O que é Programa de Indicação?
Como funciona um Programa de Indicação?
Vantagens do Programa de Indicação
Exemplos de Programas de Indicação
Você conhece o Programa de Indicação da Voitto?

Quer aumentar a sua base de clientes? Conheça o Programa de Indicação!

O Programa de Indicação é uma das estratégias utilizadas para alcançar novos usuários através do compartilhamento de experiências de clientes satisfeitos.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Quer aumentar a sua base de clientes? Conheça o Programa de Indicação!

Você já ouviu a expressão: o melhor marketing é o boca a boca? Ela é muito utilizada há anos e com a evolução dos modelos de negócio se materializou no mundo digital através do conhecido programa de indicação.

Essa prática é muito simples e por isso se tornou cada vez mais popular. Com o relato de uma boa experiência, fica mais fácil convencer novos usuários a testarem um produto ou serviço. Afinal, eles já partem do ponto de vista de uma pessoa satisfeita.

Quer conhecer mais sobre o que é o programa de indicação, quais são seus pilares, suas vantagens e exemplos de modelos de sucesso? Então, você está no lugar certo! Aqui, separamos um conteúdo com os principais pontos acerca do tema. Confira:

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  • Vantagens do Programa de Indicação;
  • Exemplos de Programas de Indicação;
  • Você conhece o Programas de Indicação da Voitto?

O que é Programa de Indicação?

O programa de indicação é uma das táticas mais utilizadas do marketing de indicação. Dessa forma, ele se baseia no incentivo a um usuário, que gosta de determinado produto ou serviço, recomendar a experiência para outra pessoa.

Com isso, a companhia captura um novo cliente através de um usuário já satisfeito. Dado a boa reputação, a tendência para que o indicado seja convertido no processo de vendasé muito maior.

Quer entender melhor esse conceito na prática? Veja a seguir como o programa de indicação funciona!

Como funciona um Programa de Indicação?

A base de qualquer programa de indicação é a premissa: clientes podem indicar potenciais novos usuários. Mas pensando apenas nessa ótica, fica visível que os benefícios iniciais são apenas das empresas.

Por isso, é fundamental que o cliente receba também um incentivo para aderir a essa estratégia.

Pensando nisso, os programas de indicação podem ter base em um ou mais dos 5 pilares a seguir:

Pedir

Parece simples, mas nem sempre é! Uma das formas de incentivar o programa de indicações é quando a marca pede para que os clientes executem alguma ação.

Por exemplo: pedir para que faça um compartilhamento nas redes sociais falando sobre uma determinada experiência e marcando amigos que também goste.

Facilitar

Como indicar não é um processo natural, é preciso que a empresa se preocupe em facilitá-lo. Tendo em vista isso, essa estratégia atinge melhor resultado quando pode ser executada com ações simples e diretas.

Por exemplo: para aplicativos, habilitar a opção “convide um amigo” que já abra automaticamente o WhatsApp com uma mensagem de texto pronta.

Recompensar

Se coloque no lugar do seu cliente! Ou seja, responda a seguinte pergunta: qual o incentivo o meu usuário possui para indicar outras pessoas?

A resposta para essa pergunta pode vir através de diversas estratégias. Mas, no geral, todas elas concedem um benefício instantâneo.

Por exemplo: valor em crédito para compras em determinados canais de venda, cashback, brindes e muito mais.

Transparência

Os usuários podem ajudar de maneira mais assertiva quando ao criar um programa de indicação a empresa zela pela transparência das regras.

Afinal, do que adianta que um possível cliente receba a recomendação de algo que ele não consome e não possui interesse em começar a usufruir?

Por isso, deixa cada vez mais claros os critérios para que o acesso à recompensa seja liberado.

Como por exemplo: é uma boa alternativa colocar critérios como compra mínima, recorrência de acessos ou outras medidas controláveis.

Divulgação

Por fim, é preciso ter estratégias de comunicação integradacapazesde divulgar o programa de indicação e fortalecer a marca. Para isso, é possível usar canais como:

  • Site ou plataforma próprios;
  • Redes sociais;
  • E-mail marketing.

Você já entendeu como funciona um programa de indicação. Por isso, agora é hora de conhecer mais a fundo quais são as vantagens. Veja a seguir!

Vantagens do Programa de Indicação

Como a maior parte das estratégias de marketing, a estruturação de um programa de indicação envolve alguns custos, como por exemplo o de incentivo à participação ou de softwares para executarem o controle das conexões entre o indicado e quem o indicou.

No entanto, mesmo diante desses pontos, vale ressaltar que as vantagens podem realmente valer a pena.

Pensando nisso, separamos uma lista com os principais benefícios que você deve se basear para traçar as melhores formas de colocar em prática o seu programa de indicação.

Aumento das vendas

O primeiro e um dos mais quantitativos benefícios do uso de um programa de indicação é a possibilidade de aumentar as suas vendas.

