4 Elementos essenciais para ser um bom líder
Papéis de um bom líder
Por que se adaptar é importante?
Como identificar pontos de melhoria?
As práticas de feedbacks dentro das corporações
Descubra seu líder interior!

Confira os principais Pontos de Melhoria para se tornar um bom Líder

Veja quais os principais Pontos de Melhoria que um Líder deve ficar atento para ter dentro de sua gestão e como conseguir alcançá-los de maneira eficiente.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Confira os principais Pontos de Melhoria para se tornar um bom Líder

Ser líder é uma grande responsabilidade dentro das empresas, e para possuir uma boa gestão exercendo esse cargo de liderança é necessário ficar atento no estabelecimento das soft skills, estas são importantes habilidades pessoais para o sistema de gestão e ambiente empresarial.

As soft skills auxiliam no relacionamento subjetivo e também com o outro, visto isso, são elementos fundamentais para alcançar o título de “bom líder” dentro do seu espaço de trabalho.

Estas qualidades de comportamento, acopladas a sistemas eficientes de gestão e administração, podem ser essenciais para a virada de jogo de uma empresa. Análises, feedbacks e um bom controle emocional podem levar não apenas a empresa, mas também os colaboradores longe!

Mas você sabe identificar o que é ser um bom líder? Quais os pontos de melhorias que você indicaria agora para o seu atual líder?

Continue a leitura conosco e saiba mais sobre o assunto nos seguintes tópicos!

  • 4 Elementos essenciais para ser um bom líder;
  • Papéis de um bom líder;
  • Por que se adaptar é importante?
  • Como identificar pontos de melhoria; 
  • As práticas de feedbacks dentro das corporações;

4 Elementos essenciais para ser um bom líder

Para ser um bom líder, além de ter uma boa inteligência emocional, é necessário também alguns elementos cruciais para uma boa gestão. Visto isso, separamos para você quais são eles!

Para ser considerado um bom líder você precisa ter:

1. Comunicação Efetiva

Um bom gestor, para liderar uma equipe, precisa dominar a arte da comunicação. Isto é, aplicar as práticas de feedback, ser assertivo, verbalizar de forma clara e concisa e também saber se posicionar com muita inteligência emocional perante as situações.

2. Empatia

A empatiacomo habilidade interpessoal é de extrema importância para os cargos de liderança. Isso porque ao lidar com o outro é essencial que possamos entender as limitações subjetivas no dia a dia e compreendê-las ao delegar tarefas, por exemplo.

3. Pensamento Crítico

Além de uma boa comunicação e empatia, a desenvoltura do pensamento crítico é também um dos pontos fortes em uma liderança que precisa ser destacado. Aprender a olhar e analisar criticamente as situações é importante e ajuda também a alinhar as suas expectativas e a da equipe com a da empresa.

4. Autoridade

Um bom líder, além de tudo, precisa também transparecer autoridade. Mas calma lá, não confunda autoridade com despotismo! Existe uma linha muito tênue entre você conseguir afirmar que você é um líder com autoridade e abusar desse poder sendo autoritário!

Dica para todo líder!

Já te disseram que existem pessoas que nasceram para liderar? Mohamed, Martin Luther King, Steve Jobs e Oprah Winfrey são exemplos, não é?

Mas algo que não te contaram é que lideranças nascem em diversos locais diferentes, não devido a gene, mas sim por meio da aprendizagem!

Então a pergunta é: você quer transformar a sua maneira de lidar com pessoas, tornando-se um líder de alto desempenho?

Se sim, está no lugar certo! Estes líderes citados e até os que você já conviveu em uma empresa possuem características similares e neste eBook Guia prático para ser um líder de alta performance, vamos te apresentar algumas delas!

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Papéis de um bom líder

Agora que vimos algumas qualidades que um líder deve possuir, vamos observar mais de perto algumas responsabilidades que devem ser realizadas por qualquer pessoa que está na liderança:

1. Oferecer apoio

Este está intrinsecamente relacionado à qualidade de empatia mencionada anteriormente, afinal só conseguimos nos importar e oferecer apoio quando entendemos e nos colocamos no lugar dos outros.

Como líder, dar apoio para seus liderados significa maior confiança entre os membros da equipe e consequentemente não haverá bloqueios entre processos no trabalho, pois sempre ocorrerá uma comunicação efetiva.

2. Encorajar

Mais do que todos, o líder deve estar sempre motivado, isto pelo simples fato que seguimos aquilo que nos é demonstrado,. Sendo assim, uma pessoa no comando que é motivada vai consequentemente encorajar os outros também!

