O que é a concorrência monopolística?
Como funciona a concorrência monopolística?
Exemplos de concorrência monopolística!
Quais são as vantagens da concorrência monopolística?
Alavanque as suas vendas!

Descubra como a concorrência monopolística pode instigar novos negócios!

A concorrência monopolística tem como base inovações incrementais que tornam um produto ou serviço único no mercado. Confira como realizá-la!

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Descubra como a concorrência monopolística pode instigar novos negócios!

Se você quer empreender ou explorar novos negócios, um bom caminho a se seguir são as estratégias do mercado de concorrência monopolística. Afinal, esse cenário cria um ambiente de produtos inovadores que podem ter a preferência dos clientes.

A competição monopolista de empresas é definida quando as mesmas oferecem produtos e serviços semelhantes, mas não iguais. Ou seja, podem se diferenciar pela qualidade e experiência proporcionada, por exemplo.

Quer entender melhor como o seu negócio pode se beneficiar da concorrência monopolística para buscar a fidelização de boa parte do seu público-alvo? Para isso, não deixe de conferir esse artigo! Aqui você irá encontrar:

  • O que é a concorrência monopolística?
  • Como funciona a concorrência monopolística?
  • Exemplos de concorrência monopolística!
  • Quais são as vantagens da concorrência monopolística?
  • Alavanque as suas vendas! 

O que é a concorrência monopolística? 

A concorrência monopolística, também conhecida como competição monopolística, é um contexto econômico que surge quando uma empresa possui um produto único. No entanto, esse concorre no mercado com opções similares.

Apesar de não serem iguais, essas duas opções são conhecidas como substitutos. Isso significa que o consumo de um pode fazer com que a demanda por outra seja suprida.

No entanto, eles não são substitutos perfeitos. Pois os produtos apresentam um conjunto de características que não pode ser encontrado em outro ítem.

Para identificar essas oportunidades de negócios dentro de uma concorrência monopolística, muitos empreendedores usam mecanismos como:

  • Pesquisa de mercado: para entender o que os potenciais consumidores detectam como pontos de melhoria do mercado em questão;
  • Pesquisas de satisfação: para verificar a opinião dos consumidores a respeito de determinados produtos e serviços a fim de melhorá-los.

Mas afinal, como funciona a concorrência monopolista? Confira a seguir!

Como funciona a concorrência monopolística? 

Para que um mercado seja caracterizado como um exemplo de concorrência monopolista é preciso que ele funcione com base em algumas características principais.

Para que você consiga identificar uma competição monopolista, é preciso detectar as seguintes situações:

  • Alto investimento em publicidade, propaganda, marketing e estratégias de comunicação integrada;
  • Diferenciação dos players de mercado está na qualidade do atendimento e experiência do cliente, bem como dos produtos e serviços oferecidos;
  • Todas as empresas podem decidir individualmente os preços praticados;
  • Baixas barreiras ou livre entrada no mercado, por isso, players antigos estão sempre atentos a essas novas empresas; 
  • Nesse cenário podem existir empresas de pequeno, médio e grande porte.

Agora que você já conhece como funciona e as características da concorrência monopolística, é hora de analisar alguns exemplos desse tipo de concorrência imperfeita.

Exemplos de concorrência monopolística! 

Existem muitos exemplos de concorrência monopolista, sejam eles nos setores mais consolidados ou em âmbitos mais inovadores. No entanto, em qualquer situação exige-se uma análise dos concorrentes minuciosa.

Quer entender o porquê dessa afirmação? Confira a seguir exemplos de concorrência monopolista.

Bares temáticos

Para começar com exemplos, nada melhor do que um cenário corriqueiro e que pode ser encontrado em qualquer cidade ou país. Para isso, imagine diversos bares onde a diferença de tema é a única característica que faça os consumidores optarem entre as opções.

Um case de sucesso nesse contexto é o bar Vassoura Quebrada, em São Paulo. Ele possui decoração voltada para a saga Harry Potter e é muito comum que suas listas de espera e reserva estejam sempre cheias.

Além dos objetos espalhados por todos os cantos que fazem menção ao mundo da magia, eles também buscam a elaboração de conteúdos inovadores para redes sociais com base em prender a atenção e despertar o interesse do público, usando por exemplo media training.

