O que é o PowerPoint Online?
Quais as funções do PowerPoint Online?
Como acessar o PowerPoint Online?
Quais são as vantagens e desvantagens do PowerPoint Online?
Dica de Ouro!

Entenda o que é o PowerPoint Online e quais as vantagens e desvantagens de seu uso!

Saiba quais são as principais funções do PowerPoint Online, um software gratuito que torna possível a criação de excelentes apresentações para o seu público!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o que é o PowerPoint Online e quais as vantagens e desvantagens de seu uso!

O PowerPoint é um dos melhores softwares para a criação de apresentações! Seja para criar uma apresentação de trabalho em grupo, de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou para uma entrevista de emprego, ele sempre supre as necessidades dos usuários.

Mas você sabia que é possível usar o programa de maneira totalmente online, de qualquer lugar e gratuitamente?

Não somente o PowerPoint, mas sim todos os principais softwares do Pacote Microsoft Office, como o  Excel e o Word, através do Office Live.

Deseja conhecer mais sobre o PowerPoint online? Continue lendo este artigo, separamos alguns tópicos para ajudar no seu entendimento:

  • O que é o PowerPoint Online?
  • Quais as funções do PowerPoint Online?
  • Quais são as vantagens e desvantagens do PowerPoint Online?

Vamos à leitura?

O que é o PowerPoint Online?

O PowerPoint Online é um serviço oferecido pela gigante Microsoft do consagrado programa PowerPoint do Pacote Office. Seu grande diferencial é que é possível acessá-lo diretamente do seu navegador e de maneira totalmente gratuita.

Este software é destinado para a criação de apresentações dos mais diversos tipos, como palestra, produto, Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), negócios, trabalhos escolares/acadêmicos, entrevista de emprego, entre outros diversos modelos de apresentação.

Cabe a criatividade de cada um para criar as apresentações e causar impacto para quem está assistindo. Uma dica básica é sempre buscar relaxar minutos antes da apresentação, criar um roteiro e estudar muito sobre o tema!

Quais as funções do PowerPoint Online?

O PowerPoint Online é bastante completo e se assemelha muito à clássica versão de desktop. Portanto, existem inúmeras funções que são iguais e algumas que são diferentes.

powerpoint online

Como podemos ver acima, esta é a tela inicial do Microsoft PowerPoint Online, nela, temos diversas funções, como aumentar o tamanho da fonte, negritar o texto, alterar cor do texto, cor de fundo do texto, etc.

A aba início se assemelha muito com a maioria dos programas do Pacote Office.

powerpoint online

Já na guia inserir podemos adicionar fotos e vídeos, desenhar, inserir formas, ícones, caixa de texto e também tabelas.

Use e abuse dessas ferramentas, utilize as formas para representar um fluxograma ou adicione ícones que vão de encontro com o assunto que está sendo abordado na apresentação.

powerpoint online

Caso você esteja sem ideias e precisa criar uma apresentação bonita para seu público, o PowerPoint Online oferece ao usuário diversos designs que podem ser usados e adaptados em novos slides, sendo salvos automaticamente.

Com certeza, essa aba será muito útil para você preparar uma boa apresentação.

Além disso, é possível selecionar transições diferentes para seus slides, criar animações e também importar arquivos do seu computador para seu OneDrive e editar através do PowerPoint Online.

Mas a função que realmente se diferencia das outras é a que permite compartilhar suas apresentações com outras pessoas.

powerpoint online

Este recurso permite que você, junto com outros usuários, edite a mesma apresentação de maneira simultânea, em tempo real, sendo ideal para trabalhos em grupo da faculdade!

Você pode usar essa função juntamente com o Skype, programa que também pertence à Microsoft.

Desta forma, será possível se comunicar com seus colegas de trabalho ou faculdade e propor alterações de maneira rápida e fácil, exatamente como se todo mundo estivesse em uma sala física preparando uma apresentação em conjunto.

Também é possível realizar um brainstorming de maneira online em busca de obter ideias incríveis para sua apresentação.

Podemos até dizer que essa é uma das formas do trabalho do futuro.

Como acessar o PowerPoint Online?

Para ter acesso ao software basta você acessar o site da Microsoft, entrar com seu e-mail e senha ou conta Hotmail/Outlook.

Caso você ainda não possua uma conta da Microsoft, poderá clicar em “crie uma!” e seguir os passos para criar sua conta de maneira gratuita.

Após isso, você será redirecionada para a seguinte página, onde poderá criar uma nova apresentação, inclusive com designs já aplicados.

Nesta ainda, é possível que o usuário escolha por outros programas da Microsoft, como o Excel ou Word, como mostrado no canto esquerdo da imagem abaixo.

powerpoint online

Mas só uma ferramenta completa como o PowerPoint online não é o suficiente para você se dar bem nas apresentações, vai muito além disso, você precisa saber de estratégias para manter a atenção do público, como ter uma boa oratória, por exemplo.

Quais são as vantagens e desvantagens do PowerPoint Online?

Vamos agora apresentar as principais vantagens e desvantagens de se utilizar o PowerPoint Online, confira:

Vantagens

As vantagens do PowerPoint Online são:

  • Fácil e intuitivo de usar: por seguir o mesmo padrão e ter uma interface muito similar com todos os softwares do Pacote Office, o PowerPoint Online acaba sendo muito familiar para a maioria dos usuários;
  • Diversas opções para personalizar sua apresentação: é possível optar por utilizar designs prontos, criar o seu próprio, inserir ícones e formas, tudo para deixar sua apresentação mais interessante para quem está assistindo;
  • Gratuito: diferente do seu irmão mais velho, a versão online é gratuita e com diversas funcionalidades. Para utilizar basta ter uma conta Microsoft e espaço no seu OneDrive;
  • Integração com a nuvem da Microsoft: todas as apresentações ficam salvas no OneDrive, desta forma caso aconteça algum acidente físico com seu hardware, você não precisará se preocupar, pois os arquivos estarão todos salvos de maneira digital.

Desvantagens

As desvantagens do PowerPoint Online são:

  • Não é possível adicionar equações: se você necessita apresentar cálculos na sua apresentação, isso poderá ser um problema. Mas você pode controlá-lo adicionando fotos das equações ou simplesmente escrevendo-as como forma de texto normal;
  • Não possui integração com outras ferramentas do Pacote Office: no PowerPoint Online não é possível criar uma planilha do Excel dentro da apresentação, por exemplo;
  • Não permite gravar as apresentações: é um recurso que seria interessante estar presente, mas que na prática não faz tanta diferença, pois existem outros softwares capazes de fazer esta função.

Em geral, o usuário comum da versão clássica de desktop do PowerPoint não sentirá muitas diferenças em relação a versão online. As interfaces são parecidas e, embora a versão online possua algumas funções a menos, os principais recursos para montar as apresentações estarão presentes.

Por fim, se você tem interesse em saber mais sobre como fazer uma boa apresentação, especificamente na escola ou universidade, não deixe de conferir nossa próxima dica!

Dica de Ouro! 

Mais importante do que preparar slides bem feitos e realizar uma apresentação cativante é saber como estruturar o trabalho em si. Afinal, o documento a ser entregue para os professores ou orientador também deve estar no mesmo nível de qualidade, você não concorda?

Por isso, preparamos um kit gratuito de Trabalhos Acadêmicos, onde você pode fazer o download de 3 materiais para auxiliá-lo na universidade:

  • E-book Manual do TCC;
  • Modelo de TCC;
  • Modelo de Artigo Científico,

Gostou? Então não perca essa oportunidade e baixe agora!

KIT Trabalhos Acadêmicos

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Modelo De Tcc

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.