Os principais fatores psicossociais do trabalho
Como o ambiente organizacional influencia na saúde mental do trabalhador?
Riscos psicossociais dentro do trabalho
Dica de Ouro

Saiba como os fatores psicossociais do trabalho influenciam na saúde do funcionário

Descubra os fatores psicossociais do trabalho e como eles influenciam na saúde mental do trabalhador e no seu desempenho profissional.

Cindy Guerson
Por: Cindy Guerson
Saiba como os fatores psicossociais do trabalho influenciam na saúde do funcionário

Os fatores psicossociais do trabalho são aqueles que afetam a psique do indivíduo em seu cunho emocional e interagem entre o ambiente organizacional e as condições de trabalho em que os funcionários são expostos.

Dessa forma, a interação entre essas duas áreas têm influencia significativa na saúde mental dos trabalhadores, agindo de forma positiva, ou negativa dependendo da situação.

Para saber mais sobre o assunto, fique com a gente nos seguintes tópicos:

  • Os principais fatores psicossociais do trabalho
  • Como o ambiente organizacional influencia na saúde mental do trabalhador?
  • Riscos psicossociais dentro do trabalho

Vamos lá?

Os principais fatores psicossociais do trabalho

Os principais elementos que definem a influencia social dentro das empresas são as jornadas de trabalho e interações socioprofissionais. Por isso, vamos aprofundar um pouco mais sobre elas.

Jornadas de trabalho

São um dos fatores que mais influenciam o emocional do funcionário dentro de uma empresa. É a sua exposição às horas de trabalho que são determinadas pela instituição e precisam ser cumpridas.

Segundo a Constituição da República, o trabalhador não deve exceder a mais de 8 horas diárias de trabalho e 44 horas semanais.

Visto isso, um dos fatores que implicam o cumprimento dessa lei são os excessos de atividades extras que muitas vezes são realizadas.

A influência da jornada de trabalho na psique do indivíduo atua diretamente em sua vivência e bem estar emocional, isso por que o trabalho na vida do ser humano tem funções muito importantes como:

  • A de desenvolver autonomia no indivíduo;
  • Possibilitar uma independência financeira;
  • Desenvolver habilidades sociais;
  • Produzir hormônios responsáveis pelo bem estar.

E claro, isso se as condições forem favoráveis ao empregado.

Se as condições de trabalho forem extremas, e as horas trabalhadas forem muitas, o desgaste emocional acaba sendo uma consequência.

homem conciliando tarefas

Interações Socioprofissionais

As interações socioprofissionais são baseadas na convivência entre os membros de uma empresa. A interação, por sua vez, é muito importante, tanto para a produtividade e crescimento do negócio, quanto para a saúde mental dos envolvidos.

Um bom ambiente de trabalho pode proporcionar sentimentos de alegria, suficiência e autonomia.

Se o ambiente em que o trabalhador atua não for favorável, isto é, as convivências forem ruins e com dificuldades de haver comunicação entre as partes, é muito provável que isso prejudique não só o desempenho do indivíduo como também o seu emocional.

Fazer intervalos, conversar entre alguns minutos do expediente e descontrair um pouco pode ajudar a diminuir o nível de stress, que por sua vez, é o maior inimigo do trabalhador na atualidade.

Interessante, não é mesmo?

Continue a leitura e saiba mais sobre como o ambiente organizacional influencia na saúde mental do trabalhador!

Como o ambiente organizacional influencia na saúde mental do trabalhador?

Assim como em todas as esferas da nossa vida, somos influenciados por uma série de fatores externos e que muitas vezes nem percebemos.

O ambiente organizacional é extremamente importante na promoção da saúde mental do trabalhador porque nele há o potencial de amenizar os efeitos colaterais da intensidade do trabalho.

Trabalhar todos os dias, é cansativo. Mesmo que você tenha todo o amor do mundo pela sua profissão, ainda sim é desgastante, mas se usado os mecanismos corretos tudo pode passar a ser divertido e motivacional.

As maiores Startups do mundo possuem estratégias voltadas diretamente para isso.

Algumas dessas estratégias são:

  • Montar sala de jogos dentro da empresa;
  • Organizar happy hour pós expediente;
  • Promover gincanas;
  • Disponibilizar espaços confortáveis e silenciosos.

