Se você é um amante da ciência e da tecnologia, sabe da importância da pesquisa e do desenvolvimento em um âmbito mais geral, mas e quando falamos de um setor de P&D dentro de uma empresa? Em que isso impacta?

A sociedade do conhecimento tem conseguido cada vez mais espaço dentro das empresas e organizações.

Pois é através da presença de um departamento de P&D qualificado que é possível garantir a competitividade diante de um mercado que vem crescendo de maneira considerável a cada dia.

Ignorar um setor de pesquisa e desenvolvimento dentro da sua empresa é o mesmo que dar chance aos seus concorrentes de superá-lo.

 

O que é um P&D?

 

Setor de pesquisa e desenvolvimento ou P&D é onde se inicia a inovação dentro da empresa.

É neste departamento que começam a surgir novas tecnologias, novos processos produtivos e diversas outras ideais a serem colocadas em prática no corpo da empresa, para que o lucro da mesma aumente e que ela esteja sempre à frente no mercado.

Agora que você já entendeu o que é o P&D, quer uma dica incrível?

Conheça agora o Ms Project, ele é um software muito utilizado por engenheiros e gerenciadores de projetos, pois através dele você tem controle total sobre seus projetos e fica preparado para tomar decisões estratégicas.

Através do seu uso, você também pode idealizar e programar atividades, controlar prazos, estabelecer custos, designar recursos e qualificar o grau de importância de um projeto como um todo.

Para te ajudar a aprofundar seus conhecimentos neste software, preparamos para você um curso totalmente GRATUITO.

Não vai perder essa oportunidade, não é? Então corra, clique no botão abaixo e se inscreva já!

 

 

Agora que você já conheceu esta ferramenta incrível, vamos descobrir mais sobre o setor de pesquisa e desenvolvimento.

 

O que faz o setor de pesquisa e desenvolvimento?

 

De maneira geral neste departamento os colaboradores têm a função de pesquisar no mercado, produtos, serviços e estratégias que sejam viáveis para implantação e desenvolvimento de acordo com as características da empresa.   

Ainda está com dúvida de quais são as funções deste setor de desenvolvimento tecnológico? Vou detalhar agora as 4 principais funções que agregam este departamento.

 

1 - Detectar o mercado

 

Os colaboradores que ficam responsáveis por esta função têm como objetivo pesquisar e entender o funcionamento atual do mercado, para que através disso consigam buscar por novas tecnologias que aprimorem o trabalho que já está sendo feito, ou algo novo que possa ser realizado dentro da empresa.

 

2 - Servir ao mercado

 

Depois de entender o mercado e ver quais são suas necessidades no atual momento, agora é a hora de começar a criar novas soluções ou até mesmo melhorar as que já existem dentro da empresa, com o intuito de atender à demanda encontrada  no mercado.

 

3 -  Moldar-se ao mercado

 

Depois de detectar a situação atual do mercado, pensar em possíveis soluções de melhoria, agora é o momento de analisar o quadro atual da empresa e ver onde estão os problemas que precisam ser resolvidos, para que desta forma a mesma se molde à necessidade do mercado.

Nesta função, os colaboradores criam suas ideias inovadoras, para que desta forma seja apresentada uma solução para os problemas em questão.

 

4 -  Manter-se no mercado

 

Esta é a função que vai fazer com que a empresa não tenha um upgrade em um momento e depois caia em declínio, pois é nesse momento que os colaboradores irão fazer uma manutenção contínua neste processo de melhoria.

 

Vale a pena investir em pesquisa e desenvolvimento?

 

Responderei a este questionamento baseada em uma incrível pesquisa realizada pela Harvard, que nos mostra que tanto as pequenas como as grandes empresas têm reduzido os investimentos do marketing e apostado os recursos nas áreas de engenharia, tecnologia e inovação.

Isso tem acontecido pois no mercado em que vivemos nenhuma empresa está completamente segura sem inovar.

Além disso, esta mesma pesquisa nos mostra que a Apple, Google e a Microsoft, listadas pela Forbes como as empresas mais valiosas, sempre gastaram mais investimentos em P&D do que em publicidade.

De maneira nenhuma estou dizendo que os investimentos em publicidade não são importantes, ou que não agregam importância dentro de uma empresa, este setor sem dúvida tem a sua importância, o intuito deste post, assim como também da pesquisa citada, é mostrar como o mercado do P&D tem se expandido e dado incríveis resultados.

 

E aí, gostou?

 

Gostou do nosso conteúdo e quer ter acesso a muito mais? Conheça, então, a Voitto Premium.

A Voitto Premium é um plano de assinatura criado para quem está em busca de uma solução acessível para se preparar para os desafios do mercado.

No nosso clube de vantagens, os assinantes têm acesso aos cursos, mentorias, VoittoCast, Power Hacks, Let’s Grow, conteúdos exclusivos, além de uma rede de Networking conectada e engajada.

Então, vamos lá! Acesse a página da Voitto Premium e saiba como ter acesso ilimitado aos conteúdos da Voitto, eu te garanto que você não vai se arrepender.

 

 

Ah! Não se esqueça de nos contar nos comentários o que achou deste artigo, o seu feedback é de extrema importância para nós.

Compartilhe também este artigo com um amigo que quer saber mais sobre o P&D.