
O downsizing é uma estratégia empresarial que busca reduzir o tamanho da empresa, geralmente com o objetivo de reduzir custos e aumentar a eficiência.
Essa alternativa pode incluir a redução do número de colaboradores, a eliminação de divisões ou departamentos inteiros, a terceirização de funções e a venda de ativos não essenciais.
No ambiente competitivo do mercado atual, as empresas precisam tomar mudanças drásticas para redirecionar os negócios e até mesmo sobreviver.
Uma dessas decisões é o downsizing, que pode ser tanto uma manobra salvadora para empresas em perigo como uma maneira de reestruturar as organizações.
É um processo que deve ser feito com cuidado, pois tem efeitos operacionais profundos e pode alterar a moral da equipe. Assim, o gerente precisa analisar todas as necessidades decorrentes, bem como prever e medir seus impactos.
Por isso, neste artigo você vai aprender tudo o que precisa saber sobre o downsizing, seguindo pelos tópicos:
Downsizing é um termo que se refere à redução do tamanho de uma organização.
Isso é feito reduzindo os custos operacionais, como a redução da força de trabalho por meio da eliminação planejada de cargos e empregos, fechamentos de fábricas, filiais e cancelando as operações pouco lucrativas.
O objetivo do downsizing é reestruturar uma organização para torná-la mais competitiva e rentável.
A ideia geral é melhorar a eficiência organizacional, tornando os departamentos da empresa mais produtivos e eficientes. Nesse sentido, é uma evolução natural em termos de desenvolvimento de uma empresa.
Quando falamos em downsizing, quase sempre nos referimos ao contexto da gestão de recursos humanos, como a eliminação de certos postos de trabalho com o objetivo de reduzir a folha de pagamento e melhorar a eficiência..
Portanto, as empresas recorrem a ele para resolver o problema do excesso de pessoal, e assim melhorar sua posição financeira e competitividade.
Porém, existem muitos fatores que levam a essa tomada de decisão. O processo de automação pode estar envolvido, com computadores e outras máquinas assumindo trabalhos anteriormente executados por humanos.
A redução da demanda por produtos e serviços de uma empresa é outro motivo muito comum para a estratégia de downsizing. Ele também pode ser usado para eliminar posições duplicadas quando duas empresas se fundem ou quando uma empresa compra outra.
Portanto, mais do que apenas demissões, o downsizing envolve a reestruturação organizacional que resulta na diminuição do tamanho da empresa, de modo a responder mais prontamente e assertivamente ao ritmo das mudanças de mercado.
Contudo, quais são os objetivos do downsizing? Continue lendo para entender!
É importante lembrar que o downsizing pode ter efeitos colaterais negativos, como a perda de talentos valiosos e a queda da moral dos funcionários. Portanto, as empresas devem avaliar com cuidado os prós e contras dessa estratégia.
Contudo, ao aplicar o downsizing, as empresas têm em mente os seguintes objetivos:
O principal objetivo do downsizing é reduzir os custos da empresa, incluindo custos com pessoal, instalações, equipamentos e outros ativos. Isso pode ajudar a melhorar a rentabilidade e a competitividade da empresa.
Com a redução do tamanho da empresa, espera-se que ela se torne mais enxuta e ágil, o que pode levar a melhorias na eficiência e produtividade.
O downsizing pode ajudar a empresa a se concentrar em suas atividades essenciais, eliminando divisões ou departamentos que não são críticos para o negócio.
Uma empresa menor e mais ágil pode ser mais flexível e adaptável às mudanças no mercado, um ambiente extremamente dinâmico e volátil. Essa ação permite que a organização responda mais rapidamente às oportunidades e ameaças.
Com menos pessoal e consequentemente atividades, a empresa pode se concentrar em oferecer produtos e serviços de alta qualidade, em vez de tentar ofertar mil e uma opções para todos os clientes. Essa prática auxilia na reputação e posicionamento da organização diante do mercado.
O downsizing normalmente é visto com maus olhos, já que é um processo que envolve redução de recursos e equipes.
Entretanto, ele pode ser a salvação de uma empresa que está prestes a fechar as portas. Existem vários benefícios importantes que podem melhorar a saúde e estabilidade financeira de uma organização.
O principal benefício do downsizing é o financeiro. A economia de dinheiro resulta na menor quantidade de funcionários para manter, menor gasto em infraestruturas e corte de investimentos que não trazem retorno.
Assim, quanto mais você pode reduzir custos, mais você pode direcioná-los para áreas da empresa que precisam da injeção de dinheiro para se estabilizar. Dessa forma, quando a empresa estiver indo bem financeiramente, é possível aumentar os recursos ou a equipe novamente.
