principais termos técnicos utilizados dentro delas:

Psicologia

Gradiente de generalização, contingência, limiar absoluto, complexo de édipo, comportamento operante, inconsciente coletivo, superego, recalque, repressão e castração.

Marketing Digital

Persona, Customer Success, Search Engine Optimization, jornada de compra, topo de funil, call-to-action, leads, CRO, CRM, landing page, testes A/B, tráfego orgânico, link building e backlink.

Medicina

Dispneia, síncope, abartrose, parenteral, apneia, colestase, enurese, frêmito, gangrena, hematúria, marasmo, otorréia, paresia, puxo, lactação, hemorragia.

Direito

Jurisprudência, Habeas Corpus, ação de reivindicação, In dubio pro reo, contrato de arrendamento, dolo, Culpa In Eligendo, princípio da legalidade, coisa julgada e foro competente.

Todos esses termos citados são componentes da linguagem técnica de cada área e são responsáveis por definir uma ação, nominando-as para fácil identificação aos estudantes e especialistas.

Por exemplo, no Marketing Digital, o termo “persona” se designa a um personagem semi-fictício criado para identificar o cliente ideal em potencial para uma marca ou produto.

Já na psicologia, quando usamos o termo “gradiente de generalização”, queremos falar sobre um processo de similaridade que nosso cérebro encontra em determinadas situações, ativando gatilhos mentais/emocionais.

Saber a linguagem técnica da sua área é muito importante para conseguir absorver o conhecimento de forma eficaz e também transpassá-lo de forma correta a quem ainda não sabe.

Alguns termos são difíceis de memorizar e, por isso, existem os chamados “dicionários de área”, que consistem em trazer um compilado dessas palavras e informar os seus significados a quem procura.

Para ser um bom profissional, você precisa saber a linguagem técnica da sua área!

Mas você sabe quais são os benefícios de compreender e utilizar esse tipo de linguagem? Confia conosco no próximo tópico.

Quais são os benefícios da Linguagem Técnica?

Compreender e utilizar a linguagem técnica traz benefícios não só ao seu desenvolvimento profissional individual, como também em como o outro passará a enxergá-lo.

Os principais benefícios da linguagem técnica são:

1. Transpassar autoridade sobre o assunto

O uso da linguagem técnica dá um tom de formalidade para quem está falando, o que traz autoridade e confiabilidade à pessoa para falar sobre o assunto e transpassar que tem domínio sobre o que está sendo dito.

Contudo, é importante ressaltar que, ao utilizar os termos da linguagem técnica, é imprescindível que você saiba realmente o significado de cada um deles para não cometer erros ou até mesmo gafes.

2. Ter facilidade para compreender e poder ensinar 

Os termos da linguagem técnica são criados para facilitar a compreensão dos estudiosos. Visto isso, uma boa compreensão desse tipo de linguagem auxilia no entendimento sobre o assunto, podendo ter uma visão mais ampla sobre o que de fato significa a palavra.

3. Alcançar a alta performance nos trabalhos acadêmicos

Para fazer os trabalhos acadêmicos, principalmente o TCC, é imprescindível o uso da linguagem técnica. Afinal, você precisa mostrar à banca avaliadora que você não só entende o assunto, como também o domina e está preparado para pegar o seu diploma da área!

Com a utilização e compreensão desse tipo de linguagem, a alta performance é garantida, e como uma escola de negócios que se compromete em auxiliá-lo nessa jornada, preparamos também um material exclusivo para você alcançar a nota 10 no seu TCC!

Como escrever um TCC nota 10?

Não deixe que o TCC seja um assunto assustador no final da sua jornada acadêmica. Com o nosso material, você tem o conhecimento necessário para produzir um trabalho de alta qualidade, impressionando sua banca e conquistando a nota 10!

Saiba os segredos para criar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) excepcional com o nosso e-book "Manual do TCC”!

O que você vai encontrar:

  • Passo a passo da escolha do tema e do orientador;
  • Formatação nas normas da ABNT;
  • O que é e como fugir do plágio;
  • 8 dicas para a apresentação do TCC.

Adquira o seu gratuitamente clicando na imagem abaixo:

E-book Manual do TCC

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Modelo De Artigo Cientifico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.