O trainee é uma grande oportunidade de começar a trabalhar em grandes empresas logo no início de sua carreira e ser treinado para assumir um cargo de liderança de forma muito mais rápida que a convencional.

Assim, esse tipo de programa tem se tornado o sonho de muitos jovens que procuram posições de prestígio no mercado e tem recebido milhares de inscrições em todo o Brasil, tornando-se uma opção altamente concorrida.

Apesar de parecer a oportunidade perfeita para ascender na carreira e trabalhar em sua empresa dos sonhos, ser aprovado em um processo trainee não é nada fácil! É necessário muito esforço e empenho daqueles que desejam percorrer esse caminho, a fim de se destacar em meio à multidão.

Mas fique tranquilo! Com o passo a passo que separei para você, vai ficar muito mais fácil se preparar para um trainee e obter a tão sonhada aprovação!

Antes de começarmos, que tal baixar o nosso Ebook gratuito com as 5 práticas exemplares de liderança?

Nele você encontra informações valiosas sobre como se destacar como um bom líder e se preparar para um trainee através das melhores práticas a serem adotadas no processo de seleção. Então, não perca tempo! Baixe agora!

 

 

1 - Busque informações sobre a empresa

 

 

Para passar confiança aos entrevistadores no processo seletivo e mostrar que você realmente está interessado, você deve mostrar que conhece a empresa e que buscou o máximo de informações possíveis sobre ela.

Visitar o site da organização, procurar informações como a missão, a visão e os valores da empresa e buscar entender mais sobre a sua área de atuação são ações essenciais para se preparar para um trainee.
 

2 - Tenha foco!


 

Apesar do instinto natural de mandar o currículo para dezenas de programas de trainee e participar do máximo de processos seletivos possíveis, você pode acabar se atrapalhando no meio de todos eles!

Por isso, é importante identificar quais são as oportunidades com que você mais se identifica e para quais se está mais qualificado. Assim, você pode se preparar para um trainee em que possui mais chances de ser aprovado, focando mais em uma única empresa e dedicando-se mais  a um processo específico.

Dica: procure conversar com pessoas que já foram trainee da empresa ou busque relatos acerca do processo de trainee na internet, a fim de obter novas informações.

 

3 - Tenha um bom currículo


 

O terceiro passo para se preparar para um trainee é preparar um currículo adequado e que faça com que você se destaque entre centenas de candidatos.

Lembre-se de ser objetivo, não ocupar mais de uma página, destacar uma experiência profissional ou acadêmica que seja um diferencial para aquela vaga de trainee e descrever as suas habilidades mais relevantes.

Para obter mais dicas sobre como fazer um bom currículo, confira o artigo:

 

4 - Prepare-se para a entrevista

 

Se você já participou de alguma entrevista de emprego, já deve ter percebido que as perguntas são praticamente as mesmas:

 

Por que você deseja fazer parte dessa empresa?

Quais são os seus pontos fortes?

Qual foi o maior desafio que encontrou e como o superou?

Onde você se vê daqui a 5 anos?

Por que devemos contratá-lo?

 

Então, não marque bobeira! Comece agora mesmo a formular as melhores respostas para cada uma delas.

Assim que fizer isso, você pode começar a praticá-las e adquirir confiança para o momento em que realmente tiver de respondê-las.

Para saber mais sobre como se preparar para um trainee através das melhores respostas para as perguntas da entrevista, confira o artigo:


 

5 - Saiba como “se vender”


 

Como você viu no 4º passo, para se preparar para um trainee, uma das questões mais levantadas pelos entrevistadores é: “quais são os seus pontos fortes?” Sendo assim, é fundamental que nesse momento você consiga “se vender”!

Mas como assim?

Esse é o momento para mostrar para a empresa porque você, entre todos os outros candidatos, deve ser o escolhido! Então, saiba como utilizar os seus pontos fortes de forma estratégica.

Para se preparar para um trainee, anote as qualidades que você enxerga em si mesmo em um papel e peça às pessoas com quem você convive, ou com quem já trabalhou, para que possam ajudá-lo a desvendar os pontos fortes que te definem.

O autoconhecimento é essencial para passar segurança!
 

6 - Destaque-se!


 

Durante o processo trainee, é preciso se destacar para obter sucesso! Sendo assim, participe ativamente das dinâmicas, posicione-se diante das questões levantadas e atue como um líder na resolução de problemas em equipe.

Mas muita cautela! Você não deve exagerar, nem passar por cima dos outros para se destacar! Isso deve ser feito de maneira natural.
 

7 - Prepare-se para questões de raciocínio lógico

 

 

O sétimo passo para se preparar para um trainee é se preparar para questões de raciocínio lógico. Isso porque a maioria das empresas exige testes como esses durante o processo seletivo.

Então, quanto mais você praticar, melhor será o seu desempenho quando uma questão de raciocínio for demandada. Use a internet para isso!

 

8 - Use exemplos e experiências anteriores

 

Parte de “se vender” em um processo trainee é convencer as pessoas de suas respostas. Para isso, não basta apenas falar que é um bom líder, dedicado ou comunicativo, você deve mostrar através de uma situação real, que viveu, como essas características mencionadas se mostraram como um diferencial para você.

Assim, você passa credibilidade no que está falando e aumenta as chances de ser escolhido.

Tente pensar nesses exemplos e experiências que podem ser usados a seu favor ao se preparar para um trainee, ok?
 

9 - Continue estudando!

 

Mostrar para a empresa que você não está parado e que está, na verdade, em busca de novos conhecimentos, através de um curso, MBA ou  pós-graduação é algo que aumenta muito as suas chances de ser selecionado.

Assim, para se preparar para um trainee, busque aquele diferencial que vai te fazer se destacar diante de todos os candidatos e mostrar que você está sempre buscando evoluir!

 

Dica bônus: Uma opção que certamente encanta o olhar dos recrutadores é uma formação Green Belt ou Black Belt em Lean Seis Sigma.

Lean Seis Sigma é uma metodologia conhecida mundialmente e utilizada por milhares de empresas na busca pela redução de desperdício e da variabilidade de processos. Ser um especialista nessa área mostra à empresa que você tem o que é preciso para reduzir os custos e aumentar os lucros!

Muitos alunos da Voitto, que obtiveram essa certificação, relatam que foram chamados para entrevistas de trainee simplesmente por terem esse diferencial no currículo.

Então, se você deseja dar o primeiro passo em direção a essa formação, uma ótima opção para você é o curso gratuito de White Belt em Lean Seis Sigma.

Nele você aprende o básico da metodologia e técnicas para aumentar a produtividade de uma empresa. Para começar, clique no botão abaixo:


 

Mas se você está procurando uma forma de se preparar para um trainee que te proporcione um grande destaque no processo e que dobre as suas chances de ser aprovado, a formação em especialista  Black Belt é o que há de melhor para você!

Do básico ao avançado, o Pacote Especialista Black Belt em Lean Seis Sigma é direcionado a profissionais que estão em busca de uma formação completa nessa metodologia Lean Seis Sigma. São 160 horas de muito conteúdo e prática, que vão te ajudar a tornar empresas mais eficientes pela redução de custos e otimização dos seus processos.

Clique no botão abaixo e saiba mais!