O que é ODS?
Qual a Importância dos ODS?
17 ODS
Essa é a Trilha para o Sucesso!

Saiba Quais são os Principais Impactos das 17 ODS Propostas pela ONU!

Você conhece os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030? Neste artigo, amplie seus conhecimentos sobre as 17 ODS!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Saiba Quais são os Principais Impactos das 17 ODS Propostas pela ONU!

A sustentabilidade é um tema amplamente debatido em âmbito mundial, visto que se trata de um fator essencial para todas as gerações. Pensando nisso, foram criadas as 17 ODS.

Essas metas se referem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que abordam desde temas ligados às condições de vida das pessoas até os cuidados que devemos ter com o meio ambiente e o uso de seus recursos.

Diante disso, esse tema será abordado com mais detalhes no decorrer desse artigo. Por isso, não deixe de investir na leitura dos seguintes tópicos:

●     O que é ODS?

●     Qual a importância dos ODS?

●     17 ODS

Vamos à leitura?

O que é ODS?

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são metas de sustentabilidade que visam a utilização sustentável dos recursos atuais, ou seja, que a geração atual saiba usufruir deles sem comprometer as gerações futuras.

Vale ressaltar ainda que, esses ODSforam propostos em 2015, dentro da ideia da Agenda de desenvolvimento, tal que todos os membros da ONU (Organização das Nações Unidas), se comprometeram a cumprir esses objetivos até o ano de 2030.

Diante disso, para cumprir os objetivos de sustentabilidade, é necessário que haja umesforço conjunto de todos os membros da sociedade civil, abrangendo instituições públicas, o setor privado, o governo e cada cidadão.

Para isso, é necessário ampliar os debates sobre esse assunto entre os membros da sociedade, para que tenham consciência dessa responsabilidade. Além disso, a promoção daqualificação para essa missão é um grande passo para concretizar os objetivos.

Quais são os Temas Tratados pelo ODS?

Para facilitar a organização dos ODS, eles podem ser divididos em4 principais dimensões.A seguir, conheça quais são elas e suas principais características:

●     Social: refere-se a dimensão que abrange aspectos como qualidade de vida, saúde, educação, etc. Dessa forma, ela visaproporcionar condições de vida digna para a população e um estado de bem estar social.

●  Economia: diz respeito ao crescimento econômico dos países e seu respectivo desenvolvimento todos os anos, ressaltando fatores como inovação e empregabilidade.

Ambiental: trata-se da preocupação com a preservação e uso sustentável do meio ambiente. Dessa forma, essa dimensão preocupa-se com alterações climáticas e exploração indevida da biodiversidade.

●   Institucional: é a dimensão que se preocupa com aviabilidade de se colocar em prática os ODS;

Muito interessante, não é mesmo? Agora que você já sabe o que são os ODS e quais são suas dimensões, que tal entender melhor a relevância da Agenda 2030 no Brasil e no mundo? Não deixe de conferir o tópico seguinte!

Qual a Importância dos ODS?

Como já dito anteriormente, o objetivo do ODS é garantir que a geração atual utilize os recursos disponíveis de forma sustentável visandonão comprometer as gerações futuras, o que já revela sua importância para o futuro.

Além disso, a criação das ODS foi muito importante para o fortalecimento e ampliação das discussões sobre a sustentabilidade, o que contribui para a criação de uma cultura sustentável muito relevante.

Vale ressaltar ainda, que esses 17 objetivos serviram de estímulo para que os países incentivassem as instituições e gestores públicos na implementação de práticas sustentáveis, o que remete resultados positivos para toda a sociedade.

Diante disso, ficou clara a relevância da ODS, certo? Por fim, não deixe de conferir a que se refere cada ODS e quais são suas principais características no tópico a seguir!

 17 ODS

Para finalizar com chave de ouro, chegou o momento de conhecer cada uma das ODS e suas principais implicações. Por isso, confira:

1. Erradicar a Pobreza


O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 1 diz respeito à melhoria das condições de vida das pessoasem todas as situações de vulnerabilidade social, através da viabilização de uma vida digna, visando acabar com a pobreza extrema.

2. Erradicar a Fome

 Erradicar a Fome


O fim da fome é o segundo ODS que visa fornecer as condições básicas de alimentação digna a todos os cidadão, fazendo com que a fome seja erradicada em todos os países do mundo.

3. Promover Bem Estar Social

Promover bem estar social


O estado de bem estar social se refere a terceira ODS e tem como missão proporcionar uma boa vivência em sociedade para todas as pessoas. Dessa forma, os fatores de interações e regras de convívio sociais devem ser melhorados para proporcionar isso.

4. Promover a Educação Inclusiva


A educação é uma área essencial para o desenvolvimento humano, por isso, ela deve ser inclusiva e sustentável, além de ter qualidade e acessibilidade para todos. Diante disso, a ODS 4 visa defender esse direito.

