O que é Downsizing de uma empresa?
Quais são os objetivos do Downsizing?
Quais as vantagens de implementar o Downsizing?
Como aplicar Downsizing em uma empresa?
Aprenda ainda mais conceitos de empreendedorismo!

Aprenda o que é Downsizing, os principais benefícios e como aplicar na sua empresa

Entenda o que é downsizing e aprenda como utlizar de maneira correta essa alternativa para reestruturar sua empresa e reduzir os custos de operação.

Thiago Coutinho
Por: Thiago Coutinho
Aprenda o que é Downsizing, os principais benefícios e como aplicar na sua empresa

O downsizing é uma estratégia empresarial que busca reduzir o tamanho da empresa, geralmente com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência.

Essa alternativa pode incluir a redução do número de colaboradores, a eliminação de divisões ou departamentos inteiros, a terceirização de funções e a venda de ativos não essenciais.

No ambiente competitivo do mercado atual, as empresas precisam tomar mudanças drásticas para redirecionar os negócios e até mesmo sobreviver.

Uma dessas decisões é o downsizing, que pode ser tanto uma manobra salvadora para empresas em perigo como uma maneira de reestruturar as organizações.

É um processo que deve ser feito com cuidado, pois tem efeitos operacionais profundos e pode alterar a moral da equipe. Assim, o gerente precisa analisar todas as necessidades decorrentes, bem como prever e medir seus impactos.

Por isso, neste artigo você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o downsizing, seguindo pelos tópicos:

  • O que é Downsizing de uma empresa?
  • Quais são os objetivos do Downsizing?
  • Quais as vantagens de implementar o Downsizing?
  • Como aplicar Downsizing em uma empresa?

O que é Downsizing de uma empresa?

Downsizing é um termo que se refere à redução do tamanho de uma organização.

Isso é feito reduzindo os custos operacionais, como a redução da força de trabalho por meio da eliminação planejada de cargos e empregos, fechamentos de fábricas, filiais e cancelando as operações pouco lucrativas.

O objetivo do downsizing é reestruturar uma organização para torná-la mais competitiva e rentável.

A ideia geral é melhorar a eficiência organizacional, tornando os departamentos da empresa mais produtivos e eficientes. Nesse sentido, é uma evolução natural em termos de desenvolvimento de uma empresa.

Quando falamos em downsizing, quase sempre nos referimos ao contexto da gestão de recursos humanos, como a eliminação de certos postos de trabalho com o objetivo de reduzir a folha de pagamento e melhorar a eficiência..

Portanto, as empresas recorrem a ele para resolver o problema do excesso de pessoal, e assim melhorar sua posição financeira e competitividade.

Porém, existem muitos fatores que levam a essa tomada de decisão. O processo de automação pode estar envolvido, com computadores e outras máquinas assumindo trabalhos anteriormente executados por humanos.

A redução da demanda por produtos e serviços de uma empresa é outro motivo muito comum para a estratégia de downsizing. Ele também pode ser usado para eliminar posições duplicadas quando duas empresas se fundem ou quando uma empresa compra outra.

Portanto, mais do que apenas demissões, o downsizing envolve a reestruturação organizacional que resulta na diminuição do tamanho da empresa, de modo a responder mais prontamente e assertivamente ao ritmo das mudanças de mercado.

Contudo, quais são os objetivos do downsizing?  Continue lendo para entender!

Quais são os objetivos do Downsizing?

É importante lembrar que o downsizing pode ter efeitos colaterais negativos, como a perda de talentos valiosos e a queda da moral dos funcionários. Portanto, as empresas devem avaliar com cuidado os prós e contras dessa estratégia.

Contudo, ao aplicar o downsizing, as empresas têm em mente os seguintes objetivos:

Redução de custos

O principal objetivo do downsizing é reduzir os custos da empresa, incluindo custos com pessoal, instalações, equipamentos e outros ativos. Isso pode ajudar a melhorar a rentabilidade e a competitividade da empresa.

Melhoria da eficiência

Com a redução do tamanho da empresa, espera-se que ela se torne mais enxuta e ágil, o que pode levar a melhorias na eficiência e produtividade.

Foco nas atividades essenciais

O downsizing pode ajudar a empresa a se concentrar em suas atividades essenciais, eliminando divisões ou departamentos que não são críticos para o negócio.

Aumento da flexibilidade

Uma empresa menor e mais ágil pode ser mais flexível e adaptável às mudanças no mercado, um ambiente extremamente dinâmico e volátil. Essa ação permite que a organização responda mais rapidamente às oportunidades e ameaças.

Melhoria da qualidade

Com menos pessoal e consequentemente atividades, a empresa pode se concentrar em oferecer produtos e serviços de alta qualidade, em vez de tentar ofertar mil e uma opções para todos os clientes. Essa prática auxilia na reputação e posicionamento da organização diante do mercado.