Entretanto, não se preocupe, ter alguns dias ruins não é um problema, pois seria uma exceção, o importante é a constância e estar disposta a repassar essa motivação para todos os membros. Veja um pouco sobre isso com o filósofo brasileiro Cortella:

3. Garantir a harmonia do time

Aqui vem um ponto crucial, harmonia do time é o que diz como o trabalho vai fluir no dia a dia, por isso é importante ressaltar o que deve ser feito de modo paliativo, em outras palavras, o líder deve realizar uma análise prévia da equipe para avaliar se o novo membro se encaixa no perfil dos antigos colaboradores.

Isto é um papel que o líder deve realizar, seja para entender queixas entre membros e como resolvê-las de forma a garantir o bem-estar do grupo.

4. Identificar competências

Colocar cada colaborador em um espaço onde este brilhe mais é uma função vital para a eficiência e eficácia de um grupo, pois cada um terá uma qualidade em determinadas áreas, que podem ser exploradas e até melhoradas.

Primeiro, é bom realizar uma lista com o que é importante para a organização e depois avaliar, com o auxílio de testes ou análises do trabalho diário, o que cada um tem mais afinidade.

5. Delegar funções

Após analisar com o que cada membro é mais hábil, vem o momento de designar funções para cada um. Aqui conta não apenas as habilidades, mas também a satisfação pessoal dos colaboradores, pois são eles que trabalharão nesta função.

E não se esqueça, sempre dê oportunidade para desenvolvimento pessoal se eles tiverem interesses em outras áreas, afinal capacitações estão aí para isso!

Por que se adaptar é importante?

Se você é um líder, precisa ficar atento aos seus pontos de melhoria, e para ficar atento aos seus pontos de melhoria você precisa estar apto às mudanças!

Entender que a adaptação faz parte da mudança é um requisito importante. Se adaptar e ter a capacidade de perceber quando se deve melhorar em algum quesito ou não é um grande passo para a jornada de um bom líder.

Às vezes o que oferecemos ao outro não é suficiente, e o que nos dão não cumpre com as nossas expectativas, por isso, uma boa conversa e a prática dos feedbacks são importantes dentro das empresas.

Com os feedbacks podemos saber quais áreas podemos melhorar para ter um relacionamento melhor com a equipe.

Como identificar pontos de melhoria?

Para identificar os seus próprios pontos de melhoria é necessário ter autoconhecimento.

Com o autoconhecimento podemos identificar quais características nossas precisam ser mudadas ou aprimoradas. Além disso, com o desenvolvimento do autoconhecimento podemos também respeitar e saber os nossos próprios limites.

Para saber identificar os seus pontos de melhoria, reflita sobre os seguintes requisitos:

  • Minha comunicação é efetiva com todos da equipe?
  • Quais áreas da minha vida possuo dificuldade? Isso interfere na minha rotina profissional?
  • Qual a visão que as pessoas possuem de mim?

Se após esses questionamentos você conseguir identificar algum ponto que precisa ser melhorado na sua comunicação social com o outro, comece a se planejar para mudá-lo em sua própria rotina.

As práticas de feedbacks dentro das corporações

Como visto, a principal ferramenta para identificação dos pontos de melhoria de um líder é a prática de feedbacks. Por isso, separamos duas práticas que podem ajudar na gestão da sua corporação incentivando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores.

Reunião one-on-one

As reuniões one-on-one são pequenos momentos entre o líder e o colaborador que servem para realizar a prática de feedbacks e também estreitar as relações entre líder e liderado.

Essas reuniões devem estar dentro de um limite de tempo curto e o ideal é serem feitas com recorrência, de modo quinzenal ou mensal.

Google forms anônimo

Uma boa alternativa para recolher feedbacks verdadeiros é a utilização do Google Forms em forma anônima. Muitas pessoas possuem medo de expressar as suas opiniões e nesse caso as reuniões one-on-one se tornam superficiais.

Com o Google Forms em forma anônima é possível recolher feedbacks sem saber quem foi que deu. Essa, por sua vez, é uma ótima forma de conseguir colher de seus colaboradores o que eles acham da sua liderança e também da empresa em que trabalham sem se comprometer.

Interessante, não é mesmo? Agora vem descobrir com a gente como desenvolver este líder dentro de você.

Descubra seu líder interior!

Todos nós conhecemos exemplos de líderes de sucesso em nossa sociedade. Mas deveríamos nos perguntar: será que todos eles possuem características em comum? Trabalham da mesma forma?

Pensando nisso, Barry Posner e James Kouzes, após anos de entrevista e análise de líderes altamente eficazes, perceberam a existência de algumas práticas em comum entre esses grandes gestores.

Assim, chegou-se a conclusão de que existem cinco práticas básicas em comum adotadas por grandes líderes no mundo, que serão explicadas em nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança.

Além disso, no nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança é possível perceber ações concretas que podem ser utilizadas no seu dia-a-dia para melhorar sua atuação como líder e, consequentemente, o resultado de sua equipe.

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora o nosso Ebook 5 práticas exemplares de liderança!

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Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

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