O que é Web3?
Qual a diferença entre Web 3.0 para Web3?
Qual a importância da Web3?

Conheça a Web3 e como ela leva a internet para um outro patamar

Aprenda neste artigo o que é a Web3 e como este conceito busca descentralizar a internet, tornando-a inovadora e muito mais segura!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a Web3 e como ela leva a internet para um outro patamar

Você sabia que a Web3 é a nova proposta para a Internet mundial? O que ela busca fazer é voltar a essência da internet, onde tudo era descentralizado.

Este termo ficou popular após Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, fazer uma piada sobre o tema no Twitter dizendo: “Alguém viu a Web3? Não consigo achar”.

Bom, sabemos o tanto que Elon Musk costuma ser polêmico, porém essa mente brilhante está proporcionando grandes feitos, como é o caso da missão inspiration4.

Bom, mas voltando ao assunto, você sabe o que é a Web3? Caso tenha ficado interessado, continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado, sendo eles:

  • O que é Web3?
  • Qual a diferença entre Web 3.0 para Web3?
  • Qual a importância da Web3?

Vamos à leitura?

O que é Web3?

A Web3 é uma nova proposta de internet que busca juntar os conceitos de Web 1.0 e Web 2.0, que é a descentralização e conteúdos que são gerados pelos usuários, sendo que tudo isso será adicionado e distribuídos os registros dentro da blockchain.

A Web3 irá permitir que os computadores sejam capazes de entender e interpretar um volume muito maior de dados. Dessa forma, fazendo com que sejamos capazes de interagir de maneira muito mais rápida e profunda com outros usuários em qualquer plataforma.

Caso você ainda não saiba o que é a tecnologia Blockchain, recomendamos a leitura do nosso artigo sobre o tema: O que é, como surgiu e como funciona o blockchain? Decifrando essa tecnologia!

Em resumo, a Blockchain é como se fosse um livro, onde tudo é escrito de uma maneira imutável. Cada registro na blockchain se liga a um anterior, criando um elo de uma corrente. Isso faz com que a criptografia seja muito complexa e praticamente impossível de ser quebrada.

Entenda mais sobre!

Confira o eBook 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain e conheça mais sobre essa tecnologia!

A tecnologia blockchain revolucionou o conceito de segurança e compartilhamento de dados hoje, e tem sido um tópico cada vez mais falado nas empresas. Pensando nisso, juntamos aqui 9 Estudos de Caso com uso da tecnologia Blockchain, para você entender melhor como funciona e como aplicar no seu negócio.

Neste Ebook sobre os 9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain, você conhecerá mais sobre como o Blockchain funciona em negócios do ramo de transporte, educação, finanças e muitas outras, mostrando os benefícios e projetos rodados em cada uma das 9 empresas.

Baixe agora e veja o poder de mudança desta tecnologia!

9 estudos de casos com uso da tecnologia Blockchain

Interessante, não é mesmo? Para alavancar a Web3, o engenheiro de computação britânico Gavin Wood criou a Web3 Foundation para financiar equipes de investigação e desenvolvimento que estão fazendo parte da construção da Web3.

Agora, vamos entender alguns dos principais conceitos da Web3:

Web descentralizada

Comentamos que um dos conceitos que a Web3 pretende juntar é a descentralização. A descentralização existia nos primórdios, quando Tim Berners-Lee criou a Internet na sua versão Web 1.0, onde era um protocolo aberto e descentralizado.

Foi a partir de 1990 que ela começou a se centralizar através das grandes empresas de tecnologia, muitas vindas do vale do silício.

A ideia da descentralização da Web3 é voltar a essência ao início, onde ninguém consiga controlar em grande proporção essa poderosa ferramenta de comunicação que está na vida de bilhões de pessoas.

NFT

O NFT é uma das aplicações da blockchain e busca resolver o problema de registrar a propriedade de documentos no meio digital.

Através do NFT é possível que você tenha uma casa e documentos legais que comprovam que essa propriedade é sua.

