Obter uma certificação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) ISO 9001:2015, certamente, é algo visado por qualquer empresa que deseja garantir a qualidade de seus produtos ou serviços aos clientes, melhorar a sua reputação e aumentar a sua competitividade no mercado.

Um dos primeiros passos para implementar um SGQ é definir uma política da qualidade, algo mais simples do que parece e que servirá como uma direção a ser seguida pelos colaboradores da organização. 

Neste artigo, você vai entender o que é uma política da qualidade, como defini-la de forma correta e quais são os seus benefícios. Além disso, também separei exemplos para ajudá-lo a entender mais sobre esse conceito e inspirá-lo na criação de sua política. 

Para ajudá-lo ainda mais na busca pela qualidade, a Voitto está disponibilizando um  kit gratuito de planilhas de gestão da qualidade para você baixar e utilizar em sua empresa! 

Com ele, você terá, em mãos, 3 ferramentas valiosas para promover a melhoria contínua e a otimização dos seus resultados! Então, aproveite essa oportunidade e clique na imagem abaixo!

 


 

O que é uma Política da Qualidade?

 


 

A política da qualidade é um direcionamento do SGQ que serve como base para a definição e monitoramento dos objetivos mensuráveis da organização.

Essa diretriz, criada pela alta direção da empresa, deve estar de acordo com a missão e visão da empresa, assim como assegurar um padrão de qualidade para os produtos e serviços, a fim de satisfazer os clientes.

 

Como criar a política da qualidade?


 

A alta direção deve estabelecer, implementar e manter uma política da qualidade que:

 

  • Seja apropriada ao propósito e ao contexto da organização e apoie seu direcionamento estratégico;
  • Proveja uma estrutura para o estabelecimento dos objetivos da qualidade;
  • Inclua um comprometimento em satisfazer requisitos aplicáveis;
  • Inclua um comprometimento com a melhoria contínua do sistema de gestão da qualidade;
  • Tenha foco no cliente;
  • Demonstre uma preocupação com o ambiente externo; e
  • Valorize os colaboradores da empresa.

 

Exemplos

 

Exemplo de política da qualidade em uma empresa de consultoria:

 

Desenvolver pessoas capazes de realizar projetos com excelência, aprimorá-los continuamente e proporcionar a melhoria contínua do Sistema de Gestão da Qualidade, visando satisfazer as necessidades e expectativas dos nossos clientes.

 

Política da qualidade da Novus, produtora de instrumentos eletrônicos:

 

"A NOVUS busca, através da melhoria contínua do Sistema da Qualidade e de seus produtos, a satisfação dos clientes, colaboradores, acionistas e sociedade."

 

Política da qualidade da Coca-Cola Brasil:

 

Produto perfeito, sustentabilidade ambiental e ambiente de trabalho seguro direcionam as nossas ações de governança técnica voltadas para proteger, sustentar e impulsionar o crescimento da Coca-Cola Brasil através da melhoria contínua do nosso Sistema de Gestão e do atendimento aos requisitos corporativos e legais, de clientes, consumidores, associados e sociedade.

 

Já a política da qualidade da Samsung foi criada a partir de três tópicos:

 

  • Atender aos procedimentos da Samsung: cumprir procedimentos, instruções de trabalho, especificações, pontos de atenção, ordens de superiores e qualquer outro padrão determinado pela Samsung.

 

  • Reduzir defeitos no processo e no cliente final: diminuir a quantidade de defeitos gerados pelo fornecedor, nos processos de fabricação, armazenamento e transporte, consequentemente reduzindo também a quantidade de problemas para o usuário final.

 

  • Buscar fazer melhor sempre: ter a consciência de que é necessário aprimorar o trabalho todos os dias, tanto através da eliminação de problemas como pela criação de novos métodos de execução das atividades.

 

Comunicação:


 

A política da qualidade deve:

 

  • Estar disponível e ser mantida com informação documentada;
  • Ser comunicada, entendida e aplicada na organização; e
  • Estar disponível para partes interessadas pertinentes, como apropriado.

 

Outras responsabilidades da liderança no SGQ

 

A alta direção deve assegurar que as responsabilidades e autoridades para papéis pertinentes no SGQ sejam atribuídas, comunicadas e entendidas na organização.

A alta direção deve atribuir a responsabilidade e autoridade para:

  • Assegurar que o sistema de gestão da qualidade esteja conforme os requisitos desta norma;
  • Assegurar que os processos entreguem suas saídas pretendidas;
  • Relatar o desempenho do sistema de gestão da qualidade e as oportunidades de melhoria;
  • Assegurar a promoção do foco no cliente e na organização; e
  • Assegurar que a integridade do sistema de gestão da qualidade seja mantida quando forem planejadas e implementadas mudanças.

 

Benefícios

 


 

  • As pessoas entendem e são motivadas em direção às metas e objetivos da organização; 
  • As atividades são avaliadas, alinhadas e implementadas de modo unificado; 
  • A falha de comunicação entre níveis de uma organização é minimizada; 
  • É estabelecida uma visão clara do futuro da organização; 
  • São estabelecidos valores compartilhados, modelos de justiça e papéis éticos em todos os níveis da organização; 
  • A confiança é estabelecida e o medo é eliminado; e
  • As pessoas são inspiradas, estimuladas e suas contribuições são reconhecidas.

 

Que tal se tornar um especialista na ISO 9001?
 

Agora que você sabe o que é e como definir uma política da qualidade, que tal se tornar capaz de implantar e auditar todo processo de Gestão da Qualidade com a norma ISO 9001:2015?

É exatamente isso que o curso de Formação de Auditores SGQ ISO 9001 da Voitto te proporciona!

Ser uma empresa certificada na ISO 9001 significa apresentar processos bem definidos, foco no cliente, total comprometimento da gerência com a gestão da qualidade e sua perpetuação.

Sendo assim, a busca por essa certificação tem sido crescente no mercado, o que torna os profissionais com habilidades e conhecimentos para promover uma auditoria altamente visados pelas empresas.

Então, não perca a chance de se destacar em processos seletivos ou na organização em que trabalha! Para saber mais, clique no botão abaixo e confira os detalhes sobre o nosso curso: