O que é marketing 4.0?
Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, tenho um presente para você...
Quais as diferenças entre o marketing 4.0 e o tradicional?
Como aplicar o marketing 4.0?
Se você chegou até aqui, tenho algo para te falar…

Entenda o conceito de marketing 4.0 e descubra como utilizá-lo em sua empresa

Entenda a evolução do marketing ao longo dos anos e descubra como o marketing 4.0 pode impulsionar os resultados da sua empresa.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o conceito de marketing 4.0 e descubra como utilizá-lo em sua empresa

As novas tecnologias e redes sociais mudam os hábitos e, consequentemente, a forma como as pessoas enxergam o seu produto ou serviço. Afinal, criou-se uma vasta infinidade de estratégias de marketing que podem ser traçadas. E, se você quer entender mais sobre elas, é fundamental conhecer a fundo o marketing 4.0.

Ele evoluiu os conceitos do tradicional ao digital, estreitando a relação entre os negócios e seus clientes. Afinal, antes o consumo era pautado no contato físico, mas hoje em dia as pessoas escolhem o que querem de qualquer lugar por meio de seus computadores e celulares.

Pensando nisso, as empresas têm dois caminhos: aproveitar a era digital com as estratégias do marketing 4.0 ou ver seus concorrentes se destacarem sozinhos. De qual lado você quer estar? Com certeza, do de maior visibilidade! Por isso, não deixe de conferir este conteúdo até o final. Neste artigo, abordaremos os seguintes tópicos:

  • O que é marketing 4.0?
  • Quais as diferenças entre o marketing 4.0 e o tradicional?
  • Como aplicar o marketing 4.0?

Vamos à leitura?!

O que é marketing 4.0?

O marketing 4.0 é a quarta era do marketing. A sua criação foi totalmente pautada na integração entre os conceitos tradicionais, mas com o viés de atualizá-los para a realidade digital.

Enquanto anteriormente o foco era nos meios de comunicação impressos, na televisão e no rádio, hoje em dia o mercado se expandiu para a internet. Por isso, essa evolução criou a principal base para a estratégia de muitas empresas: o marketing digital.

Mas visto o que fez o marketing 4.0 nascer e o seus conceitos, agora é hora de entender a sua diferença para o marketing tradicional. Vamos nessa?

Antes de prosseguirmos com a leitura do artigo, tenho um presente para você...

Os indicadores de marketing digital são os números que você deve acompanhar para comprovar se as estratégias adotadas estão funcionando corretamente. Porém, é preciso escolher bem cada um deles de acordo com os objetivos centrais do seu negócio.

Quer conhecer mais sobre os Indicadores de Marketing Digital? Faça o download agora da nossa planilha que esta sendo disponibilizada, de maneira totalmente editável, com ela você será capaz de gerenciar seus indicadores de forma simples e eficaz.


Clique aqui e faça o download!

Quais as diferenças entre o marketing 4.0 e o tradicional?

Como você já sabe, o marketing 4.0 é a quarta era dessa área. Por isso, é preciso entender as evoluções nos conceitos para colocar em prática de forma mais efetiva estratégias de atração de clientes, divulgação de produtos e muito mais.

Para te ajudar, preparamos um resumo com as principais características das fases anteriores ao marketing 4.0. Confira!

Marketing 1.0

O marketing 1.0 foi o início das estratégias que integravam praça, preço, promoção e produto. E é justamente esse último quesito o ponto chave dessa era!

Durante o Fordismo, o foco do marketing consistia em explorar quais os benefícios que o produto poderia oferecer para os seus consumidores. Com isso, o que os clientes precisavam nem sempre era o cerne da discussão.

Na prática, essa situação fazia com que fossem promovidos produtos padronizados, que pudessem ser feitos em massa e larga escala.

Por isso, podemos resumir o marketing 1.0 em algumas características principais:

  • Baixa personalização;
  • Produção otimizada em massa;
  • Foco na rapidez de fabricação e venda.

Marketing 2.0

Como você já deve imaginar, era preciso mudar e justamente por isso nasceu o marketing 2.0. A nova abordagem veio trazer para o centro de todas as estratégias o que há de mais importante: o consumidor.

Na época, o acesso à informação já estava mais difundido e para convencer o cliente a escolher o seu produto ou serviço era necessário entender quais eram as suas necessidades.

