Você sabe o que é Data Warehouse? Entenda!

Como a Data  Warehouse funciona?
Quais são os tipos de Data Warehouse?
Qual é a diferença entre Data Warehouse e Data Mining?

Quais são os benefícios dela?

Você sabe qual é a definição de Data Warehouse e para o que serve?

Entenda quais são as características que acompanham a Data Warehouse, como funciona e de que maneira ela pode contribuir em sua empresa!

Nicoly Schermer
Por: Nicoly Schermer
Você sabe qual é a definição de Data Warehouse e para o que serve?

No que se diz respeito às invenções tecnológicas, a Data Warehouse é considerada muito importante devido suas relações com a área de BI (Business Intelligence), oferecendo assim, suporte a gestão de negócios.

Sabemos que hoje, com todo o avanço tecnológico, é imprescindível que não haja falhas nesses assuntos, devido a isso a segurança na coleta, monitoramento e análise de dados tornou-se de grande interesse em diversos âmbitos sociais e mercadológicos.

Mas afinal, você sabe:

  • Você sabe o que é Data Warehouse? Entenda!
  • Quais são os tipos de Data Warehouse?
  • Qual é a diferença entre Data Warehouse e Data Mining?
  • Como pode ser feita a aplicação da Data Warehouse?
  • Quais são os benefícios dela?

Pois bem, abordaremos neste artigo, todos os tópicos citados acima! Então se você quer conferir mais sobre, não perca essa leitura!

Então bora lá?

Como você se sente quando percebe que Excel hoje é um pré-requisito para o mercado? Se você fica confuso com algumas funções ou formatações do Excel e não sabe transformar dados em informações realmente relevantes, não se preocupe!

A Voitto criou o curso Fundamentos de Excel para ajudar você a aprender o necessário para conseguir utilizar esse software de forma proveitosa. Você aprenderá desde formatação de células até um entendimento de tabelas dinâmicas.

Está esperando o que para começar sua experiência no software mais usado em empresas do mundo todo e ainda conhecer a plataforma da Voitto?

É só usar o cupom BLOG100 e começar a se capacitar gratuitamente! Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos de Excel!

[curso-gratuito] Fundamentos de Power BI - [TEMPORARIAMENTE EXCEL]

Você sabe o que é Data Warehouse? Entenda!

O conceito de Data Warehouse significa “armazenamento de dados”, e começou a ser estudado a partir do ano de 1980. Esse termo surgiu como um conceito acadêmico, e com o passar dos anos foi sendo mais entendido e dissolvido.

Com o desenvolvimento das tecnologias e o uso de novas ferramentas como Data Analyst, Data Loss Prevention, Big Data, Data Lake, entre outras, as pessoas foram capazes de tomar decisões com base na análise de dados, para que possamos ser orientados de maneira perspicaz e segura. Além disso, foram entendendo que era preciso desenvolver ferramentas que auxiliassem em alguns setores, como a segurança de dados e sistemas transacionais.

As necessidades foram surgindo cada vez mais, com isso a necessidade de dados foi aumentando significativamente, se antes era possível armazenar tudo em pastas, hoje não mais! O volume, segurança e rapidez pedem essas novas ferramentas!

Mas afinal o que é a Data Warehouse? Ela é basicamente um tipo de sistema de gerenciamento de dados, que é projetado para ativar e fornecer suporte às atividades BI (Business Intelligence) com técnicas de machine learning.

Com ela é possível fazer analise avançadas e geralmente contêm grandes quantidades de dados históricos, além disso são derivados de uma ampla fonte de arquivos de log de aplicativos e aplicativos de transações.

Em resumo, como uso dela podem ser realizadas consultas, análise e armazenagem de dados históricos, além disso, ela permite realizar consultas rápidas e complexas por meio do Online Analytical Processing (OLAP).

Vamos agora descobrir como a Data Warehouse funciona! Continue a leitura para entender!


Como a Data  Warehouse funciona?

A Data Warehouse basicamente, atua como uma espécie de armazém central, devido a isso, suas informações podem vir de diversos lugares diferentes sendo de uma ou mais fontes de dados.

As informações podem vir de um sistema de dados transacionais e de outros bancos de dados relacionais após serem processados, transformados e carregados, para que assim, os usuários possam acessá-los.

Ao acessar esses dados, é possível gerar inúmeras atividades com eles como: utilizar ferramentas BI, SQL Developer e planilhas. Já o processo de retirada dos dados envolve o uso da ETL (Extract Transform Load).

Mas como a ETL (Extract Transform Load) atua?


A ETL (Extract Transform Load) atua em algumas etapas:

  • Extração: fase na qual são extraídos os dados de várias fontes de aplicativos para depois ser realizado o seu processamento, ela pode ser do tipo completa ou incremental.

Completa: não é possível reconhecer se os dados passaram por alterações!

