O que é Pensamento Crítico?
Qual a importância do Pensamento Crítico?
Quais as características do Pensamento Crítico?
5 passos para colocar o Pensamento Crítico em prática
Transforme-se na sua melhor versão!

Aprenda os 5 passos para colocar o Pensamento Crítico em prática

Aprenda agora quais são os passos necessários para começar a colocar o Pensamento Crítico em prática, essa habilidade tão importante para resolver problemas!

Franciane Pereira
Por: Franciane Pereira
Aprenda os 5 passos para colocar o Pensamento Crítico em prática

O Pensamento Crítico é uma habilidade muito importante para qualquer um, pois é por meio dela que um indivíduo é capaz de formar as próprias opiniões ao invés de reproduzir a mentalidade do outro.

Além disso, pessoas que exercem pensamento crítico possuem uma alta capacidade de resolver problemas e ter sucesso em um processo de tomada de decisão, pois focam sua atenção nas questões mais importantes dentro de um contexto complexo.

Você acredita que possui Pensamento Crítico? Sabe analisar as informações que chegam até você? Se você acha que não, fique tranquilo, ele pode ser desenvolvido a partir de agora!

Vem com a gente na leitura deste artigo e aprenda:

  • O que é Pensamento Crítico?
  • Qual a importância do Pensamento Crítico?
  • Quais as características do Pensamento Crítico?
  • 5 passos para colocar o Pensamento Crítico em prática.

O que é Pensamento Crítico?

O Pensamento Crítico é uma habilidade que faz com que o ser humano pense racionalmente, ou seja, analise um conjunto de informações e tome uma decisão ou faça um julgamento baseado em argumentos estruturados.

Contudo, sabe-se que o pensamento crítico não é um exercício natural, e deve ser praticado para ser aprimorado. Isso se dá pois ele não ocorre de maneira automática, mas pelo processo de avaliar ideias de maneira rigorosa.

Agora que sabe que pensar criticamente é um processo constante e persistente, quer aprender como colocá-lo em prática? Então prossiga na leitura pois te daremos um passo a passo para isso!

Qual a importância do Pensamento Crítico?

A habilidade de pensar criticamente pode ser cultivada desde a infância. Quando temos pensamento crítico, pensamos com independência e autonomia, além disso nos tornamos seres humanos éticos.

O pensamento crítico é importante pois com ele também facilita o desenvolvimento de habilidades socioemocionais como foco e disciplina, criatividade e até mesmo inteligência emocional.

Outro ponto fundamental é que quando essa habilidade é desenvolvida desde criança, ela se torna um adulto que sabe respeitar o outro, as diferentes culturas e opiniões.

Assista ao vídeo a seguir e entenda mais sobre a importância de termos mais pessoas com pensamento crítico na nossa sociedade:

Quais as características do Pensamento Crítico?

E aí, será que você tem pensamento crítico? Para você fazer essa análise, separamos algumas das principais características dessa habilidade para você avaliar se você já a possui ou precisa desenvolvê-la.

Uma pessoa que tem pensamento crítico possui uma postura interrogativa e questionadora. Não necessariamente é aquela pessoa que faz muitas perguntas para os outros o tempo todo, mas questiona-se muito mais internamente.

O inconformismo também se faz presente nesses casos, se você não aceita a primeira resposta encontrada, caso não concorde com ela, isso indica que está tendo um pensamento crítico.

Outra postura fundamental é a da proatividade, a pessoa que tem pensamento crítico costuma tomar a iniciativa de resolver problemas e buscar soluções.

Após entender as características do pensamento crítico, descobriu se você tem essa habilidade? Se não, a seguir vamos te ensinar de forma prática como desenvolver essa postura. Vem com a gente!

5 passos para colocar o Pensamento Crítico em prática

Como você viu, a pessoa com um pensamento crítico pode realizar os próprios julgamentos no dia a dia. Para isso, ela não aceita qualquer ideia como verdade e precisa questionar e analisar as informações inseridas no contexto da ideia.

É bom ter curiosidade, e sempre estar à procura de fatos, opiniões diferentes, como também de dados relevantes.

Portanto, uma das características mais fundamentais de um pensador crítico é saber fazer perguntas, como também saber como priorizá-las.

Por meio de um processo de reflexão e questionamento, é possível pôr em prática as atividades essenciais do pensamento crítico, onde é preciso observar, analisar, interpretar, refletir, avaliar, entre outras.

Assim, principalmente em momentos em que o autocontrole pode ser afetado por alguma forte emoção, é necessário saber os passos a seguir para não tomar decisões segundo julgamentos mal executados.

Por isso, agora te ensinaremos um exercício para fazer os questionamentos primordiais para desenvolver o pensamento crítico.

Pensando em alguma informação que recebeu, faça a si mesmo as seguintes perguntas:

1. Quem? 

Primeiramente, é importante refletir a respeito da procedência da informação. Se ela veio de uma pessoa, quem foi que te disse? Essa pessoa é alguém que você conhece? Você confia na palavra dela?

Se não foi alguém que conhece, é uma pessoa que está em posição de autoridade sobre o assunto ou realizou uma apuração profunda para chegar àquela informação?

Saber se a informação recebida veio de uma fonte confiável é essencial para classificá-la como relevante ou não.

