O que é Administração 4.0?
Qual a diferença entre Administração e a Administração 4.0?
Vantagens da Administração 4.0
Qual a relação da Administração 4.0 com inovação?
Imperdível! Capacite-se com os melhores preços

Entenda o conceito da Administração 4.0 porque a sua empresa precisa dela!

Como lidar com a inovação e com novos processos? Essa é a dúvida de muitos gestores, e a Administração 4.0 é uma solução. Aprenda tudo sobre ela neste artigo!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Entenda o conceito da Administração 4.0 porque a sua empresa precisa dela!

A Administração 4.0 surgiu como uma maneira de lidar com as novidades e gerenciar de maneira eficaz os novos elementos trazidos pela Revolução Digital.

Em um mercado de trabalho cada vez mais volátil, de mudanças rápidas e janelas de oportunidades, ter um modelo de gestão que se adapte a esse contexto é fundamental para o sucesso de uma empresa.

A cada ano, diversas transformações acontecem no mercado, tanto sobre as mudanças nas relações de trabalho, quanto com relação às necessidades dos clientes e às tecnologias que surgem e otimizam processos.

Para sair na frente da concorrência, os gestores precisam ter um olhar à frente do que está acontecendo hoje, é preciso gerir pensando nos reflexos que tal ação terá daqui a 10, 20 anos.

Como Paul Nunes e Tim Breene estabelecem, a reinvenção e inovação dos negócios é fundamental para sua sobrevivência.

Portanto, vamos te apresentar a Administração 4.0, uma forma de gerenciar as empresas dentro do mercado contemporâneo, tecnológico e complexo.

Veja o que será abordado ao longo deste artigo:

  • O que é a Administração 4.0?
  • Qual é a diferença entre a Administração e a Administração 4.0?
  • Vantagens da Administração 4.0;
  • Qual a relação da Administração 4.0 com a inovação?

Vamos começar entendendo o conceito da Administração 4.0.

O que é Administração 4.0?

A Administração 4.0 é a adaptação das atividades tradicionais da administração às mudanças trazidas pela revolução tecnológica e o surgimento da indústria 4.0. Isso é, a transformação das tarefas de gestão dentro do contexto de digitalização em que vivemos.

O processo de manufatura passou por diversos aperfeiçoamentos ao longo do tempo. A primeira Revolução Industrial, no século XIX, trouxe um grau de automatização com a utilização de maquinário movido a vapor e carvão, surgindo então as primeiras indústrias, estabelecimentos comerciais complexos e a produção em massa.

Para relembrar o que foi a Revolução Industrial, assista o vídeo abaixo, assim ficará mais fácil de entender os demais conceitos deste artigo:

Foi devido a isso que tivemos o surgimento da administração, como uma consequência. Houve uma necessidade de organizar os espaços e gerenciar os recursos. Assim, diversos profissionais precisaram aplicar métodos científicos para administrar esses novos empreendimentos e resolver seus problemas.

O tempo avançou, e ocorreu a segunda Revolução Industrial, quando tivemos a introdução da energia elétrica e da linha de montagem. Recentemente, houve o aprimoramento da comunicação e troca de informações, resultando na terceira Revolução. Naturalmente, a administração teve que acompanhar essas evoluções.

E agora, estamos no meio da 4.ª Revolução Industrial, a nova Revolução Digital, com a automação generalizada de processos e tecnologias como a nano robótica e a internet das coisas. Como antes, as tarefas relacionadas à administração também precisam se adaptar para resolver as novas demandas trazidas pela Indústria 4.0.

Desse modo, temos o surgimento da administração 4.0: uma forma de utilizar os recursos dentro de uma organização de maneira a auxiliá-la a cumprir seus objetivos, englobando, dessa vez, todos os aspectos do mundo virtual e seus impactos.

Vamos entender a diferença entre a administração tradicional e a administração 4.0.

Qual a diferença entre Administração e a Administração 4.0?

A principal diferença entre a administração 4.0 e a administração é a aplicação e abrangência dos termos.

Na prática, a administração 4.0 considera mais elementos do que o aprendido no curso de administração tradicional, lidando de maneira mais adequada com questões modernas das transformações tecnológicas.

Quando falamos em administração, estamos nos referindo ao tradicional processo de utilização eficaz de recursos para atingir determinados objetivos dentro de uma empresa. Ele engloba todas as funções de planejamento, organização, direção e controle.

Tarefas típicas da administração são aplicadas em áreas como: administração financeira, marketing, produção, logística e recursos humanos. Portanto, observamos que os recursos de que falamos não são somente matéria-prima ou dinheiro, mas tudo aquilo que é essencial para a produção, incluindo até mesmo as pessoas.