Pensando nisso, nesse momento começamos a enxergar maiores níveis de personalização, com planos de marketing que passaram a se voltar para nichos cada vez mais específicos e não mais para a população em massa.

Sendo assim, é possível ressaltar as seguintes características da segunda era do marketing:

  • Personalização dos 4P`s do marketing voltadas para nichos mais restritos;
  • Foco na necessidade do consumidor;
  • Construção de estratégias que visam a conquista do cliente.

Marketing 3.0

Agora que o marketing já possui o cliente como o centro das suas atenções, o que mais seria necessário para desenvolver as suas estratégias? Essa questão nem sempre tem uma resposta óbvia, mas notou-se, com o passar do tempo, que conquistar o consumidor já não era mais o suficiente.

Por isso, essa nova tendência deu origem ao conceito de proporcionar a solução para os problemas dos clientes. Assim, o objetivo do marketing 3.0 é criar cada vez mais facilidades para quem comprar seus produtos ou serviços.

Além disso, há também quem chame a terceira era do marketing como colaborativa. Afinal, ela permite com que haja maior interação entre empresa e usuários, permitindo mapear mesmo que de forma inicial as suas demandas para assim as organizações traçarem inovações.

Nesse contexto, é possível resumir o marketing 3.0 em alguns tópicos:

  • Foco em gerar soluções para problemas do dia a dia;
  • Mostrar para o cliente como algo pode fazer tarefas serem mais fáceis;
  • Criar conexão entre os consumidores e as empresas/marcas.

Marketing 4.0

Sobre o marketing 4.0, já é mais fácil entender a evolução ao ser comparado com o anterior, por meio do conteúdo visto até aqui. A sua abordagem faz mais interface com o marketing digital, as redes sociais e o alto índice de acesso à informação.

Pensando nisso, o foco é atender as necessidades da indústria 4.0. Para isso, começou a colocar em prática ações como:

Como aplicar o marketing 4.0?

Para aplicar o marketing 4.0 ao seu negócio, as grandes referências da área,Philip Kotler, Hermawan Kartajaya e Iwan Setiawan, criaram palavras-chave para as estratégias. O modelo foi chamado de 5A's do marketing 4.0. Confira quais são eles:

Assimilação

Foco em difundir a sua marca para que os clientes saibam que ela existe. Nesse passo, é necessário trazer consciência ao público-alvo.

Estratégias mais utilizadas: propagandas e fomento da indicação entre conhecidos. Para o segundo, pode-se utilizar campanhas de descontos.

Atração

O segundo passo é a atração. Dado que o cliente conhece a sua marca, agora é hora de mostrar para ele o porquê os seus produtos ou serviços se diferenciam do mercado e atendem melhor como solução para o consumidor.

Estratégias mais utilizadas: depoimentos de outros clientes.

Arguição

O marketing 4.0 conta com uma das melhores ferramentas: o poder de arguição. Através da proximidade com os clientes, as marcas podem fazer pesquisas pela internet, tirar dúvidas e até mesmo receber feedbacks para a melhoria.

Estratégias mais utilizadas: caixas de perguntas em redes sociais, parte de páginas na internet com respostas para as perguntas frequentes e disponibilização de chats para interação com clientes.

Ação

A ação é a quarta etapa para construir uma jornada do cliente no marketing 4.0. É nela que o cliente parte para a experimentação. Ou seja, ele pode concluir se as suas expectativas sobre o produto ou serviço foram supridas ou não.

É nesse momento que acontece a efetivação da venda por parte da empresa e da compra por parte do cliente.

Apologia

A fase da apologia no marketing 4.0 é voltada para criar uma fidelização do cliente. Com isso, o foco está em fazer com que ele seja defensor da marca frente a outras pessoas e também trazer mais frequência para o consumo.

Nesse momento, as estratégias mais utilizadas podem ser: outbound marketing, pesquisas de satisfação, brindes, entre outras.

Se você chegou até aqui, tenho algo para te falar…

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina!

Além disso, é necessário que você também tenha conhecimento das ferramentas corretas que farão com que você alcance uma gestão de excelência.

Então, para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso Formação Empreendedora!

Com a formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades e chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Então, se você quer liberdade de tempo, autonomia de decisão e independência financeira, não perca tempo. Clique na imagem abaixo e se inscreva no curso Formação Empreendedora.

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Formacao Empreendedora

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.