O que é uma agência de lançamentos?
O que exatamente faz uma agência de lançamentos?
Benefícios do lançamento de produtos digitais
Dicas para trabalhar com uma agência de lançamentos
Dica de ouro!

Agência de Lançamentos e as novas tendências do mercado digital

Entenda como uma agência de lançamentos faz diferença na divulgação e nas vendas dos seus produtos. Ainda, aprenda os benefícios de lançar produtos digitais!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Agência de Lançamentos e as novas tendências do mercado digital

Se você está atento ao que anda acontecendo no mundo digital, com certeza já notou que muitas páginas falam sobre as estratégias de marketing para divulgar um produto digital. Mas, o que você talvez não saiba é que existe um tipo de empresa especializada nisso, a chamada agência de lançamentos.

Esse novo ramo tem como principal objetivo construir para o cliente modelos de inserção de produtos ou serviços digitais no mercado. Mas, para que isso seja um sucesso, agrupam estratégias de vendas e ações que potencializam o engajamento em redes sociais e muita criatividade.

Uma agência de lançamentos pode trabalhar com clientes que foquem em curso online, mentorias, venda de produtos físicos por e-commerce e diversos outros nichos. Afinal, esse é um mercado em constante crescimento!

Se interessou e quer saber mais sobre o ramo de agência de lançamentos? Venha conferir os seguintes tópicos!

  • O que é uma agência de lançamentos?
  • O que exatamente faz uma agência de lançamentos?
  • Benefícios do lançamento de produtos digitais
  • Dicas para trabalhar com uma agência de lançamentos.

O que é uma agência de lançamentos? 

Uma agência de lançamentos é uma empresa voltada para assessorar clientes a divulgarem seus produtos e serviços digitais. Mas para que isso aconteça e seja efetivo, esse ramo coloca em prática estratégias assertivas de marketing digital.

Entre as principais instruções para criar estratégias de lançamento de produtos digitais, uma agência do ramo instrui seus clientes em:

  • Definição do nicho de mercado a ser atacado; 
  • Desenvolvimento de pesquisas para entender seus comportamentos;
  • Mapeamento de quais serão os gatilhos usados para compra; Utilização de estratégias que chamem a atenção, como copywriter;
  • Implementação de frentes de lançamento de acordo com o mercado; 
  • Gestão ativa de redes e mídias sociais.

Com a expansão do uso da internet, esse é um mercado cada vez mais aquecido. Por isso, muitas pessoas têm buscado se especializar no assunto e por outro lado as empresas procuram profissionais que possam potencializar os seus resultados.

Mas afinal, quais são as principais atividades que uma agência de lançamentos pode oferecer para uma empresa? Confira a seguir!

O que exatamente faz uma agência de lançamentos? 

Uma agência de lançamentos tem como principal objetivo mapear e desenhar toda a estratégia de divulgação de um produto. Isso vai desde a preparação do público pela novidade, gerando realmente um sentimento de curiosidade, até de fato a conversão em venda.

Mas para que essa jornada seja bem trabalhada, uma agência de lançamentos possui algumas frentes de atuação principais. Entre elas estão:

E-mail Marketing

Com certeza ao abrir a sua caixa de e-mails você já se deparou com um título intrigante que faz com que você realmente queira ler aquele conteúdo. Essa é justamente uma das frentes de uma agência de lançamentos: o disparo de e-mail marketing.

Na jornada de conversão de clientes, essa ferramenta pode ser importante na fidelização do público-alvo. Com eles, é possível gerar conteúdos interessantes, mostrar a qualidade de produtos e serviços, além de estreitar a relação entre a empresa e seus potenciais consumidores.

Mas não se engane, produzir e-mail marketing não é fácil. Com uma agência de lançamentos especializada, será possível utilizar técnicas de Copywriting, design de templates, softwares de monitoramento de engajamento e muito mais. Fazendo com que o conteúdo gerado esteja em constante avaliação e melhoria.

Tráfego pago

Outra frente de atuação de uma agência de lançamentos está relacionada com o tráfego pago. Afinal, nem sempre o engajamento orgânico, aquele que não se paga, é suficiente para o sucesso de vendas de um produto.