Além disso, é possível ter obras de arte e imagens registradas, provando que este conteúdo pertence a você.

Ao possuir um NFT, você automaticamente tem um token que faz referência a algo representado na internet, e não a algo do mundo físico. Resumidamente, você passa a ser dono de um um contrato virtual, um código, etc.

Metaverso

O metaverso é uma versão tridimensional da internet, semelhante a uma realidade virtual.

Dentro do metaverso você poderá possuir seu avatar (personagem), que terá direito a comprar um terreno, construir uma casa, comprar roupas, etc. Todos estes itens são NFTs. Já parou para pensar como isso pode ser um modelo de negócios incrível?

Para se ter ideia de como as empresas estão apostando neste novo conceito, o próprio Facebook mudou o nome para Meta, além disso, outras empresas estão se movimentando para entrar também neste mundo.

Segurança e velocidade

A Web3 ainda levará a internet para um outro patamar, principalmente no quesito segurança, devido a sua ligação com a blockchain.

Um dos grandes problemas da internet hoje em dia é a sua centralização. Alguns provedores de serviços de armazenamento em nuvem, de bancos ou de grandes governos têm praticamente todo o poder de controle e manipulação dos dados.

A descentralização resolveria grande parte dos problemas relacionados à segurança e às liberdades civis por meio de uma internet que ninguém controla.

Algo que é comum com que as pessoas confundam são os conceitos de Web3 e Web 3.0. Mas calma! Vamos entender sobre isso já no tópico seguinte.

Qual a diferença entre Web 3.0 para Web3?

A Web 3.0, ou Web Semântica, nada mais é do que a evolução da Web 2.0. Seu objetivo é criar documentos que possam atender as pessoas e também os softwares que acessam estes documentos.

Porém, é necessário que os desenvolvedores identifiquem e separem os documentos que conversam com pessoas daqueles documentos que conversam com outros programas, através da Web 3.0 este processo fica muito mais fácil.

De modo geral, a Web Semântica procura evoluir e melhorar a experiência Web no navegador, para se adequar às tecnologias da Web3.

Agora a Web3 está relacionada com o conjunto de tecnologias que estão nascendo para prover novos serviços na Internet. Ou seja, está ligada diretamente às novas tecnologias que levam a internet de volta para a sua descentralização.

Se você leu este artigo aqui, deve estar imaginando a respeito das importâncias que a Web3 traz para a internet, não é mesmo? E que tal conferirmos elas agora?

Qual a importância da Web3?

Como comentamos, a Web3 busca levar a internet para um outro patamar com diversas tecnologias conectadas, como por exemplo: Big Data, IoT e Inteligência Artificial. Vamos conferir agora, algumas de suas principais importâncias:

  • Permite que você controle seus dados ao invés de provedores gigantes;
  • Será em sua essência descentralizada;
  • Continuará sendo monetizável, porém, a monetização será mais aberta e transparente;
  • Será inquebrável em sua essência (isso é o que todos nós esperamos);
  • Será uma junção de muitas tecnologias diferentes e descentralizadas fundidas segundo protocolo de blockchain.

E falando em blockchain… que tal conhecer ainda mais esse conceito e ficar por dentro das inovações que a tecnologia tem nos proporcionado?

Amplie seu conhecimento e saiba muito mais!

Quer dar um salto na sua carreira e se preparar para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN? Então esse é o curso certo pra você!

Com essa formação você irá aprender os conceitos básicos de blockchain! Assim como, quais as principais áreas de aplicação, conceitos de criptografia, chaves públicas e privadas, hashes e algoritmos de consenso.

Além disso, o curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN oferece cases de aplicação, questões comentadas, simulados para você se preparar para o exame de certificação e se destacar no mercado de trabalho!

Não perca a chance de se preparar para uma das certificações mais conhecidas no mercado, se inscreva agora no curso Preparatório para as Certificações Blockchain Foundation e Essentials da EXIN!!


Preparatório para Certificação Blockchain Foundation e Essentials EXIN

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Preparatório Para Certificação Blockchain Foundation E Essentials Exin

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.