Um bom exemplo disso são as famosas fake news, onde muitas pessoas são enganadas e tomam como verdade informações falsas, pelo fato de que não pensam criticamente a respeito.

2. O que?

Agora, é importante saberfazer distinções. A informação que você possui, pode ser classificada como um fato ou como uma opinião? Ou seja, é algo que não há dúvida a respeito ou é um ponto de vista sobre um assunto?

Todos os fatos por trás dela foram checados? Você sente que algo ficou faltando?

Informações consideradas apenas opiniões não são as melhores para realizar um julgamento adequado, já que é a mentalidade de outro indivíduo, e não a sua própria.

Dessa forma, tente sempre ir em busca dos fatos, e ainda, a maior quantidade deles possível.

Já que, não saber todo o cenário por trás de uma situação é prejudicial para o pensador crítico, pois é preciso reunir o máximo de informações possível para ser capaz de formar a sua própria concepção a respeito.

3. Quando?

Se questionar quando foi o acontecimento da informação que possui é muito importante. Ainda, é interessante questionar se foi antes, depois, ou durante algum evento relevante. Saber o quando é uma ótima maneira de realizar conclusões assertivas.

Um bom exemplo que podemos dar é pensar no número de acessos de um blog ao longo da semana. No caso do blog Voitto e de muitos outros, principalmente relacionados a conteúdos educativos, em alguns dias da semana são notadas baixas de acesso.

Por que isso acontece? Quando paramos para analisar o quando, ou seja, quais dias são esses, percebemos que representam os dias do fim de semana, e concluímos que deve haver alguma explicação para essa relação.

Conseguiu entender a importância? Então vamos para o próximo!

4. Por que?

Se atente sempre ao porquê de algo ter acontecido. Voltando ao exemplo do blog, além de termos analisado o quando, podemos agora analisar o motivo.

Após termos descoberto que os dias de baixa correspondem ao fim de semana, quando pensamos na razão por trás disso, podemos concluir que esses são os dias em que as pessoas estão menos interessadas em consumirem nosso tipo de conteúdo, e provavelmente mais interessadas em relaxarem.

Assim, vamos criando conexões entre as ideias. A partir de um repertório, vamos o ligando com novas informações e chegando a novas conclusões.

Para isso lembre-se sempre, existe um raciocínio lógico por trás dessa informação? Caso ela seja recebida de outras pessoas, pense se elas estavam tentando te convencer de algo, e fique atento a esse tipo de comportamento.

5. Como?

Nessa fase, é a hora de se perguntar como a informação chegou até você, ou seja quais foram os meios para isso. Ou ainda, qual foi o tom usado para transmitir essa informação?

Por exemplo, informações que são veiculadas por meio de grupos em redes sociais, como é o caso do WhatsApp, não costumam ser confiáveis e perpetuam notícias falsas àqueles que não possuem um pensamento crítico tão estruturado.

Já dados provenientes de fontes de notícias com alto índice de notoriedade e que possuem autoridade, serão com certeza verdadeiros.

Ainda, ao depender da forma que a informação foi passada, se com alegria, se com raiva, ao depender da tonalidade, seu julgamento final pode ser influenciado por ela.


Finalmente, ao considerar todas essas questões e refletir a respeito delas, sua visão sobre determinada situação será expandida e você conseguirá estruturar bons argumentos para julgá-la.

Quanto mais colocá-lo em prática, mais o pensamento crítico se tornará algo natural para você, e conseguirá executá-lo sem pensar tanto a respeito e será ainda melhor na solução de problemas.

Gostou desse artigo e quer ver mais conteúdo relacionados ao pensamento crítico? Não se preocupe, aqui na Voitto temos conteúdos de extrema qualidade exatamente para você, se liga no próximo tópico!

Transforme-se na sua melhor versão!

Torne-se o profissional mais desejado do mercado desenvolvendo o pensamento crítico. As empresas estão em busca de pessoas que além das qualidades técnicas também saibam resolver problemas, para isso o pensamento crítico é imprescindível.

Segundo uma pesquisa realizada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), 67% dos estudantes não sabem diferenciar fatos de opiniões, o que significa que se você desenvolver essa habilidade sairá na frente dos concorrentes.

Com o curso de Pensamento Crítico e Analítico da Voitto, você aprende com Flávia Lippi, que é expert em Human Skills e Mental Health Optimisation, Biohacker e Cientista de Comportamento a se tornar o melhor profissional

Não perca tempo, inscreva-se e transforme as suas possibilidades profissionais! Saiba mais clicando na imagem abaixo:

Curso de Pensamento Crítico e Analítico

Franciane Pereira

Franciane Pereira

Técnica em Meio Ambiente pelo Instituto Federal de Minas Gerais - campus Governador Valadares e grad. em Engenharia Elétrica - Robótica e Automação Industrial pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Voluntária no Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos UFJF (IEEE UFJF). Atua como secretária do conselho e membro da equipe de marketing do grupo de afinidade IEEE Women in Engineering UFJF (IEEE WIE UFJF). Possui certificação em Produção de conteúdo, Marketing de conteúdo, Copywriting e Revisão de conteúdo. Especialista na produção de conteúdo na área de Pesquisa e Desenvolvimento do Grupo Voitto. Acredita e luta pela conquista do espaço das mulheres onde elas quiserem, principalmente nas áreas de tecnologias e afins!

Pensamento Crítico

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Pensamento Crítico

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.