Pensando nisso, a ajuda especializada pode criar links e anúncios patrocinados, fazendo com que mais pessoas ligadas ao público-alvo recebam aquelas informações.

Vale ressaltar que uma agência de lançamentos normalmente domina os algoritmos das plataformas digitais. Por isso, conseguem traçar estratégias que otimizem o valor investido em anúncios.


Com os meios digitais cada vez mais se tornando importante para os negócios, fazer o uso de anúncios pagos, ou também conhecidos como Ads, é uma excelente forma de divulgação digital.

Assim, para se ter melhores resultados, acompanhar a performance desses anúncios é fundamental.

Pensando nisso, desenvolvemos para o seu uso a Planilha de Performance de Adwords, de forma a facilitar o seu controle sobre esses anúncios.

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Geração e manutenção de leads

Diferente do que muitos pensam, uma agência de lançamentos não trabalha só no período em que um produto será divulgado. Ela também pode ter atuação na manutenção do relacionamento com os potenciais clientes.

Isso acontece porque uma empresa especializada terá competência para manter um lead aquecido por mais tempo. Fazendo com que ele não esqueça da sua marca.

Além disso, a outra frente é a geração de leads. Eles nem sempre virão apenas nos períodos de lançamento. Por isso, é importante nutri-los, gerando um relacionamento cada vez mais forte.

Benefícios do lançamento de produtos digitais 

Para qualquer negócio, saber utilizar o mundo digital pode ser um grande diferencial nos resultados. No entanto, fazer isso sem conhecimento também pode gerar efeitos colaterais e até mesmo perda de credibilidade.

Pensando nisso, é uma agência de lançamentos o melhor caminho para ter sucesso no online? Possivelmente, a resposta é sim! Com uma parceria nesse sentido, alguns benefícios podem ser cada vez mais propícios. Como por exemplo:

  • Maior foco no conteúdo e na operação, enquanto as estratégias de vendas no mercado digital estarão nas mãos de especialistas; 
  • Possibilidade de lançar produtos digitais que permitem que o empreendedor trabalhe de onde quiser e tenha mais liberdade geográfica e financeira;
  • Armazenamento de produtos digitais em nuvem, sem necessidade de aluguel de espaços físicos. As agências podem auxiliar na segurança desses processos;
  • Mindeset digital cada vez maior e maior procura do mercado por produtos digitais, consequentemente capacidade de gerar mais engajamento nas estratégias desenhadas em conjunto com uma agência de lançamentos. 

Dicas para trabalhar com uma agência de lançamentos 

Como você já sabe, trabalhar com uma agência de lançamentos pode ser uma carreira promissora. No entanto, apesar de ser vontade de muitos, é comum não saber por onde começar.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para você que se interessa pelo setor e quer atuar na área.

Se profissionalize 

É muito comum que no mercado digital as graduações não sejam pré-requisito. Afinal, por ser tudo muito novo, muitas vezes cursos de marketing e administração ainda não ensinam técnicas para esse nicho.

No entanto, isso não quer dizer que não é necessário a profissionalização. Fazer um curso online ou vários complementares sobre o tema pode ser o primeiro passo para adquirir conhecimentos e posteriormente conseguir ganhar experiência em uma agência de lançamentos.

Utilize plataformas digitais para encontrar oportunidades 

As plataformas de freelancers são muito utilizadas por agências de lançamento para encontrar profissionais qualificados e que tenham interesse em prestar serviços. Essa pode ser uma ótima porta de entrada para ganhar mais experiência no mercado.

Mas além disso, sites como 99Freelas, Workana ou Freelancer.com.br podem oferecer chances de contato direto com o cliente. Sendo assim, dá a possibilidade para pessoas que querem ser autônomas ou criarem as suas próprias agências de lançamentos.

Fortaleça as suas redes sociais

Para ter sucesso no setor de lançamentos, é fundamental que você tenha uma boa comunicação digital. Por isso, uma boa forma de mostrar essa habilidade para que agências de lançamento te contratem, é justamente utilizar os próprios perfis como cartões de visita.

O Instagram, o Facebook e o TikTok podem chamar a atenção dos recrutadores. Afinal, quem possui uma marca pessoal bem vista, tem maiores chances de replicar as ações e gerar engajamento também em perfis dos clientes.

Dica de ouro!

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Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

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