Estrutura do silogismo
3 exemplos de silogismo
Por que entender o conceito do silogismo é importante?
Como o silogismo ajuda na argumentação para as vendas?
Super Bônus para se desenvolver com a Voitto!

Aprenda mais sobre o conceito de silogismo e como usá-lo para argumentar melhor neste artigo!

Desvende o significado de silogismo, a tática aristotélica de raciocínio dedutivo utilizada para argumentar de forma clara e precisa. Continue a leitura e aumente o seu conhecimento!

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Aprenda mais sobre o conceito de silogismo e como usá-lo para argumentar melhor neste artigo!

O silogismo é uma lógica criada por Aristóteles usada para argumentar e deduzir a veracidade de determinados termos e filosofias.

Criado na Grécia Antiga, o silogismo aristotélico funciona da seguinte forma: é formado por três termos e a partir de partes verdadeiras de uma lógica se cria uma outra por dedução, formando um raciocínio lógico.

Formado pelas três proposições denominadas como premissa maior, premissa menor e conclusão ou também como, termo maior, termo menor e termo médio, o silogismo é uma grande tática utilizada até nos dias de hoje.


Fique conosco para saber mais sobre:

  • Estrutura do silogismo;
  • 3 exemplos de silogismo;
  • Por que entender o conceito de silogismo é importante?
  • Como o silogismo ajuda na argumentação para as vendas?
  • Super bônus!

Estrutura do silogismo

A estrutura, por sua vez, se dá na seguinte forma:


Termo Maior: É representado por P e ocupa o espaço que seria do predicado na conclusão.

Termo Menor: É representado por S e ocupa o espaço do sujeito na conclusão

Termo Médio: É representado por M, sendo a junção das duas premissas iniciais formadas pelas duas proposições S e P.


Então vamos lá:


Premissa Maior: Todo M é P

Premissa Menor: Todo S é

Conclusão: S é P.

Ainda está um pouco confuso? Então vem conosco ver alguns exemplos!

3 exemplos de silogismo

Para facilitar ainda mais a compreensão, separamos alguns exemplos de silogismo para que você consiga visualizar melhor esse conceito.

Exemplo 1 

Todos os homens são mortais. Antônio é homem. Logo, Antônio é mortal.


Premissa maior: Todo homem é mortal

Premissa menor: Antônio é homem

Conclusão: Logo, Antônio é mortal.

Exemplo 2 

Todo vendedor é mentiroso.Carlos é vendedor. Logo, Carlos é mentiroso.


Premissa maior: Todo vendedor é mentiroso

Premissa menor: Carlos é vendedor

Conclusão: Logo, Carlos é mentiroso.

Exemplo 3

Crianças são legais. Letícia é uma criança. Logo, Letícia é legal.


Premissa maior: Crianças são legais

Premissa menor: Letícia é uma criança

Conclusão: Logo, Letícia é legal.


E agora, ficou mais claro?


O silogismo pode ser considerado uma estrutura que é a base para possuir um raciocínio lógico, como visto nos exemplos acima. Dessa forma, existem também algumas regras que são delimitadas para o argumento silogístico ser válido. Estas, por sua vez são:

  • O silogismo é formado por apenas três termos (menor, médio e maior). 
  • Os termos maior e menor não podem ser maiores na conclusão do que nas premissas. 
  • O termo médio nunca deve aparecer na conclusão. 
  • Se as premissas são afirmativas, a conclusão não pode ser negativa. 

Por que entender o conceito do silogismo é importante?

Entender o conceito do silogismo é importante principalmente para os profissionais de vendas. Isso porque, para vender um produto, você precisa convencer o seu potencial cliente que o que você está vendendo é benéfico para ele.


Entendendo e aplicando o silogismo para o seu raciocínio você pode criar o pitch perfeito e convencer o seu potencial cliente a adquirir o seu produto em pouquíssimo tempo!

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Como o silogismo ajuda na argumentação para as vendas?

Como visto no tópico anterior o silogismo pode ser de grande auxílio para as vendas. O silogismo na argumentação é essencial para comprovar autoridade sobre o assunto.

A partir da estruturação das premissas, o desenvolvimento da lógica surge espontaneamente nas falas, trazendo consequentemente a persuasão, requisito importante para induzir a decisão de compra ao cliente.

Outro fator importante também, que é a complementação do raciocínio lógico, é a capacidade de oratória.

A oratória é a capacidade de falar em públicode uma forma objetiva e de fácil compreensão para o ouvinte. Com a alta performance na oratória e uma boa estratégia de argumentação o sucesso do seu produto será inegável. Você poderá alavancá-lo exponencialmente a partir dessas táticas.

Você quer aprender a ter uma boa oratória?

Se você quer se destacar no mundo das vendas e ter o poder de vender o seu produto sabendo declarar objetivamente seus benefícios, ter uma boa oratória é imprescindível.

Por isso, fique de olho nas seguintes dicas para adquirir uma boa oratória na hora da argumentação:

1. Aprenda a utilizar a linguagem corporal 

Aprender sobre a linguagem corporal do ser humano é um recurso de ouro tanto para o mundo profissional, quanto também para a vida pessoal. Existem técnicas dentro dessa linguagem que te faz passar confiança e autoridade, tente utilizá-las!

2. Evite gírias e vícios de linguagem

Utilizar a linguagem formal quando se trata de assuntos profissionais é extremamente necessário para causar uma boa impressão ao outro. Por isso, evite gírias e a repetição de palavras já usadas em excesso no seu diálogo.

3. Seja objetivo e claro em seus argumentos

Outro fator importante na oratória é a objetividade. Geralmente as pessoas querem soluções rápidas para problemas complexos, mas não querem uma grande explicação de horas para isso.

Dessa forma, organize os seus argumentos e aplique a sua comunicação com o cliente da forma mais objetiva possível.

4. Seja firme no seu objetivo

Não estenda e se perca no meio do seu diálogo. Não esqueça que o seu objetivo é vender, e você está ali para convencer o seu potencial cliente a adquirir o seu produto. Mantenha o foco e garanta o seu bom desempenho!

Legal não é mesmo? Agora que você aprendeu mais sobre o silogismo como técnica argumentativa e como implementá-lo com uma boa oratória, que tal conferir um bônus especial que separamos para você?

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Você sabia que um dos fatores que mais atrapalha uma comunicação efetiva é o julgamento? Pois é, e nós somos acostumados a julgar o tempo todo.

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Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

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