Este artigo foi criado pela equipe binds.co para uso exclusivo do blog Voitto.

 

As pesquisas de satisfação são excelentes estratégias para conferir se você está tomando as decisões certas e se a sua marca está expandindo no mercado. Com elas, você avalia o grau de lealdade do seu público (interno, externo ou misto) e recebe feedbacks importantes que ajudam no planejamento estratégico.

As pesquisas de satisfação permitem inúmeras possibilidades, pois elas variam de acordo com os objetivos da sua organização, por exemplo: conferir como está o atendimento do time, fortalecer o relacionamento com os seus consumidores, obter um retorno qualificado sobre a qualidade do seu produto ou serviço e muito mais.

Vamos aprender agora quais são os tipos de pesquisa que você pode aplicar no seu negócio? Venha conosco que ensinaremos tudo sobre o assunto!

 

Pesquisa de satisfação com clientes

 

 

Avaliar se os seus clientes estão satisfeitos é uma ótima alternativa para conferir se a sua empresa está seguindo uma trajetória certa ou se é necessário alterar alguma estratégia ao longo do caminho. Afinal, se os seus clientes estão reclamando de forma constante, é necessário intervir logo para evitar problemas futuros, não é mesmo?

Existem diversos tipos de pesquisa de satisfação que você pode aplicar com os seus clientes. Atualmente, o método mais utilizado pelas empresas é o Net Promoter Score (NPS): ele se resume em enviar apenas uma pergunta “em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria a nossa empresa para um amigo?”.

Como respostas, você classifica os seus clientes em promotores (satisfeitos), neutros (indiferentes) ou detratores (insatisfeitos). Além disso, você avalia em qual zona a sua empresa está (qualidade, excelência,  aperfeiçoamento ou crítica).

 

Pesquisa de clima organizacional

 

 

Além de conferir o que os seus clientes pensam sobre o seu negócio é essencial saber o que os seus funcionários estão achando da qualidade dos produtos, serviços, limpeza, organização, colegas, gestores e muito mais.

A pesquisa de satisfação com os seus funcionários também permite criar um plano de comunicação interna que realmente seja eficaz para aumentar a motivação da equipe.

Ah! Aqui, você também pode utilizar o método de pesquisa Net Promoter Score, na qual, citamos no tópico anterior. Caso você não tenha ideia sobre como começar, aprenda agora mesmo  como fazer uma pesquisa de satisfação certeira!

 

Pesquisa de planejamento de eventos e reuniões

 

A aplicação de pesquisas antes, durante ou após os eventos corporativos, ajuda as empresas a garantirem eventos de sucesso, que alcançam os objetivos e metas esperados. Sejam reuniões, treinamentos, premiações, comemorações, feiras ou congressos.

Elas possibilitam a avaliação de todos os fatores importantes, levantando informações estratégicas para o planejamento e organização dos eventos futuros.

Afinal, coletar feedbacks permite entender o perfil e opinião do público, definir uma ótima linha de fornecedores e implantar as melhorias necessárias.  Dessa forma, atingir a satisfação e superar as expectativas dos participantes fica mais fácil, não é mesmo?

 

Pesquisa de imagem de marca

 

Saber o que os seus clientes e funcionários pensam quando olham para a sua marca também é essencial para conferir se o seu trabalho de branding está dando certo.

Responda para nós: quando as pessoas olham para a marca da sua empresa, elas conseguem imaginar os valores que vocês querem repassar?

Se você não sabe essa resposta, melhor investir em uma pesquisa de marca! Afinal, ter excelência na gestão de marca é fundamental para se destacar da concorrência e ver a sua empresa crescer nesse cenário tão competitivo em que vivemos.

 

Baixe nosso material rico!

 

Gostou do nosso artigo e quer começar hoje mesmo a implementar os tipos de pesquisa que apresentamos para você? Eu espero que sim, já que trouxemos um planilha que vai facilitar a sua vida.

A planilha de pesquisa de satisfação vai te ajudar a medir a sua imagem e de seu produto ou serviço no mercado. Então não perca tempo e garanta hoje mesmo a sua planilha GRATUITA, é só clicar na imagem abaixo.

E aí? Você costuma aplicar algum tipo de pesquisa de satisfação com o seu público? Conte para nós, deixando um comentário neste post! Será muito legal saber a sua opinião sobre o assunto!

Fonte das imagens: Pixabay