Com esses elementos, a promoção da saúde mental fica mais fácil e descontraída para todos.

Confira o eBook Planejamento de Metas Para Empresa e aprenda, de uma vez por todas, como traçar metas para alcançar um novo patamar de execução na sua empresa!

Com o Planejamento de Metas Para Empresas você aprenderá Metodologias de Planejamento Estratégico, Ferramentas de Gestão, Planos de Ação e outros conteúdos que te ajudarão a planejar metas para sua empresa.

Não perca essa oportunidade e baixa agora o seu!

planejamento de metas para empresas

Riscos psicossociais dentro do trabalho

O maior efeito colateral advindo de um ambiente organizacional que não prioriza a saúde mental dos funcionários é o surgimento de transtornos mentais específicos nos empregados.

Estes, podem ser considerados os mais recorrentes:

Síndrome de Burnout

Transtorno psicológico caracterizado pelo esgotamento emocional. O burnout se dá após uma exaustão extrema, geralmente causada por excesso de trabalho e seus sintomas podem ser percebidos pelo cansaço, insônia, irritabilidade excessiva e picos altos de ansiedade.

Transtorno de Ansiedade

Consiste no aparecimento de crises manifestadas em sintomas como: sudoreses, tremores, palpitações, náuseas, falta de ar e outras séries de sintomas que também podem vir a ocorrer.

O transtorno de ansiedade geralmente tem causas multifatoriais e seu desenvolvimento pode ocorrer após e durante eventos estressores.

Depressão

Transtorno caracterizado pela presença da tristeza, apatia, e pode ter influencia genética no seu aparecimento. Eventos de perdas e frustrações sucessivas podem desenvolver o quadro depressivo.

Consequentemente, se um funcionário se expõe a longas jornadas de expediente e desenvolve algum tipo de transtorno, ele terá que pedir afastamento do trabalho.

Contudo, se você é um empreendedor e tem a sua própria empresa, evite que isso aconteça.Priorize a saúde mental da sua equipe.

Dica de Ouro

Para otimizar o seu tempo e evitar que as tarefas diárias te sobrecarreguem, o curso de Gestão de Tempo e Produtividade é perfeito.

Você tem uma ótima gestão de tempo e de produtividade? Não? Vem que nós podemos te ajudar:

O maior desafio de hoje é fazer a gestão de negócios pessoais paralelamente a projetos profissionais.

No contexto atual, quem desenvolve métodos e controles que possibilitem conciliar interesses profissionais e viabilizar a execução de seus planos está sempre a muitos passos à frente da concorrência.

Por isso, e a partir de lições que tratam desde fundamentos básicos e da importância do autoconhecimento até ferramentas práticas para você gerenciar melhor o seu tempo, o curso de Produtividade e Gestão do Tempo te capacitará a tornar seu ambiente de trabalho muito mais produtivo, delegando tarefas e lidando com imprevistos de maneira eficiente e ágil!

Além disso, com o cupom BLOG50 você tem 50% de desconto no curso!

Corre a aproveita!

Clique e saiba mais!

Cindy Guerson

Cindy Guerson

Grad. em Psicologia pela Universidade Nove de Julho (UNINOVE) e atual membro da Liga Acadêmica de Psicanálise e Patologia (LAPP). Especialista na área de Pesquisa e Desenvolvimento do grupo Voitto. Possui certificação em produção e interpretação de textos (UNINOVE), Recrutamento e Seleção (GUPY), copywriting, marketing digital e conteúdos para a web (VOITTO). Acredita que um bom desempenho pessoal depende da nossa percepção sobre o mundo.

Clique e adquira o curso Produtividade e Gestão do Tempo com 50% off!

QUER RECEBER CONTEÚDO VIP?

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.

Respeitamos sua privacidade e nunca enviaremos spam!

voitto.com.br

© Copyright 2008 - 2024 Grupo Voitto - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

[Curso] Produtividade E Gestão Do Tempo

Para baixar o material, preencha os campos abaixo:

Possui graduação completa?

Concordo em receber comunicações de acordo com a Política de Privacidade.