Dica de ouro!
Etapas de Implementação de um Programa Lean Seis Sigma
Pontos críticos para o sucesso do programa Lean Seis Sigma
Preparado para saber mais sobre as ferramentas do Lean Seis Sigma?

Veja como garantir a implementação do programa Lean Seis Sigma nas empresas

Aprenda passo a passo como garantir a implementação do Lean Seis Sigma em sua empresa e quais desafios enfrentar para o sucesso.

Daniel Fraga
Por: Daniel Fraga
Veja como garantir a implementação do programa Lean Seis Sigma nas empresas

Garantir a implementação Lean Seis Sigma de forma bem sucedida pode parecer muito desafiador, mas utilizando as ferramentas e métodos corretos é possível alcançar objetivos altos.

Se considerarmos que o Lean Seis Sigma utiliza ferramentas estatísticas e gerenciais conhecidas há anos, alguém pode até pensar que essa estratégia gerencial altamente quantitativa e estruturada não oferece nada de novo.

Não se engane! Apesar de as ferramentas do Lean Seis Sigma não serem novidade, sua abordagem e a forma de implementação são bem características.

O que realmente interessa à empresas é buscar resultado, melhorar o seu desempenho da forma mais abrangente possível. Para alcançar esse objetivo é necessário um Sistema de Gestão bem estruturado e o Lean Seis Sigma pode ser uma ferramenta útil.

Considerando os níveis estratégico, tático e operacional de um Sistema de Gestão, a contribuição do Lean Seis Sigma acontece fortemente no nível tático, facilitando o alcance de metas anuais que foram desdobradas do nível estratégico da empresa.

Por isso se você quer aprender como implementar o Lean Seis Sigma de forma eficiente, segue com a gente!

Dica de ouro!

E se você pudesse iniciar sua capacitação na metodologia tendência do mercado durante seu intervalo entre aulas ou expediente?

A certificação de White Belt da Voitto, com 4 horas de duração, tem acreditação internacional e te ajudará a conhecer os princípios mais básicos da melhoria de processos.

Você irá aprender o método DMAIC - Definir, Medir, Analisar, Melhorar (Improve) e Controlar - por meio de teoria e cases e, assim, poderá trazer melhorias à sua área de trabalho. Aprenda a reduzir custos, otimizar processos e esteja apto a participar do nível operacional da aplicação prática dos projetos de melhoria contínua!

E então, quer impulsionar sua carreira e ainda conhecer a plataforma da Voitto? Insira o cupom BLOG100 e se capacite gratuitamente!

Esperamos você para estudar com a gente e depois publicar o certificado no LinkedIn, hein? Clique no botão abaixo para saber mais a respeito!

White Belt em Lean Seis Sigma

Etapas de Implementação de um Programa Lean Seis Sigma

As principais etapas de implementação de um Programa Lean Seis Sigma bem sucedido são:

1. Mapear oportunidades

Realizar o mapeamento de oportunidades é essencial para identificar as opotunidades de melhoria que poderão originar projetos, normalmente relacionadas à redução de custos de não qualidade, otimização de processos, produtos e serviços ou incremento da satisfação de clientes internos e externos.

2. Alinhar a alta administração da empresa

O alinhamento da Alta Administração da empresa é muito importante para definir claramente papéis e responsabilidades. Considera-se importante a realização de um seminário ou workshop para alinhar os conceitos básicos do Lean Seis Sigma e os objetivos do programa, além de selecionar os facilitadores, denominados Champions, de acordo com os projetos priorizados.

3. Realizar um bom processo de seleção dos Belts

Fazer um bom processo de seleção de candidatos a Black Belts e Green Belts com o apoio da área de Gestão de Pessoas é essencial para uma equipe de alta performance.

4. Oferecer o treinamento para Black Belts e Green Belts

Realizar treinamentos com a equipe de execução do projeto contendo todos os conceitos da metodologia Lean Seis Sigma, orientações sobre a aplicação do método DMAIC e ferramentas estatísticas é essencial para resultados de sucesso.

5. Executar os projetos

Colocar os projetos os projetos em prática é muito importante para garantir os resultados para a empresa e a certificação dos Belts em formação.


Os pontos críticos para o sucesso do Lean Seis Sigma estão diretamente relacionados aos passos descritos anteriormente.

Pontos críticos para o sucesso do programa Lean Seis Sigma

O primeiro ponto importante de ser reforçado é a necessidade do forte patrocínio da Alta Administração, já que precisamos garantir que o Lean Seis Sigma esteja fortemente ligado à estratégias da organização.

Além disso, a Alta Administração também garante a criação de sistemas para medição e gerenciamento da satisfação de clientes internos e externos, alocação adequada de recursos ao programa criação de planos de reconhecimento e recompensa atrelados aos resultados obtidos nos projetos.

O Lean Seis Sigma fracassará se não tiver forte apoio do principal executivo da organização e o apoio dos gestores como facilitadores dos projetos.

O segundo ponto crítico é garantir que os resultados dos projetos sejam traduzidos para a linguagem financeira. Um dos principais fatores responsáveis pelo sucesso do Lean Seis Sigma é a mensuração direta dos benefícios do programa, o que representa um dos maiores diferenciais em relação aos tradicionais programas para melhoria da qualidade.

O Lean Seis Sigma deve impactar positivamente o bottom-line result da empresa. Para o cálculo dos ganhos financeiros consideramos os custos da não qualidade reduzidos ou eliminados como, por exemplo, custos de retrabalho, refugo, desperdícios, capacidade não utilizada, excesso de inspeções e testes e devoluções de produtos.

Outros pontos importantes que devemos citar são: a necessidade do gerenciamento da mudança, a escolha de projetos associados à metas prioritárias da empresa, a necessidade de elevada dedicação dos especialistas do Lean Seis Sigma já que um Black Belt chega a se dedicar ao projeto, especialistas com perfil adequado, ampla divulgação do programa em todos os níveis da empresa e uso de ferramentas adequadas e sem cometer excessos. Nada de estatística nos projetos.

Preparado para saber mais sobre as ferramentas do Lean Seis Sigma?

Quer aprender a usar ferramentas que irão te ajudar a definir, mensurar, analisar e propor soluções aos problemas que interferem no desempenho dos processos organizacionais de sua empresa?

Então acesse o nosso eBook "As principais ferramentas do Lean Seis Sigma"!Com ele você entenderá o conceito de Seis Sigma, bem como um compilado com as principais ferramentas utilizadas por Belts na aplicação de cada etapa do método DMAIC.

Além de se obter a definição de cada uma dessas ferramentas, para que elas servem, e como utilizar, nesse Ebook você encontra, também, dicas de aplicação utilizando o software Minitab.

Então não perca tempo e baixe agora!

Ebook As principais ferramentas do Lean Seis Sigma! Baixe agora!

Daniel Fraga

Daniel Fraga

Engenheiro de Produção pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (escola IBS/FGV), certificação como MBTI Practicioner e certificação Master Black Belt Lean Seis Sigma desde 2008. Atua como consultor de melhoria contínua pelas consultorias Werkema e Voitto e como especialista em Sistema de Produção pela thyssenkrupp CSA, onde desenvolve trabalhos de gestão da rotina e coordena os programas Lean e Seis Sigma.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Guia Definitivo Lean Seis Sigma

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.