Isso pode se manifestar de duas maneiras diferentes:

  • Entrada de novos consumidores indicados;
  • Recompra de clientes que gostaram da experiência e são incentivados a isso de acordo com as regras dos programas de indicação.

Pensando nisso, ao estruturar essa estratégia é fundamental que as duas pontas sejam levadas em consideração. Dessa forma, o aumento das vendas pode ser ainda mais significativo.

Reduzir custos de aquisição

Trazer novos clientes para a companhia nem sempre é uma tarefa fácil. Sendo assim, a estrutura de um programa de indicação pode ser um ótimo caminho para isso.

Em geral, essa iniciativa possui um custo por lead menor quando comparada a outras estratégias de marketing, como por exemplo anúncios e criação de conteúdo digital.

Além disso, o custo de aquisição de clientes para quem incorpora o programa de indicação no seu modelo de negóciopode ser uma boamétrica para avaliar os clientes satisfeitos. Afinal, só eles irão propagar o nome da marca entre amigos e familiares.

Retenção de clientes

Outro ponto importante que deve ser destacado quando o assunto é voltado para os benefícios de um programa de indicação é a retenção de clientes.

Pensando de maneira prática, ao gostar de uma experiência e recomendá-la para outras pessoas, o usuário tende a continuar consumindo a mesma. Afinal, essa relação em geral pode incentivar até mesmo a recompra do cliente que indicou outros.

Efeito cascata

Um dos principais impulsionadores de um programa de indicação bem-sucedido é o efeito cascata. Ao ser indicado e gostar do produto ou serviço, é comum que esse novo usuário também propague essa experiência para outras pessoas.

Popularização da marca

Os programas de indicação têm como pressuposto o objetivo de aumentar a base de clientes. Com esse ponto atingido, a marca torna-se naturalmente cada vez mais popular.

Essa visibilidade, na prática, aumenta ainda mais o efeito cascata comentado no tópico anterior.

Muitas marcas utilizam o programa de indicação para usufruir dessas vantagens. Confira alguns dos principais cases de sucesso logo abaixo.

Exemplos de Programas de Indicação

Existem algumas marcas que se destacaram na estratégia de criação de programas de indicação. Muitas fizeram tanto sucesso que essa metodologia é a grande responsável pelo aumento exponencial na base de clientes.

Confira mais a fundo sobre esses cases a seguir!

Shopee

A Shopee é uma das plataformas digitais de venda mais populares do Brasil, atualmente. O programa de indique e ganhe da marca tenha sido um dos motivos pelo crescente aumento dos usuários.

Essa estratégia é baseada na recompensa. O usuário que faz a indicação ganha R$10 em Moedas Shopee, ou seja, em crédito para usar em compras do próprio site. Já o indicado recebe um cupom de 70% de desconto para utilizar na sua primeira compra.

Para aproveitar o programa, o usuário pode acessar a sua conta no aplicativo ou internet banking e clicar em “Eu” no canto inferior direito e depois em “Indicar um Amigo”.

Aplicativo Shopee

PicPay

O PicPay é um dos maiores aplicativos de pagamento do Brasil. Muito conhecido por patrocinar reality shows, como o Big Brother Brasil, e ter comerciais de televisão criativos, a plataforma conta também com estratégias no marketing de indicação.

O funcionamento dessa frente é muito simples e qualquer usuário pode usufruir! Ao fazer login no aplicativo, basta clicar na sua foto ou nome no canto superior esquerdo. Logo, abrirá um menu que consta a opção “convide seus amigos”.

Atualmente, é possível que quem indicar e o indicado ganhem $20. Para isso, é preciso que no primeiro pagamento por cartão de crédito o novo usuário insira um código que permita a conexão entre as duas pessoas.

Assim que a plataforma identificar essa ligação os créditos serão feitos. Normalmente, isso é feito de maneira automática.

Inter

O Banco Inter é um dos bancos digitais com mais usuários no Brasil. E boa parte desse público foi conquistada através do seu programa de indicação.

Muito parecido com o processo do PicPay, todas as pessoas que forem indicadas e abrirem suas contas habilitarão um bônus para quem indicou. O saldo é liberado para utilização nas compras em marcas parceiras.

Os valores podem ser alterados de acordo com a campanha vigente. Em geral, a recompensa é de R$10,00 por indicado com limite de R$1.000,00, ou seja, 100 indicações.

Aplicativo Inter

Méliuz

A Méliuz também é um dos canais que oferecem descontos para as vendas onlinede suas marcas parceiras.

Para aumentar o número de usuários na plataforma e se tornar ainda mais atrativa para possíveis fornecedores, o programa de indicação foi uma estratégia assertiva.

Ele funciona da seguinte maneira: o usuário compartilha o link de indicação com amigos, familiares e conhecidos.

