Como estruturar o seu negócio?
Como aplicar as estratégias empresariais?
Quais os principais desafios dessas aplicações?
Além disso, se liga nessa super dica!

Como aplicar as principais estratégias empresariais na medicina? Confira!

Veja como você pode estruturar e definir a estratégia do seu ambiente de trabalho médico para alavancar seus resultados.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como aplicar as principais estratégias empresariais na medicina? Confira!

A aplicação de estratégias empresariais nas clínicas médicas, hospitais ou outras instituições da área da saúde é uma tendência promissora, visto que potencializa os resultados visando a manutenção da qualidade de vida e saúde dos pacientes.

Entretanto, é cada vez mais comum surgirem dúvidas e dificuldades iniciais de implementação de um sistema de gestão eficiente e que contemple os objetivos. Além disso, a aplicação de estratégias também gera dúvidas.

Diante disso, é necessário conhecer quais são as formas de estrutura organizacional e quais ferramentas e metodologias podem ser utilizadas como estratégias para alcançar o objetivo da sua instituição.

Por isso, se você se interessa pelo assunto, te contaremos mais através dos seguintes tópicos:

  • Como estruturar o seu negócio? 
  • Como aplicar as estratégias empresariais? 
  • Quais os principais desafios dessas aplicações?

Vamos lá!

Como estruturar o seu negócio? 

Para gerir todas as atividades desempenhadas dentro de uma empresa é comum a aplicação de um sistema de gestão. Nele, os procedimentos operacionais são alinhados, o que é essencial, principalmente para quem está começando.

As vantagens de se utilizar um sistema de gestão são inúmeras, entre elas podemos destacar: o estabelecimento de um fluxo de processo, alinhamento da equipe com os objetivos e evitar o retrabalho de fazer novamente uma ação.

Além disso, a estrutura organizacional é muito importante. Existem três tipos de organização dessa estrutura: funcional, linear e linha-staff. Além do mais, tal tem quatro principais componentes: sistemas de responsabilidade, autoridade, comunicação e decisão.

A estruturação da organização facilita a distribuição de atividades e corrobora para que as metas sejam cumpridas de forma mais organizada e com maior foco nos resultados.

Por exemplo, vamos supor que há uma clínica que tem o objetivo de atender mais pacientes com a maior qualidade possível. Entretanto, não está clara qual é a função de cada funcionário para alcançar esse objetivo, então, as atividades realizadas não estarão alinhadas e os resultados refletirão isso.

Por isso, as empresas costumam se dividir em setores como: financeiro, administrativo, gestão, comercial, marketing , operações, recursos humanos, entre outras áreas.

Dessa forma, as funções e atividades contribuem de forma mais organizada e planejada para o alcance do objetivo maior.

No ambiente médico, a implementação de um sistema de gestão e da estrutura organizacional também tende a otimizar os processos e melhorar os resultados, por isso esse conhecimento é tão importante para os médicos.

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Como aplicar as estratégias empresariais? 

Após feita a estruturação, agora é hora de aplicar estratégias para potencializar o desempenho do seu negócio. Tais, consistem na aplicação de ferramentas e metodologias para a orientação das ações.

O primeiro passo é a realização de um planejamento estratégico. Essa ferramenta permite que os gestores estabeleçam um plano para a empresa durante determinado período, em geral a longo prazo.

Na medicina, ter um planejamento estratégico hospitalar é uma forma de garantir a manutenção e crescimento do setor e facilitar a tomada de decisões. Neste plano, são definidas ações como:

  • Missão: definir qual o maior propósito para a clínica ou hospital existir;
  • Visão: definir qual a situação que o negócio pretende chegar daqui determinado período de tempo; 
  • Valores: definir quais são os comportamentos e atitudes esperados pelas pessoas envolvidas nessa instituição para alcançar a missão; 
  • Metas e indicadores: definir quais serão as ações que serão feitas para alcançar a missão e quais indicadores quantitativos ou qualitativos serão usados para medir os resultados;
  • Outros: criação de planos de ação, mecanismos de acompanhamento de desempenho, objetivos específicos, entre outros, também podem ser incluídos no planejamento estratégico. 

Além disso, a aplicação de Frameworks para medir e ampliar a competitividade é um recurso muito interessante. Tais como: Forças de Porter, análise SWOT e BSC em hospitais.

As Forças de Portersão uma ferramenta de análise que consiste em identificar quais são: o poder de negociação dos fornecedores, a rivalidade entre os concorrentes, a ameaça de produtos substitutos, a ameaça de surgimento de novos concorrentes e o poder de negociação dos clientes.

Já a análise SWOT (FOFA) diz respeito à identificação e mapeamento de forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Essa ferramenta permite ampliar a visão sistêmica do ambiente interno e externo.

Por fim, temos o Balanced scorecard, BSC, que pode ser traduzido como “indicadores balanceados de desempenho” e que  assim como a análise SWOT, mapeia sob perspectivas estratégicas.

Com uso dessas ferramentas, a tomada de decisão dentro do ambiente hospitalar fica mais fácil e o foco em resultados é uma consequência positiva dessas implementações, o que favorece os objetivos da instituição.

Mas, quais são os desafios a serem enfrentados durante essas implementações? Continue a leitura, pois a resposta para essa pergunta é o foco do nosso próximo tópico!

Quais os principais desafios dessas aplicações?

Em todas as áreas da nossa vida estamos sujeitos a enfrentar desafios, e ao aplicar estratégias empresariais na medicina, não poderia ser diferente. Por isso, vamos conversar um pouco sobre quais desafios podem surgir e dar algumas dicas de como você pode lidar com eles!

Falta de conhecimento das ferramentas 

Por mais óbvio que isso pareça, a falta de conhecimento das ferramentas é um fator que pode causar desentendimentos e problemas na sua aplicação. Ter uma noção de como funciona é um bom início, mas buscar capacitações é essencial.

Dessa maneira, busque sempre estar o mais atualizado e capacitado possível sobre as ferramentas que seu negócio utiliza, para evitar falhas técnicas na aplicação das mesmas.

Falta de comunicação 

A comunicação clara e alinhada é fundamental para a implementação de mudanças ou para começar algo novo. Dessa forma, um dos desafios que podem surgir é a falha de comunicação prejudicar o andamento dos processos.

Certifique-se que toda a equipe está aberta a diálogos sobre a implementação das ferramentas e da nova estrutura organizacional para evitar transtornos.

Expectativas desalinhadas 

Todos os membros da equipe devem abraçar a missão para que tudo dê certo. Afinal, não adianta alguns membros caminhar em uma direção enquanto outros caminham em direções opostos.

Por isso, é importante verificar se todos os membros estão com as mesmas expectativas e comprometidos para fazer o novo modelo implementado funcionar e alavancar os resultados como esperado.

Depois de tantas informações interessantes, esse tema ficou bem mais claro, certo? Então, coloque em prática seus novos conhecimentos e não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto, para estar sempre atualizado!

Além disso, se liga nessa super dica!  

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Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

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