Quais as vantagens de implementar o Downsizing?

O downsizing normalmente é visto com maus olhos, já que é um processo que envolve redução de recursos e equipes.

Entretanto, ele pode ser a salvação de uma empresa que está prestes a fechar as portas. Existem vários benefícios importantes que podem melhorar a saúde e estabilidade financeira de uma organização.

O principal benefício do downsizing é o financeiro. A economia de dinheiro resulta na menor quantidade de funcionários para manter, menor gasto em infraestruturas e corte de investimentos que não trazem retorno.

Assim, quanto mais você pode reduzir custos, mais você pode direcioná-los para áreas da empresa que precisam da injeção de dinheiro para se estabilizar. Dessa forma, quando a empresa estiver indo bem financeiramente, é possível aumentar os recursos ou a equipe novamente.

O downsizing significa que a equipe e os gerentes devem criar processos internos mais eficientes para garantir que as metas e diretrizes da empresa continuem a ser cumpridas.

Isso faz com que a empresa opere de maneira mais rigorosa, o que é um benefício até mesmo em tempos financeiros mais saudáveis.

Em função da redução de pessoal, a empresa pode ter que abrir mão de alguns bons profissionais. Porém, se ela conseguir superar esse período mais crítico de curto prazo, a organização com certeza vai se aproveitar de benefícios.

Muitas vezes, a redução de custos do downsizing pode ser necessária para salvar um negócio e iniciar um processo de reconstrução, mas nem sempre é assim. Ele também é usado em outros estágios do ciclo de negócios para tornar a empresa mais alinhada ao Lean.

Eliminar qualquer parte de uma estrutura organizacional que não agregue diretamente nenhum valor ao produto final é uma filosofia de produção e gerenciamento do Lean.

O que agrega valor ou não é determinado pelo cliente, com base no valor que ele está disposto a pagar por um bem ou serviço.

O downsizing também pode beneficiar a gestão de talentos. Por exemplo, uma empresa pode buscar o downsizing para eliminar funcionários com habilidades obsoletas que podem não ser úteis em sua direção futura, tornando-a mais enxuta possível.

Como aplicar Downsizing em uma empresa?

Ao fazer a aplicação do downsizing e reduzir o tamanho de sua empresa, o principal ponto a ser pensado é o planejamento estratégico. Você deve ser proativo e olhar para os problemas e metas de longo prazo.

Para além das questões operacionais, logísticas e processos burocráticos uma das maiores dificuldades de implementação do downsizing é lidar com as pessoas.

A situação de possível demissão e aumento da carga de trabalho para os que permanecem levam a um nível de estresse alto, podendo ocorrer queda de qualidade.

Por isso, os gerentes devem ser o mais transparentes possível. Para isso, o bom é realizar uma reunião de grupo com a equipe para que seus funcionários saibam por que você está fazendo o downsizing.

Quando se permanece transparente e honesto, os rumores que podem criar preocupações e distrações são reduzidos. Os funcionários tendem a permanecer mais engajados e positivos durante a transição quando não estão lidando com a incerteza das próximas etapas.

Seja sincero com as pessoas que foram dispensadas. Pergunte aos funcionários como eles se sentem em relação ao downsizing e deixe-os expressar suas inseguranças.

É normal que a equipe sinta medo e não tenha certeza da direção da organização após um downsizing. Durante esse período difícil, conduza reuniões de equipe e individuais com mais frequência.

Uma vez que os funcionários saibam por que você está optando pelo downsizing, você precisa comunicar como seus empregos podem mudar. Identifique os novos objetivos e responsabilidades de cada membro da equipe.

Estabeleça metas entre as reuniões para que os funcionários tenham algo em que se concentrar. Isso pode ajudá-los a permanecer no caminho certo e manter a produção da empresa, apesar de todas as mudanças que estão acontecendo ao seu redor.

Aprenda ainda mais conceitos de empreendedorismo!

O downsizing é apenas um dos milhares de conceitos do mundo empresarial. Se você deseja seguir o caminho da estruturação de um negócio promissor, a nossa dica é: estude as estratégias previamente para não ser pego de surpresa! 

Além disso, é necessário que você conheça as principais ferramentas que auxiliam em uma gestão de excelência, saiba identificar oportunidades e melhorias, entenda como mapear o mercado e muito mais!

E quer saber o melhor de tudo isso? Todo esse conteúdo está reunido em um só lugar: o nosso curso de Formação Empreendedora!

Conquiste a sua autonomia e coloque em prática as suas ideias! Clique na imagem abaixo para saber mais!

Formação Empreendedora

Thiago Coutinho

Thiago Coutinho

Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.

Fundamentos Essenciais da Gestão Financeira - Clique e se inscreva!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso Gratuito] Fundamentos Essenciais Gestao Financeira

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.