Os indicados podem fazer o primeiro acesso e o cadastro. Concluído esse processo, para se tornarem um usuário válido, precisam fazer uma compra de, no mínimo, R$200,00.

Essa compra não precisa ser feita necessariamente de uma vez. Ou seja, podem ser realizados diversos pedidos que juntos somem esse valor.

Com isso, a pessoa que fez a indicação receberá R$20,00 em sua conta Méliuz. Os recursos acumulados podem ser transferidos ou utilizados na própria plataforma de e-commercedas marcas parceiras.

PayPal

O PayPal também é um dos grandes cases de sucesso do programa de indicação. Ele funciona da seguinte forma:

  1. O usuário acessa o site do programa Indique e Ganhe através deste link;
  2. Logo, o cliente receberá um código compartilhável para enviar aos amigos, familiares e conhecidos;
  3. Quando os indicados fizerem a primeira compra, de no mínimo R$10,00, já terão seu cupom de desconto automaticamente registrado;
  4. Até após 14 dias da conclusão da compra, quem indicou também receberá um cupom de R$10,00 para utilizar na plataforma.

Mercado Pago

O Mercado Pago também oferece modalidades de programas de indicação. Elas são voltadas para os diferentes produtos que a plataforma oferece.

Atualmente, existem as seguintes modalidades:

  • Link de pagamento: ideal para vendas realizadas através dos aplicativos de comunicação e redes sociais. Quem indica pode ganhar R$ 7 para cada novo usuário que acumular vendas de R$300 através do link de pagamento nos primeiros 90 dias;
  • Maquininha Point: focada em indicações para empresas que buscam aceitar cartões como meios de pagamento, nessa modalidade os novos clientes podem receber até 87% de desconto para adquirir a maquininha e outros produtos. Para quem indicar, a recompensa é de até R$ 150 por indicação validada;
  • Kit código QR e Pix: ideal para empresas que querem aceitar pagamentos pelo celular. Os indicados podem receber até 15% de desconto na compra do Kit código QR. Já quem indicou, ganha R$7,00 a cada novo usuário que acumular vendas de R$ 50 com o kit código QR e Pix nos primeiros 90 dias.

Essa é uma excelente maneira de fomentar o marketing one to one. Afinal, os clientes são capazes de mostrar as alternativas para amigos, familiares e conhecidos que buscam soluções oferecidas pelo Mercado Pago.

TikTok

O TikTok é uma das redes sociais que teve uma ascensão exponencial. Grande parte disso, é pelas alternativas que a plataforma possui para que os usuários consigam rendas extras.

Uma delas, é através do programa de indicação. Convidando novos usuários, quem indica pode receber cada vez mais dinheiro de acordo com a frequência de utilização da plataforma pelo indicado.

Pode exemplo, ao se cadastrado com um código, quem o forneceu pode ganhar: R$ 1 quando o amigo assistir a vídeos por 3 dias;

  • R$2,00 se o indicado assistir a vídeos por 6 dias;
  • R$4,00 se esse período chegar a dez dias.

Para participar do programa e fazer as suas próprias indicações, basta clicar no ícone da moeda dourada localizada no lado superior esquerdo. Assim, você terá acesso ao seu código de convite.

Uber

O Uber é uma das plataformas de transporte mais utilizadas de todo o mundo e ela também investe em programas de indicação. Mas, com uma abordagem um pouco diferente.

Ao invés de focar em angariar novos usuários, a estratégia é obter mais motoristas parceiros. Os critérios atuais são pautados nos seguintes quesitos:

  • Cadastro com o link de indicação;
  • Tempo de permanência na plataforma;
  • Número de viagens dentro desse período de permanência.

Após cumprir esses quesitos, o parceiro que fez a indicação pode receber até R$1.200,00, enquanto o indicado pode ganhar até R$600,00.

Você sabia que a Voitto tem um programa de indicação próprio? Descubra a seguir como aproveitar essa oportunidade!

Você conhece o Programa de Indicação da Voitto?

O programa Indique e Ganhe da Voitto é uma maneira de formar ainda mais profissionais qualificados para o mercado de trabalho. E, além disso, também possibilitar que os alunos consigam acesso a mais cursos e formações.

O funcionamento é muito simples: basta acessar esta página e preencher os dados do indicado ou copiar o link da indicação.

Ao enviar cupons de desconto de R$100, você ganhará R$100 de crédito (1.000 Voitto Coins) para utilizar na plataforma da Voitto e adquirir mais conhecimento!

Mas vale ressaltar que para ser elegível a essa campanha, o indicado precisa realizar uma compra utilizando o seu cupom ou link. Dentre os produtos disponíveis estão cursos, workshops e web séries com valor superior a R$100,00.

Logo após o pagamento das compras realizadas pelos indicados, é possível acessar o seu benefício.

Programa de Indicação Voitto

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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