Você sabe o que é o Excel VBA (Visual Basic for Applications)? Essa poderosa ferramenta do Microsoft Office é utilizada para construir diversos tipos de aplicações e posso te afirmar com total certeza: ela pode abrir portas na sua vida.

Em um mercado cada vez mais competitivo, saber utilizar o VBA difere você do mercado de trabalho; sabe por quê? A maioria esmagadora dos seus concorrentes não sabem utilizar essa ferramenta, alguns nem mesmo sabem do que se trata. 

Nesse artigo, irei te apresentar os 7 motivos por que você deve fazer um curso de VBA. Preparado? Então venha comigo conferir essas revelações.

 

1- É um diferencial no currículo

 

Currículo

 

O primeiro e talvez mais óbvio motivo é o diferencial que um bom curso de VBA traz para o seu currículo.

Saber programar em VBA te faz ser visto em meio a um mar de concorrentes, que possuem somente o conhecimento básico e intermediário de Excel. Ele irá evidenciar que você não sabe apenas fazer preenchimento de tabelas, gráficos e fórmulas simples.

Você pode bater no peito e dizer que possui domínio sobre o Excel. Legal demais, não é mesmo? 

 

2- A otimização de tarefas

 

Otimização de tarefas!

 

A grande aplicação do VBA é em tarefas que têm a necessidade de serem executadas ao longo do dia, ao longo da semana ou até mesmo ao longo do mês. Saber utilizar essa ferramenta pode facilitar e muito a solução dos mais variados tipos de problemas.

Dentre os motivos por que você deve investir em um bom curso de VBA, destaco a diminuição do tempo da execução de tarefas que esse recurso do Excel pode trazer na sua vida. Através de algumas poucas linhas de código, você pode diminuir drasticamente a dificuldade de resolução de problemas e o tempo gasto para essa resolução.

Quer um exemplo? Imagine que você tenha de formatar 500 relatórios diferentes. Se você tivesse de fazer isso manualmente, provavelmente você gastaria horas ou até mesmo dias de trabalho. Utilizando um simples código VBA você consegue diminuir isso para a casa dos minutos.

Antes de darmos sequência ao nosso artigo, que tal você conferir nosso curso totalmente gratuito de Introdução ao MS Excel? Através dele você vai dar os primeiros passos para dominar essas ferramenta de trabalho.

E aí, tá esperando o que? Clique no botão abaixo e tenha acesso ao nosso contéudo! 

 

Clique e faça nosso curso gratuito!

 

3- O VBA torna o trabalho mais prazeroso

 

Mais prazer no trabalho!

 

Em muitos casos, o trabalho envolvendo planilhas pode ser muito repetitivo e monótono. Isso pode acabar tornando seu trabalho muito cansativo e até mesmo desmotivando você. O VBA é uma ótima solução para diminuir toda essa quantidade de trabalho.

Sabendo disso, a criação de uma macro é uma ótima pedida para diminuir a mecanização do seu trabalho, deixando você livre para gastar energia com coisas que realmente importam. Através de uma macro você é capaz de colocar o software para trabalhar para você.

Quando você aprende a programar em VBA, você começa a adquirir um novo pensamento, sempre visando maneiras mais eficientes de executar um trabalho, e, como consequência,  diminui o esforço empregado em uma tarefa. Afinal, quem não quer fazer mais trabalhando menos?

 

4- Faz você se tornar um destaque na empresa

 

Se torne um destaque!

 

Como eu já mencionei anteriormente, a maioria esmagadora das pessoas não sabem utilizar o Microsoft Excel. As pessoas que são consideradas com um nível avançado dessa ferramenta tampouco sabem usar a tabela dinâmica de forma adequada.

Saber programar em VBA vai possibilitar que você tenha um desempenho muito maior em comparação com as pessoas que não sabem; isso irá fazer de você um membro de destaque da empresa em que trabalha. Afinal, quem não gostaria de ter um funcionário que gera muito mais lucro?

Investir em um curso de VBA trará um retorno quase que de forma imediata para você, fazendo com que você se torne o queridinho do chefe.

 

5- Maior facilidade no gerenciamento de dados


Maior facilidade no gerenciamento de tarefas!
 

A partir do momento que você aprende a utilizar o VBA, o gerenciamento de dados passa a ser uma tarefa muito mais simples do que antes. O VBA permite que diversos tipos de relatórios sejam gerados, que o gerenciamento de cadastros seja feito de forma mais rápida, permite juntar referências de tabelas, além de permitir a utilização de um banco de dados como fonte do sistema.

Como o VBA gera planilhas e relatórios de maneira automática, ele é capaz de fazer um controle muito mais eficiente de um grande número de dados, também sendo capaz de tornar mais fácil a visualização desse emaranhado de informações.

 

6- A redução dos erros 

 

Redução de erros

 

Sempre é possível melhorar. Em todo processo, seja qual for, é necessário que o erros sejam minimizados.

O VBA é uma das melhores alternativas para a redução de falhas, sobretudo aquelas que são geradas devido às imperfeições humanas.

Todo ser humano está sujeito a erros, por isso, deve ser a prioridade de qualquer empresa zelar por um sistema que os minimize. Saber programar em VBA está diretamente relacionado com isso, pois, através da automatização de processos, ele é capaz de diminuir a sobrecarga de trabalho sobre o ser humano, fazendo com que este tenha mais atenção na execução de processos.

 

7- Investir na sua qualificação profissional nunca é caro

 

 

Mais do que tudo, investir na sua qualificação profissional é pensar no seu futuro. 

Cada vez mais, o mercado de trabalho exige pessoas mais habilidosas e mais bem preparadas, então é preciso estar em constante evolução.

O investimento em um bom curso de VBA é uma das etapas dessa jornada. Seja qual for o seu estágio de vida, ele pode transformar o modo como você enxerga um problema.

Caso você ainda não tenha iniciado sua vida profissional, o VBA irá te ajudar e muito a conseguir uma tão sonhada vaga de estágio. Agora, se você já possui uma carreira mais consolidada, ele irá fazer com você tenha uma produtividade fantástica.

 

E aí, partiu aprender com a gente?

 

Agora que você já sabe por que você deve investir na sua qualificação profissional através do Excel VBA, chegou a hora de aprender com a gente.

Conheça o nosso curso de VBA aplicado aos negócios. Este treinamento é baseado na construção lógica de algoritmos. Além disso, são explicados mais de 30 recursos e comandos para a criação de sistemas automatizados.

Ao finalizar esse treinamento, você será capaz de criar os mais diversos tipos de sistemas de controle e repetição, fazendo com que você aumente sua produtividade.

Está esperando o quê? Clique no botão abaixo e não perca essa oportunidade.

 

 

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de deixar seus comentários, eles são indispensáveis para a melhoria do nosso conteúdo.