E dentro disso, podemos colocar também os recursos tecnológicos. Quando damos ênfase na tecnologia, estamos falando de Administração 4.0. Porém, é importante pensar nela de maneira integrada com os outros fatores da teoria administrativa - tarefas, pessoas, estrutura e ambiente.

Isso quer dizer que precisamos levar em conta todos os impactos possíveis que a implementação de uma tecnologia trará: extinção de cargos, alterações no clima organizacional, mudanças no espaço de trabalho, criação de novas funções, entre outras variáveis possíveis.

A Administração 4.0 não somente lida com as novas tecnologias, mas também procura utilizá-las a seu favor. Ela auxilia na tomada de decisões, gestão de pessoas e melhora a qualidade de vida dos colaboradores.

Vantagens da Administração 4.0

Mudanças no modelo de gestão sempre causam alguma confusão no começo, contudo quando bem implementadas elas alavancam o negócio rumo ao sucesso.

A Administração 4.0 pode trazer diversas vantagens para a gestão da sua empresa, listamos abaixo os principais benefícios:

  • Visão ampla e inovadora para as lideranças;
  • Compreensão total de cada processo;
  • Otimização do tempo de produção;
  • Tomada de decisão mais rápida e assertiva;
  • Time engajado e motivado por compreender a importância do seu trabalho;
  • Aumento nos lucros e maior satisfação dos clientes.

Para alcançar essas vantagens, a inovação precisa estar presente, continue com a gente e entenda essa relação.

Qual a relação da Administração 4.0 com inovação?

A Administração 4.0 interage com as inovações tecnológicas em duas frentes: no processo de inovação e na sua implementação.

Ou seja, ela deve criar as condições para que a empresa seja capaz de inovar. Isso passa por uma gestão moderna, flexível e que entenda os diferentes momentos e alterações de contexto. E claro, ela deve ser alinhada com profissionais da tecnologia da informação.

Alguns exemplos dessa postura: a possibilidade de modernizar processos, a identificação de novas necessidades dentro da empresa e a implementação de modelos de trabalho flexíveis como o home office. Essas são mudanças que podem beneficiar a capacidade de inovação dos colaboradores.

Por outro lado, ela também deve saber lidar com a implementação das novas tecnologias. Os gestores precisam estar atentos ao que está funcionando ou não, se a empresa está utilizando o software adequado, os colaboradores estão se sentindo satisfeitos com os sistemas eletrônicos, etc.

A Administração 4.0 não se restringe somente a empresas do setor de tecnologia, ela pode, e deve, ser aplicada em organizações de qualquer área.

Assim, precisamos entender quais maneiras de lidar com a tecnologia e inovação efetivamente ajudam a empresa a atingir seus objetivos, de acordo com as necessidades. Tudo depende de como a organização direciona o processo de inovação, e como ela acomoda a tecnologia depois de desenvolvida.

Desse modo, também evita-se gasto de tempo com mudanças desnecessárias ou alocação de recursos para projetos com grande chance de falha. As ideias de inovação devem ser sempre bem-vindas, mas analisadas com cautela.

Isso passa por uma análise minuciosa de elementos como o fluxo de informações, computação em nuvem, gasto de tempo em certas atividades, etc. A partir disso, temos uma definição operacional da complexidade tecnológica da empresa e das possibilidades de inovação.

Portanto, o gerenciamento dentro do novo modelo da Administração 4.0 passa pela elaboração de políticas para a resolução de demandas, muitas vezes problemas específicos, e como essas tecnologias influenciam o ambiente institucional em que elas se aplicam.

Imperdível! Capacite-se com os melhores preços

Ainda dá tempo de você garantir os melhores cursos da Voitto com preços que cabem no seu bolso. Promoção como essa você nunca viu!

O mercado de trabalho está cada vez mais exigente, é preciso estar em constante movimento, aprendendo e desenvolvendo suas habilidades para se tornar um profissional desejado pelas empresas.

Corra, clique no banner abaixo e conheça as ofertas da Black do Hexa!


Melhorar resultados, desenvolver projetos e continuidade de processos são alguns dos objetivos por trás da utilização de ferramentas de gestão. Porém, como saber qual utilizar em cada situação?

Pensando nisso, desenvolvemos a Planilha Ferramentas de Gestão, com a explicação e o modelo das 6 ferramentas principais utilizadas em empresas de todo o mundo!

Baixe agora e tenha acesso às ferramentas que vão te ajudar a atingir seus objetivos e fazer as melhores escolhas!


planilha de gestão

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

kit gestão estrategica

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Kit] Gestão Estratégica

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.