Case Havaianas

As sandálias Havaianas fazem parte de um mercado de concorrência monopolística. Apesar de existirem diversas marcas nesse setor, essa se destaca em diversos sentidos e pode ser considerada um item presente nas casas de brasileiros de todas as classes sociais.

Apesar de apresentarem diferenças físicas, os produtos oferecidos pela Havaianas ou por outras companhias desse setor possuem a mesma funcionalidade. No entanto, a preferência pode vir por diversos motivos que vão desde o preço, passando pela qualidade do produto até chegar ao marketing digital e tradicional.

Coca-Cola e Pepsi

Outro caso muito discutido sobre a concorrência monopolista é na indústria de refrigerantes. Mais especificamente as bebidas Coca-Cola e Pepsi.

Apesar de não serem substitutos perfeitos, os dois refrigerantes possuem características similares, como ingredientes e até mesmo o preço.

No entanto, a receita das opções é diferente, produzindo sabores distintos. Além disso, o marketing mostra e foca em seus diferenciais, uma das principais características da concorrência monopolista.

Como você pôde perceber, cada empresa se beneficia de uma forma diferente da situação de concorrência monopolística. Por isso, veja a seguir como o mercado é diverso e quais as vantagens dessa estrutura para pessoas e empresas.

Quais são as vantagens da concorrência monopolística?

Quando o assunto é concorrência monopolística é possível elencar diversas vantagens desse processo. Afinal, trata-se de uma dinâmica de mercado que pode beneficiar pessoas e empresas.

Mas para que você entenda mais a fundo os impactos positivos desse cenário econômico, separamos as principais vantagens que ele traz para a sociedade. Confira!

Não há barreiras significativas à entrada e saída do mercado

A concorrência monopolística é conhecida por se desenvolver em um mercado com baixas barreiras de entrada e saída. Isso acontece porque os negócios não demandam alto nível de investimentos para começarem a operar.

Mas vale lembrar que os aportes nesses casos em média são mais elevados do que em um cenário de concorrência pura. Afinal, exige-se mais gastos com publicidade, propaganda, bem como em pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços diferenciados.

Avanços devido a diferenciação

Com os avanços das teorias da administração, hoje em dia nota-se facilmente o quanto o consumidor está no centro das atenções de qualquer marca.

Tendo isso em mente, esse é um dos fatores da concorrência monopolística que traz mais benefícios, colocando em prática impressões coletadas através de pesquisas de satisfação, por exemplo.

Isso se deve ao fato de que o foco na diferenciação e na inovação incrementalmelhora a experiência dos consumidores do mercado em geral. Com os diversos players em busca da constante evolução, a qualidade do que é oferecido se faz cada vez maior.

Mercado mais eficiente que no monopólio 

Em um mercado de concorrência monopolística, pode-se afirmar que o cenário é mais eficiente do que um contexto de monopólio. Em grande parte, isso se deve ao quesito citado anteriormente.

Afinal, o mercado se torna mais dinâmico, eficiente e inovador, tanto no que tange aos produtos e serviços, quanto aos seus processos.

É importante ressaltar que apesar de mais eficiente que em um mercado monopolista, a concorrência monopolística ainda assim é menos que a concorrência perfeita.

Alavanque as suas vendas!

Você sabia que podemos gerar os estímulos ideais em nossos clientes para que eles se tornem consumidores de nossas soluções?

Imagens e frases, se utilizadas no momento correto, podem rapidamente influenciar a decisão de compra de um cliente. Portanto é essencial que um vendedor tenha domínio destas técnicas!

Pensando nisso, te convido a conhecer o nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendas, que te preparará para trabalhar com os principais gatilhos utilizados pelas maiores empresas no mercado, embasado pelos principais best-sellers sobre vendas.

Além disso, para cada gatilho você verá exemplos de sucesso que lhe darão embasamento para a implementação imediata em suas próximas vendas.

Vamos nessa? Então se inscreva agora mesmo no nosso curso de Gatilhos Mentais Para Vendase seja um exímio vendedor!

Gatilhos Mentais Para Vendas

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

construindo um time de vendas campeao

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

Construindo Um Time De Vendas Campeão

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.