O que é desenvolvimento sustentável?
Quais são os pilares do desenvolvimento sustentável?
Quais ações contribuem para o desenvolvimento sustentável?
Como o tripé do desenvolvimento sustentável pode ser benéfico às cidades?
Dica de Ouro!

O que é Desenvolvimento Sustentável? Veja como beneficiar empresas e a sociedade

Entenda como as organizações e as pessoas estão transformando a mentalidade através do desenvolvimento sustentável como potencialização dos resultados.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
O que é Desenvolvimento Sustentável? Veja como beneficiar empresas e a sociedade

O desenvolvimento sustentável vem se tornando uma pauta cada vez mais recorrente na sociedade. Com os recursos naturais se esgotando e o desmatamento causando impactos na fauna e na flora, a consciência sobre a preservação do meio ambiente se faz fundamental.

Neste contexto, urge a necessidade de ações conjuntas entre os países, surgindo as conferências ambientais. Assim, correu em 1992 no Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento (Eco-92).

Nesta ocasião, 179 países assinaram o documento conhecido como Agenda 21, que objetivou criar soluções para os problemas socioambientais, com o pensamento de “pensar globalmente, agir localmente”.

Em 2012, aconteceu no Rio de Janeiro a Rio+20, que renovou os compromissos políticos com a pauta de desenvolvimento sustentável, firmados na Eco-92.

Quer saber como esse tema pode ser aplicado no dia a dia por pessoas e organizações? Confira os seguintes tópicos:

  • O que é desenvolvimento sustentável?
  • Quais são os pilares do desenvolvimento sustentável?
  • Quais ações contribuem para o desenvolvimento sustentável?
  • Como o tripé do desenvolvimento sustentável pode ser benéfico às cidades?

O que é desenvolvimento sustentável?

O desenvolvimento sustentável é um conjunto de ações capazes de atender todas as demandas da sociedade atual, sem causar prejuízos para as gerações futuras, segundo a Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e o Relatório Brundtland, de 1987, elaborado pela conferência das Nações Unidas.

Em outras palavras, o desenvolvimento sustentável tem como objetivo conscientizar a população de que as próprias necessidades devem ser supridas, mas é fundamental pensar no futuro. Com isso, nada mais importante que discutir sobre o meio ambiente, economia verde e outros assuntos voltados para a questão ambiental.

Diante dessa necessidade, a ONU criou os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Eles são utilizados como norteadores de ações voltadas para o desenvolvimento social, ambiental e econômico. Mas além disso, também propõe melhorias nos seguintes aspectos:

  • Adoção de medidas sustentáveis por empresas, Estados e pessoas;
  • Erradicação da pobreza;
  • Popularização de ações que favorecem o meio ambiente e o desenvolvimento econômico e social;
  • Aumento no número de cidades inteligentes;
  • Propagação das ações sustentáveis empresariais.

As empresas que se preocupam com o desenvolvimento sustentável estão se tornando cada vez mais requisitadas, devido ao crescimento da população consciente sobre questões ambientais. E quanto maior a empresa, maior a chance de ser vista por essas ações sustentáveis e garantir maior retorno positivo, seja financeiro ou social.

Você gostaria de acelerar o crescimento do seu negócio? Se você é um empresário, ou mesmo pensa em ser um, e deseja levar a sua ideia a um grande número de pessoas, é hora de aplicar o Growth Hacking na sua organização! Pensando em te capacitar nesse assunto, desenvolvemos o curso Fundamentos do Growth Hacking.

Com esse curso, você irá aumentar sua base de clientes, desenvolver uma taxa de crescimento exponencial e ampliar suas receitas praticando a cultura da constante experimentação. Você aprenderá sobre Product/Market Fit, índices CAC e LTV e muito mais!

Ficou interessado? Cliquena imagem abaixo, insira o cupom BLOG100 e tenha acesso GRATUITO ao curso Fundamentos do Growth Hacking.

Fundamentos do Growth Hacking


Continue lendo para ver os pilares do desenvolvimento sustentável, que são essenciais para o crescimento contínuo da sua empresa. Conheça quais são eles!

Quais são os pilares do desenvolvimento sustentável?