O downsizing significa que a equipe e os gerentes devem criar processos internos mais eficientes para garantir que as metas e diretrizes da empresa continuem a ser cumpridas.
Isso faz com que a empresa opere de maneira mais rigorosa, o que é um benefício até mesmo em tempos financeiros mais saudáveis.
Em função da redução de pessoal, a empresa pode ter que abrir mão de alguns bons profissionais. Porém, se ela conseguir superar esse período mais crítico de curto prazo, a organização com certeza vai se aproveitar de benefícios.
Muitas vezes, a redução de custos do downsizing pode ser necessária para salvar um negócio e iniciar um processo de reconstrução, mas nem sempre é assim. Ele também é usado em outros estágios do ciclo de negócios para tornar a empresa mais alinhada ao Lean.
Eliminar qualquer parte de uma estrutura organizacional que não agregue diretamente nenhum valor ao produto final é uma filosofia de produção e gerenciamento do Lean.
O que agrega valor ou não é determinado pelo cliente, com base no valor que ele está disposto a pagar por um bem ou serviço.
O downsizing também pode beneficiar a gestão de talentos. Por exemplo, uma empresa pode buscar o downsizing para eliminar funcionários com habilidades obsoletas que podem não ser úteis em sua direção futura, tornando-a mais enxuta possível.
Ao fazer a aplicação do downsizing e reduzir o tamanho de sua empresa, o principal ponto a ser pensado é o planejamento estratégico. Você deve ser proativo e olhar para os problemas e metas de longo prazo.
Para além das questões operacionais, logísticas e processos burocráticos uma das maiores dificuldades de implementação do downsizing é lidar com as pessoas.
A situação de possível demissão e aumento da carga de trabalho para os que permanecem levam a um nível de estresse alto, podendo ocorrer queda de qualidade.
Por isso, os gerentes devem ser o mais transparentes possível. Para isso, o bom é realizar uma reunião de grupo com a equipe para que seus funcionários saibam por que você está fazendo o downsizing.
Quando se permanece transparente e honesto, os rumores que podem criar preocupações e distrações são reduzidos. Os funcionários tendem a permanecer mais engajados e positivos durante a transição quando não estão lidando com a incerteza das próximas etapas.
Seja sincero com as pessoas que foram dispensadas. Pergunte aos funcionários como eles se sentem em relação ao downsizing e deixe-os expressar suas inseguranças.
É normal que a equipe sinta medo e não tenha certeza da direção da organização após um downsizing. Durante esse período difícil, conduza reuniões de equipe e individuais com mais frequência.
Uma vez que os funcionários saibam por que você está optando pelo downsizing, você precisa comunicar como seus empregos podem mudar. Identifique os novos objetivos e responsabilidades de cada membro da equipe.
Estabeleça metas entre as reuniões para que os funcionários tenham algo em que se concentrar. Isso pode ajudá-los a permanecer no caminho certo e manter a produção da empresa, apesar de todas as mudanças que estão acontecendo ao seu redor.
O downsizing é apenas um dos milhares de conceitos do mundo empresarial. Se você deseja seguir o caminho da estruturação de um negócio promissor, a nossa dica é: estude as estratégias previamente para não ser pego de surpresa!
Além disso, é necessário que você conheça as principais ferramentas que auxiliam em uma gestão de excelência, saiba identificar oportunidades e melhorias, entenda como mapear o mercado e muito mais!
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Thiago é formado em Engenharia de Produção, pós-graduado em estatística e mestre em administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Black Belt em Lean Six Sigma, trabalhou com metodologias para redução de custos e otimização de processos na Votorantim Metais, ingressando posteriormente na MRS Logística como trainee, onde ocupou posições de gestor e especialista em melhoria contínua. Com certificação Microsoft Office Specialist (MOS®) e Auditor Lead Assessor ISO 9001, atendeu a diversas empresas em projetos de consultoria, além de treinamentos e palestras relacionadas a Lean Seis Sigma, Carreira e Empreendedorismo em congressos de renome nacional como o ENEGEP (Encontro Nacional de Engenharia de Produção) e internacional como Congresso Internacional Six Sigma Brasil. No ambiente acadêmico atua como professor de cursos de Graduação e Especialização nas áreas de Gestão e Empreendedorismo. Empreendedor serial, teve a oportunidade de participar de empreendimentos em diversos segmentos. Fundador do Grupo Voitto, foi selecionado no Programa Promessas Endeavor, tendo a oportunidade de receber valiosas mentorias para aceleração de seus negócios. Atualmente é mentor de empresas e se dedica à frente executiva da Voitto, carregando com seu time a visão de ser a maior e melhor escola on-line de gestão do Brasil.
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