O que é a teoria da Seleção Natural?
Quais são os tipos de Seleção Natural?
Qual a relação entre Seleção Natural e as empresas?

Como a teoria da Seleção Natural pode ser aplicada nas empresas? Confira!

Veja como é a aplicação da famosa teoria de Darwin no mundo dos negócios e quais são os impactos da mesma nas empresas.

Bruna Pena
Por: Bruna Pena
Como a teoria da Seleção Natural pode ser aplicada nas empresas? Confira!

É muito provável que você já tenha ouvido falar da teoria da Seleção Natural de Charles Darwin em algum momento da sua vida. Mas, já conseguiu relacionar ela com o mundo dos negócios?

Caso nunca tenha pensado nisso, vamos te surpreender com a aplicabilidade dessa teoria no universo corporativo. Além disso, se você já chegou a associar os conceitos de Darwin com essa área, essa é sua oportunidade de ampliar ainda mais seus conhecimentos.

Por isso, não deixe de acompanhar essa jornada de aprendizagem sobre a Seleção Natural nas empresas através dos seguintes tópicos:

  • O que é a teoria da Seleção Natural? 
  • Quais são os tipos de Seleção Natural? 
  • Qual a relação entre Seleção Natural e as empresas? 

Vamos lá!

O que é a teoria da Seleção Natural? 

Em 1859, Charles Darwin publicou a Teoria da Evolução, onde transgrediu todos os conceitos vigentes até o momento na história da humanidade sobre a origem das espécies.

Em sua teoria, além de relatar a evolução de um modo diferente do tradicional, que envolve aspectos religiosos, Darwin apresentou a teoria da Seleção Natural, que foi baseada em seus estudos.

De acordo com a teoria da Seleção Natural, determinado ambiente seleciona os seres mais adaptados, ou seja, apenas os que conseguem se adaptar ao ambiente sobrevivem. Tais, se reproduzem e passam essas características adaptadas aos seus descendentes.

Além disso, temos os princípios propostos por Charles Darwin para essa teoria que seriam a variabilidade genética, reprodução e hereditariedade.

Muito interessante, não é mesmo? Agora que já sabemos a definição de seleção natural, podemos aprofundar um pouco mais os conhecimentos e saber quais são os tipos desse conceito. Confira no tópico a seguir!

Com o KIT Marketing e Vendas você receberá 8 planilhas de ferramentas para as equipes de Marketing e Vendas na sua empresa que te auxiliarão em Cadastro e Controle de Vendas, Comunicação com Stakeholders, Indicadores de Marketing Digital, Performance de Adwords, Performance de E-Mail Marketing, Pesquisa de Mercado, Pesquisa de Satisfação e Registro de Reclamações.

Está esperando o que? Não perca esta oportunidade!

Marketing e vendas

Quais são os tipos de Seleção Natural? 

Antes de entender quais são os tipos de seleção natural, é importante relembrar o conceito de fenótipo. Tal, se caracteriza como a expressão dos genes, de modo que são as características observáveis dos seres.

Segundo Charles Darwin, a seleção natural pode ser manifestada de três formas: direcional, estabilizadora e disruptiva. Assim, podemos definir cada uma delas da seguinte maneira:

  • Seleção direcional: é a seleção que favorece o fenótipo mais extremo e que proporciona mudanças da forma mais rápida ao longo do tempo. Diante disso, a frequência das características vantajosas é aumentada na população e é mais comum em seleções artificiais. 
  • Seleção estabilizadora: como o próprio nome já sugere, esse tipo de seleção busca a estabilidade. Assim, os indivíduos de fenótipo intermediário são favorecidos e os extremos são menos adaptados e eliminados. Além disso, essa é a seleção mais comum.
  • Seleção disruptiva: nesse tipo de seleção ocorre o contrário da estabilizadora, visto que, os fenótipos extremos tem características favoráveis  enquanto  os intermediários são eliminados. 

Logo, nosso próximo passo é entender qual é a relação entre a seleção natural e os negócios. E é esse o assunto do próximo tópico!

Qual a relação entre Seleção Natural e as empresas? 

Assim como vimos anteriormente que a seleção natural tem uma forte relação com a adaptação, no mundo corporativo essa característica vem se tornando cada vez mais forte para a sobrevivência de empresas.

Tanto as empresas tradicionais quanto as startups têm o desafio diário de se adaptar às novas tecnologias que surgem a todo mundo e ao contexto que a sociedade vive para garantirem seu lugar no mercado.

Para ilustrar essa seleção natural das empresas, podemos destacar a situação de pandemia causada pelo coronavírus no final de 2019. Nessa situação, várias empresas fecharam as portas e apenas as que adaptaram seu modelo de negócio conseguiram sobreviver apesar da crise sanitária instaurada.

Outro fator de aplicabilidade na seleção natural das empresas é o fato da evolução não ser unidirecional. No mundo dos negócios não existe uma receita de bolo que garantirá o sucesso de todas as empresas, sendo que há inúmeros caminhos possíveis para isso, inclusive a criação de caminhos que ainda não existem.

Além disso, vale ressaltar o teste e validação de hipóteses como outra característica presente tanto nos estudos de Darwin quanto no mundo corporativo atual. Para ter êxito no mercado, é necessário não apenas criar novas tendências como também testar e validar para garantir sua funcionalidade e qualidade.

Assim, a teoria que antes era apenas restrita para a biologia e áreas disciplinares semelhantes, pode nos surpreender quando analisada sob outras perspectivas, não é mesmo?

E então, gostou desse conteúdo? Pois, não deixe de continuar nos acompanhando aqui no Blog Voitto para estar sempre por dentro das informações mais relevantes.

Por fim, separamos uma grande dica para você, esperamos que aproveite!

O caminho para tornar sonhos e ideias em um negócio promissor é árduo e exige disciplina. Para te ajudar nessa missão, oferecemos para você o curso de Formação Empreendedora!

Com essa formação, você será capaz de compreender melhor o ambiente de mudanças no mundo, identificar oportunidades, chances de melhoria, definir propostas de valor para seu negócio, utilizar ferramentas para mapear o mercado e desenvolver modelos de negócio.

Clique na imagem abaixo e inscreva-se!

Curso Formação Empreendedora

Bruna Pena

Bruna Pena

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Ex- Graduanda em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019-2021). Participou do Programa de Educação Tutorial da Engenharia de Produção da UFV, onde atuou na coordenadoria de Gestão de Pessoas (2019) e Comunicação (2020-2021) . Possui certificação em Copywriting, Produção de conteúdo para a Web e Marketing de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Tem como objetivo pessoal compartilhar o conhecimento , pois acredita que conhecimento bom é conhecimento compartilhado.

Benchmarking e Definições de Metas

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Vídeo] Benchmarking E Definições De Metas

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.