O tripé da sustentabilidade considera o desenvolvimento da empresa de maneira equilibrada. Levando em consideração que os pilares social, ambiental e financeiro, são igualmente importantes e devem ser balanceados na tomada de decisão de governantes, empresários e até mesmo da população em geral.

Sendo assim, separamos para você a explicação de cada desses três pilares:

Pilar Social

O pilar social declara que a questão comunitária deve ser muito valorizada, com ações voltadas para o público externo e também interno.

Sendo assim, o pilar social enfatiza a importância de um modelo de excelência de gestão que promova um ambiente digno para os colaboradores, capacitações constantes e também remunerações justas.

Por outro lado, é nesse pilar que são abordadas as questões referentes ao lado social para a comunidade, como por exemplo projetos ambientais, esportivos, educacionais e até mesmo que promovem cultura e arte.

Pilar Ambiental

O pilar ambiental foi pensado para levar em consideração o meio ambiente. Com isso, o quesito ambiental propõe que as organizações sigam às legislações voltadas para esse âmbito, assim como tenham a proatividade de tomar medidas por conta própria.

Isso significa que o pilar ambiental incentiva que as empresas tenham realmente uma cultura eco friendly voltada para a preservação dos recursos naturais, controle de emissão de poluentes, foco em preservação da flora e fauna.

Pilar Financeiro

O pilar financeiro é voltado para um dos maiores interesses das empresas e pessoas: o crescimento econômico e a lucratividade. Sendo assim, o planejamento financeiro também deve ser levado em consideração quando o assunto é desenvolvimento sustentável.

Incorporar ações voltadas para a sustentabilidade fazem com que a empresa passe a pensar de outra maneira a sua produção. Dessa forma, esgota os recursos de forma mais lenta e gradual, fazendo com que eles tenham capacidade de suprir as necessidades da população por muito mais tempo.

Em termos práticos, as ações desse pilar podem se materializar por exemplo em:

  • Redução de emissão de gases poluentes;
  • Desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis;
  • Redução de gasto de energia e água;
  • Implantação de sistemas de reutilização de materiais e resíduos, como a logística reversa.

Mas para pensar em desenvolvimento sustentável, é fundamental pensar em ações que englobam os três pilares e contribuam para que os resultados sejam potencializados. Pensando nisso, preparamos uma lista com atitudes que você e sua organização podem colocar em prática no dia a dia.

Quais ações contribuem para o desenvolvimento sustentável?

O conceito de desenvolvimento sustentável pode ser materializado em ações do dia a dia de pessoas e organizações. Afinal, elas podem sempre buscar satisfazer as necessidades pensando em questões ambientais e sociais.

Com isso, separamos uma lista de ações que contribuem para o desenvolvimento sustentável que podem ser incorporadas no seu dia a dia. Confira!

  • Coleta seletiva de lixo doméstico e industrial;
  • Preferência e investimento em fontes de energias renováveis com a instalação de placas solares, por exemplo;
  • Consumo preferencial de empreendimentos que prezam pela conservação ambiental, não utilizando animais para teste ou matéria prima de desmatamento;
  • Preferência por meios de transportes que produzem menos poluentes, como bicicletas e patinetes;
  • Elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS);
  • Utilização de produtos que não utilizem material plástico em suas embalagens ou preferência por opções que possuem refil.

Mas afinal, quais são as vantagens do desenvolvimento sustentável para as cidades? Entenda melhor a seguir!

Como o tripé do desenvolvimento sustentável pode ser benéfico às cidades?

O desenvolvimento sustentável é uma das melhores formas de pensar em desenvolvimento econômico atrelado a qualidade de vida e bem estar da população. Sendo assim, os benefícios para as cidades são inúmeros.

Para as metrópoles, por exemplo, o grande impacto pode ser visto no trânsito. Com a adoção de veículos compartilhados e de bicicletas, os engarrafamentos tornam-se cada vez menos frequentes.

Já para qualquer porte de cidade, o desenvolvimento sustentável pode se materializar em edifícios verdes, que são menos nocivos ao meio ambiente e utilizam energia renovável. Além disso, a arborização também pode ser um bom caminho a seguir.

Dica de Ouro!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Do Growth Hacking

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.