Passo 1: Como organizar informações?
Passo 2: Como montar o seu slide?
Passo 3: Como preparar a sua imagem para a apresentação
Passo 4: Como criar conexão com o público?
Passo 5: Como tirar dúvidas?
Dica de ouro!

Como construir uma apresentação de alto impacto em cinco passos

Aprenda a montar a sua apresentação de alto impacto por meio de cinco passos e passe a receber elogios por suas apresentações.

Victória Gonçalves
Por: Victória Gonçalves
Como construir uma apresentação de alto impacto em cinco passos

Construir uma boa apresentação é algo que requer dedicação, mas pode gerar um grande resultado quando as práticas corretas são aplicadas.

Nesse sentido, para entender mais sobre o assunto e prestar atenção em todas as dicas necessárias para criar a sua apresentação, nós elaboramos esse artigo com sete dicas essenciais.

Assim, você terá um guia de tudo o que é fundamental para fazer apresentações de alto impacto. Gostou? Então, dê o primeiro passo!

Passo 1: Como organizar informações? 

Para organizar suas informações de uma forma que o público alvo consiga enxergar o que está sendo mostrado e, assim, entender o que é dito, é necessário filtrar os textos do seu slide.

Logo, como primeiro passo, crie um documento onde você possa colocar todo o conteúdo que encontrar sobre o tema. Após isso, tente identificar palavras chaves ao longo desse material.

Sob esse viés, quando tiver encontrado todas elas, é hora de construir um mapa mental para interligá-las. Então, você pode fazer breves explicações sobre como cada uma se interliga à outra.

E para ter em mãos um material pronto para só precisa colocar suas ideias, faça o download gratuito da nossa Planilha de Brainstorming e Seleção de Ideias. Clique na imagem abaixo:

Planilha Brainstorming e seleção de ideias! Baixe agora!

Passo 2: Como montar o seu slide? 

Se você não gosta de colocar elementos visuais nas suas apresentações de slide, saiba que são eles que prendem a atenção das pessoas.

Por isso, após separar as palavras chaves e montar o seu mapa mental, você pode usá-los para criar o seu material. Assim, pode usar setas direcionando a visão do espectador de uma palavra para outra.

Então, utilize sua criatividade para encontrar imagens e gráficos que possam transmitir o que você quer dizer. Desse modo, você estimula o aprendizado visual dos seus ouvintes.

Quer um exemplo? Observe o gráfico abaixo e imagine um slide poluído. Qual dos dois você prefere?

Como montar um slide

Assim, outra dica muito importante é não se prender ao Powerpoint, ou seja, não coloque muitos textos nele e considere utilizar o Prezi.

Passo 3: Como preparar a sua imagem para a apresentação

Nesse passo quem fala é a linguagem corporal e verbal. Então, nada de se curvar ou se manter sentado ao longo da sua apresentação. Isso pois, é a sua figura que irá gerar ânimo nas pessoas.

Para tanto, treine a sua postura e grave suas explicações para que possa escutar a forma como você passa a informação. Se as falas são muito extensas e sem conexão com o público, isso irá cansar quem te escuta.

No entanto, se você se dispõe a pensar em um novo modelo de apresentação, em que a maior parte das suas afirmações dependem da interação do público, ele passa a se sentir parte do processo. Assim, raramente perde a atenção.

Então, passados esses três pontos, é hora de ir para o quarto passo de uma apresentação de alto impacto.

Passo 4: Como criar conexão com o público? 

Para criar conexão com o público, é necessário que você entenda técnicas como a Data storytelling. Ela te ajudará a contar a história dos seus dados.

Além do mais, ao utilizar o storytelling em si, a sua interação com o público já se torna maior, pois as pessoas que te escutam podem traçar semelhanças entre as experiências de vida delas e o que você diz.

Assim, elas se tornam mais interessadas na sua apresentação, para saber como termina a história que você contou a elas ao longo da sua apresentação.

Então, mesmo que você fale de métricas, tente criar um enredo para o assunto, pois uma apresentação precisa de interação tão quanto necessita dos outros passos.

Passo 5: Como tirar dúvidas? 

Esse é um ponto controverso entre os apresentadores de alto impacto. Há quem prefira ser interrompido e há quem prefira deixar as dúvidas para o momento final.

No entanto, ao mesmo tempo que a interferência pode atrapalhar a linha de raciocínio, a dúvida é um reflexo positivo da interação do público.

Então, uma estratégia útil é avisar aos seus ouvintes que, após a passagem de cada slide, você irá tirar dúvidas, basta que eles levantem a mão.

Assim, você pode se preparar previamente para esses momentos, pois sabe do acordo que irá firmar com eles, caso apresentem dúvidas.

Dica de ouro! 

Quer ser capaz de se comunicar de maneira assertiva e aumentar suas chances de se destacar? Então temos a solução!

Nós da Voitto preparamos um curso especial para você. No nosso curso de Oratória e Técnicas de Apresentação você aprenderá a se comunicar de forma clara, convencer outros a comprarem suas ideias, contar histórias envolventes através do Storytelling, se apresentar para grandes públicos com tranquilidade e assertividade, entonar os gestos de forma adequada, e muito mais, para que você consiga obter excelentes performances em apresentações!

É disso que você precisa? Então se reinvente agora mesmo e clique logo abaixo para se capacitar!

curso oratória e técnicas de apresentação

Victória Gonçalves

Victória Gonçalves

Grad. em Direito pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Participou de projeto de extensão na área de cooperativismo. Atuou como estagiária no Tribunal Regional Eleitoral. Possui certificação em Marketing de Conteúdo, Produção de Conteúdo, Revisão de Conteúdo, Copywriting e Excel. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto

Clique aqui e inscreva-se!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Oratoria Tecnicas Apresentacao

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.