Incremental: alguns sistemas de origem conseguem identificar possíveis alterações realizadas entre os dados não estruturados ou estruturados também.

  • Transformação: São implementadas algumas regras para que os dados extraídos sejam transformados de acordo com os requisitos, e elas incluem mesclar dados de duas fontes diferentes.

Também faz parte de processos de agregação, conexão e classificação dos itens!

  • Carregamento: é a última etapa, e basicamente é a fase na qual os dados carregados são transformados no data warehouse para que seja realizado uma análise posteriormente.

É muito importante, por isso é necessário o cuidado e uma boa realização, pois ela garante  integridade e adequação dos dados.

Continue a leitura para descobrir quais são os tipos de Data Warehouse!

Quais são os tipos de Data Warehouse?

Atualmente existem diversos tipos de Data Warehouse, isso pode variar de acordo com os requisitos e especificações! No entanto os mais encontrados são:

  • Enterprise Data Warehouse: Warehouse central no qual oferece suporte para toda empresa, e tem abordagem uniforme pois organiza e representa os dados, o acesso é restrito.
  • Arquivos Operacionais: é conhecido também por ODS (Operational Date Store) em conjunto com os dados operacionais, é utilizado quando a OLTP falha, ela tem atualização em tempo real e é muito usada para tarefas do dia a dia.
  • Data Marts: é um subconjunto da Data Warehouse, e é utilizada em uma determinada linha de negócios como finanças, ela é independente, por isso os dados vêm diretamente das fontes.

Qual é a diferença entre Data Warehouse e Data Mining?

A Data Mining, está relacionada diretamente à extração de dados de maneira inteligente. Elas não são dependentes entre si, mas quando utilizadas juntas podem trazer grandes e significativos resultados dentro do processamento analítico.

No entanto, a principal diferença se dá pela finalidade delas, visto que a Data Warehouse é utilizada devido sua capacidade de armazenamento de dados de diferentes fontes, e a outra para extração.


Quais são os benefícios dela?

Empresas que adotam essa ferramenta, possuem uma capacidade de armazenamento e levantamento de dados com maior segurança, facilidade, precisão e eficiência, além disso existem alguns fatores como:

  • Qualidade de dados: os dados estão dispostos de maneira qualificada para que quando solicitados, estejam disponíveis para suas análises;
  • Rápido acesso: é um sistema que permite facilidade e rapidez no acesso, pois são dispostos em tempo real;
  • Diversidade de fonte: Por se tratar de um sistema central, os dados podem vir de uma ou demais fontes;
  • Número de arquivos: você tem a permissão para arquivar um grande número de dados, de maneira segura e organizada, podendo solicitá-los quando quiser;
  • Tomada de decisões: um dos motivos que o tornou a data warehouse muito utilizada é em relação a tomada de decisões, pois com os dados você consegue maximizar nesse sentido, para um caminho seguro e eficaz.

Lembrando também, que a Data Warehouse está inclusa na  Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), portanto ela garante e assegura o sigilo nas informações presentes nos bancos de dados!

Gostou do conteúdo? Não deixe de acompanhar a Voitto aqui no Blog!

Por fim, se liga nessa super dica!

Nos últimos anos a o crescimento da linguagem Python foi enorme. Grandes sites como GitHubStack Overflow e TIOBE mostram como a popularidade dessa linguagem aumentou, se tornando a segunda linguagem mais amada, segundo a pesquisa do Stack Overflow com milhares de desenvolvedores.

Além disso, o mercado de trabalho procura, cada vez mais, profissionais capacitados que sabem como utilizar o máximo da linguagem.

Foi pensando nisso que desenvolvemos o curso Fundamentos Essenciais para Python. Nele, você aprenderá os principais pilares da linguagem e da programação para que você se torne o profissional que o mercado procura e faça parte dessa comunidade de apaixonados pelo Python.

Tá esperando o que? Clique na imagem abaixo e garanta seu acesso GRATUITO ao curso Fundamentos Essenciais para Python!

Fundamentos essenciais para Python - Clique e aprenda agora mesmo!

Nicoly Schermer

Nicoly Schermer

Grad. em Engenharia de Produção UFPR. Possui curso Técnico em Administração pela ETEC-SP.

Participei como Bolsista no projeto de extensão NTE-TEIA, Núcleo de Tecnologias Educacionais.

Já atuei como Tesoureira do Centro Acadêmico- CAENPRO, como voluntária no projeto "Mais merenda, menos desperdício", bolsista no projeto "Sabão Solidário em tempos de pandemia".

Possui certificado de White Belt e Agile Scrum, Blog, Copywriting, Produção de Conteúdo e também Marketing de Conteúdo.

Atua no Grupo Voitto na área do Blog, acredita que compartilhar conhecimento é forma mais eficaz de melhor o mundo.

Guia de carreira para novos cientistas de dados

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia De Carreira Para Novos Cientistas De Dados

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.