5. Proporcionar a Igualdade de Gênero

Proporcionar a Igualdade de Gênero


Como a humanidade teve um viés dominante patriarcal durante muitos séculos, a luta pela igualdade entre homens e mulheres ainda é um desafio atual. Por isso, a ODS 5 visa que essa igualdade de gênero seja proporcionada.

Assim, mulheres e meninas poderão viver em um mundo em que a igualdade com os homens é uma realidade, tendo assim as mesmas condições de valorização e reconhecimento. 

6. Gerir Sustentavelmente a Água e Saneamento

Gerir Sustentavelmente a água e saneamento


A água potável é essencial para a saúde e existência humana. Por isso, sua boa gestão é muito relevante, visto que é um recurso esgotável. Aliado a isso, boas condições de saneamento contribuem para o bem estar das pessoas, por isso a ODS visa garantir que essas duas gestões sejam sustentáveis.

7. Acessibilizar a Energia

Acessibilizar a Energia


Com a globalização e a inovação tecnológica, o acesso à energia se tornou um fator básico para uma boa condição de vida. Por isso, a sétima ODS visa garantir que as pessoas tenham acesso à energia.

8. Visar o Crescimento Econômico

O desenvolvimento e crescimento econômico dos países é muito importante para que as condições de vida da sua população de vida melhore, Além disso, o aumento da empregabilidade é um fator essencial dentro desse ODS.

9. Promover Industrialização e Inovação Renováveis

Visar o Crescimento Econômico


O desenvolvimento de um país está intimamente relacionado com sua capacidade industrial e de inovação. Diante disso, a preocupação da ODS 9 é que esse avanço industrial seja feito de forma sustentável.

10. Reduzir as Desigualdades

 Reduzir as Desigualdades


As desigualdades sociais existem dentro e entre os países , de forma que devem ser minimizadas para combater a concentração de renda. Diante disso, a décima ODS visa minimizar as desigualdades e suas consequências.

11. Viabilizar Cidades Sustentáveis

As cidades sustentáveis garantem que a forma de gerir os recursos seja feita visando o uso consciente dos mesmos. Por isso, a ODS 11 defende aadoção desse modelo de gestão sustentável pelas cidades.

12. Prezar pelo consumo e Produção Sustentáveis

Viabilizar Cidades Sustentáveis


Com o aumento do consumismo, pensar na sustentabilidade da produção e conscientizar sobre o consumo sustentável é muito importante. Dessa forma, a décima segunda ODS preza para que a sustentabilidade no consumo e produção sejam viabilizados.

13. Combater as Mudanças Climáticas

Devido às alterações humanas no meio ambiente, o clima vem sofrendo mudanças que podem ser prejudiciais a longo prazo. Por isso, a ODS 13 tem a missão de combater o progresso dessas alterações climáticas para minimizar as consequências.

14. Preservar Mares, Rios e Oceanos

Preservar mares, rios e oceanos


A preservação dos ambientes aquáticos é essencial para a preservação da vida que existe nesse meio e ainda, para garantir a sustentabilidade de mares, rios e oceanos. Por isso, a ODS 14 visa a preservação desses ambientes.

15. Deter a perda de Biodiversidade

Com a exploração ilegal de biomas, a perda da biodiversidade aumentou exponencialmente. Diante disso, a ODS 15 tem a missão de combater essa perda e garantir a manutenção dos ecossistemas.

16. Promover a Paz

O combate a violência, combate de guerras e a promoção de resoluções pacíficas estão abrangidos nas metas da ODS 16, que por sua vez tem opropósito de promover sociedades pacíficas e inclusivas.

17. Fortalecer o Desenvolvimento Sustentável

Fortalecer o Desenvolvimento Sustentável


Por fim, a ODS 17 visa fortalecer a cultura de sustentabilidade, incentivando a prática sustentável e garantindo assim, que o desenvolvimento seja viabilizado de forma coerente a isso.

Essa é a Trilha para o Sucesso!

Deseja aprimorar sua trajetória profissional e se destacar no mercado de trabalho?

O Programa de Aceleração de Carreira, VoittoPro, foi desenvolvido com base em 13 formações em negócios, mais de 200 certificações, plano de estudos personalizado, mentoria com especialistas, ferramentas de cases práticas e suporte do currículo ao contrato.

Aqui você terá a liberdade de aprender de onde quer que esteja e a chance de escolher o seu  futuro profissional.

Exerça seu poder de decisão: escolha o sucesso. Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

 Programa de Aceleração de Carreira

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Programa de Aceleração de Carreiras

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Formação] Programa De Aceleração De Carreiras Voitto Pro Botão Lateral

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.