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Márlon Martins 17/08/2020 - 10 mins de leitura

Aprenda como a Curva ABC auxilia nas tomadas de decisões por meio da priorização

A Curva ABC é uma aliada nas tomadas de decisões eficientes. Entenda onde ela é utilizada e como gerá-la utilizando o Excel.

Você já foi ao mercado comprar algo e, ao chegar lá, viu que o produto tinha acabado? Então saiba que, provavelmente, esse produto não é muito relevante para esse mercado e também que, a Curva ABC está muito relacionada à isso!

Pois é, a Curva ABC é muito utilizada com a finalidade de gerenciar prioridades nas empresas.

Ficou interessado? Acompanhe esse artigo para saber mais!

 

O que é a Curva ABC?

 

A Curva ABC é um método de classificação que permite a ordenação das informações quanto ao grau de importância. Isso facilita as análises, processamento das informações e a tomada de decisão.

Ela estabelece uma ordem de prioridades, ou seja, separa os itens com o objetivo de priorizar os que agregam mais valor para a instituição.

A curva é dividida em 3 regiões (A, B e C), sendo A a de maior valor ou quantidade, correspondendo, na maioria dos casos, a 80%, e C - a de menor -, correspondendo a 5%.

Isso ajuda na tomada de decisão para definir a estratégia de quais itens em estoque poderão ter prioridades.

 

Onde é utilizada?

 

A curva ABC é muito utilizada no meio administrativo com a finalidade de controle e gestão de estoque. Mas também é possível ver o seu uso em: vendas, estabelecimento de preços e compras, programação da produção, entre outros.

 

O que é o Princípio de Pareto?

 

O Princípio de Pareto foi criado por Joseph Moses Juran, que colocou o nome em homenagem a Vilfredo Pareto, pois ele percebeu, basicamente, que 80% das terras na Itália pertenciam a 20% da população, e que isso se repetia para outras coisas.

Essa análise de Pareto deu origem ao que futuramente seria conhecido como Princípio de Pareto, chamado também de Regra 80/20essa regra fala que 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Porém, nem sempre saber só os 20% é suficiente. Às vezes é necessário aumentar essa divisão para ter mais detalhes das informações. Por isso surgiu a curva ABC, que separa o gráfico de Pareto em três partes, das quais:

  • A - 20% dos itens representam 80% do valor;

  • B - 30% dos itens representam 15% do valor;

  • C - 50% dos itens representam 5% do valor.

Vale lembrar que esses valores não são fixos, podendo variar conforme a situação analisada.

Além disso, a Curva ABC pode ser utilizada para comparar, por exemplo, a Curva ABC de vendas com a Curva ABC de Estoque e, assim, definir um controle de estoque eficiente.

Possuir um estoque eficiente tem tudo a ver com eliminação de desperdícios e melhoria contínua e ter esses conceitos aplicados nas rotinas das empresas se tornou fator essencial.

Por isso, é importante aprender sobre os conceitos do Lean Seis Sigma, que nada mais é que uma metodologia que aplica ferramentas com o objetivo de reduzir custos e otimizar processos. Para você aprender mais sobre o assunto, oferecemos nossa capacitação gratuita de White Belt em Lean Seis Sigma, para que você saiba implementar os conceitos Lean no seu dia a dia. Aproveite!

 

Treinamento de White Belt em Lean Seis Sigma

 

Como a curva ABC auxilia no controle de estoque de uma empresa?

 

A Curva ABC auxilia no controle eficiente de estoques. Sua análise é importante pois se produtos da classe A estão em falta, significa que a empresa está perdendo dinheiro.

Dessa forma, é importante para a empresa que produtos de classe A; aqueles que apresentam maior faturamento; ao serem classificados dessa forma pela Curva ABC, nunca estejam em falta pois sempre serão aqueles prioritários para a venda. 

Além disso com a análise da Curva ABC também indicando quais são os produtos de Classe C, por exemplo, por serem produtos de baixa demanda e baixo preço, podem ser impulsionados por meio de promoções para que não fiquem parados em estoque, evitando desperdícios de espaço e custos.

Mas agora vamos à pratica! Como fazer uma Curva ABC?

 

Como fazer uma Curva ABC no Excel?

 

Agora vamos entender o passo a passo para criar uma Curva ABC no Excel:

1. Para a criação da Curva ABC precisamos montar uma matriz. A seguir, uma forma de montar a matriz no Excel para criação da curva ABC:

 

Matriz inicial

 

2. Agora precisamos calcular o valor total de cada produto. Para isso, multiplique a quantidade pelo valor unitário de cada um:

 

 Multiplique a quantidade pelo valor unitário de cada um

 

3. E agora calcule o valor total acumulado dos produtos:

 

Tabela de acumulado dos produtos

 

4. Após fazer o cálculo do total acumulado, organize os produtos em ordem decrescente em relação ao valor total. Para isso, selecione a sua tabela e vá na aba Dados, clique na aba Organizar na qual se abrirá uma nova janela:

 

Classificação

 

5. Em "Classificar por" selecione "Valor Total" e em "Ordem" selecione "Do Maior para o Menor". Depois, clique em "OK". Você perceberá que todos os produtos estarão organizados de maior valor total para o menor:

 

Classifique por Valor total

 

6. Em seguida, é momento de calcular as porcentagens referentes a cada produto e a porcentagem acumulada para, assim, gerar o gráfico da Curva ABC:

 

Tabela porcentagem 

V

      Tabela de porcentagem acumulada

 

7. Em seguida, deve-se dividir os itens nas classes “A”, “B” e “C”. Neste exemplo foi adotado 75% para A, 95% para B e 100% para C. Crie uma coluna de classe e coloque uma função SE para classificar os produtos como classe “A”, “B” ou “C”.

 

Classe de produtos

 

Pronto, agora você pode ver qual a classe em que cada produto se encaixa. Se preferir, você ainda pode adicionar uma formatação condicional sobre as células de classe, que alteram a cor da célula de acordo com a classe.

Feito isso, sua planilha deve estar da seguinte forma:

 

Tabela de resultados

 

8. Definido as zonas A B e C, crie uma coluna ABC que será utilizada para visualizar a região ABC no gráficoCrie a coluna ABC adjacente à coluna CLASSE e, na primeira linha, adicione a fórmula para contar quantos itens de A, B e C.

 

Coluna ABC


9. Agora, selecione a coluna ABC e crie um Gráfico de Barras.

 

Gráfico de Barras

 

Clique sobre o gráfico gerado e aparecerão duas novas abas; clique em DESIGN>Alterar Tipo de Gráfico>Barras>Barras 100% Empilhadas. Selecione o gráfico da direita e clique em OK.

 

Selecionando o tipo de gráfico

 

Agora dê duplo clique sobre o gráfico; aparecerá a janela de formatar séries de dados, então vá em Largura do Espaçamento e altere o Valor para 0 e pressione ENTER.

 

Série de Dados

 

Novamente, vá na guia DESIGN e clique em Selecionar Dados, Adicionar. Clique em Valores da Série e selecione a coluna de % Acumulada e clique em OK e OK.

 

Porcentagem Acumulada

V

Curva ABC

 

Confira se o gráfico mudou. Se sim, clique novamente no gráfico e depois na aba de Design. Vá em Alterar Tipo de Gráfico, dessa forma se abrirá uma nova janela. Nela, clique em Combinação e procure a última série criada, referente a %acumulada; marque a caixa de Eixo Secundário e depois em Tipo de Gráfico. Selecione Gráfico de Linhas e dê OK.

 

Gráfico de Linhas

 

Pronto, agora o seu gráfico está criado. Para ficar com uma melhor aparência, mude as cores de cada zona de maneira que elas fiquem das mesmas cores da coluna de classe.

Para fazer isso, basta dar duplo clique em uma das zonas e, na janela que se abrirá, clicar no balde de tinta; em seguida, preenchimento. Clique no outro balde de tinta e selecione a cor referente à zona escolhida. Faça o mesmo procedimento para as demais.

Neste gráfico as zonas estão representados pela cores:

  • Amarelo - Zona A

  • Verde - Zona B

  • Laranja - Zona C

Vamos alterar para:

  • Verde - Zona A

  • Azul - Zona B

  • Vermelho - Zona C

 

Curva ABC

 

10. Se você fez o procedimento anterior de forma correta, o seu gráfico deve ter ficado de forma similar à imagem abaixo. Agora, coloque o Titulo do Grafico e o Título dos Eixos, conforme a figura.

 

Curva ABC

 

11. Para adicionar o número de elementos em cada parte do gráfico, clique com o botão direito sobre a zona e vá em Adicionar Rótulos de Dados; depois, clique em Adicionar Rótulo de Dados. Faça o mesmo para a linha do gráfico.

 

Curva ABC

 

Finalmente a sua Curva ABC está pronta!

 

Curva ABC

 

Por meio dessa curva e dos dados analisados neste exemplo, percebe-se que os produtos 01, 03, 12 e 08 são responsáveis pela maior parte do faturamento desta empresa representando 74,82%, e sempre deve-se ter estoque dos mesmos.

Os produtos 11, 14, 05, 09, 10, 15 e 13 representam 19,82% do faturamento e os demais produtos representam apenas 5,36%.

Neste caso, conclui-se que os itens devem ser priorizados de acordo com as suas respectivas classes, sendo os itens da Classe A os mais prioritários e que não devem faltar em estoque; já os itens da Classe C podem faltar, pois o valor que estes representam no faturamento é baixo, se comparado aos de classe A e B.

 

Pronto para aplicar essa ferramenta?

 

Agora que você já sabe como utilizar e montar a curva ABC utilizando o Excel, que tal se inscrever no curso gratuito de Introdução Excel e aprender outras funcionalidades dessa ferramenta?

 

Curso gratuito de introdução ao Excel

 

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