O que é o Sistema QlikView?
Como funciona o QlikView?
Quais as vantagens de utilizar o QlikView?
Quais as desvantagens de utilizar o QlikView?
Comece a aprender sobre Excel

Descubra o que é o QlikView, uma poderosa ferramenta de Business Intelligence

Entenda o que é QlikView, como é o seu funcionamento básico e conheça as maiores vantagens e desvantagens de fazer uso dessa ferramenta de Power BI.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra o que é o QlikView, uma poderosa ferramenta de Business Intelligence

O QlikView é uma plataforma de Business Intelligence (BI) desenvolvida pela empresa sueca Qlik para ajudar as organizações a analisar e visualizar seus dados de maneira eficiente e interativa. Lançado em 1993, o QlikView é o software líder na área de visualização de dados e análise de informações.

Cada vez mais as empresas precisam do Business Intelligence para realizar análises e conseguir gerar insights e soluções mais inovadoras para a ativação  do negócio. Uma das ferramentas que permite tudo isso é o QlikView.

A principal característica do QlikView é sua abordagem associativa, que permite aos usuários explorar os dados de forma livre e intuitiva, sem a necessidade de modelos de dados pré-estabelecidos ou consultas complexas.

Neste artigo vamos aprender mais profundamente sobre o QlikView e , para isso, separamos alguns tópicos para auxiliar seu aprendizado:

  • O que é o Sistema QlikView?
  • Como funciona o QlikView?
  • Quais as vantagens de utilizar o QlikView?
  • Quais as desvantagens de utilizar o QlikView?

Vamos à leitura?

O que é o Sistema QlikView?

O QlikView é um software de Business Intelligence de computador e smartphone criado pela sueca QlikTech que possui uma metodologia diferente e inovadora, chamada de Business Discovery. Isso significa que qualquer usuário de negócio consegue usar o programa para participar nas tomadas de decisões.

O software garante rapidez, flexibilidade e facilidade na sua utilização, além de vários outros recursos.

Desta forma, é possível pegar dados de diversas fontes distintas (SQL, Mongodb, Oracle) e transformá-los em conhecimento de negócio, garantindo maior assertividade na tomada de decisões de sua empresa e gerando novas oportunidades.

O QlikView possui uma tecnologia de associação em memória, da qual é patenteada pela empresa. Essa tecnologia permite criar uma interface única, da qual é possível simplificar a implantação, a manutenção de análises e consultas e o uso, com o objetivo de conseguir os melhores insights para seu negócio.

As informações vêm de diversas fontes de dados diferentes na quais são unidas em métricas e gráficos, facilitando a visão do usuário.

O aplicativo consegue apresentar os resultados da análise de uma forma muito rápida. Além disso, é simples de instalar e possui uma interface de fácil entendimento e utilização.

Você deve estar se perguntando, “Mas como o QlikView funciona?” fique calmo, pois isso é o que vamos conferir no tópico seguinte.

Como funciona o QlikView?

O seu funcionamento é constituído por 4 diferentes etapas, a instalação do software, a construção dos scripts, a criação da nuvem de dados e a construção das dashboards. Vamos conferir cada uma mais de perto?

1. Como instalar o QlikView?

O primeiro passo é baixar o software QlikView e executar o instalador. A empresa disponibiliza uma versão de teste de 15 dias, nos quais são contados apenas os dias que você de fato usou o programa.

Após o período de teste, ainda é possível continuar usando o QlikView, porém, só será possível abrir os arquivos que foram gerados da instalação do período de testes.

2. Construção dos scripts

Serão gerados scripts automáticos para qualquer atividade realizada dentro do Qlikview. A sua codificação é própria, porém possui algumas semelhanças com o Visual Basic Advanced da Microsoft, sendo uma aplicação voltada para o usuário final.

No script é onde será realizada a conexão com o banco de dados, sendo aceito diversos tipos de arquivos diferentes, como por exemplo: .xls ou .txt.

3. Criação da nuvem de dados

Com os dados devidamente carregados, o QlikView irá elaborar o relacionamento entre eles. Por não utilizar a metodologia top-down, o software permite localizar qualquer dado independente de onde estiver localizado dentro da estrutura de dados.

