O que são as cidades inteligentes?
Como funciona uma cidade inteligente?
Quais são as cidades inteligentes?
Como aprofundar os meus conhecimentos nesse assunto?

O que são as cidades inteligentes e como elas funcionam?

As cidades inteligentes permitem que a população tenha uma maior qualidade de vida. Isso por meio da tecnologia e da sustentabilidade.

Pâmela Souza
Por: Pâmela Souza
O que são as cidades inteligentes e como elas funcionam?

As cidades inteligentes surgem visando melhorar da qualidade de vida de seus habitantes e a sua colaboração com o meio ambiente.

Apesar de ser um conceito, relativamente, novo, o assunto vem sendo discutido em esfera global devida a sua característica de desenvolvimento sustentável e por se utilizar de soluções tecnológicas.

Não seria um sonho ter um transporte público eficiente, um trânsito sem congestionamentos, o meio ambiente em harmonia com a sociedade e uso de dados gratuitos?

Isso é possível nas cidades inteligentes.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então confira o que vamos abordar ao longo deste artigo:

  • O que são as cidades inteligentes?
  • Como funciona uma cidade inteligente?
  • Quais são as cidades inteligentes?

Vamos começar pela definição das cidades inteligentes.

O que são as cidades inteligentes?

As cidades inteligentes ou smart cities são aquelas que otimizam os seus recursos para servir melhor os seus habitantes, seja em relação à mobilidade, à energia ou a qualquer outro serviço necessário para o cotidiano da população.

Do ponto de vista da utilização de dados, as cidades inteligentes podem ser definidas como aquelas que fazem o uso otimizado de informações interconectadas para entender e controlar operações e recursos.

Em resumo, as cidades inteligentes reúnem infraestrutura, planejamento e empreendedorismo, melhorando a qualidade de vida da população e preservando o meio ambiente.

Cada cidade inteligente possui a sua particularidade, devido as diferenças presentes em cada lugar.

Além da diferença das cidades, também podem existir diferentes definições sobre as cidades inteligentes, variando de região para região. Mas, existem alguns fatores comuns a todas as cidades inteligentes, sendo eles:

  • visam o aumento da qualidade de vida dos cidadãos
  • devem otimizar recursos
  • são construídas com base em planejamento e
  • precisam de investimento por parte de universidade, empresas e ONGs.

Segundo a Cities in Motion Index, do IESE Business School na Espanha, existem 9 dimensões que indicam o nível de inteligência de uma cidade:

  1. Governança
  2. Administração pública
  3. Planejamento urbano
  4. Tecnologia
  5. Meio ambiente
  6. Conexões internacionais
  7. Coesão social
  8. Capital humano
  9. Economia

As cidades inteligentes também são caracterizadas pelas construções sustentáveis, que se utilizam de metodologias enxutas para a diminuição da poluição, o uso de recursos naturais e em busca da eficiência.

Esses são conceitos que também são utilizados no lean construction, uma filosofia de construção enxuta que se derivou do lean manufacturing.

Quer saber mais sobre esse assunto? Então, clique no botão abaixo e tenha acesso ao nosso ebook GRATUITO de Lean Manufacturing de A a Z.

Com ele, você irá aprender sobre as métricas utilizadas na metodologia lean, sobre quais são os seus desperdícios, suas ferramentas de melhoria e muito mais.

Clique no banner abaixo e baixe o ebook!

Ebook Lean Manufacturing de A a Z! Baixe agora!


Mas, como será que uma cidade inteligente funciona?

Como funciona uma cidade inteligente?

As cidades inteligentes funcionam como máquinas. Todas as suas engrenagens precisam estar em perfeita harmonia para que o trânsito flua, os serviços públicos sejam eficientes e as informações sejam acessadas de maneira rápida.

O seu funcionamento envolve diversos setores em busca de um planejamento eficiente das cidades, de uma administração de qualidade e a manutenção dos recursos necessários para toda a população.

Existem duas abordagens diferentes das cidades inteligentes:

Top-down

Esse conceito é o mais antigo e recria as cidades do zero para que ela se torne inteligentes.

Um exemplo de cidade que implantou essa metodologia é Sogno, uma cidade de 6 Km de extensão localizada na Coreia do Sul.

Ela foi planejada com base em tecnologia e sustentabilidade, construída para comportar a tecnologia universal, sem a necessidade de interferência humana direta na maior parte de seus processos.

Bottom-up

Bottom up ou, de baixo para cima, é um conceito mais recente no qual as cidades não são totalmente recriadas, mas passam por um processo de desenvolvimento visando criar uma cidade inteligente.

Nesse modelo, as cidades trabalham com sistemas digitais integrados que permitem o gerenciamento eficiente dos serviços.

As decisões são tomadas de acordo com as atitudes e o pensamento dos usuários, o que a torna mais democrática, visto que os cidadãos podem dar a sua opinião em relação as ações que estão sendo tomadas.

As duas abordagem possuem o mesmo objetivo: tornar as cidades mais agradáveis e sustentáveis.


Mas, será que essas cidades já existem?

Quais são as cidades inteligentes?

Existem algumas cidades pelo mundo que são consideradas inteligentes. Vejamos algumas delas:

Moscou (Rússia)

A cidade de Moscou está em andamento desde 2010. Ela possui duas fases. A primeira delas consiste na criação de uma base de infraestrutura e de dados de comunicação. A segunda etapa consiste em implementar a inteligência artificial e a personalização.

Barcelona (Espanha)

A cidade de Barcelona é considerada uma das primeiras no movimento das cidades inteligentes. Além da tecnologia utilizada na tomada de decisões e soluções urbanas existe um plano responsável por ampliar e democratizar o acesso da população a dados.

Existe também um projeto de mobilidade urbana, que visa a diminuição da poluição e a liberação das ruas para pedestres.

O transporte coletivo ainda contará com a instalação de elevadores inteligentes, que se adaptarão à necessidades dos passageiros e dos trens, utilizando dados em tempo real e chegando na plataforma momentos antes do trem, o que economiza tempo, energia e evita aglomerações.

Existem outras cidades que também são consideradas inteligentes, inclusive no Brasil.

Como aprofundar os meus conhecimentos nesse assunto?

Deseja estar preparado para conduzir mudanças a caminho da excelência?

Para alcançar patamar profissional, nós oferecemos para você a Formação Especialista Lean. Com a nossa formação, você será capaz de dominar todas as ferramentas de controle de desperdícios nas empresas, aumentando a produtividade e a qualidade dos produtos ou serviços ofertados.

O pacote contempla Fundamentos Lean, 5S, Mapeamento de Fluxo de Valor, Kaizen e Manutenção Produtiva Total, que fornecerão todo o conhecimento necessário para que você aplique o Lean em qualquer área, da manufatura ao escritório!

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Formação Especialista em Lean

Pâmela Souza

Pâmela Souza

Grad. em Engenharia Civil pela Universidade federal de Juiz de Fora. Participou de iniciação científica nas áreas de ambiente construído e transportes. Atua como voluntária no projeto de treinamento profissional no Núcleo de Estudos e Projetos em Educação e Tecnologia. Possui certificação em Inteligência Emocional, Formação Yellow Belt em Lean Seis Sigma, Fundamentos de Growth Hacking, Agile Scrum Foundation EXIN, Produção de Conteúdo Web, Marketing de Conteúdo e Copywriting. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Lean Manufacturing De A A Z

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.