Qual é a história da Oprah Winfrey?
Carreira de Oprah Winfrey
Como anda a fortuna de Oprah Winfrey?
Seja você também um empreendedor de sucesso!

Conheça a incrível história de superação da vida de Oprah Winfrey!

Conheça a inspiradora história de uma das maioneses apresentadoras de TV de todos os tempos e como anda a fortuna de Oprah Winfrey.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Conheça a incrível história de superação da vida de Oprah Winfrey!

Existem muitas pessoas no mundo que vieram para fazer a diferença, uma delas é Oprah Winfrey, que devido ao seu carisma e sua capacidade de se comunicar conquistou o mundo.

Porém, sua vida foi muito conturbada até chegar onde ela está hoje, passando por pobreza, problemas familiares e abusos.

Deseja conhecer mais sobre esta grande mulher ícone da comunicação televisiva? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para você:

  • Qual é a história de Oprah Winfrey?
  • Carreira de Oprah Winfrey
  • Como anda a fortuna de Oprah Winfrey?
  • Seja você também um empreendedor de sucesso!

Vamos à leitura?

Qual é a história da Oprah Winfrey?

Oprah Gail Winfrey nasceu no dia 29 de janeiro de 1954 em Kosciusko, no estado do Mississippi, nos Estados Unidos. Sua mãe, já falecida, Vernita Lee trabalhava como empregada doméstica e criou a filha sozinha.

Após seu nascimento, sua mãe viajou para o norte, na qual Oprah passou 6 anos vivendo na pobreza junto com sua avó materna. Nesta época, Oprah costumava usar vestidos produzidos com sacos de batata, onde outras crianças faziam bullying com ela.

Devido às lições de sua avó, Oprah aprendeu a ler cedo, antes dos 3 anos, e por isso, costumava recitar versículos da Bíblia em uma igreja local.

Passados 6 anos de seu nascimento, Winfrey se mudou para o centro de Milwaukee no estado de Wisconsin com sua mãe. Neste período, Lee teve outra filha, que mais tarde acabou falecendo por problemas relacionados ao vício pela cocaína aos 43 anos.

Devido às grandes dificuldades de criar as filhas, Oprah foi temporariamente morar com seu pai em Nashville, Verson Winfrey.

Enquanto estava fora, sua mãe deu à luz a mais uma filha, que acabou sendo colocada para adoção, pois a família não tinha condição financeira para sustentar mais uma criança, mais tarde a criança foi nomeada de Patrícia. Oprah não sabia que tinha a segunda irmã até 2010.

Quando ela voltou para sua mãe, teve mais um irmão, que morreu em 1989 por causas relacionadas à AIDS. Aos 8 anos de idade, ela foi batizada em uma igreja batista.

Dica valiosa!

Quer saber como você pode transformar a sua maneira de lidar com pessoas, se tornando um líder de alta performance?
Tem uma coisa que eu posso te afirmar: os principais líderes que você já teve tem algumas características similares. Para você entender quais são elas e como desenvolvê-las, o eBook Guia prático para ser um líder de alta performance será seu aliado.

Conheça nesse material as principais qualidades de um líder e 5 práticas exemplares de liderança. E aprenda de vez que a liderança não é um "traço" e, sim, uma "ação". Aproveite essa oportunidade, clique e baixe agora!

Guia prático para ser um líder de alta performance

Abusos na infância

Oprah afirma que sofreu abuso sexual de seu tio e primos, começando quando tinha 9 anos de idade, tema que abordou pela primeira vez no seu programa de TV em 1986. Em meio a tanto sofrimento, é possível imaginar que sua saúde mental poderia estar muito desgastada nesta época.

Quando tinha 24 anos, decidiu expor a sua família que havia sofrido abuso, porém, eles se recusaram a acreditar. Certa vez, comentou que tinha decidido não ter filhos pois não tinha sido bem cuidada.

Aos 13 anos, depois de ter sofrido anos de abuso, decidiu fugir de casa, aos 14 acabou engravidando, porém seu filho nasceu prematuro e acabou falecendo.

Winfrey frequentou a Lincoln High School em Milwaukee, mas após o sucesso inicial com o programa Upward Extension, ela se transferiu para a Nicolette High School, um subúrbio rico.

Após a transferência, ela disse que era constantemente lembrada de sua própria pobreza enquanto pegava o ônibus para a escola com seus colegas afro-americanos.

Ela se rebelou e roubou o dinheiro de sua mãe para acompanhar os gastos de seus concidadãos. Como resultado, sua mãe a enviou para Nashville para morar com Vernon novamente, embora desta vez ela não a aceitasse de volta.

Vernon era rigoroso, mas inspirador e fazia de sua educação uma prioridade. Winfrey se tornou uma aluna de honra, foi eleita a garota mais popular e se juntou a sua equipe de discurso do ensino médio na East Nashville High School, que ficou em segundo lugar no país em apresentações de teatro.

A carreira de mídia de Winfrey não surpreenderia sua avó, que uma vez disse que enquanto Winfrey pudesse falar, ela estaria no palco.

Quando criança, frequentemente entrevistava sua espiga de milho e corvos na cerca da propriedade de sua família. Winfrey mais tarde reconheceu a influência de sua avó, dizendo que foi Heidi May quem a encorajou a falar em público.

Muito interessante, não é mesmo? Quer saber mais sobre a brilhante carreira de Oprah? Confira o próximo tópico!

Carreira de Oprah Winfrey

Com apenas 17 anos, Oprah Winfrey foi a vencedora de um concurso de beleza. Tal fato, foi um dos principais motivadores para que ela decidisse trabalhar na televisão.

Assim, iniciou os estudos na formação de Comunicação através de uma bolsa que ela conseguiu.  Depois que concluiu a graduação, ela estreou seu primeiro programa na TV, que teve a duração de 8 anos.

Devido ao sucesso de People Are Talking, Oprah se mudou para Chicago, foi quando sua carreira na TV se consolidou com o programa The Oprah Winfrey Show (programa de entrevistas no estilo talk show).

O programa permaneceu no ar por longos 25 anos e bateu recordes de audiência. O último episódio foi ao ar em 25 de maio de 2011, sempre prezando pela diversidade e inclusão.

Hoje, Oprah trabalha na indústria cinematográfica e estrelando programas na Apple TV+.

Além disso, Oprah está ligada a diversas causas humanitárias, doando grande parte de sua  fortuna para ações de filantropia, sem contar o fato que o príncipe Harry e Oprah possuem um documentário falando sobre assuntos de saúde mental.

Em uma das conversas após os duques de Sussex se desligarem da família real, Meghan Markle acusa a família real de racismo.

E atualmente, como é o patrimônio da Oprah? Continue a leitura, pois, esse é o assunto que abordaremos no próximo tópico!

Como anda a fortuna de Oprah Winfrey?

Oprah Winfrey é uma das mulheres mais ricas do mundo, e foi a primeira mulher negra a ocupar uma das 25 posições das mulheres norte-americanas mais ricas!

Além disso, ela é uma das 70 mulheres mais poderosas de todo o planeta Terra.

Sendo assim, a triste história de Oprah, repleta de violência e abusos se tornou em um história de muita superação, que inspira muitas mulheres em todo o mundo.

Uma mulher negra de sucesso é uma forma de inspirar outras mulheres negras a terem sucesso.

Gostou deste artigo que falamos a respeito de Oprah Winfrey? Sugerimos ler também o artigo que escrevemos sobre Luiza Trajano, uma grande empreendedora Brasileira, que assim como Oprah inspira muitas pessoas.

Seja você também um empreendedor de sucesso!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Empreendedorismo Inovador

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.