4. Construção das dashboards

Aqui, você irá trabalhar com os dados conforme sua necessidade. O software possui fórmulas idênticas ao do Excel, também é possível criar tabelas, gráficos, listas, integrar com os serviços do Google Maps. Muito parecido com o que o PowerBI é capaz de fazer.

Outras funcionalidades do QlikView

Os painéis e relatórios do QlikView facilitam a compreensão das informações exibidas e expressam as respostas aos desafios de negócios na forma de gráficos interativos, fornecendo uma visão mais clara das métricas de desempenho de uma empresa.

A ferramenta oferece diferentes formas de visualização de indicadores de desempenho com o objetivo de simplificar a identificação de comportamentos e tendências que contribuem para as tomadas de decisões e adequação à estratégia da empresa.

Os dados podem ser enviados e armazenados no sistema por meio de dispositivos móveis, o que torna a comunicação entre as equipes mais ágil e flexível. 

A tecnologia in-memory permite a compactação de até 90% do tamanho do arquivo original, mas mesmo assim, os dados na memória do sistema continuam disponíveis e a associação realizada é preservada.

Com o AQL (Associative Query Logic), as buscas são realizadas de forma não hierárquica, o que garante que as consultas que não são construídas em uma ordem específica sejam analisadas.

Você pode perceber que se trata de uma ferramenta muito completa, não é mesmo? Então que tal conferir algumas de suas principais vantagens?

Quais as vantagens de utilizar o QlikView?

Vamos conferir agora, alguns dos benefícios em utilizar o QlikView para cuidar do Business Intelligence dentro da sua empresa!

Custo-benefício

Muitas empresas nem sequer consideram a possibilidade de implementar o Business Intelligence por acharem que possui um custo elevado.

Porém, o QlikView oferece um alto custo-benefício, podendo ajudar a companhia a implementar esta tecnologia inovadora por um baixo custo.

Fácil de aprender

Simples usuários conseguem utilizar o sistema de maneira facilitada, em geral, adquirir o conhecimento da ferramenta é muito rápido.

Os softwares da Qlik, principalmente o Qlik Sense, possuem interfaces muito intuitivas. Fazendo com que a equipe não perca tempo aprendendo a utilizar software, focando 100% nas tarefas que de fato agregam valor.

Performance elevada

O QlikView possui um excelente desempenho, permitindo cruzar inúmeros bancos de dados de maneira muito rápida.

Além de que, não é necessário ter hardwares super poderosos para fazer o uso da aplicação.

Implementação ágil

O Qlik é fácil de implementar na empresa porque funciona em uma estrutura muito simples.

A estrutura pode ser expandida conforme as necessidades de negócios, tornando o software eficiente devido sua flexibilidade.

Investir nas ferramentas de BI da Qlik é uma forma de garantir um excelente retorno do seu investimento. Usá-los permitirá que você interaja com ferramentas de inteligência de negócios de ponta adaptadas a cada ambiente empresarial.

Com tantas vantagens, com certeza a ferramenta deve possuir algumas desvantagenstambém, vamos conferi-las?

Quais as desvantagens de utilizar o QlikView?

Agora, entenda um pouco mais sobre as desvantagens do QlikView.

Custo elevado para expandir a licença

A licença é cobrada por cada usuário que utiliza o software. Desta forma, para expandir seu uso, o custo ficará elevado.

Limitação de interface

Por ser simples, é possível encontrar algumas limitações ao criar interfaces mais complexas.

Algumas atividades são muito difíceis de se realizar

Apesar de possuir um uso facilitado, quando surge a necessidade de uma implementação mais complexa, será necessário um alto conhecimento técnico, deixando de ser uma ferramenta para usuários comuns.

Baixo suporte

A maioria dos sites de suporte e fóruns estão na língua inglesa, sendo necessário domínio do idioma para tirar eventuais dúvidas que venham a surgir.

Comece a aprender sobre Excel

Você provavelmente sabe que nos dias de hoje uma das habilidades mais pedidas são as do Excel, certo? Sabemos que aprender sobre todas as suas funções requer um certo tempo e disposição.

Mas para te ajudar e te guiar nesse começo de aprendizado, criamos um e-book do Guia do Excel para iniciantes, comece agora mesmo a se desenvolver de forma gratuita!


Clique no botão e faça o download desse e-book

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Conteúdo relacionado

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Dashboards De Power Bi

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.